Resolvido

O operador MEO pretende efetuar uma ligação automática?


Crachá +1

Boa noite,

 

Hoje o meu sistema android apresentou-me com uma notificação:

Notificação

Nas opções indicava para aceitar ou recusar.

No entanto, não entendo o objetivo disto. Podem me esclarecer? Como poderei verificar o estado (se está realmente desativo)?

icon

Solução por dcop7 25 May 2021, 22:50

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

24 respostas

Crachá +1

Então muito provavelmente, não querem saber do teu pedido…

Ou estão perdidos... Uma das duas... 

Isso é que eu já não sei 😅

Já me responderam com isto :

"informamos que a imagem identificada foi originada pelo equipamento que identificou uma rede ou Meo Wifi Premium, e recebeu uma notificação de configuração da respetiva rede. "

Crachá

Então muito provavelmente, não querem saber do teu pedido…

Ou estão perdidos... Uma das duas... 

Isso é que eu já não sei 😅

Crachá +1

Então muito provavelmente, não querem saber do teu pedido…

Ou estão perdidos... Uma das duas... 

Crachá

Então muito provavelmente, não querem saber do teu pedido…

Crachá +1

Nada amigo. Nunca mais ninguém me disse nada. E a ti? Deram-te alguma novidade?

Nada... Volta e meia recebo uma mensagem a dizer que o pedido ainda está em análise, mas não indica mais nada. 

Crachá

Nada amigo. Nunca mais ninguém me disse nada. E a ti? Deram-te alguma novidade?

Crachá +1

@TelmoA tiveste alguma resposta?

Crachá +1

@TelmoA conseguiste ir à loja? Esclareceram está situação? 

Boas amigo. Fui lá e disseram-me apenas para não aceitar esse pedido. Com isto, pedi para abrirem uma investigação mas pouco ou nada fizeram. 

Tiveste novidades? 

Crachá +1

@TelmoA conseguiste ir à loja? Esclareceram está situação? 

Boas amigo. Fui lá e disseram-me apenas para não aceitar esse pedido. Com isto, pedi para abrirem uma investigação mas pouco ou nada fizeram. 

Basicamente tempo perdido... Olha se tivesses aceite isso. Mas supostamente é algo da operadora e ninguém sabe nada? Ninguém consegue ver nada? Enfim…

Obrigado pelo feedback. 

Crachá

@TelmoA conseguiste ir à loja? Esclareceram está situação? 

Boas amigo. Fui lá e disseram-me apenas para não aceitar esse pedido. Com isto, pedi para abrirem uma investigação mas pouco ou nada fizeram. 

Crachá +1

@TelmoA conseguiste ir à loja? Esclareceram está situação? 

Crachá

Boas. Se souberem o que é essa mensagem, digam-me por favor, pois hoje também recebi essa mesma mensagem. Estou a pensar seriamente em falar com a MEO para abrir uma investigação, pois não se admite, que operadoras como estas, queiram ter acesso à localização (e quem sabe algo mais) dos próprios clientes. Obrigado. 

Dá localização não é muito difícil saber. Estas ligada a uma torre e conseguem saber a localização num raio de uns km. Mas aquilo parece-me que é para conseguir ligar automaticamente a umas redes Wi-Fi. Liga para lá. Eu liguei, disseram que estavam a investigar e que me iam ligar. Até agora nada. Depois diz o que disseram 

Pois amigo não sei, mas de acordo com o meu conhecimento sobre isto (visto que sou informático), este pedido da MEO (que não me parece que tenham sido eles, mas sim, alguém que entrou dentro dos servidores da MEO e pediu a localização, pois é possível que isto tenha acontecido) não é normal. Era bom que eles dissessem o que aconteceu, pois não gostei nada disto e até estou um pouco duvidoso sobre as condições de segurança da MEO. 

Como é que é como é que podem solicitar um pedido de ligação automática pelo sistema Android? Só estou a ver que possa ser carrier wifi ou wifi calling. Tirando isso, não faço idea. Estou ainda à espera de feedback.

Liga a ver se dão mais informação e partilha. 

Vou amanhã à MEO e falo com eles. 

 

Crachá +1

Boas. Se souberem o que é essa mensagem, digam-me por favor, pois hoje também recebi essa mesma mensagem. Estou a pensar seriamente em falar com a MEO para abrir uma investigação, pois não se admite, que operadoras como estas, queiram ter acesso à localização (e quem sabe algo mais) dos próprios clientes. Obrigado. 

Dá localização não é muito difícil saber. Estas ligada a uma torre e conseguem saber a localização num raio de uns km. Mas aquilo parece-me que é para conseguir ligar automaticamente a umas redes Wi-Fi. Liga para lá. Eu liguei, disseram que estavam a investigar e que me iam ligar. Até agora nada. Depois diz o que disseram 

Pois amigo não sei, mas de acordo com o meu conhecimento sobre isto (visto que sou informático), este pedido da MEO (que não me parece que tenham sido eles, mas sim, alguém que entrou dentro dos servidores da MEO e pediu a localização, pois é possível que isto tenha acontecido) não é normal. Era bom que eles dissessem o que aconteceu, pois não gostei nada disto e até estou um pouco duvidoso sobre as condições de segurança da MEO. 

Como é que é como é que podem solicitar um pedido de ligação automática pelo sistema Android? Só estou a ver que possa ser carrier wifi ou wifi calling. Tirando isso, não faço idea. Estou ainda à espera de feedback.

Liga a ver se dão mais informação e partilha. 

Crachá

Boas. Se souberem o que é essa mensagem, digam-me por favor, pois hoje também recebi essa mesma mensagem. Estou a pensar seriamente em falar com a MEO para abrir uma investigação, pois não se admite, que operadoras como estas, queiram ter acesso à localização (e quem sabe algo mais) dos próprios clientes. Obrigado. 

Dá localização não é muito difícil saber. Estas ligada a uma torre e conseguem saber a localização num raio de uns km. Mas aquilo parece-me que é para conseguir ligar automaticamente a umas redes Wi-Fi. Liga para lá. Eu liguei, disseram que estavam a investigar e que me iam ligar. Até agora nada. Depois diz o que disseram 

Pois amigo não sei, mas de acordo com o meu conhecimento sobre isto (visto que sou informático), este pedido da MEO (que não me parece que tenham sido eles, mas sim, alguém que entrou dentro dos servidores da MEO e pediu a localização, pois é possível que isto tenha acontecido) não é normal. Era bom que eles dissessem o que aconteceu, pois não gostei nada disto e até estou um pouco duvidoso sobre as condições de segurança da MEO. 

Crachá +1

Boas. Se souberem o que é essa mensagem, digam-me por favor, pois hoje também recebi essa mesma mensagem. Estou a pensar seriamente em falar com a MEO para abrir uma investigação, pois não se admite, que operadoras como estas, queiram ter acesso à localização (e quem sabe algo mais) dos próprios clientes. Obrigado. 

Dá localização não é muito difícil saber. Estas ligada a uma torre e conseguem saber a localização num raio de uns km. Mas aquilo parece-me que é para conseguir ligar automaticamente a umas redes Wi-Fi. Liga para lá. Eu liguei, disseram que estavam a investigar e que me iam ligar. Até agora nada. Depois diz o que disseram 

Crachá

Boas. Se souberem o que é essa mensagem, digam-me por favor, pois hoje também recebi essa mesma mensagem. Estou a pensar seriamente em falar com a MEO para abrir uma investigação, pois não se admite, que operadoras como estas, queiram ter acesso à localização (e quem sabe algo mais) dos próprios clientes. Obrigado. 

Crachá +1

normalmente uma aplicação solicita acesso ao GPS

 

Qual aplicação? Isso é estranho. O pop up tal como o demonstra está a vir do sistema android e pelo que vejo deverá ser por causa do WIFI (?), certo?

Se é uma daquelas app de gestão de ligação wifi. E abdico de usar isso, pessoalmente, primeiro porque não vejo que me seja útil, segundo podem ser tricky. No entanto é um pop up, normal para esse tipo de apps

Se fosse uma app, mostrava o nome da app, não indicava que vinha do sistema Android.

E não tenho nenhuma app de gestão Wi-Fi, por isso, é outra coisa. Nunca me tinha aparecido isto e nunca mais apareceu. 

 

Será então apenas um alerta do sistema android aquando detectou outra rede wifi. Eu já tive uma app de gestão ligações wifi e isso aparecia-me até eu desinstalar. 

Não pode ser. Eu estava ligado a uma rede Wi-Fi, estava em casa até. E quando detecta uma rede Wi-Fi não aparece essa notificação. 

Mas obrigado. 

Reputação 7
Crachá +23

normalmente uma aplicação solicita acesso ao GPS

 

Qual aplicação? Isso é estranho. O pop up tal como o demonstra está a vir do sistema android e pelo que vejo deverá ser por causa do WIFI (?), certo?

Se é uma daquelas app de gestão de ligação wifi. E abdico de usar isso, pessoalmente, primeiro porque não vejo que me seja útil, segundo podem ser tricky. No entanto é um pop up, normal para esse tipo de apps

Se fosse uma app, mostrava o nome da app, não indicava que vinha do sistema Android.

E não tenho nenhuma app de gestão Wi-Fi, por isso, é outra coisa. Nunca me tinha aparecido isto e nunca mais apareceu. 

 

Será então apenas um alerta do sistema android aquando detectou outra rede wifi. Eu já tive uma app de gestão ligações wifi e isso aparecia-me até eu desinstalar. 

Crachá +1

normalmente uma aplicação solicita acesso ao GPS

 

Qual aplicação? Isso é estranho. O pop up tal como o demonstra está a vir do sistema android e pelo que vejo deverá ser por causa do WIFI (?), certo?

Se é uma daquelas app de gestão de ligação wifi. E abdico de usar isso, pessoalmente, primeiro porque não vejo que me seja útil, segundo podem ser tricky. No entanto é um pop up, normal para esse tipo de apps

Se fosse uma app, mostrava o nome da app, não indicava que vinha do sistema Android.

E não tenho nenhuma app de gestão Wi-Fi, por isso, é outra coisa. Nunca me tinha aparecido isto e nunca mais apareceu. 

Reputação 7
Crachá +23

normalmente uma aplicação solicita acesso ao GPS

 

Qual aplicação? Isso é estranho. O pop up tal como o demonstra está a vir do sistema android e pelo que vejo deverá ser por causa do WIFI (?), certo?

Se é uma daquelas app de gestão de ligação wifi. E abdico de usar isso, pessoalmente, primeiro porque não vejo que me seja útil, segundo podem ser tricky. No entanto é um pop up, normal para esse tipo de apps

Crachá +1

@OmicronPersei8

Tal e qual! Faço o mesmo.

Eu só dou permissões às aplicações que pretendo que tem acesso à localização. Mas infelizmente este caso não é este... Não consigo explicar. Parece que foi uma solicitação de ativação do lado da MEO (já contactei a MEO e estão a investigar). 

Crachá +1

Parece-me ser a opção de localização (é opcional) tal como as apps podem pedir permissões para saber onde vc está. 

Eu pessoalmente não ativo isso  e somente uso quando tenho o Google maps ligado (GPS). de resto não quero que apps ou operadoras tenham acesso a minha localização via GPRS, por isso está sempre desativada.

Obrigado pelo feedback, mas não é essa situação. Nessa situação, normalmente uma aplicação solicita acesso ao GPS, tal como o Google maps. A notificação de acesso é diferente. Neste caso, foi o sistema Android que solicitou e não encontro em lado nenhum onde está a opção.

Adicionalmente, eu não tenho nenhuma aplicação com o nome MEO instalada, ou seja, não é a partir de uma aplicação.

Pelo que estive a ler, o que me parece ser é uma de duas coisas:

Carrier wifi: https://source.android.com/devices/tech/connect/carrier-wifi 

Wi-Fi calling

 

Mas não consigo ter confirmação dessa opção com esta notificação. 

Reputação 7
Crachá +24

@OmicronPersei8 

Tal e qual! Faço o mesmo.

Reputação 7
Crachá +23

Parece-me ser a opção de localização (é opcional) tal como as apps podem pedir permissões para saber onde vc está. 

Eu pessoalmente não ativo isso  e somente uso quando tenho o Google maps ligado (GPS). de resto não quero que apps ou operadoras tenham acesso a minha localização via GPRS, por isso está sempre desativada.