Resolvido

MEO Smart A75

Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

308 respostas

NeoPT escreveu:

@MEO-As 

Fico algo curioso sobre o que o leva realmente a postar aqui, já que diz terem-lhe passado nas mãos, tantos smartphones e aplicações de vários calibres.

Parece que estamos com problemas na compreensão escrita. Cheguei aqui, por sugestão de um funcionário de uma loja MEO, à procura de respostas, e não só não as encontrei  como encontrei muita desinformação, com destaque para moderadores (oficiosos) , que induzem os clientes da empresa responsável pelo fórum onde moderam a fazer root aos seus telemóveis, o que para além de ilegal implica a perda de garantia (de facto uma "solução simples para um utilizador comum").

Tive que arregaçar as mangas, contactar o apoio técnico de algumas marcas, e pedir a ajuda de colegas e amigos para obter as informações que não conseguia de outra forma.

Regressei aqui para partilhar o que apurei, uma vez que estou totalmente solidário com os que, por não terem feito a pergunta certa no momento certo (mas... e neste telemóvel consigo mover as aplicações para o cartão de memória?) estão agora com um mamaracho nas mãos.

E aparentemente já consegui algo (vamos ver).

Para os que ainda estão a ponderar o root, cuidado com as aplicações que instalam nos telemóveis. Um smartphone permite, se devidamente utilizado, saber muito, mas muito mesmo, sobre a vida do seu proprietário.

Reputação 6
Crachá +10
pickota escreveu:
Tenho q fazer root na mesma, e perco a garantia..

Não faça. A MEO iniciou recentemente, e aparentemente, o processo para a criação de uma solução, para o problema da memória interna no A75. Basta aguardar pelo lançamento duma actualização.

Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
@@@MEO-As 

Na verdade, qualquer um de nós apenas se baseia na experiência que tivemos, da utilização de smartphones com Android... Há milhares de modelos diferentes e centenas de marcas, cada uma com a sua idealização de interface, e de sistema. Pode haver sempre algo que nos escape, tanto a mim como a si. O que lhe posso garantir, é que, o que disse foi realmente verificado em smartphones medianos (como o Smart A75), é válido e testado.

Idiota é prever para terceiros, cenários de uso de um determinado equipamento, segundo apenas o nosso próprio ponto de vista (de facto é exactamente por isto que muitas marcas fracassam no lançamento de gadgets e multimédia diversos). Mas se realmente pretende seguir essa linha de pensamento e, se realmente, o que argumenta está tudo certo e raramente se engana, então nada mais tenho a acrescentar.

Já deixei bastante claro a minha posição em relação a este assunto. Este tópico foi criado para discutir sobre o MEO Smart A75 e estamos a começar a desviar-nos...

Fico algo curioso sobre o que o leva realmente a postar aqui, já que diz terem-lhe passado nas mãos, tantos smartphones e aplicações de vários calibres. Era do meu sincero e modesto conhecimento, que estávamos aqui a debater soluções simples para o utilizador comum. Nem o consigo imaginar, de facto, com um smartphone equivalente ao Smart A75. Uma pessoa do seu gabarito, para a exigência que demonstra, merece um equipamento um pouco melhor, pelo menos. Aconselho-o vivamente a optar por outro tipo de equipamento, especialmente um em que não tenha de recorrer ao cartão microSD, pois estes suportes de armazenamento são, lentos e altamente falíveis. Não invente. Enumeraria alguns exemplos de smartphones, mas penso que, depois do seu discurso, é dispensável.

Quando usa o termo "ilegal", não faço a menor ideia ao que se refere. Não foquei nada ilegal. Deve haver alguma confusão da sua parte. Mas isto é apenas mais discussão off-topic.

Atentamente,
Tenho q fazer root na mesma, e perco a garantia..
NeoPT escreveu:

@MEO-As 

A impossibilidade de mover aplicações para outro suporte que não seja a memoria de aplicações, é que gera dificuldades, para a maioria das pessoas.

Certo é disto que estamos a falar, clarificando para que todos percebam, mover aplicações para o cartão de memória(SD) físico, isto é, aquele cartão externo que se introduz na ranhura que diz "sd card" e não para o cartão de memória virtual, que aparece também como cartão de memória em muitos gestores de ficheiros, mas que não passa de uma partição da memória interna.

Esta ação gera dificuldades para os incautos que tiveram o azar de comprar um smartphone que não o permita, como o A75, para a maioria das pessoas não, felizmente.

NeoPT escreveu:

[user=18331]@@MEO-As[/user] 

De facto, a simples hipótese de usar a restante memoria interna do aparelho, é o que basta para o solucionar, portanto, torna-se pouco relevante ou secundário, o uso do suporte externo microSD. 

Caro moderador, por vezes tenho dúvidas se a confusão que faz com os conceitos é propositada ou mero desconhecimento.

Caso ainda não se tenha apercebido, quer no A75 quer nos outros smartphones, mover aplicações para a partição da memória interna, designada por vezes cartão de memória (interno, acrecento eu) é sempre possível. Repito mais uma vez não é esse o problema aqui. Aliás em muitos smartphones o ajuste do tamanho dessa partição é dinâmico. Isto é o próprio sistema vai instalando as aplicações e respetivas atualizações onde houver espaço disponível na memória interna.

O problema é que o tamanho da memória interna total (mesmo somando o famoso cartão de memória virtual, interno, acrescento eu) é muito pequeno, menos de 2 Gb, daí a necessidade imperativa de mover aplicações para o cartão de memória externo.

NeoPT escreveu:

@MEO-As 

Dizer, que é solução para um problema desta natureza, desactivar aplicações que não se usam, é um pouco idiota, pois estamos a presumir que essas aplicações tem a mesma inutilidade para todos, ou que as aplicações em causa nunca estão a ser úteis para alguém, na totalidade, num determinado período.

A mim parece-me é um pouco idiota não perceber o significado de "não se usam". Todas as pessoas têm aplicações que não usam, logo, por definição, são inúteis. Se fizessem root, como sugere, provavelmente seriam desinstaladas. Esta solução não implica a ilegalidade (para além de perda de garantia) que é fazer root a um telemóvel de um operador e minimiza o espaço utilizado (desde que se removam todas atualizações previamente).

NeoPT escreveu:

@MEO-As 

Desconheço alguma alternativa ilegal, que tenho sido focada, até agora, no MEO Fórum. Mas se encontrarem alguma, devem ignorá-la, claro.

E que tal esta http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Mobile/MEO-Smart-A75/td-p/39311/page/6  escrita por si em  ?15-10-2014 02:36 AM ?

Boas festas!

Já li aqui várias vezes para pressionar a operadora Meu para alterar a ROM para deixar passar aplicações para o cartão micro Sd.. como posso pressionar? numa loja? no site?
Lol... Convém não confundir o ilegal com o não oficial... É claro que tudo o que fizerem no telefone não oficialmente vos vai invalidar a garantia mas não será ilegal.....
Reputação 6
Crachá +10
@@@MEO-As 

Certo. Que existe a possibilidade, em alguns modelos, de mover algumas aplicações para o cartão microSD, já não é novidade. Mas não é essa a questão. A impossibilidade de mover aplicações para outro suporte que não seja a memoria de aplicações, é que gera dificuldades, para a maioria das pessoas. As aplicações pré-instaladas são, geralmente, a causa deste problema e não as outras. De facto, a simples hipótese de usar a restante memoria interna do aparelho, é o que basta para o solucionar, portanto, torna-se pouco relevante ou secundário, o uso do suporte externo microSD. De pouco ou nada adianta, poder mover uma mão cheia de aplicações para um suporte externo, quando outras que lhe são essenciais, se debatem para reservar espaço na mesma zona que lhe está obrigatoriamente atribuída. Dizer, que é solução para um problema desta natureza, desactivar aplicações que não se usam, é um pouco idiota, pois estamos a presumir que essas aplicações tem a mesma inutilidade para todos, ou que as aplicações em causa nunca estão a ser úteis para alguém, na totalidade, num determinado período. Para alem de que uma aplicação desactivada, continua a ocupar espaço que poderia ser aproveitado para outras, que dele dependem. No fim, a possibilidade de mover as aplicações, no caso de roms OEM, é dependente, não esclusivamente do sistema Android, mas sim, do programador da aplicação, que pode optar por não permitir movê-la da memória de aplicações, se assim entender que é necessário, em muitos casos por mera questão de garantia de desempenho.

Concordo com quase tudo o que disse e, também acho pertinente que se continue a pressionar as operadoras a accionar os devidos mecanismos, para convenientemente, resolver este tipo de questões. No entanto, na ausência de uma solução oficial, sempre que existirem alternativas, naturalmente podem ser focadas, desde que devidamente acompanhas de todas as explicações, e advertências, sempre que estas sejam indispensáveis. Desconheço alguma alternativa ilegal, que tenho sido focada, até agora, no MEO Fórum. Mas se encontrarem alguma, devem ignorá-la, claro.

Atentamente,
NeoPT escreveu:

Tambem acontece, sim, mas trata-se de uma minoria.

Errado, do que tenho apurado e pode acompanhar aqui: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Mobile/Equipamentos-com-apps-no-SD/m-p/59942#U59942 a larga maioria dos smartphones permite mover nativamente aplicações para o cartão de memória (tenho pedido a vários amigos e colegas para experimentarem), sem custom ROMs nem acesso root.

Mesmo no LG L65 testei o Firefox e consegui movê-lo para o cartão de memória.

NeoPT escreveu:

Aconteceu, sobretudo em modelos mais antigos com o GB, quando as memorias Nand eram ainda curtissimas, lentas e, as aplicações eram muito pouco exigentes do hardware...

Errado mais uma vez, a maioria dos smartphones por mim testados estão em comercialização.

NeoPT escreveu:

Agora com o Android L de 64bit, as eMMC de maior capacidade, e os modelos multi-core mais recentes, é pouco provável que ainda se preparem as roms dessa forma.

Errado outra vez..depois da barracada da primeira versão do Kitkat a Google já garantiu que no Lolipop será possível mover as aplicações para o cartão SD(estamos a falar do externo para não haver confusões) e nativamente.

Todavia o produtor da rom/fabricante do equipamento tem a última palavra, por isso nada é garantido. O melhor é testar  o modelo do telemóvel antes de o adquirir.

Resumindo a possibilidade de mover aplicações nativamente para o cartão SD(externo) é uma característica indispensável num smartphone atual, que está notavelmente ausente no MEO A75, facto que um moderador oficial da MEO já reconheceu implicitamente aqui: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Mobile/Cart%C3%A3o-SD/m-p/62524#U62524

NeoPT escreveu:

MEO-As escreveu:

Quando diz "no android o cartao SD não é o vosso micro SD, mas sim uma partição da memória", isso não é bem assim. Depende da rom original. Eu tenho dois telemóveis, um Smart A8 (Alcatel 991D) e um Huawei Y201, e em ambos movo as aplicações nativamente para o cartão SD(externo).

Não se importa de nos fornecer, para cada um desses smartphones, exemplos de aplicações que, pré instaladas no sistema, depois de actualizadas, consegue mover para o cartão micro SD?

As aplicações pré instaladas e algumas aplicações sensíveis, como por exemplo com dados bancários, não podem ser movidas para o cartão SD (externo). É uma opção do fabricante da rom e/ou do produtor da aplicação  que deve ser respeitada. Estas aplicações, se consideradas desnecessárias, devem ser inativadas, depois de removidas todas as atualizações. Desta forma praticamente não ocupam espaço.

As alternativas ilegais não devem ser focadas num fórum de um operador, mesmo que por moderadores oficiosos. Os moderadores oficiais deveriam estar mais atentos a estas situações.

Termino dizendo que no meu Huawei tenho neste momento 140 aplicações instaladas, cerca de 10 inativadas, quase todas da Google, e ainda tenho 160 Mb (dos 750 originais) disponíveis.

Reputação 6
Crachá +10
MEO-As escreveu:

Quando diz "no android o cartao SD não é o vosso micro SD, mas sim uma partição da memória", isso não é bem assim. Depende da rom original. Eu tenho dois telemóveis, um Smart A8 (Alcatel 991D) e um Huawei Y201, e em ambos movo as aplicações nativamente para o cartão SD(externo).

Tambem acontece, sim, mas trata-se de uma minoria. Aconteceu, sobretudo em modelos mais antigos com o GB, quando as memorias Nand eram ainda curtissimas, lentas e, as aplicações eram muito pouco exigentes do hardware... Agora com o Android L de 64bit, as eMMC de maior capacidade, e os modelos multi-core mais recentes, é pouco provável que ainda se preparem as roms dessa forma,

Não se importa de nos fornecer, para cada um desses smartphones, exemplos de aplicações que, pré instaladas no sistema, depois de actualizadas, consegue mover para o cartão micro SD?

Atentamente,
MeuMeo , não fora o facto de um efeito secundário da instalação de uma custom rom ser o desbloqueamento do telemóvel e a MEO até ficaria muito satisfeita com essa solução.

Se todos os clientes a seguissem a MEO deixaria de se preocupar com a assistência técnica dos telemóveis da sua marca própria.

Infelizmente como deve calcular essa não é uma opção para o utilizador médio. Para isso adquire-se o telemóvel diretamente da China por metade do preço.

Parece que a MEO ainda não percebeu que a diferença entre esta última opção e a aquisição de telemóveis da sua marca própria reside no apoio técnico (e consequente formação a sério do pessoal mais do que distribuir uns crachás de "eu sou smart" a uns indivíduos que depois ironicamente demonstram que de "smart" têm muito pouco)  e na possibilidade de experimentar os equipamentos em loja.

Aproveito para esclarecer os mais incautos que a lei não obriga a quaisquer trocas por insatisfação, as lojas que o fazem, fazem-no por política comercial e não por lei. Apenas nas vendas à distância é que essa troca é obrigatória.

É por isso que as lojas MEO não aceitam trocas por insatisfação com as características. Apenas na loja online.

Numa loja MEO chegaram a sugerir que eu encomendasse um telemóvel na loja online só para o experimentar, esta e outras sugestões ridículas, como ir experimentar o telemóvel à FNAC, foram por mim liminarmente recusadas.

Esclareço ainda outras duas coisas.

Aferir da qualidade de uma câmara fotográfica pela resolução é como avaliar o desempenho de um carro pela velocidade máxima indicada no velocímetro. Por outro lado não é muito normal imagens de 8 Mpx terem uma compressão tão elevada que acabem com 600 kb...mas isso só por si não prova que a câmara não tenha os 8 Mpx.

Reputação 6
Crachá +10
@@@MeuMeo 

Sim, de facto, na maioria dos casos é essa a melhor solução - usar uma rom modificada - e é, tambem uma boa sugestão para dar à MEO, ou seja, modificar a rom do smart a75, para melhorar o espaço disponivel para apps, e lança-la num proximo update, para todos os os aparelhos. Talvez, se houvesse a quantidade suficiente de pedidos, ver-se-iam forçados a fazê-lo. Não sei, infelizmente, até que ponto isto será viável pois as operadoras apenas costumam usar ROM's da marca, e pouco mais lhe mexem, que instalar umas apps e pôr uns logotipos de fundo.

Por curiosidade, como é o seu Blade L2 a tirar fotos? a app da câmara é a mesma da ROM de origem? Talvez usando outra app a imagem ficasse com mais qualidade, agora lembrei-me por acaso. O software pode bem estar a influenciar a qualidade final da foto. Dificil, mas nada impossivel...
Posso dizer que tenho um e ao fim de menos de um mês o meu Meo Smart A75 (nome cá em Portugal, a marca e modelo é ZTE Blade L2) já não era um Meo A75 de origem. Está rooteado; rom que não as desenvolvidas pela ZTE; cartão de memória assumido como memória SD (no android o cartao SD não é o vosso micro SD, mas sim uma partição da memória) e com a rom que tenho posso passar as Apps directamente para o cartão sem ter de usar o Link2SD nem particionar o cartão. 
Reputação 6
Crachá +10
@@@casdcunha 

Não faça confusões. Sou apenas um moderador, vindo do antigo fórum. E já deixei claro que não me cativa esse smartphone, tome atenção à leitura correcta dos posts anteriores, por favor. Quanto a reconhecer que o smart a75 fica aquém das expectativas, pessoalmente não posso reconhecer, porque nunca testei nenhum, nem quero, obrigado. Já sei tudo o que preciso sobre ele, depois de consultar as características e as impressões dadas nos fóruns, e como tal, contento-me em ficar pela teoria. E sou também, um utilizador exigente.

Nota: quando mencionei "exigente", referia-me simplesmente à utilização dada ao sistema Android. O meu tio, por exemplo, não é exigente pois quer um smartphone apenas para consultar o e-mail , ver TV no meo go, e muito pouco mais. Para isto um smartphone como o smart a75, serve. Nem todas as pessoas dão o mesmo uso aos seus smartphones, embora se tenha essa ideia generalizada.

E porque não pode o smart a75 trazer uma melhor câmara fotográfica? É uma boa pergunta, sem dúvida, mas não é a mim que a deve fazer...

Atentamente.
Na minha modesta opinião, o A75 fica muito a desejar ao que é publicitado, 2 pontos muito importantes negativos, duração da bateria e armazenamento, e 1 ponto negativo, a câmara de 8mp, não tem a qualidade desejada,  a lente é importante as câmara tem de gerar fotos com mais megas, como anteriormente ja foi dito por outros participantes, as minhas fotos também tem no máximo 600kps, o que é manifestamente muito pobre.

Eu não aconcelho ninguém a comprar o A75, e na primeira oportunidade vou ver se vendo o meu.

Boas festas,

Dejalme Vargas
Em resposta ao seu comentário é muito simples, eu sou exigente sim como o que compro, simplesmente não sou otário e muito menos gosto de ser enganado, se voçe esta aqui para defender os interesses da MEO defenda-os mas seja honesto e reconheça que o modelo MEO SMART A75 fica aquém das expetativas, é que um suposto smartphone com câmara de 8mpx não tira fotos de resolução de 600kbs, se existe a possibilidade de juntarmos o util ao agradavél o porque de não se ter um telemóvel com uma boa camara fotografica???

como tal deixe-se de teorias desenvolvidas e reconheça o fracasso desste modelo...
Na minha opinião não compre, a nivel da qualidade das fotografias deixa muito a desejar, aconselho o Samsung Galaxy Core Plus.

Agora deixe que lhe diga não faça a compra on line, eu efetuei a compra do meo smart a75 on line, para efetuar a devolução tive que o enviar hoje por via CTT, dado que na loja não tratam de nada, atualmente estou sem os 550 pontos, sem os 66€ e sem o telemovel, por mais 14€ comprem na loja, caso tenham que efetuar a devolução na loja assim aceitam.

Só acho graça é que eu manifestei o meu desagrado perante esta situação do telemovel não ser em nada o que publicam ainda levamtam tanta burocracia...

esquecem-se que ao abrigo da lei do consumidor tenho 15 para efetuar a devolução em caso de insatisfação...

para finalizar não comprem o MEO SMART A75
Reputação 6
Crachá +10
Cerieiro escreveu:

Eu já não entendo nada, pelas caracteristicas da MEO parece ser um telemovel perfeito comparado ao preço, chego aqui e chovem problemas. A minha questão:

Compro ou não compro?

Resposta simples: se são utilizadores mais exigentes ou a câmara fotográfica tem a maior importância, não.

Aconselho os modelos Samsung Galaxy Core Plus e Samsung Galaxy Trend Plus, sensivelmente dentro da mesma gama de preços. Já os experimentei, ambos, e pareceram-me bastante razoáveis.

Atentamente,
de maneira nenhuma eu tenho um e nao vale nada e preferivel dar mais um pouco e comprar o samsung
Eu já não entendo nada, pelas caracteristicas da MEO parece ser um telemovel perfeito comparado ao preço, chego aqui e chovem problemas. A minha questão:

Compro ou não compro?
boa tarde, como todo o devido respeito, posso questiona-lo como é possivel 2 telemóveis de marca diferente que supostamente tem a mesma resolução de câmara, tiram 2 fotografias iguais um fica com a foto quase com 1,5mb e o meo smart com 550kb. Consegue ter explicação para isso???

Eu não consigo ou melhor dizendo ate consigo, é que o que está escrito na tampa do telemovel não corresponde à realidade, mas com tudo pode sempre verificar as especificações do site da ZTE.

Posso lhe dizer que o meu samsumg galaxy mini tem uma câmara muito inferior e tira fotos com uma boa qualidade, aproveito tambem para lhe falar sobre a durabilidade da bateria, com wi-fi desligado e enviar poucas mensagens e fazer/receber poucas chamadas tirando o telefone da carga hoje de manhã posso dizer que já só tem 65% da bateria é um espatculo.

Hoje vou-me dirigir à vossa loja do Dolce Vita Tejo para trocar pelo Samsumg Galaxy Core Plus. Pelo menos sei que é Samsumg.

Mas aguardo resposta...
Reputação 6
Crachá +10
Não é querer defender nada, nem ninguém, mas a ZTE costuma fazer versões dos seus modelos especificas para as operadoras. Neste caso a MEO. Quem não se lembra dos TMN Bluebelt e Bluebelt II? O ZTE Blade L2 é lançado tanto com camara de 8MP como de 5MP, consoante o pedido. Vejam no gsmarena: http://www.gsmarena.com/zte_blade_l2-6367.php

Dito isto, se as queixas tiverem fundamento, é uma vergonha que um smartphone com camara de 8MP, não faça fotos decentes. É estranho, eu tenho um ZTE bluebelt II e sempre tirei boas fotos, apesar da camara de 5MP e, por isto tinha ideia que fosse regular a ZTE ter camaras decentes. Talvez fosse melhor a MEO ter optado pela versão 5MP do Blade L2, a um preço inferior...
Obrigado, por mais uma pessoa corroborar a minha queixa em relação à camara fotográfica. A qualidade é péssima, a MEO falhou na promoção e venda deste equipamento.
Em relação à sua questão "luminosidade referente às teclas de voltar" só pose ser mesmo avaria pq no meu funcionava e não é nenhuma opção de ter ou não ter luminosidade.

Sugestão vá à MEO rapidamente e reclame tem 30 dias para troca imediata, não se deixe ficar ou enganar.
Bom dia mais uma vez, ontem deixei uma pergunta sobre a luminusidade referente às teclas de voltar, home e menu, do qual simplesmente não acendem.

Após estar a ler algumas perguntas de pessoas que aquiriram o MEO Smart A75, reparo que um dos grandes problemas deste aparelho é mesmo a câmara, que a Meo vende-o como se tivesse uma câmara de 8MP quando no site da ZTE este aparelho tem câmara trazeira de 5MP, só aqui explica a falta de qualidade das fotografias, o meu smartphone anterior a este era o Sansung Galaxy mini tinha uma resulação de 3MP e tirava fotos de qualidade muito superior às do ZTE Blade LE ou seja Meo Smart A75.

Deixo uma proposta, que a MEO solicite a recolha de todos estes aaprelhos e que coloquem as aplicações como deve ser.

Não se admite a um smartphone que é considerado o Topo de gama da meo tenha estes problemas.

Abaixo indico o site da ZTE onde podem confirmar as carecteristicas do aparelho em causa.

http://www.ztedevices.com/product/smart_phone/f0089d33-da59-4c9f-86f5-940bdba97180.html

É mesmo assim..