Resolvido

MEO recusa reparar ou substituir iphone em garantia

  • 25 October 2019
  • 21 respostas
  • 1505 visualizações

Crachá

Pedi à MEO a quem comprei um iPhone 8 plus que reparasse a avaria do mesmo (perda de sinal).

O telemóvel estava com duas mossas na parte de cima e de baixo do display.

Resposta da MEO:

“O equipamento entrou em loja (conforme anexo) com “Display danificado/partido parte inferior direita e superior esquerda” e conforme fotos em anexo, de acordo com parecer técnico, os danos retiram a garantia ao mesmo.

Informa-se, que a Apple não permite, para casos de quebra de display, a reparação do equipamento, é necessária a troca integral do equipamento e o valor do orçamento reflete isso mesmo – trata-se de uma limitação da Apple em relação à MEO, enquanto operadora.”

 

Deixo aqui duas perguntas à MEO que já fiz por e-mail mas que ainda não obtive resposta:

  1. Podem dar um documento da Apple que comprove aquilo que diz a MEO sobre as restrições de garantia? (eu vi e enviei para a MEO as condições de garantia da Apple e não estabelecem qualquer restrição relativa a danos estéticos no display)
  2. Qual o centro de conflitos de consumo a que a MEO tenha feito adesão plena, pois pretendo reclamar desta recusa, requerer a substituição do telemóvel e pedir indemnização pelos danos causados por esta recusa ilegal da MEO (não enquanto operadora, mas sim como vendedora).
icon

Solução por Kavonskyys 14 November 2019, 20:50

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

21 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Porque está a perder tempo com a MEO? Reclame directamente a Apple. O equipamento tem 2 anos de garantia da marca, não da loja onde comprou.

Depois logo vê o que a Apple responde.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

a Meo não tem de comprovar nada, tem regras da Apple para cumprir e cumpre…

 

As pessoas tem a mania de dar as culpas destas situações as operadoras, quando sabe, perfeitamente que as regras são impostas pelos fabricantes…

 

as reclamações devem ser direccionadas para quem de direito...a Apple...

Crachá

Porque está a perder tempo com a MEO? Reclame directamente a Apple. O equipamento tem 2 anos de garantia da marca, não da loja onde comprou.

Depois logo vê o que a Apple responde.


Nos termos do Regime Jurídico da Venda e Garantia de Bens de Consumo (Decreto-Lei 67/2003), o vendedor responde pela garantia do bem nos dois anos seguintes à compra.

É algo a que o vendedor não se pode furtar, seja a MEO seja qualquer outro.

Portanto, não estou a perder tempo com a MEO. Estou a exercer os meus direitos.

O que é estranho em tudo isto é que até agora a MEO ainda não se dignou a enviar-me os famosos requisitos de garantia da Apple que supostamente fundamentariam a sua recusa em reparar o meu equipamento.

Será assim tão dificil para a MEO arranjar tal documento?

 

Reputação 7
Crachá +24

Não faço ideia se será difícil ou não e quanto tempo precisam para isso. Eu só questiono qual a necessidade de passar pela MEO para reclamar? Se fosse reclamação de serviço teria de reclamar à MEO, mas é uma reclamação de produto dentro da garantia. Se a MEO não lhe resolve o problema ou está a demorar, porque não reclamar directamente à marca com os devidos comprovativos de compra.

Crachá

Não faço ideia se será difícil ou não e quanto tempo precisam para isso. Eu só questiono qual a necessidade de passar pela MEO para reclamar? Se fosse reclamação de serviço teria de reclamar à MEO, mas é uma reclamação de produto dentro da garantia. Se a MEO não lhe resolve o problema ou está a demorar, porque não reclamar directamente à marca com os devidos comprovativos de compra.

 

A MEO está obrigada a resolver o problema como vendedora. A MEO sabe disso e não se pode furtar às suas responsabilidades. Neste momento, o que estou a pedir é que a MEO justifique documentalmente as supostas razões do fabricante para não accionar a garantia.

Sou cliente MEO há muitos anos, é mais fácil para mim ir a uma loja MEO do que a uma loja Apple official que nem sequer conheço.

Por alguma razão a lei pensou nos consumidores e em primeira instância quem responde por defeitos de um produto em periodo de garantia é o vendedor.

Reputação 7
Crachá +24

Eu nunca disse que não está obrigada. Só digo é que demora mais tempo. 

Crachá

Eu nunca disse que não está obrigada. Só digo é que demora mais tempo. 


Ok.

Claro que a MEO quer vencer pelo tempo e pelo desgaste. Mas comigo não resulta. Vou levar este caso até ao fim, até a MEO assumir todas as suas responsabilidades.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mas se a Meo já deu a resposta do representante...a parte de Meo está feita...o representante não repara pois está dado como avaria não coberta pela garantia…

 

continuar a insistir com a Meo irá ter sempre a mesma resposta...e nesse ponto de vista é perder tempo sem qualquer duvida...o reparador dá essa informação e eles não mexem mais...como seria em qualquer loja que venda electrodomésticos, equipamentos informaticos, etc...

Crachá

boas

 

mas se a Meo já deu a resposta do representante...a parte de Meo está feita...o representante não repara pois está dado como avaria não coberta pela garantia…

 

continuar a insistir com a Meo irá ter sempre a mesma resposta...e nesse ponto de vista é perder tempo sem qualquer duvida...o reparador dá essa informação e eles não mexem mais...como seria em qualquer loja que venda electrodomésticos, equipamentos informaticos, etc...


O ponto é precisamente esse. A MEO deu a resposta do fabricante mas não me me enviou qualquer comprovativo dessa resposta e onde consta essa suposta limitação de garantia. Eu encontrei na net um documento da Apple sobre garantias e não consta essa suposta limitação invocada pela MEO.

Consequentemente, é do mais elementar bom senso que a MEO não se limite a alegar supostas restrições do fabricante e demonstre por documento da Apple que essas restrições existem mesmo. Caso o não faça, não poderei simplesmente acreditar nesta justificação da MEO.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mais uma razão para pedir informações directamente a Apple…

 

só se a informação dada pela Apple for contrária á da Meo, terás toda a razão em reclamar...até lá continuas a perder tempo, pois já poderias ter uma resposta da propria Apple em relação ao teu equipamento em vez de perder tempo com a Meo…

 

se a resposta da Apple for contrária a da Meo...reclama e terás a razão do teu lado...

Crachá

boas

 

mais uma razão para pedir informações directamente a Apple…

 

só se a informação dada pela Apple for contrária á da Meo, terás toda a razão em reclamar...até lá continuas a perder tempo, pois já poderias ter uma resposta da propria Apple em relação ao teu equipamento em vez de perder tempo com a Meo…

 

se a resposta da Apple for contrária a da Meo...reclama e terás a razão do teu lado...


Percebo o teu ponto de vista, mas não vejo as coisas assim.

A MEO tem que perceber que não pode tratar um assunto destes com leveza e achar que não tem que dar satisfações fundamentadas aos seus clientes. A bem ou a mal vai ter que provar que se trata de uma restrição da Apple. Só porque a MEO diz que é assim não é suficiente para eu “comer e calar”.

Até posso estar a “perder tempo” com a MEO mas se calhar no futuro isto pode vir a ser um ganho para outros que se vejam nesta mesma situação e não se queiram conformar.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

pela experiencia, bem podes esperar...não vai melhorar para ti nem para ninguem…

 

deveriam no minimo ter dado um relatório...mas até ficar resolvido...vai demorar...

Crachá

O relatório deram. Mas o relatório limita-se a dizer que se trata de uma restrição supostamente imposta pela Apple.

O que eu pedi - e que até agora a MEO não deu - foi um documento comprovativo de que se trata mesmo de uma restrição da Apple. Se for mesmo assim, por que razão a MEO não me quer dar tal comprovativo?

Já diz o povo, quem não deve não teme. O que teme a MEO?

A informação presente do site da Apple contradiz a informação que refere sobre a garantia do produto:

 

Esta garantia não se aplica: (a) a peças consumíveis, tais como pilhas ou revestimentos de protecção concebidos para diminuir ao longo do tempo a não ser que tenham ocorrido falhas devido a um defeito do material ou mão-de-obra; (b) a danos cosméticos, nomeadamente, a arranhões, a amolgadelas ou ao plástico partido nas portas;”

 

https://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html

Crachá

A informação presente do site da Apple contradiz a informação que refere sobre a garantia do produto:

 

Esta garantia não se aplica: (a) a peças consumíveis, tais como pilhas ou revestimentos de protecção concebidos para diminuir ao longo do tempo a não ser que tenham ocorrido falhas devido a um defeito do material ou mão-de-obra; (b) a danos cosméticos, nomeadamente, a arranhões, a amolgadelas ou ao plástico partido nas portas;”

 

https://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html

Julgo que não leu a minha descrição do problema com atenção porque eu não estou a accionar a garantia para reparar mossas do display.

Eu estou a accionar a garantia para repararem um problema de hardware do telemóvel. Aquilo que a MEO diz é que a Apple não repara esse problema de hardware por causa das mossas no display - coisa que não vem escrita na garantia da Apple.

É como se tivesse uma avaria no motor de um Ferrari e nos dissessem que não podem reparar por causa de mossas no capot do carro!!

O processo vai seguir para a via judicial e também para a ASAE. Depois darei notícias dos resultados.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

o problema deve estar em que para chegar ao hardware tem de tirar o display, a moda dos telemveis blindados, o mesmo tendo mossas e marcas está enfraquecido que por sua vez ao mexerem nele a probalidade de partir é enorme…ninguem se chega a frente nesse caso...

Crachá

boas

 

o problema deve estar em que para chegar ao hardware tem de tirar o display, a moda dos telemveis blindados, o mesmo tendo mossas e marcas está enfraquecido que por sua vez ao mexerem nele a probalidade de partir é enorme…ninguem se chega a frente nesse caso...

Levei o telemóvel ao icenter das Laranjeiras e confirmaram que podem arranjar o hardaware sem qualquer problema (as mossas são quase inexistentes). A única questão é que cobram para fazer a reparação o que obviamente não quero porque o telemóvel está na garantia dos 2 anos.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

qualquer um arranja se pagares...isso já sabemos...só falta a Apple assumir...

Crachá

É a MEO quem vai ter que responder e assumir na qualidade de vendedora. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

a qualidade de vendedora só cumpre com as regras do fabricante...são eles que decidem as regras…se eles fazem o que o fabricante manda, vais continuar a insistir com o vendedor?!?!

 

relcamação directamente para o representante da marca e acionar o centro de conflitos directamente com o representante...as operadoras não passam de paus mandados...

A informação presente do site da Apple contradiz a informação que refere sobre a garantia do produto:

 

Esta garantia não se aplica: (a) a peças consumíveis, tais como pilhas ou revestimentos de protecção concebidos para diminuir ao longo do tempo a não ser que tenham ocorrido falhas devido a um defeito do material ou mão-de-obra; (b) a danos cosméticos, nomeadamente, a arranhões, a amolgadelas ou ao plástico partido nas portas;”

 

https://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html

Julgo que não leu a minha descrição do problema com atenção porque eu não estou a accionar a garantia para reparar mossas do display.

Eu estou a accionar a garantia para repararem um problema de hardware do telemóvel. Aquilo que a MEO diz é que a Apple não repara esse problema de hardware por causa das mossas no display - coisa que não vem escrita na garantia da Apple.

É como se tivesse uma avaria no motor de um Ferrari e nos dissessem que não podem reparar por causa de mossas no capot do carro!!

O processo vai seguir para a via judicial e também para a ASAE. Depois darei notícias dos resultados.

Boas

o problema de hardware só é coberto pela garantia caso não exista danos estéticos se existirem não existe reparação. 
Por isso é que a loja onde se dirigiu cobra pela reparação caso contrário como agente da marca faziam a reparação na hora.