Meo nega existência de avaria

• 25 November 2016
  • 11 respostas
  • 1054 visualizações

Meu telefone iPhone 6 começou a dar anomalias de bateria, descarregando-se rapidamente e desligando-se com valores elevados de carga. Levei-o a loja Meo para arranjar, ainda na garantia. Na primeira vez substituíram o carregador, apesar de eu explicar que a avaria deste era prévia a Avarua do telemóvel por vários meses. Na segunda vez disseram que não tinha sido detetada anomalia nenhuma. Reclamei por várias formas e obtive sempre a mesma resposta, que o telenovela estava completamente funcional. Levei-o a assistência técnica da Apple que emitiram um relatório a confirmar a avaria e a necessidade de intervenção. Entretanto, o telemovel está cada vez pior. agora recuso a reparação do telemóvel. Exijo a troca ou devolução porque a meo demonstrou má fé na resolução. E agora? Será necessário ativar meios legais para resolver a questão?

11 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas

se a Apple reconhece uma avaria porque não fez a reparação?? afinal são eles que são responsaveis pelos Iphones...qq coisa mal explicada...
O serviço de reparação da Apple só se responsabiliza pelo arranjo sem custos até aos 12 meses, prazo esse já ultrapassado. Por outro lado, eu paguei apenas pelo diagnóstico. Quem teria de arranjar era a Meo, a quem eu paguei o meu telemóvel. Claro que a Apple arranja, mas achas justo que para poupar mais chatices eu gaste mais dinheiro quando a lei é muito clara neste aspecto?
E por história mal contada, espero que a insinuação não seja para mim! mas claro que a Meo a negar por várias vezes a existência de um telemóvel que avariou em frente dos funcionários, isso sim, é uma história mal contada!
Reputação 7
Crachá +23
boas

sim a historia esta mal contada...por lei o fabricante é obrigado a reparar o telemovel dentro da garantia dentro dos 24 meses e não dos 12 meses...isso sim é uma tanga que te deram...

a Meo recebe o telemovel e envia para o representante da marca...como é possivel um representante da marca na união europeia se recusar a reparar seja o que for dentro do prazo legal da garantia...?? alguma coisa não esta a fazer sentido...e por isso digo que a historia esta mal contanda...se é por ti ou por outros não sei...

se é um defeito de fabrico que o proprio representante reconhece só tem de reparar e mais nada...agora só falta saber qual foi o relatorio que a marca fez...só suspeito que seja um caso de avaria na bateria...e se isso assim for a bateria só tem garantia de 12 meses por ser de desgaste...
Pode dizer-me qual o decreto-lei e o artigo a que se refere quando diz que a bateria só tem 12 meses de garantia? E como explica que um telemóvel se desligue com 25% de bateria à frente de mais de 5 pessoas e mesmo assim o argumento da Meo é que a assistência técnica diz que não tem avaria nenhuma?! então o que me está a dizer é que o centro de reparação autorizado da Apple, na worten do CC-La Vie me está a aldrabar? Mas a Meo está a ser completamente honesta...e o meu telemóvel que não tem autonomia para uma manhã e se desliga com valores acima de 20%....isso é normal?
Já que levantou a dúvida acerca do relatório, agradecia que me explicasse como posso apresentar-lhe cópia do relatório do centro de reparação autorizado Apple.
Reputação 7
Crachá +23
boas

estás a interpretar mal as minhas palavras...não posso adiantar muito mais se nem dizes o que o relatorio diz, não preciso do relatorio, a tua palavra chega...dizes que tens um relatorio da Apple que diz que precisa de reparação...mas não dizes o problema que foi detectado...

pelos sintomas que dizes para mim é claramente bateria...mas posso estar enganado...e se ja tem mais de 12 meses esquece a reparação/substituição da bateria é por conta do cliente...

se queres saber o decreto lei, o google é uma exelente ferramenta de pesquisa...ja te dei a informação que posso dar se tens duvidas do que transmito não sou eu que tenho de procurar...
1- foi detectado um problema na bateria, com a indicação que precisa de substituição

2- como será que só pela descrição consegues perceber a origem do problema, mas os técnicos da Meo não?

3 - tu é que dizes que a bateria só tem 12 meses de garantia, mas o DL 84/2008 de 21 Maio não refere isso em ponto nenhum, daí eu perguntar com base em que decreto-lei é que determinas 12 meses para uma bateria. De certo estará escrito nalguma Lei ou nalgum Decreto-Lei pois não será a opinião de um mediador de um forum que suplanta um decreto-lei. Eu digo que o aparelho está avariado com base no meu conhecimento leigo do funcionamento de um telemóvel e depois fortaleci a minha opinião com base na avaliação de um técnico certificado pela Apple. Portanto, se dizes 12 meses, e entrando isso em contradição com o decreto-lei referido, certamente terás alguma base concreta em que te basear. No caso de ser só a tua opinião, não deverias dizer peremptoriamente que a substituição da garantia tem de ser a cargo do cliente, mas sim que, na tua opinião, assim o deveria ser. De resto, é como dizes: mais vale procurar no Google! Aconselho-te vivamente o site do Centro Europeu do Consumidor, que trata destas situações e acerca da interpretação da lei das garantias no que refere ao período de garantia de uma bateria de telemóvel. Podia dizer-te qual o site exactamente, mas também sei que se tiveres dúvidas acerca do que transmito, também sabes procurar no Google

Muito obrigado pela atenção dispendida.
Reputação 7
Crachá +23
boas

pelas normas da lei europei passou de 6 meses para 12 meses...a uns anos atras...

e assim confirma-se...a substituição da bateria fica a cargo do cliente...tal e qual como o representante do fabricante assim o diz...e com razão pois esta a seguir o que lei determina...e não é a minha opinião são factos e conhecimentos adquiridos com a experiencia ao longo dos anos...

o problema e que os fabricantes usam a falta de clareza na lei...usam e comparam as baterias a bens consumiveis devido ao desgaste das mesmas...logo ficam fora da lei dos 24 meses...o que por sua vez esta a ser cada vez mais problematico pois os telemoveis cada vez mais veem com baterias integradas e não amoviveis...logo o preço da substituição encarece e muito a sua substituição...

se fizes-te a pesquisa encontras-te varios sites a falar sobre o mesmo...e o resultado é sempre (por enquanto) o fabricante leva a dele em frente e não faz a substituição de baterias com mais de 12 meses...e alguns com mais de 6 meses...

agora reclamar que a Meo tem alguma coisa com isso...
Boa tarde.

Novamente...não me está a dar dados concretos. Fala de uma lei europeia, mas não diz qual. Refere há uns anos atrás, mas não diz quando. Eu não faço ideia do que está a falar e penso que você também não.

Apenas conheço o decreto-lei nº 67/2003 alterado pelo DL 84/2008 de 21 de Maio, onde referem para além de todas as dúvidas que os bens móveis têm 2 anos de garantia. Mas se ainda tiver dúvidas, pode sempre consultar a interpretação pormenorizada do Centro Europeu do consumidor, no seu documento datado de 2014, onde dizem explicitamente que esse argumento que me dá, acerca de ser um bem consumível, não altera o prazo de 2 anos, pois é exigível que uma bateria tenha no mínimo 2 anos de funcionamento pleno. 

Em conclusão: se quiser continuar discutir este assunto comigo agradeço que seja objetivo e concreto e use dados reais com fundamentações lógicas. Se pretende continuar a responder-me como se eu fosse a sua vizinha do lado com quem costuma tomar um café ao final do dia, passo já a informação de que não precisa continuar a perder o seu tempo. Pensei que um mediador do Forum Meo fosse uma pessoa profissional e esclarecida mas até agora os seus argumentos não têm qualquer validade legal ou intelectual.

Melhores cumprimentos
Reputação 7
Crachá +23
boas

ja o fui...a Meo nada tem haver com isso...o fabricante/representante é que são os responsaveis...pela logica deles os consumiveis não tem 2 anos de garantia...

se encontrares alguma coisa que diga o contrario reclama com o fabricante/representante...a Meo/operadoras só fazem o que os fabricantes/representantes dizem para fazer...

Responder