Resolvido

iMessage / Facetime Activação

  • 5 January 2015
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89 respostas

Boa noite.

 

Deparei-me que sempre que ligo o telemovel é me cobrado 22 cent pela activação do iMessage.

Já tenho iphone a 4 anos e só me foi cobrado a 1a vez.

Desde estes ultimos 5 a 6 dias que isto acontece-me sempre que volto a ligar o aparelho.

Já verifiquei no forum e pelo que parece nunca voces MEO assumem a responsabilidade por isto. Se nunca alterei qualquer defenição nem fiz nenhuma actualização de software, porque me acontece isto, e queria saber se vai ser cobrado este valor ao qual não me diz respeito?

 
Reputação 4
Olá eml,


Associamos este post à solução aceite sobre este tema e onde se encontra a explicação de como funciona o Facetime e respetiva ativação.


 
Reputação 1
O iPhone envia uma sms silenciosa para o servidor da Apple no reino unido. Depois é enviada outra (do servidor) para o equipamento para concluir a operação da ativação. Esta troca de mensagens está a falhar na infraestrutura da Meo. Alguns dizem que a pedir a ativação dos dados em Roaming o problema fica resolvido, outros trocam de operador e também é resolvido. Dizerem que o problema é da Apple e que as mensagens não são da responsabilidade da Meo é, no minimo insultuoso para com a Apple. Assumam as vossas responsabilidades por favor.
Neste momento apresentei uma reclamaçao na Meo e eles insistem em afirmar que o problema é da parte da Apple muito estranho visto que este problema so aconteceu desde que fiz uma alteraçao de tarifario na Meo. Nem o facto de eu afirmar que sou eu mesma tecnica da Apple e informar que esta situaçao é provocada pelo o operadora (como se pode ver nos diferentes sites, a activaçao só é feita UMA e UNICA vez pela Apple e nao 45 vezes).

Neste momento aguardo uma resposta para me ser reposto todo o dinheiro que me foi retirado nos ultimos meses, caso contrario prefiro cancelar o meu contrato com este serviço e fazer uma queixa formal para me ser devolvido o devido.
Boa tarde.

Eu também tive o mesmo problema. A minha filha recebeu um iPhone5 usado. Depois de colocar o cartão SIM, com o tarifário MOCHE Master, fiquei sem saldo. Fiz novo carregamento, e fiquei novamente sem saldo. Tinham sido debitadas dezenas de SMS internacionais, para um número de telefone em Inglaterra.

Telefonei para o apoio técnico (chamada paga) e fui informado que  aqueles débitos correspondiam a SMS de activação do iMessage. Liguei para a APPLE e disseram-em que o sistema só enviaria uma SMS para Inglaterra, pelo que o problema seria da operadora.

Fui à loja de Entrecampos da MEO e, sem tocarem no telefone, disseram que o problema era da APPLE e que eu poderia resolver o problema desinstalando e voltando a instalar o iMessage!? (o IMessage está integrado no IOS, não sendo possível desinstalá-lo do sistema, o que mostra a falta de qualidade do serviço de apoio técnico).

Liguei para a MEO (chamada paga), expliquei a situação e lá me creditaram o valor debitado indevidamente.  Disseram que iam activar as SMS e chamadas internacionais, ficando assim o problema resolvido.

O saldo foi reposto e, no dia seguinte, e aqui realço que o iMessage estava desactivado, lá me limparam o saldo todo novamente, pois tinham sido enviadas mais umas dezenas de SMS para Inglaterra.

O Apoio técnico da APPLE informou-me que o telefone nunca iria enviar a SMS de activação com o Imessage desligado e sugeria que eu tentasse utilizar o programa com um cartão de outra operadora.

Assim, introduzi um cartão SIM de outra operadora (no caso, a NOS), liguei o iMessage e os sistema funcionou perfeitamente. A activação foi feita o o iMessage ficou operacional. A NOS só me cobrou uma SMS.

Liguei novamente para a MEO (chamada paga) contei a história toda, e não só se recusaram a creditar novamente o valor retirado abusivamente, como continuaram a não resolver o problema, encaminhando-me para os serviços técnicos ou para uma loja MEO. De nada serviu explicar que com o cartão SIM de outra operadora o telefone funcionava perfeitamente, nem quiseram acreditar que a última limpeza do saldo tinha sido feita com o iMessage desligado.

No meu caso, a única solução possível foi mudar de operadora, pois a MEO não foi  capaz de resolver o problema.

Faço esta entrada no forum apenas para avisar as pessoas que tenham este problema que não vão conseguir resolvê-lo.

Por algum motivo, isto acontece apenas com alguns cartões, mas a MEO nem admite o problema nem tão pouco procura resolvê-lo. Com tarifários pré-pagos, pode-se desistir do serviço, e apenas se perde o valor disponível no cartão. Contudo, se um cliente tiver a fidelização de 24 meses e um tarifário pós-pago, poderá ter contas de telefone astronómicas sem poder sequer desistir do serviço.

Quando andei por aqui no forum à procura de entradas para o meu problema, encontrei uma cliente MEO que só tinha conseguido resover isto com um novo cartão SIM com um número novo, pois a 2ª via do cartão inicial manteve o problema.

Espero que, com a descrição da minha situação, consiga ajudar alguém a ultrapassar este problema e ainda a evitar um desgaste inútil com o serviço de apoio técnico da MEO.

Boa sorte

José5
Reputação 1
Obrigado pelo feedback.


Trocando de operador o problema resolve-se. Será que só a MEO não entende o problema?
Tinha um iPhone 4 com o Facetime e IMessage activos desde há anos, só paguei uma SMS internacional para activar o serviço. e Mudei em janeiro para o iPhone 5 . Tive que mudar o cartão SIM  porque este usa o mini-SIM. Após ter colocado o novo cartão estou a receber e a pagar diversas SMS internacionais , por vezes recebo mais de uma mensagem por dia. A MEO diz que o problema é da Apple , contactei a Apple diz que o problema é da Meo. Tenho o pacote Meo 50  e só acabo o período de fidelização em 3/ 2017!!  Desde o mês de março que tenho desactivado o Imensager e o FaceTime , hoje recebi a factura e tenho 3 SMS internacionais para pagar !!! 

Amanhã vou reclamar no livro amarelo da loja MEO'!!

 

 
Boa tarde. Não vai servir de nada. Se puder, troque o cartão SIM por outro, com outro número. Boa sorte.
Estou com um problema semelhante e nem sequer troquei de cartão, tarifário, absolutamente nada! A única coisa que fiz foi actualizar o meu prefil na Apple.

Acho fundamental que todos escrevamos no livro de reclamações. Mas não se esqueçam que a reclamação só fica válida, só tem impacto, se depois de escrever no livro enviarmos a cópia a papel químico para a entidade reguladora (a morada de envio está no cartaz que diz "este estabelicimento tem livro de reclamações"). A maior parte das pessoas não dá este passo e é por isso que as reclamações são inconsequentes.
Reputação 4
Olá ecce_rodrigo,


Não tem de existir troca de cartão para que exista novo registo das aplicações na Apple. Uma atualização do iOS, por exemplo, pode ser um fator que origine envio de SMS e respetiva taxação. O próprio equipamento alerta o cliente para esta situação:


?


 
Meo está uma vergonha !! Acabar minha fidelidade, nunca mais me sujo ...
? ?,

 

O problema aqui não é pagar para activar o serviço iMessage/Facetime. O problema é que MESMO PAGANDO, o serviço não fica activo e continua a tentar, cobrando vezes sem fim!

 

Se mudar o SIM para o de outra operadora resolve, então o problema só pode estar com a MEO! Porque é que se eu uso um SIM da NOS consigo activar o serviço à primeira e convosco não?

 

Tinha o iPhone 4 com a MEO, activei o serviço sem qualquer problema. Tive de pedir uma segunda via do cartão para o iPhone 5 e agora acontece-me o que aqui está descrito.

Tenho 2 perguntas:

 

1. Como justifica ser possivel activar o serviço à primeira com outras operadoras e com a MEO não, dadas as mesmissimas condições?

2. Como resolvemos isto? Eu quero usar o iMessage e Facetime, e gostava de ficar com a MEO, é possivel? 

 

Agradeço resposta. 

 

Muito Obrigada
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


essas questões devem ser colocadas a fabricante e não as operadoras...


 


e a verdade é que centenas de clientes de todas as operadoras tem o mesmo problema...nunca foi e nunca será só com a Meo...
Reputação 1
Lol


acho que não leste os posts anteriores.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


o tema ja é recorrente a 2/3 anos...
Reputação 1
Verdade. Nos foruns TMN e Meo.


Já vários users disseram que com outros cartoes de outras operadoras o iMessage ativa de imediato. Com alguns cartoes da Meo isso nao acontece. Seja porque o tarifário não permite SMS internacionais, seja porque não tem os dados de roaming ativo ou houve portabilidade de numero. Dizer que não é um problema da operadora, é estúpido.
Reputação 7
Crachá +23
Boas

Isso é mentira que nos outros tudo corre bem... Tenho um familiar que na NOS tinha uma conta de 150€ para pagar a conta do iPhone pelas sms enviadas internacionais...

O problema está nos iPhone s... Não entendo a necessidade de enviar uma SMS quando o registo pode ser feito pela net... Sem custos...
Reputação 1
Não disse que nos outros corre tudo bem. Apenas realcei o que se vai lendo neste forum: experimentam outro cartão e ativa logo.


Para ativar o imessage é enviada uma sms "silenciosa" e é recebida outra. Se o iPhone não recebe a SMS a confirmar a ativação ele estará sempre a tentar enviar, daí às vezes aparecerem essas contas astronómicas de muitas SMS internacionais.


Se podia ativar o numero pela net como o viber? Talvez.. Se oferecia a mesma segurança? Dúvido..


Em muitos países esta SMS não é cobrada. Se não quiserem usar o iMessage e Facetime também não serão cobrados. Se existe um problema com a troca das SMS, deverá ser a operadora a ajudar a resolver. Mas se entendes como um problema nos iPhones aconselha o teu amigo a comprar android.
A afirmação do moderador deste forum - de que devemos levar este assunto aos fabricantes e não às operadoras - é absolutamente absurda!


As operadoras permitem aos fabricantes enviar, através dos nossos telemoveis SMSs sem a nossa autorização expressa, e ainda por cima cobram-nos essa mensagem! As operadoras, no fundo, cedem a outros acesso ao uso de saldo dos seus clientes. Isto não pode ser legal. É que o envio é automático! Só somos avisados do valor depois de ele já ter sido cobrado, não nos é perguntado se queremos ou não gastar esse dinheiro! E a questão está aqui. Se o facetime e o imessage falham ou funcionam é uma questão que devemos levar ao fabricante; o envio e cobrança de mensagens é um assunto da exclusiva responsabilidade da operadora.


Isto é de tal forma grave que, ao que parece, mesmo que o envio de mensagens para o estrangeiro esteja desactivado no tarifário, estas sms de activação de imessage e facetime são na mesma enviadas e cobradas ao cliente pela operadora.


 


Quem tem que se entender com os fabricantes são as operadoras. Que isso fique bem claro. Se não se entendem, das duas uma: ou deixam de cobrar as mensagens programadas pelo fabricante ou bloqueiam o envio dessas mensagens, nem que isso custe o acesso aos serviços em questão (avisando, claro está, os vosso clientes de que isso assim é).


Não podem é continuar a permitir a seja quem for gastar o nosso dinheiro sem a nossa autorização.
Reputação 7
Crachá +23
Boas

Não entendo porque é absurdo... No manual do equipamento vem a dizer como é feito o registo... Logo a responsabilidade é do fabricante essa obrigação do registo por SMS internacional e não uma SMS nacional por exemplo ou mesmo pela net como acontece com o Android...

As operadoras nada podem fazer... Os clientes podem bloquear as chamadas e sms internacionais
Não mudei de telefone, não mudei de cartão, nem sequer actualizei o sistema operativo, e estão a cobrar-me por essas sms silenciosas!!!

 

Qual a diferença? Fiz apenas uma alteração de tarifário de MEO UNLIMITED com 1GB para MEO UNLIMITED com 2GB!!!! 

Como é??? se antes já tinha o Imessage activo, que necessidade é que há de fazer novo registo? não faz sentido!!!! 

 

Cheguei até a alterar a password de icloud, mas isso não resolveu nada. 

 

Desactivei o Imessage, mas basta activa-lo, que lá me roubam mais 53 cents! 

 

Entretanto tentei estas soluções: http://www.howtoisolve.com/solved-imessage-error-waiting-for-activation-fixed-on-iphone/

http://www.howtoisolve.com/imessage-waiting-for-activation-ios-9-iphone-fixed/

http://www.howtoisolve.com/solved-imessage-error-waiting-for-activation-fixed-on-iphone/

 

O que fiz:

desactivei o imessage

coloquei o iphone em modo avião. 

Voltei a activar o imessage (não resultou)

Fiz reset ao iphone (apertando simultaniamente no botao de desligar, e no botao principal)

Activei de novo o imessage (sempre em modo avião)

Fiz logout e login de novo na minha conta icloud

Desactivei o modo avião. 

liguei de novo o imessage e o facetime

Quando apareceu  a mensagem que o operador pode cobrar pelas mensagens cliquei em cancel/settings

Quando fui às configuracoes de novo das mensagens (imessage e facetime) estavam ambos activados, e não estavam a aguardar nenhuma activação. 

Até agora, nada de sms silenciosos. 

 

 

 

 
Update: de vez enquando aparece-me uma mensagem a dizer que as mensagens podem ser cobradas... simplesmente carrego em cancelar, e não envia mensagem nenhuma. Não é a melhor solução, a culpa deve ser da MEO, mas resolve por enquanto. 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


sim realmente a Meo tem culpa do telemovel fazer um envio de uma sms internacional sem ordem do cliente...
Tenho iPhone há bastante tempo e nunca tive problemas com o Facetime e iMessenger! Em fevereiro deste ano, fiz um plano de 24 meses com a MEO e não tive problema algum no uso do aplicativo Facetime e iMessenger até o dia 13 de junho, dia em que recebi uma ligação da MEO, oferencendo-me um novo pacote de dados com mais gigas de internet. A partir deste dia, comecei a notar o envio dessas mensagens internacionais, já relatados em tantos outros casos acima. Vale ressaltar que usei o serviço SEM PROBLEMA algum durante 4 MESES. Somente após essa mudança de tarifário, é que comecei a ter esses problemas de ativação de FACETIME  e IMESSENGER. Fiz reclamção à MEO e a mesma disse que era um problema do iPhone, mesmo eu dizendo que nunca tive problemas antes da mudança do tarifário. A MEO respondeu ainda que eu deveria usar o VIBER e outro app que não me recordo o nome. Mandaram eu ir à uma loja da APPLE e assim o fiz, fui hoje à uma loja da APPLE e ao falar com o técnico, o mesmo me perguntou qual era a minha operadora, e se eu havia feito a troca de plano ou feito alguma portabilidade. Expliquei o meu caso a ele, e o mesmo disse que passou a mesma coisa que eu estava passando, só resolveu o problema, quendo trocou o cartão da MEO por um da VODAFONE, o qual ativou imediatamente os serviços de FACETIME e IMESSENGER. E que isso era um erro da MEO, que ao mudar o tarifário, algo ocorre e não conseguimos mais ativar o programa. Somente hoje coloquei de recarga 15 euros e o saldo já está quase zerado. NUNCA DESATIVEI OU REATIVEI O FACETIME, ANTES DO DIA 13 DE JUNHO, DIA ESSE QUE RECEBI A FATÍDICA LIGAÇÃO ALTERANDO O MEU TARIFÁRIO. INFELIZMENTE, ainda tenho bastante tempo de carência com a MEO, mas irei assim que passar esse prazo, cancelar os meus serviços com essa operadora. Irei amanha solicitar outro cartao sim, com outro número, pois sei, devido aos relatos anteriores, que assim funciona, quando coloca-se um novo sim card com novo numero. VAMOS VER SE ISSO REALMENTE RESOLVE.
Os vários utilizadores queixam-se deste problema no momento que mudam de cartão SIM ou quando mudam de tarifário, o dispositivo é o mesmo o que muda são configurações do OPERADOR.
Acho bastante óbvio quem anda a fugir as suas responsabilidades!