garantia de equipamento

  • 29 July 2016
  • 1 resposta
  • 977 visualizações

Enviei um telemovel Samsung Galaxy Mini 4 com Imei: 355960062006875 para garantia com um nº de reparação: 1001500883.

Fui contactado pela Meo a dizer que tinha alterado o software do equipamento e o mesmo não tinha garantia.
O equipamento foi sempre actualizado com o programa Samsung Kies e estava rooteado.
Nunca teve qualquer outra intervenção.

Segundo uma normativa referente a clientes da União Europeia (UE), posso fazer root e inclusive alterar software ( não é o 2ª caso) que isso não fecha a garantia do equipamento. Mais ainda que o equipamento se encontra em estado "impecavel" sem qualquer tipo de uso indevido ou mesmo marcas/mossas.

Em resumo :

A FSFE (Free Software Foundation Europe), concluiu que o ROOT dos dispositivos não invalida as suas garantias. Os fabricantes não podem recusar-se a reparar um dispositivo porque modificar ou alterar o software do sistema não é um motivo suficiente para invalidar a "garantia legal". O vendedor tem de provar que o defeito é causado por ações do usuário antes de anular a garantia. Assim, a Directiva 1999/44 / CE dictates1 protege os consumidores mesmo que tenham "rooteado" ou alterado o seu sistema para usar ROMs personalizadas.

A vossa reparadora diz que não tem garantia.
Neste sentido exijo a reparação do equipamento enviado para que não seja necessário recorrer aos tribunais.

Sem mais

José Janeiro

1 resposta

Reputação 2
[Deleted]

Responder