Faturação de dados com dados de telemóvel desativados

  • 16 October 2018
  • 4 respostas
  • 292 visualizações

Exmos Srs,

Na minha faturação de setembro e outubro tenho consumo de dados, que ativa o pacote diário e me faz incorrer em custos astronomicos, mesmo tendo o acesso aos dados desativado no telemóvel.

Já contactei os vossos serviços pela área de cliente para rescindir contrato por sentir que há negligência da parte da meo.

Os valores faturados sao, na verdade (e descobri isto após pesquisa na internet), a um fenómeno que se chama "LTE Attach", que não é nada mais que o registo de um cartão 4G na vossa rede...um pedido que alguns modelos de telemóvel fazem e que não é um serviço de acesso à internet. 

São valores de dados muito reduzidos necessários para a ligação à rede movel, e que embora a MEO tenha conhecimento desde 2015 (pelo menos), nada fez para encontrar uma resolução que permita distinguir estes pedidos de um acesso regular à internet. 

A meu ver trata-se apenas de pura negligência, pois tendo conhecimento da situação e nada fazendo, estão a penalizar clientes como eu...que não posso usufruir da qualidade 4G de forma igual a outro qualquer cliente e ainda recebo duas faturas com valores com os quais não concordo, e que assim permaneceria se não fosse pesquisar processo problema!

É uma imensa falta de respeito...não compreendo. Solicitei a rescisao do meu contrato hoje na área de cliente após chamada em espera (quase uma eternidade) até ouvir a uma gravação semelhante a "lamentamos mas há um fluxo anormal de tráfego e não é possível atender a sua chamada". Obrigado pelo vosso serviço de atendimento ao cliente...está ao nível da vossa faturação por dados por LTE Attach.

Cumprimentos

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

  escreveu:

(...) um fenómeno que se chama "LTE Attach", 



 


Bom dia


 


Recomendo aos utilizadores que quando não estão a fazer uso dos dados que passem ao modo 3G/2G ou desliguem o 4G caso a ROM o permita.


A Meo ainda não usa VoLTE, portanto não perdem nada pelo facto de não terem os equipamentos sistematicamente em modo 4G/LTE.


 


 
Caro , 

Tal seria uma recomendação interessante se todos os equipamentos (telemóveis) funcionassem apenas com 1 único sim.

Na verdade eu tenho 2 cartões sim no mesmo equipamento, um deles com pacote de dados e que pretendo usufruir do 4G. O meu segundo cartao SIM é este MEO que apresenta o problema, que uso apenas para chamadas e sms relacionadas por ser o meu número profissional.

 

Nesse caso podem continuar a aconselhar o mesmo, mas então aproveitem e façam publicidade e passem a mensagem de que os clientes não devem usar equipamentos dual-sim, ou só devem usar os equipamentos que a MEO considerar compatíveis com o seu serviço. Ou então aconselhem também em praça pública que quem tem dual-sim não pode usar 4G com pena de incorrer em custos astronómicos adicionais. Só para conhecimento geral, a minha fatura de setembro tinha 10€ em pacote de dados (achei estranho mas assumi que pudesse ter sido um erro de configuração meu do equipamento), em Outubro foram 59€ (!!!!!!!!!!!) e foi quando confirmei que não havia problemas com a configuração do meu equipamento...e em Novembro já vou com 25€...e ainda a aguardar uma solução por parte da MEO.

 

Cumprimentos,

Rodrigo Gomes
Nos dual SIM mais simples se torna uma vez que a grande parte desses equipamentos tem suporte LTE somente no SIM que define para esse efeito, no entanto há excepções.


De que equipamento se trata?


 


Como mera observação e com o devido respeito, as recomendações e opiniões que escrevo são de colaboração para com o fórum e demais utilizadores, não refletem nem têm influência na posição do operador.


 
 naturalmente compreendo que não se trata de qualquer falta de respeito, na mesma medida em que a minha reclamação de nada terá pessoal contra os colaboradores do forum nem do atendimento da própria MEO. :)

 

O equipamento é um xiaomi mi a2. Não obstante haver uma solução de configuração, contemplando que a MEO tem conhecimento desta situação desde 2013 (encontrei nos forums posts com o mesmo problema desde essa data) já deveria ter solucionado esta questão. Basta uma flag até com um intervalo de volume de dados para conseguir facilmente identificar se é um pedido adhoc de ligação à rede ou se é trafego de dados (acesso à internet e afins). No entanto é mais facil faturar os valores...é um pouco a politica e o conceito de muitas operadoras de serviços nacionais, como os interessantes exemplos de condições mais benéficas a novos clientes que nunca são acessíveis a clientes já de longa data por questões de "exclusividade" comercial.

Cumprimentos,