Equipamentos com apps no SD.

  • 25 November 2014
  • 24 respostas
  • 3448 visualizações

  • Dinamizador Júnior
  • 45 respostas
Estou numa "guerra" para tentar saber quais os equipamentos em que é possível transferir aplicações para o SD.


 


Ao contrário do que se escreve pela net esta impossibilidade não resulta de uma limitação do Android, uma vez que muitos equipamentos o permitem, mesmo a correr o 4.4.xx KitKat, supostamente o mais limitativo dos SO.


 


Em dispositivos com baixa memória de armazenamento esta limitação é muito importante(muito mais do que a resolução da câmara, a velocidade do CPU, a memória RAM, etc.)


 


No entanto, com exceção de alguns manuais de fabricantes, quase não há informação sobre ela (nem mesmo no apoio técnico da MEO).


 


Então nos Axx da MEO, é quse impossível saber sem experimentar.


 


Sugiro assim que quem conseguir informações as disponibilize. Assim:


 


O MEO A8, MEO A16, Huawei Y201 e SONY Xperia M2 permitem-no.


O MEO A75 não o permite.


O Huawei Y530, de acordo com isto http://forum.zwame.pt/threads/huawei-ascend-y530-4-5-snapdragon-200-jb-4-3-99-9.844153/page-2 e com isto http://www.gsmarena.com/huawei_ascend_y530-reviews-6103p2.php também o permite.


O MEO A65, de acordo com isto http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Mobile/MEO-Smart-A65/td-p/39309/page/6 , permite.


 


P.S. Bem sei que é possível fazer root, etc...No entanto acho inaceitável ter de recorrer a expedientes para conseguir algo de básico num smartphone.


 


 

24 respostas

Resposta da Growing:


code:
Os Tablets que dispomos atualmente só permitem instalar aplicações na memória interna.


No Samsung pode ligar à impressora por wireless (se for suportado por esta) ou por cabo OTG...uma PEN também poderá ser ligada por cabo OTG (já há no mercado Pens com 2 conectores, um para USB normal e outro para micro-USB que podem ser ligadas ora a um computador ora a um Tablet diretamente).


 


ATENÇÃO: Os próprios dispositivos terão de aceitar Android.


 


Em relação à capacidade conte com uns 10Gb livres...
Tb da para ligar a impressora, pens,discos externos?
Dos 16gbs internos qtos gbs livres?
Depende da utilização que quer dar ao Tablet...se quiser essencialmente trabalhar no office poderá ser uma boa opção o Windows (mas cuidado, 1 Gb de RAM é muito pouco para o Windows). Para uma utilização mais abrangente o Samsung é melhor.


 


Atenção que o Windows não permite instalar programas no cartão de memória!
Eu estou indecisa entre comprar um Samsung (android) e um Acer w1-810 (Windows 8.1. Qual recomendaria?
Poderão existir modelos específicos de outras marcas em que isso seja possível, para já a única marca que respondeu ser possível, o que foi comprovado por mim pessoalmente, é a Samsung(versão Android 4.2 ou superior).


 


O NVIDIA Shield também permite, mas sendo um Tablet específico para jogos não é do interesse da maioria dos utilizadores.


 


Aproveito para acrescentar que em relação aos Dyno e Insys estou sentado à espera da resposta.


 


Os E-star, depois de uma primeira resposta ridícula em que ensinavam como mover aplicações para um cartão de memória mesmo sem estar nenhum cartão inserido na ranhura do Tablet (obviamente que se tratava de uma partição da memória interna), também nunca mais disseram nada.


 


Os Point-of-View também não permitem.


 


De facto que estas marcas de gama baixa não permitam não é de espantar, agora marcas mais caras como a LG, a Asus, a Acer, a Toshiba não permitirem é que é estranho.
Só os Samsungs é que dão?
Sim, e com o Kitkat....Se quiser confirmar @@@Babby é só pegar num cartão de memória e experimentar...
Funciona mesmo?
Depois de muitos e-mails enviados e testes efetuados os únicos Tablets atualmente  comercializados que comprovadamente permitem a instalação de aplicações no cartão SD Externo, e de forma nativa, são os Samsung.


 


Isto depois de testes efetuados e que me levaram inclusivamente a adquirir um TAB4 de 8" em promoção...apesar do funcionário da loja FNAC onde fiz a aquisição me ter garantido que, e de acordo com o vendedor da própria Samsung, tal não era possível...


 


Assim, para tirar teimas, agarrei no meu cartão de memória com a APK do Firefox, testei e...voilá...stock, sem roots nem move2sd, nem dores de cabeça, a aplicação foi movida para o cartão.


 


A única forma de obrigar os fabricantes a agir em relação a este assunto é simplesmente não comprar os Tablets ou Smartphones que não permitam mover as aplicações para o cartão SD e deixar o mercado funcionar.
Segundo o apoio técnico da ASUS:



 


"Infelizmente, essa situação não é possivel em nenhum dos equipamentos ASUS, na categira de tablets"


 


Um fabricante a menos. :@


 


 


MEO-As


Contribuidor, postador, respondedor, 5 estrelas.
Aqui e ao contrário do que muitos têm propalado o passo atrás da Google em relação à limitação da utilização do cartão SD:
http://www.androidpit.com.br/android-5-0-lollipop-cartao-sd


 


MEO-As


Contribuidor, postador, respondedor, 5 estrelas.
Resposta do apoio técnico da bq:


 


"Relativamente à transferência das aplicações para o cartão microSD externo com o Android, apesar do sistema operativo o permitir fazer, a bq optou por limitar essa caraterística nos seus dispositivos.

Preferimos  não permitir a transferência de aplicações para o cartão SD externo por motivos de estabilidade e desempenho/velocidade do sistema. Assim, por defeito todas as aplicações são gravadas na memória interna do telefone e a possibilidade de as passar para o cartão SD não está ativa.

No cartão SD externo pode gravar os dados das aplicações que o permitirem, ou ficheiros e documentos.

Lamentamos informamos que nenhum dos nossos dispositivos dispõe desta característica."


 


O meu comentário.


 


Desde que a informação seja clara de forma a que o consumidor possa optar antes de comprar nada tenho contra a política de cada fabricante, embora discorde redondamente da opção.


 


MEO-As


Contribuidor, postador, respondedor, 5 estrelas.


 
E de acordo com o apoio técnico da Samsung Portugal a regra dos telemóveis também se aplica aos seus Tablets, isto é, a partir do Android 4.2 é possível mover as aplicações para o cartão SD.


 


MEO-As


Contribuidor, postador, respondedor, 5 estrelas.
Nos Tablets a necessidade não é tão premente porque a memória interna corrente é pelo menos de 8 Gb.


 


No entanto também tenho interesse em saber essa informação...se cada um fizesse a sua parte classificando Tablets seria mais fácil.


 


Para já os Acer não permitem (é política mesmo do fabricante).


 


Tenho um e-Star MID 9748 que também não permite (há um tutorial que, utilizando simplesmente as ferramentas de desenvolvimento do Android, sem root, altera a partição onde as aplicações são instaladas, no enatnto ainda não o testei neste Tablet, no Acer Iconia B1-710 não resulta).


 


Quem quiser testar se um Tablet ou Smartphone com S.O. Android permite mover aplicações para o cartão SD deve:


 


1)Colocar um cartão SD na ranhura.


 


2)Instalar uma aplicação que possa ser movida para o cartão SD, por exemplo o Firefox, e que não venha pré-instalada, pois estas não podem ser movidas.


 


3)Confirmar, com o gestor de ficheiros, que há espaço utilizado no cartão de memória, pois muitas vezes o cartão SD que aparece referido não é o verdadeiro cartão SD.


 


MEO-As


Contribuidor, postador, respondedor, 5 estrelas.
E os tablets? Quais as marcas que podem fazer isso?
Esse equipamento permite instalar aplicações no cartão SD...


 


Em relação à questão em concreto não é num fórum de um operador que ela deva ser colocada...


 


Cumprimentos,


 


MEO-As


Contribuidor, postador, respondedor, 5 estrelas.
Eu ainda não consegui fazer root ao meu huawei y530-u00 da MEO. Alguém sabe como?
Estou perfeitamente de acordo. É uma vergonha para o comercializador dos equipamentos.
Resposta do apoio técnico da LG, em relação à possibilidade de mover aplicações para o cartão SD. :


 


"Relativamente à questão que nos coloca, informamos que a memória interna dos telemóveis LG é destinada a aplicações e ao sistema operativo do mesmo, sendo a memória do cartão SD para utilização de conteúdos multimédia e ficheiros pessoais.

Desta forma e uma vez que se trata de uma característica intrínseca dos equipamentos e do sistema operativo Android desenvolvido para todos os telemóveis Smartphone da LG, indicamos que a operação por si pretendida está indisponível."


 


P.S. Esta informação não é verdadeira. De acordo com isto https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Mobile/LG-L65/td-p/48681, pelo menos algumas aplicações no LG-L65 podem ser movidas. Parece que o próprio apoio técnico da LG desconhece todas as potencialidades dos equipamentos que fabrica...
Informação do Serviço Técnico da Samsung, em relação à possibilidade de mover aplicações para o cartão SD.


 


"Informamos que isso somente depende da versão android ou seja:


 


Até a 2.3.6 é possível tansferir para o cartão de memória;


Da 3.2 até 4.1.2 não é possível;


Da 4.2 até a 4.4.2 volta a ser possível.


 


Poderá verificar a versão android do seu dispositivo em Difinições-> Mais-> Acerca do dispositivo-> Versão Android."



 


Dizem por aí que os telemóveis Samsung são caros...o apoio ao cliente paga-se e a sua falta sai por vezes muito caro.


 


Vem aí o meu 3º Samsung a caminho.


 


P.S. Para os Tablets aplica-se a mesma regra.
Obviamente que com root (mesmo sem nova ROM) se consegue...


 


Não é lógico é que alguém saia de uma loja MEO com um telemóvel novo para de seguida ter de perder tempo e correr riscos para conseguir que o telemóvel faça algo que deveria fazer desde logo!


 


Cumprimentos e obrigado pela colaboração.
Reputação 1
Crachá +5
CWM


CUSTOM ROM


ROOT


SD =OK
E a saga continua...


 


Nas lojas meo não me sabem informar se os telemóveis permitem ou não mover as aplicações para o cartão de memória.


 


Não podem ligar os telemóveis (como se experimenta um telemóvel sem ligar é uma boa questão).


 


Também já me avisaram que não conseguir mover aplicações para o cartão de memória não é um defeito, logo se eu comprar o telemóvel depois não o posso devolver por esse motivo.


 


Isto é kafkiano.


 


Acho que vou perguntar à DECO se é legal.

Responder