Skip to main content
Pergunta

Custos de Chamadas em Roaming - Dúvidas

• May 21, 2026
  • 7 respostas
  • 68 visualizações

Boa tarde,

Eu já liguei para o suporte da MEO mas as pessoas que atendem nem coisas básicas como PUR e distinção entre roaming e chamadas internacionais sabes. Por isso queria fazer as seguintes perguntas:

Eu vou viajar para a Aústria, Eslovénia e Croácia, tudo países do EEE,

A minha dúvida é quando eu aterrar por exemplo na Aústria vou entrar em roaming e chamadas do meu telemovél para números portugueses de pessoas que estejam em Portugal ou noutro país do EEE, são “grátis” porque utiliza o meu plano móvel como se estivesse em Portugal correto?

Contudo a dúvida é se eu estiver na Aústria e realizar por exemplo chamadas para números Austríacos ou da Eslovénia (que não são números portugueses) aí já é considerada uma chamada internacional correto? Se sim, onde posso consultar quanto pago para cada país por minuto? Existe algum tarifário que me reduza os custos?

Nota: As pessoas que me atenderam da MEO disseram que iria pagar 2,91 euros por minuto mas do que tive a ver isso é se for para outros países fora do EEE,

7 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 21, 2026

Olá ​@pedronunes54 

Apenas as chamadas para País onde está, Portugal e outros países da Zona 1 têm o preço do seu tarifário. Os restantes países são cobrados os tais €2,91 que o Apoio ao Cliente referiu.

• Autor
  • Principiante
  • May 21, 2026

Olá ​@pedronunes54 

Apenas as chamadas para País onde está, Portugal e outros países da Zona 1 têm o preço do seu tarifário, normalmente grátis. Os restantes países são cobrados os tais €2,91 que o Apoio ao Cliente referiu.

Boa tarde Ana, ​@ana_Paula 

Agradeço a resposta, mas pode ser mais clara? Salvo erro o que está a mencionar é os custos de ligar em roaming para números portugueses que estejam noutros países. Ou seja se eu estiver em na austria e ligar para um numero portugues que esteja na eslovénia é pago como se fosse no meu tarifário normal. Já se estiver na Aústria e ligar para a Suiça aí pago 2,91 euros por minuto. Até aqui eu já sabia.

Contudo a resposta dos 2,91 euros por parte do apoio ao cliente foi na situação que coloquei a questão abaixo:

“Contudo a dúvida é se eu estiver na Aústria e realizar por exemplo chamadas para números Austríacos ou da Eslovénia (que não são números portugueses) aí já é considerada uma chamada internacional correto? Se sim, onde posso consultar quanto pago para cada país por minuto? Existe algum tarifário que me reduza os custos?”

Pode-me responder de forma mais clara, por favor?

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • May 21, 2026

Em roaming no EEE, as chamadas para números móveis e fixos da zona 1 são descontados do plafond mensal, independentemente de onde se encontrar a pessoa a quem liga.

Se estiver na Áustria e ligar para um número português que se encontra na Suíça, os minutos são descontados do plafond mensal. Já se ligar para um número móvel ou fixo suíço, paga os 2,91 por minuto.

Zona 1:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Noruega, Polónia, Republica Checa, Roménia, Suécia e Ucrânia (inclui Caraíbas Francesas, Reunião e Gibraltar).

O Reino Unido está incluído no roaming no EEE. Apesar do Reino Unido já não pertencer à União Europeia, continuam a ser aplicadas as mesmas condições do EEE. Relembramos que Andorra, Principado Mónaco e Suíça não são países da União Europeia. Nestes países será aplicado o tarifário base de roaming de acordo com a zona aplicável.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 21, 2026

Os €2,91 são para outros países que não do EEE ou seja fazem parte das comunicações não incluídas.

As chamadas, SMS e MMS feitos no EEE custam o mesmo que em Portugal como se fosse outras redes nacionais. Ou seja custa o mesmo que ligar ou enviar SMS/MMS para outras redes em Portugal.

Veja esta informação, pode ser útil:

https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Roaming/SMS-Welcome-EEE.pdf

• Autor
  • Principiante
  • May 22, 2026

Os €2,91 são para outros países que não do EEE ou seja fazem parte das comunicações não incluídas.

As chamadas, SMS e MMS feitos no EEE custam o mesmo que em Portugal como se fosse outras redes nacionais. Ou seja custa o mesmo que ligar ou enviar SMS/MMS para outras redes em Portugal.

Veja esta informação, pode ser útil:

https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Roaming/SMS-Welcome-EEE.pdf

@ana_Paula ​@Ricardo27 

Agradeço a resposta de ambos mas alguma coisa não me está a fazer sentido e queria a vossa confirmação .

O que ambos estao-me a dizer é que se eu estiver na Áustria e ligar para um número austríaco (+43) ou ligar para um número esloveno (+386), reforçando que são números não portugueses, que então estou abrangido pela zona 1 e os minutos são descontados do meu plafond mensal? Ora portanto são "grátis" ? 

Reparem, isto não me faz sentido nenhum e talvez seja isso que me esteja a causar confusão. Porque então se eu estiver em Portugal e ligar para um número da Áustria ou Eslovénia, vai ser considerado uma chamada internacional e vou pagar por minuto um determinado valor. Mas basta eu estar em roaming e já não se paga? O roaming é "Roaming like at home" ora se eu estivesse em Portugal e ligasse para um número austríaco e/ou Eslovénia eu ia pagar .. 

Desculpem a insistência,

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 22, 2026

Qualquer chamada (em roaming) realizada para o EEE custa o mesmo de uma chamada feita em Portugal para um número Português de outra rede. Normalmente grátis.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • May 22, 2026

Exatamente!

Penso que até está bastante explicito: