Nunca tendo contratado serviços de cozinha à MEO, apenas TV + NET + VOZ, não posso aceitar que a MEO me fature sem qualquer autorização subscrições sobre culinária a 1.99€/semana.
Deixo aqui o texto enviado a título de reclamação à ANACOM:
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Sou, há anos, cliente MEO para TV+NET. Em Março/22 transferi para a MEO 3 telemóveis que tinha na NOS. Possuo, assim, um novo contrato com a MEO agora para TV+NET+VOZ. Relativas a este novo contrato, recebi já, e apenas, duas faturas (abril/22 e maio/22). Ambas com cobranças superiores ao acordado aquando da elaboração do contrato! A MEO consegue, em 100% das faturas associadas ao contrato, cobrar valores superiores aos acordados.
Na 1ª fatura (abril) reclamei junto da MEO. Sem explicações foi-me creditado o valor reclamado. O que aconteceria se eu não tivesse reclamado? O que acontece a todos aqueles clientes que não reclamam ou têm débitos diretos em conta? Existe um volume de receitas importante a favor da MEO associado a valores abusivamente cobrados mas não reclamados?
Na 2ª fatura (maio/22) cobra novamente valores não contratados. Mais uma vez reclamei, desta vez em termos menos diplomáticos (a MEO tem a responsabilidade de zelar pelos seus clientes e isso não está a acontecer). Cada fatura uma reclamação, 100% de incumprimento. Desta vez ainda sem resposta.
Realizei, eu próprio, averiguações que indicam que a MEO cobra, voluntariamente, burlas digitais ("Subscrição Cozinha Facil" - vejam portal da queixa https://portaldaqueixa.com/brands/cozinha-facil/ e as vossas bases de dados de queixas). Verifico que sou subscritor involuntário em dois telemóveis MEO de algo chamado "cozinha fácil". Desconheço, não quero, nunca subscrevi. Não deveria aparecer em fatura pois não deve a MEO ser veículo de cobrança de burlas digitais. Não fosse a MEO um cobrador cúmplice e a burla não existiria. Tornei-me devedor por o meu operador se ter associado a, e viabilizado, um serviço ilegal obscuro? Não devo pagar as opções dúbias da MEO e por isso recuso o pagamento dos valores da fatura de abril.
Resumo à consideração da ANACOM e importante: à MEO contratou-se TV+NET+VOZ e não Serviços de Cozinha. À MEO não se pode permitir que fature serviços que não lhe foram contratados.”