Resolvido

Burla

  • 3 January 2019
  • 7 respostas
  • 1792 visualizações

Bom dia.

Hoje recebi uma chamada de um indivíduo a passar-se por gestor de faturação da minha conta da MEO. O mesmo questionou-me se eu teria consultado as minha faturas anteriores e informou-me de que me foram cobrados valores indevidos, por parte da MEO, e que eu teria direito a receber um reembolso por parte da mesma. Para isso, teria que ir a um multibanco e depois seriam-me dadas instruções para fazer um pagamento (não faz sentido, eu sei). Óbvio que notei que estava a ser alvo de burla e tentei sacar o máximo de informações possível até desligar a chamada.
O que me preocupa nesta situação é que o burlão tem o meu nome completo e esta é a segunda vez que me tentam burlar, exatamente da mesma forma, mas por indivíduos diferentes.
Já contactei o serviço de apoio ao cliente da MEO na semana passada, minutos depois de ter recebido a primeira chamada de tentativa de burla, a reportar a situação toda, visto que achei ser algo que a operadora quisesse ter conhecimento. Foi-me transmitido que a situação seria reportada... e foi isso. Pensei que seria só uma tentativa de burla, mas já são duas até agora.
Não sei o que fazer caso continue a receber estes telefonemas...

PS - Quando contactei o serviço de apoio ao cliente na semana passada, pedi o reembolso da chamada, o qual o assistente disse que seria perfeitamente possível fazê-lo, mas nunca recebi o valor (2€).
Contactei novamente o serviço de apoio ao cliente a expor esta mesma situação (quanto ao reembolso dos 2€), e foi-me dito neste novo contacto que não me poderiam ajudar nisso.
Sinceramente não estou preocupado com o dinheiro em si, mas fiquei um pouco chateado com a falta de atenção da assistente em questão para com um cliente. Eu sei que o cliente não tem sempre razão, mas neste caso achei bastante injusta a forma de como fui tratado.

Obrigado pelo vosso tempo!
Cumprimentos
icon

Solução por gventura 26 February 2019, 19:19

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

7 respostas

Boa tarde,

Esta madrugada recebi uma chamada com uma situação idêntica, também reportei a situação à meo que me indicou não ter qualquer tipo de informação da ocorrência de situações semelhantes. Houve uma familiar minha que também recebeu uma chamada com a mesma situação. Estou bastante preocupada, visto não saber qual a intenção das pessoas que ligam, uma vez que nos querem tirar de casa para ir ao multibanco. Será que também têm acesso à nossa morada? Será com a intenção de nos assaltar?

Como ficou a sua situação?

Obrigada
A intenção é claramente extorquir dinheiro às pessoas através de transferência bancária. É provável que não tenham acesso à morada das pessoas. Mas é chato receber este tipo de telefonemas. A MEO já deveria ter um plano para ajudar o cliente neste tipos de situações.
Gostaria de lhe poder ajudar mais... mas ainda não recebi qualquer resposta da MEO no que toca a isso. Mas não se preocupe com isso. Só é preciso ter cuidado.
Estou muito insegura em relação a isso, porque recebi a chamada durante a madrugada e diziam que tinha que ir naquele momento ao multibanco, porque segundo eles as transferências da meo só ocorrem de madrugada e o mais estranho é a minha familiar receber também a uma chamada igual pouco tempo antes de ligarem para mim, mas a conversa é igual ao que lhe disseram a si. A intenção parecia mesmo tirar-nos de casa, o que acho estranho é que eu e a minha familiar não vivemos na mesma zona, vivemos em freguesias diferentes, mas que são relativamente próximas, por isso sendo para assaltar teriam de se deslocar de uma zona para a outra. O que me faz confusão é a situação de ligarem também para alguém da minha família. Será coincidência?
Não faço mesmo ideia. Eu acho que não deverá preocupar-se com isso. Se receber novamente uma chamada assim, vá à polícia. É o meu conselho.
Obrigada! Contactei hoje a provedoria do cliente da meo e disseram-me que iam passar a situação para o departamento que trata das burlas.
Reputação 7
Crachá +24
Estranho esses telefonemas! Principalmente serem feitos de madrugada!? Mas alguém no seu perfeito juízo, depois de receber uma chamada dessas de madrugada sai de casa para ir a um multibanco fazer uma transferência para receber dinheiro?!?
Não faz sentido!
É verdade que é estranho e de facto não sei quem sairia de casa mesmo durante o dia, quanto mais de madrugada... mas quando o assunto é receber dinheiro talvez haja gente para isso.