Alterações contratuais com informações ao cliente pouco ou nada claras

  • 14 March 2018
  • 2 respostas
  • 1016 visualizações

Sou cliente MEO há vários anos e em 2017, aderi a uma nova fidelização por 2 anos ao tarifário unlimited L . Nessa data foi assumido por mim que durante 2 anos teria que manter o pagamento do valor acordado, e ao mesmo tempo a MEO iria garantir a prestação do serviço contratado pelo mesmo período de tempo.
Ora, no momento da renovação da fidelização, eram me garantidos vários serviços mediante um valor de x.
Em fevereiro de 2018 sou confrontado com a extinção de um dos serviços previstos no contrato - Meo Music, e que por iniciativa da Meo, como forma de recompensa, oferecia outros serviços, por mim desconhecidos e pelos quais não tenho qualquer interesse.
De forma a expressar o meu descontentamento com as alterações, liguei para a linha de apoio ao cliente MEO, ao que me foi informado que, se não aceitasse as ofertas em troca do Meo Music, poderia voltar a pagar a mesma mensalidade que estava a pagar até à data, uma vez que a fatura que iria receber em março apresentava um aumento de 1€ ao meu valor da fatura.
Como desconhecia tal aumento, questionei a razão de tal aumento, pelo que me foi informado que me tinha sido enviado uma informação de tal aumento e que o prazo para reclamar esse aumento já tinha terminado.
Efetivamente, fui pesquisar todos os documentos relativos à Meo e na fatura de dezembro de 2017 existe uma pequena caixa de texto onde mencionado o seguinte:
“ Caro cliente, a 01-02-18 entram em vigor novas condições para alguns tarifários
aumentando o respetivo plafond mensal de minutos e SMS. +Info a 30-12-17
em meo.pt/NP2018 e ptempresas.pt/NP2018. Se o seu tarifário móvel alterar e não
aceitar a alteração pode rescindir este contrato s/ encargos de 01-01 a 15-01-18”
Analisada hoje a mensagem, a interpretação que faço é que, poderão existir tarifários que que iriam ser alterados, para isso teria que pesquisar e se o meu tarifário fosse um dos “ contemplados” teria 15 dias para reclamar. No entanto, os links não mencionam qualquer informação clara.
Eu pago as mensalidades por débito direto para não ter que ler os valores e referências das faturas.
será que um aumento de valor deverá ser anunciado desta forma ao cliente?
Será que o contrato está a ser devidamente cumprido pelas partes?
Apresento está reclamação por dois motivos:
Não aceito as condições impostas pela Meo relativamente à cessação do serviço Meo Music;
Não aceito que no mesmo mês em que me são retirados serviços, me tenha sido aumentada a mensalidade, com a agravante de me ter referido que, se quisesse manter o valor inicial teria que ter reclamado no prazo de 15 dias. Portanto agora se quiser rescindir terei que pagar a devida indemnização à Meo porque eu não cumpri o contrato, e a Meo cumpriu?
A consideração da Meo/Altice
Victor Ribeiro

2 respostas

Tambem me encontro-me exatamente na mesma situação quando tinham garantido ao telefone que nao iria sofrer aumentos durante os dois anos de contrato.
Reputação 1
Crachá +2
Vou partilhar a minha experiência!


Fui novamente contactado pela MEO...numa primeira fase a Sra disse que a Meo tinha informado na fatura de Dezembro ao que respondi que na mensagem da fatura não fazia referência a aumento de preços...1€ ou 20€ de aumento, motivo pelo qual os clientes não podiam desvincular-se pq a informação não era correta...depois informei que estava com fidelização por tal preço e tempo, pelo que o cliente queria apenas que a Meo cumprisse o contrato....pronto o Sr. Não aceita a minha resposta, vou registar e o melhor que posso fazer é passar a outro colega para ver o que pode fazer....passados 30mim....atendeu outro colaborador....perguntou o que eu queria?!!!


Pensei, só podem estar a gozar....a sua colega não lhe explicou?? 


Não, mas diga que eu vou ajudar....expliquei tudo de novo....primeiro veio a mesma conversa da msg na fatura ao que voltei a responder o mesmo e não aceitava essa resposta e apenas queria cumprir o meu contrato...era apenas isso!


Depois veio a proposta de +24meses no mesmo tarifário por 13,99€....respondi que apenas queria cumprir o actual contrato....voltou a carga, então e se lhe devolver o dinheiro cobrado e ficar mais 24meses mas fica apenas a pagar 12,99€....( eu pagava 13,49€) ... Eu respondi, envie a proposta e depois logo penso, mas apenas aceitarei se devolverem o dinheiro indevidamente cobrado nesta fatura!


Fica aqui o meu exemplo para os utilizadores deste post!


Cumprimentos

Responder