Resolvido

A MEO tira-me sempre 1,25 eutos todos os dias

• 8 June 2014
  • 72 respostas
  • 3862 visualizações

Crachá
Boas

A MEO tira-me 1,25 euros todos dias do meu cartão pré-pago por serviço de internet sempre de madrugada. (entre 0.00 4.00), sem ter acesso a mesma.

Já telefonei para o suporte do MEO para configurar Samsung S4 eles continuam a tirar 1,25, pois a instrução/solução (definições, mais redes, redes moveis, pontos de acesso, APN, branco)não funciona continuam a tirar todos os dias 1,25 euros.

Alguem sabe como solucionar este problema senão vou ter mudar urgentemente de operadora de telemovel.

Cump.

icon

Solução por mugugnone 11 July 2014, 06:37

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

72 respostas

Crachá +1
Carissimo,

Também sou cliente Vodafone com o mesmo tipo de telemovel.

Apenas ligo os dados móveis quando preciso, e não tenho a Vodafone a cobrar-me diariamente....

Exmos Srs. Venho por este meio apresentar uma queixa contra a MEO devido a uma situação de me está a deixar chocado e indignado com o comportamento amoral e sobretudo com o sentimento de impunidade que reina nesta operadora. Estou farto que me cobrem 1,25 sem ter os dados moveis ligados e começou novamente a acontecer. Dirigi-me logo que possivel a uma loja Meo para saber o que se estava a passar ao que me responderam que a factura estava correcta e que estes acessos tinham sido feitos, argumentei que era impossivel visto que tenho contratado um pacote de dados móveis 200mb e qeu quando o gasto deslgo os dados moveis e por esse motivo os dados moveis nunca foram ligados precisamente para evitar cobranças indevidas razão pela qual, a partir daí, só faço uso de rede WIFI que tenho disponivel em casa, ao que me responderam prontamente que era o telemóvel que por ser um smartphone devia de estar a utilizar os dados moveis sozinho para fazer actualizações automáticas para algumas aplicações . Indignado pergunto como é que é possivel que o telemóvel se ligue sozinho à rede se não tem os dados móveis ligados e como é que eu posso ser responsável por uma falha da operadora sim porque se tenho os dados móveis desligados o telefone NUNCA se pode ligar sozinho, ao que me respondem que "o sr. tem um smartphone e devia ter um tarifario de dados móveis" e ainda que "o seu equipamento tem que ir para suporte técnico" , insisto que não necessito de tarifario de dados moveis mais do que tenho, porque uso a rede WIFI, logo não posso ter acessos a pagar, mas a conversa não passa daqui e sou obrigada a reclamar. Como a resposta que obtive desta reclamação foi a mesma que já me haviam dado, ou seja, os acessos foram feitos, tem que pagar. Dirijo-me novamente à loja MEO para reclamar no livro de reclamações e aqui surge uma nova informação, afinal já não eram as actualizações automáticas mas sim o 4G que tinha uma nova forma de aceder à rede móvel, o que levava à cobrança de dados. Para evitar isso, eu deveria alterar uma configuração base no telemovel (não fui informada na compra!!!), evitando assim o acesso automático à rede 4G para se ligar à rede móvel, ou seja, o meu telemóvel, para aceder à rede móvel com o proposito de se autenticar na rede da MEO para eu realizar e receber chamadas, o serviço base da MEO e pelo qual eu pago n € mensais, utiliza a rede de nova geração para se autenticar, em vez do tradicional sistema GSM, sempre que este está disponivel. Só que a MEO, em vez de registar este acesso como um acesso de comunicação, regista como um acesso de dados móveis e cobra a tarifa diaria de acesso à internet. Por conseguinte não faz sentido que a MEO cobre por um serviço que faz parte do plano base de comunicação simplesmente por não conseguir distinguir um acesso de registo à rede de uma comunicação de dados. Assim sendo irei exigir a regularização dos valores cobrados, uma vez que não fui informado desta configuração base que tinha que ser alterada, que pago todos os meses uma mensalidade para ter acesso a comunicações móveis através da rede MEO e de não usufruir de acesso a dados móveis, eu continuava a ser responsável por esta cobrança. E isto tem tanto de amoral como de ridiculo pois estes senhores imputam ao cliente uma falha deles,ou seja, a rede 4G é uma evolução da rede 3G como o proprio nome diz, é uma rede de 4 geração, o que significa uma evolução de uma já existente e não algo completamente novo. Como tal, da mesma forma que para os telemóveis actuais vocês fazem a distinção do tipo de comunicações, é vossa obrigação que isso aconteça tambem para a rede 4G. Estou a pagar duas vezes por uma funcionalidade que não é da minha responsabilidade. O facto de o meu telemovel utilizar a rede 3G ou 4G para se comunicar com a torre do telemóvel quando se liga ou desliga não é da minha responsabilidade ou competência. É vosso dever garantir que eu tenho acesso a comunicações com o equipamento móvel. Como tal não inventem mais desculpas moralmente questionaveis, sempre tive os dados móveis desligados e todo o acesso à internet de que necessito faço-o por WIFI. Isto significa que, se existe acesso à rede 4G, o acesso é por motivo de comunicações de voz e não devido a acessos à internet. Posto isto espero ver esta situação regularizada mediante a devolução dos valores facturados. Mais informo que se não resolverem esta situação irei presencialmente à ANACOM fazer uma exposição desta situação e darei seguimento nas instâncias competentes.

Crachá +1
Não sei o que se passa com os "smart" e Android, mas o meu telefone não é smart nem tem Android, portanto esta explicação não me parece aplicavel.

O que é que estará a provocar este débito, uma vez por mês, sempre sensivelmente à mesma hora, depois da meia noite? Tem que haver uma justificação técnica. Ás vezes já não controlamos os automatismos que nós próprios criamos mas todos os automatismos são programados por alguem, eles não se criam a si próprios.

A meu ver, terá que haver uma justificação técnica atendível e consequente ação corretiva, onde aplicavel.

Obrigado pela atenção

vjs
mdfsgdc, estamos a analisar as referidas taxações e com a maior brevidade possível, entraremos em contacto com mais esclarecimentos. 
[user=21277]@@mdfsgdc[/user] , entrámos em contacto acerca desta situação.

Estamos ao dispor para questões adicionais.
Reputação 5
Quase de certeza que é o que o @@@GreenHead disse. 

Assim, neste link vá a Configurar e usar internet, e depois Ativar dados. Siga esses passos, mas no fim certifique-se que a opção Utilizar dados... está desactivada, ou seja, ao contrário do que indica o site.

Reputação 6
Crachá +22
Verifique se tem os dados móveis desligados.
Reputação 6
Crachá +22
Tente a solução fornecida antieriormente.

Se não funcionar encaminharemos para o suporte.
Reputação 6
Crachá +22
Encaminhado para o suporte.
Pensei que só me tivesse acontecido a mim, com um HTC One M8.

Perdi uma tarde com este assunto, com muita insistência e paciência da minha parte lá me devolveram alguns dos acessos (não todos) e de uma forma como se me estivessem a fazer um favor. Enfim.

Aos prejudicados apertem bem com eles
isso parece-me muito estranho. se a ligação estiver desligada nas definições do telefone duvido muito que alguma aplicação a consiga activar.

para além disso, como no meu caso o consumo medido pelo telefone também foi 0.

se tal acontecesse noutras operadoras acho que já teria visto alguém a queixar-se também
Crachá +1
Bom dia ao forum!

Já li neste forum situações ainda mais graves que a minha sobre o mesmo tema, o que de facto me deixou estupefacto, de qualquer modo deixo o meu testemunho.

Pelo menos nos últimos 3 meses (desde que "acordei" para o assunto) uma vez por mês e sensivelmente sempre à mesma hora (00:17) foram-me debitados valores de 1,25 € por utilização de internet no telemovel, que não usei.

Duvido que esta operação não tenha já ocorrido em meses anteriores sem que eu tenha dado conta, ainda assim, no meu caso, os valores em causa serão pouco significativos se comparados com outros casos que já vi reportados, de débito diário de valor idêntico.

Mas se considerarmos que esta operação pode estar a ser efetuada a milhares de consumidores, então os valores em causa tornam-se gigantes e o assunto assume proporções muito sérias e este é, para mim, o ponto mais importante: a minha primeira reclamação é que a MEO reveja e corrija urgentemente os mecanismos que estão a subtrair automatica e indevidamente o dinheiro aos seus clientes e que, doravante, esta situação não se repita, sem prejuízo, claro está, da reposição dos valores entretanto indevidamente retirados.

Manter esta situação só agrava a preocupação e falta de confiança dos consumidores na sua Operadora e, a médio prazo, em nada beneficiará a MEO.

Obrigado pela vossa atenção

vjs
Crachá +1
Muito bom dia, Luís, e obrigado pela resposta.

Por acaso neste momento o meu telemovel até está avariado e estou a usar temporariamente outro, mas nele eu não procedi nunca a qualquer ativação ou desativação do "acesso a dados moveis" e nunca esta questão me tinha surgido antes. Lembro-me até que, por vezes em que inadvertidamente selecionava alguma aplicação que requeria a comunicação de dados, aparecia a pergunta "pretende ligar ao servidor" ou algo assim, o que sendo aceite estabaleceria então a ligação, neste caso já autorizada.

Desativar o serviço, como tem sido recomendado, pode até resolver o problema da faturação indevida, mas eu não pretendo desativar o serviço, posso até precisar de o usar em qualquer momento e portanto até o quero ter disponivel, o que eu pretendo é pagar só e apenas quando dele faço uso, ou existe alguma taxa estabelecida a cobrar simplesmente pela manutenção do serviço em ativo?

Insisto: a MEO deve revisitar e corrigir urgentemente os mecanismos que automaticamente estão a originar débitos indevidos aos seus clientes e repor as importâncias erradamente cobradas.

Muito obrigado pela vossa atenção

vjs
Boa tarde @@@AR1602 , envie-nos o seu nº de telemóvel, via mensagem privada, de modo a verificarmos a situação que reporta. No assunto da sua mensagem coloque a ref. 3-31062447031.
@@@AR1602 até ao momento não recebemos mensagem privada com os dados que lhe solicitámos no nosso comentário anterior, pelo que não nos foi possível verificar o estado da exposição que efetuou.

Se pretender remeter a sua reclamação através de outro canal, pode fazê-lo através do formulário de contacto , efetuando um pedido na sua área de cliente ou numa das nossas lojas . 
Olá @@@mdfsgdc envie-nos mensagem  privada com o seu nº de telemovel para podermos ajudar. 

Em assunto coloque 3-62658392536. 

Bom dia @@@ruibgomes Lamentamos a demora na resposta caso ainda necessite da nossa colaboração, envie mensagem privada com o seu nº de telemóvel. Em assunto refira 3-62771386491.  
Boa tarde @@@luisb para podermos ajudar, envie por mensagem privada o seu nº de telemóvel.

Em assunto indique 3-63358047684 
@@EduCard Boa tarde, para podermos ajudar mais rapidamente pode colocar esta questão na sua área de cliente, veja como em http://rxm.qe.sl.pt . Obrigada 
Reputação 5
Crachá +16
Boa noite @@@vjs e @@@mugugnone , para que não sejam cobrados os valores do acesso à internet móvel deverão verificar nos equipamentos que estão a usar, a forma de desativar o acesso de dados móveis (através das definições do equipamento).

Podem solicitar a desativação do serviço de internet do vosso cartão, mas como foi referido, também será desativado o serviço de MMS, visto este necessitar da ligação de dados para transferencia de conteúdos.

Caso pretendam a desativação, podem solicitá-lo pelo formulário disponível em http://opl.6x.sl.pt ou através dos Pedidos na área de cliente MEO.
Reputação 5
Crachá +16
Boa noite @@@NunoMarques18 , para que possamos analisar a situação que indica, envie mensagem privada com o seu número de telemóvel.

Indique a ref. 3-62968783464 no titulo da mensagem.
Reputação 5
Crachá +16
NunoMarques18, vamos agora analisar a situação apresentada. Entraremos em contacto com mais esclarecimentos, assim que possível. 
Reputação 5
Crachá +16
@@@NunoMarques18 , enviámos e-mail com esclarecimentos adicionais acerca desta situação.

Caso seja necessário, estamos ao dispor para outras questões.
Desactivando os dados em segundo plano resolve!

Cumprimentos
Reputação 2
O problema é que os smartphones podem ter aplicações que acedem à net em segundo plano.

Portanto a única maneira é ter os dados móveis desativados, e apenas ligar quando necessitar de aceder à net através deles.

Basta ter um widget que actualize através de dados da internet para o telefone se ligar à net em determinados periodos do dia.