22200 outra vez?

  • 17 Dezembro 2014
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Já li imensos tópicos sobre este assunto tanto neste forum como em vários websites de queixas, pplware, zwame e facebook, e sei que não são o único com este problema, mas também que a MEO continua a cobrar aleatória e ilegitimamente aos seus clientes por serviços não solicitados. Muito chato principalmente quando se está fora de casa e com pouco saldo!


Decidi agora criar este tópico mais elaborado, pois pelos formulários online não me querem resolver o problema e não estou disposto a perder ainda mais dinheiro pelo 1696.


Tenho um Lumia 720 actualizado portanto duvido seriamente que se trate de malware.


 


Na primeira vez que detectei o problema, notifiquei a MEO pelo formulário online pelo qual me confirmaram que não pedi qualquer serviço e me reembolsaram os 3.59€. Aqui:http://23.95.9.155/anexo1.png


 


Já na segunda vez que detectei o problema de novo (sim, porque entretanto já me foram retirados várias vezes 3.59€ sem eu detectar!) já não me quiserem reembolsar pois dizem que o "débito do referido valor se deve à compra de um jogo através de um SMS originado para o nº 6026, que diz respeito à utilização do Menu do cartão por parte do utilizador" - pedido tal que não efectuei. Aqui:http://23.95.9.155/anexo2.png


 


Só para terminar uma pequena amostra do histórico de mensagens que recebi:


http://23.95.9.155/historico_mensagens.jpg


 


Portanto a minha questão é a seguinte: que terei eu de fazer para acabar com isto? Mandar uma mensagem privada com a referencia xyz?  Ligar ao 1696? Mudar de operadora?


 


Cumprimentos,


Ricardo Correia

10 respostas

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Olá @@@riccor 


 


Já utiliza smartphones Nokia há algum tempo ou este é o seu primeiro?


 


Tem a certeza que nunca antes aderiu a um desses serviços de compra por mensagens do 22200?
Uso Windows Phone há cerca de um ano. Conheço bem todas as funcionalidades do telemóvel, incluindo a localização do menu das Aplicações SIM, ao qual raramente acedo por saber que facilmente posso efectuar uma compra por lapso. Também nunca enviei mensagens a requisitir serviços. Recebi mensagens do 22200 em Julho, Setembro, Outubro e agora em Dezembro, o que me faz crer que não estou subscrito em nenhum serviço. Tenho também a conexão de dados desligada pois não possuo qualquer tarifário de internet móvel.


 


 


 


 
Reputação 6
Olá @@@riccor para podermos ajudar com questão que nos remete referente as sms recebidas, necessitamos que nos envie uma mensagem privada com o seu nº de telemóvel. Coloque em assunto a referência  3-57869032462.
Recebi há pouco uma chamada do apoio cliente da qual se concluiu que é provável que o Windows Phone aceite efectivamente o pedido de toques/jogos aquando do aparecimento de popups ao consultar o saldo pelo *#123# e a pessoa clicar na seta de recuar do telemóvel em vez de clicar na cruz de recusar o pedido no fundo do ecrã.


 


Pareceu-me uma explicação plausível para o problema.


 


Obrigado.
Reputação 5
Crachá +10
Já deixei de usar Nokia, há bastante tempo, mesmo antes da empresa ser comprada e o Symbian desaparecer... Adivinhava-se a mediocridade a caminho. Agora vejo, foi muito mais sensata, a escolha dum smartphone Android.


 


Cumps
Com certeza que este problema não será um factor decisivo para tamanha generalização ;)


Uso Nokia desde sempre e nunca tive problemas, mesmo fazendo um uso exaustivo dos aparalhos. Symbian foi o melhor, mas o WP está no bom caminho. Nunca usei Android, mas dizem que embora tenha mais funcionalidades, tem mais bugs e lag, ao passe que o WP tem menos funcionalidades mas é muito estável e melhor em termos de produtividade.


 
Pois aconteceu-me o mesmo hoje, ao receber no meu telemóvel uma sms para adquirir um toque qualquer.(o meu telemóvel é um velho Nokia, jurássico mesmo- sem acesso à net nem em que eu tenha efectuado algum pedido de consulta de saldo ou outro).  Como não quero tal serviço, nem nunca subscrevi nada do género, limitei-me a sair da mensagem (que, aliás, apareceu logo no visor quando desbloqueei o telemóvel para efectuar uma chamada- nem sequer deu entrada como "mensagem"). Para meu espanto, apareceu no visor "pedido enviado". Ora não só não enviei pedido de coisa nenhuma, como acho inadmissível este tipo de venda- ou melhor, de roubo! Liguei para o número de atendimento da MEO, onde me disseram que a mensagem vinha do número 6026 e que pertence a uma empresa que nada tem que ver com a MEO. Empresa que não me souberam dizer qual é. Gostaria que alguém me informasse que empresa é esta , porque pretendo responsabilizá-la por este tipo de prática. Além do mais, tive de gastar uma chamada para a MEO, pedindo que me fosse bloqueado qualquer tipo de "serviço" deste tipo. 

Cumprimentos,

Rosário

 
Pensei que o problema fosse apenas nos Windows Phones... mas lá está, o recuar na mensagem é o mesmo que efectuar o pedido. Faz sentido? Claro que não, mas o importante é tramar o pessoal.
Já conseguiu resolver? De tempos a tempos, recebo exactamente a mesma mensagem sem ter enviado qualquer mensagem para o nº 6026.  
Definições -> Notificações -> desactivar "Aplicações SIM"


Foi assim que fiz e há quase um ano que não tenho problemas.

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