voip / nómadas

  • 27 November 2015
  • 8 respostas
  • 2782 visualizações

Reputação 1
Crachá +4
Boa noite,

Após alguma investigação descobri que o meu acesso meo fibra permitia criar números nómadas, e melhor, usá-los gratuitamente num telemóvel com acesso à net para fazer chamadas grátis para fixos começados por 2, tal como se usasse o de casa.

Achei a coisa positiva, e já testei com sucesso embora tenha mexido nas configurações avançadas para conseguir alcançar esse sucesso!

 

As minhas duas dúvidas são neste momento:

 

1-É possível fazer o mesmo com o número fixo atribuido à conta começado por 2? Visto servir-se também de tecnologia voip? Se sim, que password devo inserir na configuração da app, se é um número sem pass no router?

2-Para android, os meus testes foram exclusivamente com o programa zoiper, e correram bastante bem, mesmo comigo a afastar-me do sinal, por experiencia de aspecto, fluidez, eficiencia e memória/bateria do smartphone, haveria outra recomendação que pudesse superar em simplicidade este programa? (android)

3-Desde que comecei os testes ontem, só consegui ter sucesso no telé, porque apesar de ter estabelecido uma das linhas para o nómada que criei, nunca consegui usá-la para fazer chamadas, pensei que seria do aparelho, então estabeleci um numero para a linha 1 e outro para a linha 2 tendo mais tarde tentado inverê-las, sem sucesso, e entre o sinal de apitos sucessivos ou da mensagem "a utilizacao da numeração nomada na home gateway ainda nao se encontra disponivel, obrigada" quando tento fazer uma chamada, ainda nao consegui uma unica vez que funcionasse.

4-É possível forçar o numero principal começado por 2 a ficar em ambas as linhas que saem do router, sem comprometerem a utilização do nómada via aplicação smartphone?

 

Muito obrigado, cumprimentos.

8 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


tendo fibra, o numero começado por 2 nao consegues mexer nem saber a pass...


 


as tecnologias são voip mas completamente diferentes nos numeros nomadas é a tecnologia voip A5020, e por incrivel que parece deu-me a branca e nao me lembro da tecnologia usada nos numeros começados por 2 na Fibra...varreu-se deve ser da hora...


 


nos nomadas poderás usar onde quiseres configurar mas acho que o router tem algum bloqueio que não permite usar os canais de voip para os nomadas só para o do serviço contratado...


 


?, acho que nao estou a dizer nenhuma calinada pois nao?
Reputação 6
Boas ?


 


Acho que sabes mais do que eu, não faço a mínima ideia, tinha que investigar e fazer alguns testes, mas vou estar fora no porto 


com a Asus Portugal na Comic Con e só devo voltar a lisboa no dia 10 ou 11, e como só tenho mais um dia disponível até ir, não vou conseguir testar até lá.


 


Mas é certo que a conta Voip associada ao serviço Meo não pode ser configurada noutro equipamento, a Meo não faculta as credenciais desse numero, os Nómada não sei quais se estão limitados á ligação do serviço MEO.
Reputação 6
Boas ?
Vê se isto ajuda na configuração do voip Nómada.
http://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/csipsimple-chamadas-gratuitas-voip-da-meo-no-android/
Reputação 1
Crachá +4
Bom dia!


Realmente a madrugada parece ser o vosso pano de fundo ;)


 


Eu consegui configurar correctamente a parte do softphone (zoiper), inclusivamente as configurações foram metidas ao calhas, no que toca a perceber o que estou a fazer, limitei-me a antes de alterar as configurações no router, fazer um print screen para se algo falhasse pudesse voltar a colocar como estava:


http://i.imgur.com/Twz4b32.png


depois lá funcionou, mas sinceramente nao sei de memoria e neste momento se tenho o "sapo" no router e no tele "voip" ou vice versa, ou ambos configurados de igual forma.


Segundo o que percebi em vastissimos comentarios que li nestes ultimos dias, a noZ permite usar o software deles como se do fixo se tratasse, presumo que isso inclua receber e fazer chamadas do smartp onde quer que haja ligação de dados, certo?


 


Entretanto tambem consegui que o numero fixo ficasse bom nas duas linhas, e o nomada deixou simplesmente de aparecer (antes dava para defini-lo numa das linhas de saida do router).


 


http://i.imgur.com/PMEHVBZ.png


 


Se só para meados de dezembro é possivel fazer testes, não há pressa nenhuma e até agradeço se forem feitos na mesma ;)


 


obrigados.


 


EDIT


ainda não experimentei realmente usar o nomada numa rede wifi q nao a minha onde esta configurado o nomada.. vou tentar hoje usar com uma zonfon ou outra publica a ver se funciona.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


o nomada pelo que ja testei funciona em qualquer sitio...desde que exista internet...
Reputação 1
Crachá +4
Boa noite!


Realmente dá para usar com qualquer rede, aprovadíssimo.


Será que com jeitinho, a meo não cederá as credenciais para uso com o número fixo da conta "2xxxx"?


 


Relativamente a aprofundar os serviços de voip e suas potencialidades, por exclusão de partes relativamente a preços (para rede móvel, prioritariamente), apurei 4:


 


powervoip 0,017
globalfreecall 0,017
dialcheap 0,018


freevoipdeal 0,025


 


Ainda não tive ainda tempo de aprofundar individualmente cada um, portanto não sei se o zoiper funciona com todos eles ou o que é necesario eles terem (sip, será o nome que procuro?) para os conseguir usar a todos em aplicações de smartphone, visto programas instalados no pc terem utilidade se existirem, mas não serem a prioridade.


 


Sei por exemplo (porque comecei pelo último) que o freevoipdeal tem algo interessante na ajuda "There is no monthly fee and the credit you buy will not expire.".


Interessante foi tambem perceber que a maioria deles deve pertencer à mesma organização, pois os 4 primeiros, power, global, deal e free, têm copy/paste da ajuda..


 


Só me falta saber mínimos, periodos que duram os valores até desactivarem contas, meios de pagamento..


 


Obrigado!
Não consigo por o VOIP a trabalhar...já meti várias configs e vários programas tanto no PC como no Android e nada. alguem com algum tutorial actualizado?
Obrigado
Reputação 1
Crachá +4
que programa android usaste?


eu usei o zoiper e foi campo 100% desconhecido para mim, e consegui, atraves de configuracoes que vi pela net fora.


 


 

Responder