SAPO VOIP no Meo Fibra

  • 30 December 2010
  • 61 respostas
  • 2508 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 14 respostas
Desde que a PT mudou a plataforma de VOIP(IMS) mais alguém teve problemas em registar o VOIP do SAPO?

Neste momento estou com problemas em registar o VOIP do SAPO utilizando o x-lite(para debug dos meus problemas com o Asterisk e os VOIPS da PT).

61 respostas

Boas!
eu comprei um siemens gigaset C610IP, funciona muito bem, apenas que o numero voip associado ao sapo fibra só funciona quando uso o thomson para a internet, já tenho outro router para substituir o thomson, mas depois os meus serviços de voip funcionam todos menos o do sapo fibra.
será que eles fazem alguma verificação do mac adress??? queria mudar o router e assim não vai ser fácil....
Qual é o sítio mais barato para comprar o tal Siemens Gigaset A580 IP?
Recebi um email da onedirect.pt a oferecer os portes mas não deu, deve ser só para encomendas maiores.
Alguém me mandou uma mensagem privada a pedir ajuda...não estou a conseguir enviar resposta...por isso deixo-a aqui no geral.

Viva,
Uma vez que agora já não dá para configurar o segundo numero voip (o meu caso) no thomson temos de o fazer através da interface do siemens.
Ligações:
Do Thomson sai um primeiro cabo de telefone que liga à rede da casa 22xxxxxxxx.Da saída dois do thomson vai um cabo para a base do siemens. Aliás, a base do telefone aceita dois cabos o que significa que para além do segundo nº voip também lá podes ter o 22xxxx.Funciona com os dois numeros.
No router tens de configurar o seguinte: na área dos telefones atribuis saída 1 telefone 1e saída 2 telefone 2...

Depois disto só tens de configurar o siemens através da interface do próprio. Acedes via ip (está no manual) ou através do próprio telefone. O mais fácil é via Ip. A partir daí é mais fácil...porque podes configurar tudo e mais alguma coisa...convinha leres o manual. O voip sapo vem com pré configuração o que significa que só terás de introduzir o numero +35130xxxxxxxx e a password que lhe atribuíste na área de cliente sapo.....et voilá.
Aviso-te desde já que vais perder algum tempo e certamente não será logo á primeira que consegues...mas depois ...torna-se intuitivo e relativamente fácil.
Se tiveres dúvidas apita.
P.S. o telefone não é muito barato...mas realmente é uma mais valia.
Obrigado! sendo assim vou comprar um siemens desses.
Olá,

Tenho tudo a funcionar normalmente. A diferença é que agora configuras o voip através da interface do siemens.
Boas!

queria deixar aqui uma questão ao colega bradpito, acerca do Siemens Gigaset A580IP, funciona com a nova plataforma ims ? pois estou com o mesmo problema e sendo assim resolveria o assunto.

Obrigado desde já por qq ajuda.

:cool2:
Reputação 7
Crachá +23
se vermos desta maneira...

150 mil cliente fibra neste momento...

se forem 1000 clientes com este tipo de necessidades é mt...

taxa menos que 1%...se fossem voces os donos da PT iriam-se preocupar mt com menos de 1%??

infelizmente é assim que pensao as grandes empresas...só os nºs contam...e 1% nao tem um grande impacto...

atençao nao quer dizer que concorde com este tipo de situaçoes...
Já tenho um C470IP e um C450IP à alguns anos e até a PT mudar de plataforma podia ter a conta MEO configurada nestes. Neste momento só a conta do SAPO é que dá para configurar neste tipo de aparelhos, ou qualquer outra conta VOIP sem ser a MEO.

O meu conselho é também ligar o cabo de RJ11 ao telefone do router(fica-se com o telefone do MEO que tá no router), e depois é configurar uma conta VOIP para chamadas para o estrangeiro e telemóvel. Eu utilizo para estrangeiro, 9x e 3x(grátis) o 12Voip.com(Betamax) com chamadas a 5 cêntimos para Telemóvel e grátis para rede fixa e para muitos países.

Pelos posts que tenho colocado dá para entender como estou a utilizar o VOIP. Tenho um Asterisk configurado com o Sapo e 12Voip (antes também tinha o MEO, até a nova maldita plataforma nova chegar) e tenho um C470IP ligado ao router pela porta RJ11 e RJ45. O meu Pai que passa mais tempo no Brasil que em portugal tem o C450IP ligado ao meu Asterisk. No Asterisk tenho configurado o numero do Sapo para quando ligarem para este tocar a extensão do meu Pai no Brasil e 30 segundos depois para o telemóvel brasileiro. E ele faz chamadas de lá como tivesse em minha casa. Em termos de poupança é brutal, as chamadas para rede fixa são grátis e para telemóvel no Brasil são baratas. Para quem necessita de ligar para ele, tem as chamadas a um custo de chamada local. Se eu tiver Wifi no Telemóvel... ligo-me ao Asterisk e é como estivesse em casa.

Com o Asterisk também tenho Video-chamada entre dois Telemóveis.

Para resolver o problema das Portas com o Asterisk e o Router, tive que mudar no asterisk para outra porta(sem ser a 5060) e configurar o router com os redireccionamentos. Neste momento tenho tudo configurado e a trabalhar até pensarem em mudar de novo o firmware do router e bloquear mais umas portas ou mudarem plataformas de voip no Sapo. Isto claro sem avisar ninguém antes!
Reputação 7
Crachá +23
ja tive a verificar...so mesmo com a PT Negocios...preço pouco acessível...
Reputação 7
Crachá +23
chama-se voip-pabx

mas ainda nao sei mais nada de concreto...
Ok. Para empresas acredito porque cada vez mais precisam de voips e afins.
Reputação 7
Crachá +23
Hum...será que não estás confundido?!

Há modelos muito parecidos. A diferença é o facto de serem ou não telefones IP (para além do preço).

Deve ser essa a tua confusão.

Vê aqui: Compra em linhaSiemens Gigaset A580
ou
A580 : comprar ao melhor preço

nao tenho duvidas...andei a testar esse equipamento...

nao quero tar enganado mas esse equipamento é fornecido para empresas...casos expecificos...

mas posso confirmar grande escolha...mt bom mesmo...mas como testei com outras soluçoes nao pensei que pudesse ser usado no serviço de fibra...
Hum...será que não estás confundido?!

Há modelos muito parecidos. A diferença é o facto de serem ou não telefones IP (para além do preço).

Deve ser essa a tua confusão.

Vê aqui: http://www.onedirect.pt/campaigns/gigaset/products/siemens-gigaset-a580
ou
http://www.onedirect.pt/search?query=A580
Reputação 7
Crachá +23
Para quem quiser saber mais e ver imagens da web intreface...AQUI: Second Look: Siemens Gigaset A580IP | VoIP Insider

LOL...de onde mandaste vir isto??

o existe um serviço da PT que tem este telefone...tenho de pesquisar pq a rede cobre usa este telefone mas nao me lembro em que condiçoes...
Para quem quiser saber mais e ver imagens da web intreface...AQUI: Second Look: Siemens Gigaset A580IP | VoIP Insider
Reputação 7
Crachá +23
parece mt bom esse equipamento...pena se caro..mas para quem quiser tirar bom partido parece bem...

as chamadas para o 16209 ja nao sao de valor acrescentado...sao no maximo 3.5€ se nao estiver errado...ate pode ser 2h que nao passa disso...

infelizmente com a nova plataforma tem mesmo de ser assim...so se pode configurar remotamente...
Mal tenha tempo ponho prints.

Há uma primeira base (emissora wireless) a que vai ligar o cabo de telefone que sai do router ou de uma tomada de parede e um cabo de rede que sai também do router ou de um switch (é o meu caso).

Depois há uma segunda base (que serve apenas para recarregar o telefone) e que pões aonde muito bem te apetecer. Dá num raio de 50 metros.

Pode-se configurar tudo no próprio telefone ( dá para uma linha de rede fixa e seis Voip) ou então através de uma página web (tipo o login no router thomson). Para chegar a esta página basta apenas saber em que IP é que está o telefone ou a base neste caso. Para saber o ip basta primir levemente um botão que está na base e o telefone começa a tocar aparecendo o IP que lhe foi atribuido pelo router.

Depois há diversa opções...segurança...ip fixo ou dhcp....etc..etc..) com tempo e alguma pesquisa dá para tudo e mais alguma coisa.

A mim satisfaz-me a fiabilidade, alcance, e acima de tudo a qualidade de som quer no 22xxx quer no 30XXX.

Sucintamente é isto.

Quanto ao preço, é alto concordo, mas andei à procura em lojas físicas e ou não havia ou estava esgotado. Por exemplo, numa media markt tinham acabado de vender o último quando lá passei e era também um siemens só que estava sempre dependente do pc estar ligado ou não e não era portátil...custava 79 Euros. Por mais 3 euros (já com porte mandei vir este que como já descrevi tem muitas mais vantagens...desde logo o facto de não ligar ao pc e por ser wireless.

Cumps

Só mais uma coisa, ontem tive de fazer um reset ao router e a coisa ficou complicada. A password de Internet já não é a mesma (tiveram de me dar outra). Quanto ao telefone, pura e simplesmente não dá para configurar como primeiro. Dizem eles que ao configurar a net os dados do telefone carregam automaticamente - O tanas é que carregam - tive de ligar para o apoio técnico para que eles fizessem isso remotamente. Duas chamadas e ainda por cima longas do telemóvel para o 16209 e eu a inchar.

Enfim, até dou de barato que a mudança de plataforma tenha vantagens...mas pelo que vejo perdemos a capacidade de sermos nós a configurar o thomson em determinadas coisas. E como é este trambolho que obrigatoriamente gere a rede caseira é muitas vezes necessário fazer um reset ao dito cujo (no meu caso fazia com alguma frequência). ESTAMOS TRAMADOS!
Reputação 7
Crachá +23
É relativamente simples.

Tens acesso pelo telefone ou pelo browser. Ao definir Portugal ele já tem as configurações para sapo. Depois é só meter user +351xxxx e password (dados e configuração do portal sapo - voip).

Aconselho vivamente que façam isto pelo web browser...porque no inicio pelo telefone parece meio manhoso.

Tive de reiniciar o router e desligar a alimentação da base para que ele assumisse o voip. Simultaneamente fica com a linha fixa (cabo de telefone + cabo de rede ligam na base)

Não tem que enganar e depois é partir à descoberta...Tem imensas opções.

mas ligas o telefone a onde? ao PC ou ao router?

podes por uns prints? fiquei curioso e pareceme uma alternativa...apesar de um bocado cara na minha opiniao...
É relativamente simples.

Tens acesso pelo telefone ou pelo browser. Ao definir Portugal ele já tem as configurações para sapo. Depois é só meter user +351xxxx e password (dados e configuração do portal sapo - voip).

Aconselho vivamente que façam isto pelo web browser...porque no inicio pelo telefone parece meio manhoso.

Tive de reiniciar o router e desligar a alimentação da base para que ele assumisse o voip. Simultaneamente fica com a linha fixa (cabo de telefone + cabo de rede ligam na base)

Não tem que enganar e depois é partir à descoberta...Tem imensas opções.
Reputação 7
Crachá +23
Nopes. Completamente independente do PC.

O preço vai aos 80 aéreos com portes. É quanto vocês vão ter de fazer em descontos na próxima renegociação :diablo:

ok mas como funciona?? as configuraçoes sao no telefone??

desculpa tar a perguntar, mas tem aparecido alguns clientes com esses telefones e nao estamos a conseguir ajudar...desconheço completamente como funcionam... :|

nao se pode saber de tudo, né?! 🙂
ligado ao PC??
+/- que preço??

Nopes. Completamente independente do PC.

O preço vai aos 80 aéreos com portes. É quanto vocês vão ter de fazer em descontos na próxima renegociação :diablo:
Reputação 7
Crachá +23
Ora viva,

Problema resolvido com o Siemens. Grande máquina...vale bem o preço.

Melhoria substancial na qualidade de som. Parece um telefone normal a esse nível. O meu 30xxxxx já funka outra vez.

ligado ao PC??
+/- que preço??
Reputação 7
Crachá +23
Boa noite!

NeoPayne, sou cliente do pacote surf 100, logo não tenho número voip da meo, mas tenho um número sapo voip configurado e (ainda) a funcionar... também vou perder o sapo voip, ou esta alteração é só para quem tem o serviço telefónico da meo? Obrigado!

bem o que tambem esta acontecer é que as proxy's da plataforma nomada sao diferentes da plataforma IMS...se tiveres problemas com o nomada poderá ser por causa disso...

agora se nao tens nenhum nº IMS configurado no router nao teras problemas.
Reputação 7
Crachá +23
Mas afinal isto te a ver com novas plataformas ou é pura e simplesmente para ganhar mais uns trocos???!!!!

a mudança das plataforma tem o motivo de melhorar o serviço...a plataforma dos nºs nomadas é demasiado limitada para o que os clientes "normais" querem...

normalmente os clientes querem Voice Mail (apesar de quase ninguem gostar de falar para a maquina), encaminhamento de chamadas, barramentos, etc...
Ora viva,

Problema resolvido com o Siemens. Grande máquina...vale bem o preço.

Melhoria substancial na qualidade de som. Parece um telefone normal a esse nível. O meu 30xxxxx já funka outra vez.

Responder