O que é que é necessário para bloquear através de imei um telefone roubado?

  • 6 October 2014
  • 12 respostas
  • 27141 visualizações

  • Estagiário Júnior
  • 6 respostas
No sábado roubaram-me o telefone.


Fui logo à loja pedir uma segunda via do SIM e resolvi o problema do cartão.


Agora descobri que como tenho a caixa, tenho os IMEI do telefone (dual sim).


O que é necessário para bloquear o telefone via IMEI?


Tenho de apresentar primeiro queixa na policia? Ou basta-me apresentar a fatura e os dados do telefone?


Alguém sabe se a policia utiliza o IMEI do telefone para tentar localizar o assaltante?


 


obrigado 

12 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


vai a uma loja e é entregue um cartão na hora...e ao fazer isso o outro é cancelado...


 


não cais na asneira de pedir 1º o bloqueio do cartão...só vai dar trabalho...
Reputação 5
Crachá +17
Boa noite @@@vsc , para solicitar o desbloqueio deve entregar os seguintes documentos numa loja MEO:


 


  • Prova de compra do telemóvel (fatura / Recibo ou certificado de garantia);
  • Termo de responsabilidade indicando a marca, o modelo e o número IMEI do seu telemóvel.
  • Fotocópia do BI ou outra identificação válida
  • Prova de participação de furto às autoridades
 


Apenas é possível o bloqueio do equipamento com comprovativo de queixa sobre furto nas autoridades.
Reputação 5
Crachá +17
Boa tarde @@@vsc , apenas conseguimos verificar se o cartão MEO se registou na rede, caso tenha efetuado alguma comunicação. No caso de pretender obter esta informação, pode consultá-la através da sua área de cliente ou, em alternativa, enviar-nos por mensagem privada, o nº de telemóvel em questão e a hora aproximada do furto. No assunto da mensagem indique a referência 3-42832492715.


 


Informamos também que o bloqueio efetuado por nós, apenas terá efeito para a rede MEO, pelo que deverá efetuar o mesmo procedimento nas restantes operadoras.  


 
Obrigado.


 


Eu possuo isso tudo, aliás o telefone é dual sim e tem dois IMEI.


A outra questão que eu queria colocar é se existe possibilidade de saber se desde a altura do furto já o terminal se ligou à rede.


A questão prende-se com a queixa efetuada na policia, não sei qual o procedimento que o ministério público de Almada irá tomar em relação ao assunto, eles têm os dados dos IMEI. Seja como for eu solicitei que se o processo fosse arquivado, eu fosse notificado, mas pelo que percebi posso transmitir dados novos tendo o número do processo comigo, penso que transmitindo que o terminal se encontra ligado à rede poderia desencaminhar outro tipo de ação do que apenas o arquivamento.


 


Outra questão que eu queria colocar é se, eu solicitando o bloqueio à MEO isso garante o bloqueio para a outras redes em Portugal, ou seja, se a informação circula entre operadores? Ou se pelo contrário necessito de me deslocar às outras operadoras.


 


Obrigado pela atenção


 


Vitor Costa
Boa tarde


 


O cartão MEO ficou logo bloqueado no sábado à tarde quando o telefone foi furtado, porque eu dirigi-me automaticamente à loja da MEO no Almada Forum. Por outro lado, quem furtou o telefone desligou logo o telefone, pelo que penso a ideia seria utilizar o telefone ou vendê-lo para utilização com outro cartão. Daí a minha questão de se seria possível confirmar a ligação do terminal e não do cartão, porque esse existe já uma segunda via a qual eu me encontro a utilizar. Seja como for agradeço a resposta. Eu sei que a policia pode requerer o pedido de confirmação de ligação do terminal e qual o número para essa ligação, mas só o fará se o ministério público assim o entender, daí a questão de apenas pretender confirmar se existe a ligaçã ou não para de alguma forma adicionar algo ao processo que os levasse a realizar esse pedido.


 


Em relação ao restante do post, fiquei a perceber então que ainda não existe a tal lista negra comum para Portugal que se falava há uns anos atrás, necessitando eu de me deslocar aos outros operadores.


 


Obrigado pelas suas informações que foram bastante úteis, vou só aguardar algum tempo para ver se realmente a policia realiza o pedido de possível localização dos IMEI ou se por outro lado o processo é arquivado. Caso seja arquivado irei pedir então o bloqueio dos dois IMEI do terminal.


 


Agradeço a sua atenção.


 


Vitor Costa
Ao fim deste tempo todo concluí que dá muito trabalho e nunca se tem a garantia de que o IMEI foi realmente bloqueado.


Por exemplo, além do papel ou cópia da queixa efetuada na policia querem a fatura do telemóvel, ou seja a operadora é mais exigente do que a policia, eu tinha a fatura do telefone e a queixa, mas como a queixa não referia o IMEI deu logo confusão, desloquei-me outra vez à policia a solicitar que me fornecesse um documento com os respetivos IMEI, mesmo assim quando se mostram disponíveis para bloquear o telemóvel o cliente nunca tem garantia de que esse bloqueo foi efetuado e como aconteceu comigo três meses depois descobri que afinal não tinham bloqueado.


Outro aspeto importante é a necessidade de nos deslocarmos a todas as operadoras para realizar o bloqueio, a vontade de bloquear depende muito do assistente que se apanha pela frente, mesmo com os documentos legalmente solicitados. Deve existir algum acordo com quem furta.


A policia só procura quem roubou, se for roubo e não furto, ou seja, teve de existir violência, caso contrário não utilizam um método fácil que era a simples localização do aparelho pela rede através do IMEI.
Boa tarde


 


É mesmo necessário ir à polícia, sem isso o IMEI do telefone não é bloqueado pelas operadoras. Mas o bloqueio do IMEI não protege os conteúdos do telefone, apenas o impede de se ligar a uma rede móvel, neste caso no nosso país. Quanto à queixa, se for furto eles não ligam se for roubo, ou seja, se envolver agressão ou intimidação aí sim a polícia considera uma investigação ao sucedido. A queixa em caso de furto serve para se o telefone aparecer na policia por algum motivo eles saberem de quem é. Em relação a custos nenhuma da ações, apresentar queixa e/ou solicitar bloqueio de IMEI deverá implicar custos. Ter em atenção que para o bloqueio no nosso país é necessário ir a todas as operadores solicitar o bloqueio...


 


Com os melhores cumprimentos


 


Vitor Costa
Roubaram-me o telemovel e gostaria de saber o que posso fazer para o bloquear
fui assaltadoem Angola e levaram me o telemovel com o numero da meo de portugal, como consigo agora cancelar e pedir uma segunda via o mesmo.
Reputação 1
@@InesDinis


 


Para solicitar o bloqueio através do IMEI , é necessário o respetivo IMEI e tambem o comprovativo da policia.


 


Em outra alternativa , caso disponhas de uma conta google associada ao telemóvel , tens sempre a possibilidade de bloquear o aparelho , limpar todos os dados e até rastrea-lo*


 


*o rastreamento apenas funciona caso tenhas a o GPS ligado no telemóvel roubado bem como conetividade a uma rede de internet.


 


Podes ver mais informações aqui
Boa tarde ontem na festa da minha filha foi roubado dois telefones o meu e o da minha irma, comprei recentementa a promoção do StarNaute 4, tenho faturas e está tudo em meu nome.

Tenho de apresentar queixa nas autoridades para poderem fazer algo? Tem algum custo para apresentar queixa de roubo do meu telefone? 

 

Tem todos os meus dados memorizado incluindo oa dados do meu net banco, recordações da minha primeira filha e ontem como indiquei era o seu primeiro aninho foi onde desapareceu o telefone. Que posso fazer urgentemente? Tem custos de algo??

 

Com os melhores cumprimentos Inês Dinis
Crachá +1
Um telemóvel meu foi roubado. No princípio pensei que tivesse sido roubado no metro mas após a queixa à polícia soube que foi roubado de minha casa por uma pessoa conhecida. Depois da queixa na psp, desloquei me a todas as lojas, meo, zon e vodafone onde pedi o bloqueio pelo  imei. Após esse trabalho todo constacto que a pessoa continua a usar o telemóvel para aceder à internet e a todos os dados no telefone. Não sei até que ponto a pessoa não poderá desbloquear o telemóvel em qualquer casa de desbloqueios. Pensava que como tinha a fatura e os dados todos do telemóvel a pessoa que me roubou não poderia mais aceder ao conteúdo do mesmo. E que poderiam fazer algo mais definitivo.

Sei que o telefone continua a ser usado por um número vodafone, ou seja já foi desbloqueado para essa rede, pelo menos. É injusto que com o tal imei não se possa fazer algo de mais drástico.

Responder