Configs VOIP MEO Fibra (TG784) - Núm. não nómada +3512x

  • 17 August 2013
  • 21 respostas
  • 5432 visualizações

  • Novo Membro
  • 0 respostas
Boas!

Depois de muito ler aqui no forum (e não só), mantenho algumas dúvidas relativamente ao VOIP MEO Fibra.

Pretendia desligar o VOIP no TG784 (10.2.1.D com RootUser) e passar a usar um hardphone IP tipo Cisco, Yealink ou Gigaset. Não queria adquirir uns poucos de terminais IP destes (para fazer uma rede interna) e descobrir que não os consigo usar!!



Algumas questões:

- É possível configurar estes aparelhos com o VOIP do número do MEO, ou seja, +3512x? Neste momento não estou interessado nos números nómadas, a prioridade é colocar o +3512x a funcionar!

- Aparentemente o que tenho aqui configurado é IMS (proxy.ims.iptv.telecom.pt:5070). Li que há dificuldades em registar outros terminais que não o TG784. É verdade?

- Como descobrir a pass do VOIP? A instalação é de 2010 e os técnicos não deixaram a password. Já tentei através do Inspect Element, Page Source, fazer apply nas configs e pedir ao FF para a guardar e ir ao gerenciador de passwords para a ver... em todos os sítios a pass apresenta-se como sendo constituída apenas por asteriscos.

- Já tentei instalar um softphone (x-lite) mas nunca me consegui registar (Erro 500). Resta saber se coloquei bem as configs ou não, mas o problema deve advir da password (não é a mesma do acesso PPPoE já agora).

- O que dizer da porta 5060? A PT bloqueia o acesso à porta 5060 a qualquer dispositivo que não o TG784? Já vi que se consegue desbloquear isso através de Telnet/CLI se for preciso.



Outra pergunta mais teórica: existe alguma coisa no contrato que implique a utilização dos dispositivos fornecidos por eles? Não que os contacte frequentemente, mas fico com a sensação que eles não dão os dados de configuração, de rigorosamente nada. Antigamente os dados eram todos fornecidos aos clientes e cada qual comprava o que quisesse. Para além do número de telefone, do user e pass PPPoE e a chave do wireless não deixam mais infos nenhumas! Qual é o inconveniente, para eles, de eu, como cliente final, usar um router de qualidade e possuir uma rede interna telefónica/central (que é possivel fazer com os Gigaset DECT analógicos fornecidos por eles!!)?



Obrigado desde já :great:

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

21 respostas

faz downgrade do firmware e já consegues sacar a password.

ou então tenta capturar os pacotes que saem pelo interface wan
Crachá +6
Tanto quanto sei o telefone tem que ser configurado remotamente.
Reputação 7
Crachá +23
Esquece configurar o voip noutro router...

a configuraçao do voip é remota e nem quem faz a configuraçao tem acesso a pass do voip...por motivos de segurança...

e sim será obrigatorio ter os equipamentos da PT a funcionar se queres ter o serviço estavel...bem é possivel fazer algumas alteraçoes por iniciativa propria de mts utilizadores e ainda bem...

mas voip e tv tem mesmo de ser pelo router fornecido mas a net ja pode ser controlada por outro router...mas nada isso é oficial...claro...
Realmente se é isso que estão a fazer é mais uma demonstração de falta de seriedade, se o cliente paga o serviço não tem nada que esconder partes do serviço, se quero outro equipamento é problema do cliente não da PT. Quero a Password caso contrário vou usar outro operador voip e não gasto nem dinheiro nenhum atraves da PT ou então cancelar o serviço fibra.
Crachá +7
Concordo quase inteiramente com a tua observação.


Só 1 observação: se optares por outro operador VoIP possivelmente irás pagar um serviço extra porque não dá para pedir à PT para ele descontarem o valor do telefone.


Quer dizer, pelo menos nos clientes de internet+telefone não dá, talvez dê nos clientes de internet+tv+telefone.


Já agora, que outro operador VoIP te daría um número geográfico (p.ex: 21 ou 22)?


Cumps
Claro que há vários operadores que entregam os números geográficos diretamente num trunk voip!!

Já migrei 10 DDI para VOIP e funciona muito melhor do que qunaod era pela PT!

 

 
Crachá +7
Amigo, o tópico tem 2 anos e 3 meses. Mas vá, vamos lá a desenterrá-lo.


Já migrou 10 DDI's para VoIP? Excelente. Olhe, eu já devo ter migrado uns 800 DDI's em centrais de clientes de TDM para VoIP.


Mas a questão de fundo mantém-se:


- não dá para pedir à PT para descontar o valor do telefone no serviço, eles continuam sempre a cobrar o número geográfico mesmo que não o usemos.


- não há nenhum service provider (pelo menos que eu conheça) que forneça números geográficos de borla, tenho sempre de o pagar ou então subscrever um pacote de comunicações VoIP em que já venha incluído um (ou mais) número geográfico.


 


Ou seja, posso ganhar em não ter de usar o router que a PT me coloca em casa e optar por usar um equipamento melhor ou mais adaptado às minhas necessidades do que a trampa do Thomson que costumavam meter, mas a brincadeira vai sair-me cara.
Alguma alteração? já existe alguma maneira?
Embora este tópico seja antigo aqui vai uma atualização:


Há efetivamente operadores Voip que cobram 5€ ou 10€ pelo números geográficos convertidos em chamadas. Há operadores que não cobram nada desde que as comunicações sejam feitas por lá (e são uma pechincha).


Boa comunicações.
Tambem peço desculpa por estar a reabrir o tópico, podes indicar algum fornecedor para este efeito? já procurei e tudo o que encontro só tem números nomadas. Obrigado!
Em fibra o telefone é sempre Voip e começa por 2, no entanto podemos ter mais 2 numeros de telefone Voip gratuitos mas começados por 3. Eu próprio já questionei a PT e dizem que é possivel ter esses 2 nºs. voip começados por 2, mas infelizmente nunca consegui que me dessem mais um nº Voip a começar por 2.

Ou seja o nº principal voip começa por 2, mas todos os outros nºs embora seja possivel eles não os dão a começar por 2.

Se alguém souber de como o poder fazer, pela NOS ou Vodafone, deixe aqui o seu contributo.
Em fibra o telefone é sempre Voip e começa por 2, no entanto podemos ter mais 2 numeros de telefone Voip gratuitos mas começados por 3. Eu próprio já questionei a PT e dizem que é possivel ter esses 2 nºs. voip começados por 2, mas infelizmente nunca consegui que me dessem mais um nº Voip a começar por 2.

Ou seja o nº principal voip começa por 2, mas todos os outros nºs embora seja possivel eles não os dão a começar por 2.

Se alguém souber de como o poder fazer, pela NOS ou Vodafone, deixe aqui o seu contributo. 

Obrigado
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


os numeros voip começados por 2 são numeros regionais...identicos aos numeros de telefone tradicional...


 


qualquer outro numero voip irá começar sempre por 3...nunca será por 2...
De acordo com a explicação, gostaria de ter em casa 2 numeros regionais começados por 2; como é possivel fazer mesmo pagando para tal.

Obrigado
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


é possivel com um serviço adicional...só de telefone por exemplo
Reputação 1
Crachá +4
Bom dia.


Há anos que sigo este assunto na esperança de um dia alguém conseguir ou sacar à meo ou sacar aos aparelhos, as configurações necessárias para uso do número fixo num qualquer serviço voip, uma vez que o número fixo (fibra, claro) é por voip, logo tem de haver configurações no router que lhe permitam ser usado.


 


Sei também que há anos que a noz (escrito assim propositadamente pois a marca em si lê-se "nús" e não "nós" como nos querem erradamente fazer crer) permite na sua aplicação levar o número fixo para a rua, usando a internet, portanto mais flexivel que a meo, a vodafone não sei.


 


Sabe-se igualmente que existem duas portas no router para a linha fixa, mesma linha, canal independente, o que igualmente só é possível por ser fibra, e voip.


 


Custará assim tanto dar um novo ênfase ao tão antigo e cada vez menos usado serviço fixo, permitindo a sua viagem para o meio da rua? É que isto nem se colocava se as chamadas fossem grátis para nómadas, mas não são, sendo, até poderíamos activar o encaminhamento para o nómada, que iria funcionar na rua, e para ligar para um fixo de volta, ou outro nómada, seria gratuito, como está, o fixo paga para ligar para nómada, e está mal.


 


E é isto.


Obrigado, bom dia.
Crachá +3
Em fibra o telefone é sempre Voip e começa por 2, no entanto podemos ter mais 2 numeros de telefone Voip gratuitos mas começados por 3. Eu próprio já questionei a PT e dizem que é possivel ter esses 2 nºs. voip começados por 2, mas infelizmente nunca consegui que me dessem mais um nº Voip a começar por 2.

Ou seja o nº principal voip começa por 2, mas todos os outros nºs embora seja possivel eles não os dão a começar por 2.

Se alguém souber de como o poder fazer, pela NOS ou Vodafone, deixe aqui o seu contributo.

Obrigado

sim na vodafone é possível
Crachá +3
Bom dia.


Há anos que sigo este assunto na esperança de um dia alguém conseguir ou sacar à meo ou sacar aos aparelhos, as configurações necessárias para uso do número fixo num qualquer serviço voip, uma vez que o número fixo (fibra, claro) é por voip, logo tem de haver configurações no router que lhe permitam ser usado.





Sei também que há anos que a noz (escrito assim propositadamente pois a marca em si lê-se "nús" e não "nós" como nos querem erradamente fazer crer) permite na sua aplicação levar o número fixo para a rua, usando a internet, portanto mais flexivel que a meo, a vodafone não sei.





Sabe-se igualmente que existem duas portas no router para a linha fixa, mesma linha, canal independente, o que igualmente só é possível por ser fibra, e voip.





Custará assim tanto dar um novo ênfase ao tão antigo e cada vez menos usado serviço fixo, permitindo a sua viagem para o meio da rua? É que isto nem se colocava se as chamadas fossem grátis para nómadas, mas não são, sendo, até poderíamos activar o encaminhamento para o nómada, que iria funcionar na rua, e para ligar para um fixo de volta, ou outro nómada, seria gratuito, como está, o fixo paga para ligar para nómada, e está mal.





E é isto.


Obrigado, bom dia.

na vodafone as chamdas para nóadas são taxadas como números começados por 2 ou seja gratuitas na maioria dos tarifários
Reputação 1
Crachá +4


 
Sei também que há anos que a noz (escrito assim propositadamente pois a marca em si lê-se "nús" e não "nós" como nos querem erradamente fazer crer) permite na sua aplicação levar o número fixo para a rua, usando a internet, portanto mais flexivel que a meo, a vodafone não sei.
 

 

Bom.. acabei de citar isto para elogiar a pessoa, depois de ler o comentário todo, e de reparar que tinha o mesmo nome que eu, e subitamente ocorreu-me a possibilidade de ter sido eu a escrever.. Não me lembro, mas irei descobrir depois de escrever isto porque vai aparecer o meu nome outra vez..

 

Foi só para partilhar este momento.

 

Vou tentar obter a pass entretanto, do número regional.

 

EDIT: yep.. era mesmo eu. espectáculo.

Crachá +3

Já encontrei algumas pessoas que sabem mas não querem dizer como fizeram para não perder o acesso.

Crachá +3

Em fibra o telefone é sempre Voip e começa por 2, no entanto podemos ter mais 2 numeros de telefone Voip gratuitos mas começados por 3. Eu próprio já questionei a PT e dizem que é possivel ter esses 2 nºs. voip começados por 2, mas infelizmente nunca consegui que me dessem mais um nº Voip a começar por 2.

Ou seja o nº principal voip começa por 2, mas todos os outros nºs embora seja possivel eles não os dão a começar por 2.

Se alguém souber de como o poder fazer, pela NOS ou Vodafone, deixe aqui o seu contributo.

A vodafone é:https://forum.vodafone.pt/t5/Net-Voz/VOIP-Configura%C3%A7%C3%B5es-SIP-num-smartphone-Abril-2018/td-p/319851
https://bernardolx.pt/vodafone-voip-em-android-com-o-83252

e a nos é:

https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/page-762#post-15962713