Resolvido

Como configurar VoIP (nómada) num iPad?

  • 19 August 2014
  • 18 respostas
  • 10258 visualizações

Reputação 2
Vivam,


 


Ando à procura há umas horas na 'net para saber que dados colocar na configuração de uma app (Groundwire, mas também pode ser Softphone) no iPad para usar o VoIP da MEO.


 


Quase todas as configurações que apanho têm mais de 2 anos e referem-se à configuração via SAPO.


 


A página oficial de ajuda sobre VoIP só diz como se activa: http://www.meo.pt/suporte/ajuda-e-suporte/internet/internet-fixa/voip


 


O que experimentei:


 


1) Registar um número VoIP nómada novo (3XX...) na Área de Cliente


2) Tomar nota da password :)


3) Instalar aplicação


4) Configurar da seguinte forma, baseado nos dados que vejo no Thompson:


 


Username: +3513XXX...


Password: a que escolhi na Área de Cliente


Domain: sip.sapo.pt (a porta por default é a 5060)


Proxy: proxy.ims.iptv.telecom.pt:5070


 


Isto não funciona, a app tenta ligar durante algum tempo, mas dá apenas «erro» sem dizer qual erro.


 


No Thompson vejo que, ao configurar a mesma coisa, recebo a indicação de «número não registado». Será que:


 


a) Não posso estar a configurar isto em 2 sítios ao mesmo tempo?


b) O registo do número, embora activo na Área de Cliente, ainda não está a funcionar? Como sei que ficou activo na Área de Cliente?


 


E se esta configuração estiver errada, alguém conhece a configuração correcta, agora que tudo passou para a MEO?
icon

Solução por Nelson1968 2 September 2014, 23:01

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

18 respostas

Reputação 2
Interessante. Hoje de manhã a aplicação Groundwire tinha uma mensagem que dizia «o número não está registado». Portanto pelos vistos leva algum tempo até haver activação do mesmo. Vou aguardar...
Reputação 2
Ao fim de 48 horas, no router Thompson o número VoIP continua não registado.


 


E, claro, a app no iPad detecta isso e também dá erro ao tentar ligar. Aliás, reparei agora que a app tem um indicador visual que fica verde quando o número VoIP está activo, e vermelho se não estiver.


 


Que mais devo fazer? Na Área de Cliente diz que o número foi activado dia 19. Mas não tenho mais mensagens a confirmar ou desmentir isso.
Reputação 2
A Zon há 3 anos que tem uma aplicação que faz tudo: http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/zon_leva_o_telefone_para_fora_de_casa_com_nov_1207600.html (a notícia é de 2011, entretanto também já saíu a versão Android). Já vi a funcionar, é uma maravilha!


 


Porque é que a Meo é tão mais difícil de configurar? Afinal de contas eles incluem a super-equipa do Sapo para fazer estas coisas...
Reputação 2
Ao fim de 11 dias, ao ligar para o número, continua a dizer que não está atribuído.


 


Que mais devo fazer para o activar? Na Área de Cliente diz que está tudo bem. Mas nem o router Thomson, nem a aplicação no iPad, o consideram activo...
Reputação 2
Deram seguimento ao meu pedido de activação, após o ter feito adicionalmente pela Área de Cliente (pelos vistos não basta activar o serviço normalmente, é preciso, para além disso, fazer um pedido adicional!) dizendo que seria processado em 10 dias...
talvez seja de ajuda a todos os que como eu tentaram configurar o voip num softphone

 

possuo dois nºs voip da sapo desde há vários anos e configurados no router, tendo os usado há uns anos no pc, e recentemente necessitei de usá-los como nºs nómadas como eles supostamente são e as configurações que utilizava não funcionavam... procurei informação no site da meo e todos sabemos de que é eu escrevo...

 

hoje voltei a tentar e ajuda que é boa nada... no comments... mas adiante!

 

como sou casmurro e gosto de perder tempo a reinventar a roda (isto é não ligar para a linha de apoio...) e ao fim de algumas tentativas lá consegui colocar o voip a funcionar num softphone (Express Talk) com a seguinte configuração:

 

server: voip.sapo.pt

 

SIP Number: +35130XXXXXXX

 

Password: a vossa

 

outbound server: proxy.voip.sapo.pt:5070

 

Desactiva-me o funcionamento do voip no router, suponho que não possa funcionar em simultaneo... e depois de desligado o softphone o voip no router tem de ser reiniciado...

 

espero que vos tenha servido de ajuda.
Reputação 2
@@@Nelson1968 e não é que funcionou lindamente??


 


Muito obrigado!


 


Não consigo é configurar o VoIP também no router, mas talvez seja pelo que tu disseste, talvez não possam estar os dois a funcionar em simultâneo, mas é pena, porque dava jeito...
boa!


 


aparenta não funcionar em simultaneo... e pelo que experimentei se desejo que fique a funcionar no router novamente tenho de o reactivar de novo o serviço de voz na configuração do serviço. 


 


no meu caso tenho o thomson TG784 e o voip está configurado da seguinte forma,


 


registo: voip.sapo.pt


porta de registo: 5060


proxy: proxy.meo.iptv.telecom.pt


porta de proxy: 5070


proxy secundario: 0.0.0.0


porta secundaria de proxy: 5070


tempo de expiração: 3600


 


espero que esta informação te ajude.


 


até breve
Reputação 2
Ah, sim, eu tinha experimentado essas «configurações avançadas» também nas aplicações VoIP e não funciona! Mas as tuas funcionam! Ora o que me parece, no Thompson, é que as configurações avançadas são partilhadas por todas as ligações, o que me parece francamente estúpido.


 


Ou seja: se uso proxy.meo.iptv.telecom.pt:5070, os números nómada deixam de funcionar. Se uso 


proxy.voip.sapo.pt:5070, é o número geográfico que deixa de funcionar! Logo, não é possível usar dois proxys diferentes no Thomson, e penso que seja por isso que não é possível configurá-lo para aceitar as duas coisas. Pode-se confirmar que realmente proxy.meo.iptv.telecom.pt e proxy.voip.sapo.pt têm endereços IP completamente distintos e devem, pois, ser equipamentos diferentes...


 


Mas isto requer confirmação com a MEO. Ando há uns dias a tentar ser atendido numa loja MEO, mas as filas são sempre intermináveis e é preciso literalmente esperar horas e horas...


 


Pois também queria configurar o meu software VoIP no iPad, computador, etc. para usar o número geográfico (como se faz na NOS, que tem uma app para isso e tudo), e para isso preciso da password, coisa que, pelo que percebi, e por razões óbvias de segurança, a MEO não diz por telefone/email/etc...
Reputação 2
Não é possivel usar o número geográfico sem ser no própio acesso.


 


A NOS permite, mas não é legal um número geográfico ser usado de forma nómada (o número geográfico é isso mesmo, geográfico).


Pode usar o nómada (2130xxxxx) que usa o proxy sapo.


 


A password do número geográfico não é fornecida, nem presencialmente. 
deveria ter clarificado que no meu caso tenho instalado ADSL e não fibra que suponho ser o teu caso pelo que percebi da tua explicação.


 


quanto ao voip e com essas definições que postei funciona muito bem, tenho é de "activar a telefonia" no "Serviço de Voz" ocasionalmente.


 


e em vez de ires à loja, através do nº de apoio não conseguem te ajudar? há uns anos recorri e configurarm o meu modem remotamente e tudo, não me recordo do problema que tive na altura mas achei-os muito eficientes e competentes.


 


quanto a utilizar o nº geografico não creio que eles o permitam, pressupõe uma série de questões legais creio associadas, mas sem dúvida que seria interessante o se poder fazer por um lado, mas por outro por ex. ligar para o 112 pode colocar em risco a assistencia... mas sou um mero leigo...


 


boa sorte e espero que consigas rapidamente solucionar como pretendes.
Reputação 2
Ah, não me ocorreu que fosse proibído! De qualquer forma, é irrelevante: provavelmente o que a NOS faz é um reencaminhamento da chamada. Isso para mim serviria perfeitamente, desde que soubesse como o fazer de forma relativamente fácil (ou seja, sem estar a falar com a MEO). Passo a explicar: tenho um pai demente que me telefona frequentemente quando está preocupado. Nem sempre se lembra de ligar para o telemóvel; muitas vezes liga para o fixo, e fica muito ansioso se eu não atendo. A solução seria transferir a chamada do fixo para o móvel, mas não precisa de ser uma coisa «permanente» — se estiver ao lado do fixo, atendo no fixo; se não estiver, atendo no VoIP.


 


Por isso, desde que possa reencaminhar de forma simples o nº geográfico para o nº nómada, por mim estaria tudo bem.


 


Depois, claro, há a questão do preçário. Não percebo porque é que o nº nómada é tão mais caro que o geográfico: do pont de vista dos custos, ambos são VoIP pelo que consomem o mesmo em recursos ao operador, do lado dos equipamentos. A diferença é na largura de banda: se não estiver numa rede MEO, há realmente algum consumo de banda de e para o operador. Talvez seja isso que motive a MEO a cobrar balúrdios pelo preçário do nº nómada. Mas tudo bem. São muito baratos comparados com imensos outros operadores VoIP estrangeiros, e desde que funcione, por mim tudo bem.


 


Confirmo também que tenho fibra e não ADSL.


 


Seja como for, gostaria de vos agradecer pela preciosa ajuda! Parece-me claro que o router não pode atender em simultâneo números geográficos e nómadas, porque o proxy para ambos é diferente e no Thomson este não pode ser alterado independentemente (o que me parece uma falha grave do Thomson). Talvez num upgrade posterior do Thomson isto venha a ser possível, mas para já não é. Tenho de me contentar de ter um nº nómada configurado no portátil e no iPad e um geográfico no telefone fixo (que também tem péssima qualidade, muito pior que as aplicações para computador/tablet...), o que para já não é mau...
Reputação 2
Ok, esqueçam a minha pergunta anterior!


 


Para quem tem MEO Fibra, pode-se justamente reencaminhar as chamadas quando estas não são atendidas:


 


http://www.meo.pt/isites/suporte/Paginas/6-2-2-reencaminhamento-de-chamadas-vfinal-01112013.aspx


 


E isto parece-me fácil de fazer! Vou experimentar!
Reputação 2
Sim,


Nesse caso o melhor é reencaminhar as chamadas. Não sei é se não irá pagar as chamadas ao reencaminhar para um número nómada. Penso que as chamadas do fixo só são grátis para a rede fixa. (números começados por 2)
Boas,


 


Antes de tudo o mais lamento muito pelo teu pai e desejo-vos muita força!


 


O reencaminhamento nesse caso é mesmo o mais prático e quanto a preços pelo que li aqui na pagina 3 no link


 


http://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-Telefone-Chamadas-Precario.pdf


 


Pena a PT cobrar para os nºs nómadas deles...


 


Mas contacta a linha de apoio ao cliente pode ser que consigam configurar-te o router remotamente para colocar o voip a trabalhar em simultaneo com o fixo.


 


Até breve e força com teu pai,


Nelson


 


 
Alguém sabe como configurar o voip do sapo no nokia lumia?
Reputação 5
Crachá +17
Boa tarde @@@antoniocampea , para o podermos ajudar envie o seu NIF e contacto telefónico por mensagem privada.


Indique a ref. 3-66960661712 no titulo da mensagem.
Olá


Só agora vi a resposta. Diga-me o mail para onde mandar os dados que me pediu.


Obrigado.


António Campeã