Alteração das condições do contrato sem aviso (definido no contrato)

  • 23 June 2021
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A MEO altera as condições dos contratos sem avisar, contratiando os artigos 18º e 19º das condições contratuais que é a própria MEO que define. Quando se reclama através do Livro de Reclamações Electrónico, indefere sempre as reclamações, sem fundamentar a decisão.

A ANACOM, entidade reguladora, põe-se completamente de fora, demite-se dos seus deveres de entidade reguladora.

Agora reclamei para junto do Centro de Arbitragem. Vamos a ver no que dá

NeoPayne 2 ano atrás

boas

 

mas os descontos só são praticados durante a vigência da fidelização, não do contrato…logo não me parece que exista quebra de contrato...

 

em lado algum o contrato obriga a operadora a comunicar ao cliente o final da fidelização, é a responsabilidade do cliente fazer a gestão do que contratou...

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34 respostas

Senhor Algarvio

Encontrei uma fatura com montante semelhante ao que pagava por mês.

Os canais de desporto em algumas casas podem contribuir para o mal estar familiar.

Os contratos a pedido dos clientes devem ser renovados antes dos 24 meses para não perder os descontos oferecidos pelas operadoras. 

Não fique com saúdades de pagar €100,96, espero que esteja tudo bem com o novo contrato. 

Cumprimentos,
José.


 

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Este tópico estava tão bem caladinho durante um ano... o que o algarvio e eu fomos fazer 😱

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boas

 

confundir experiencia do funcionamento da Meo com a defesa da mesma….é uma grande diferença…

 

a experiencia adquire-se ao longo do tempo e fica-se a saber o que é possível e não é possível, e o que vale apena reclamar ou não…

 

se temos conhecimentos para resolver encaminhamos como o fazer...se temos conhecimentos que nem vale apena também temos que o dizer…mesmo que seja a favor da operadora...

 

as opiniões nâo são factos nem leis nem regras e repetir a mesma coisa muitas vezes não se torna verdade...

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Agradeço muito os conselhos, a sério.

Quanto a queixas/reclamações, o Livro Electrónico de Reclamações é muito bom porque fica tudo registado na Auturidade Reguladora do sector. Como certamente sabe, perante muitas reclamações sobre um determinado assunto, a Autoridade Reguladora pode, por si, iniciar uma investigação que, em última instância, pode ter como consequência retirar a licença ao operador.

As insinuações sobre o meu advogado são, no mínimo, de mau gosto. Essa de “usei as palavras que usou” parece os media tipo CMTV. Como tudo é escrito a coberto dum pseudónimo, há um adjectivo em Português que qualifica este tipo de armadilha, certamente sabe qual é.

De mim não espere nenhuma armadilha nem “esperteza”. Pode parecer incrível mas ainda há quem se preocupe com os mais desprotegidos. E, já que falou em liberdade de expressão, foi um direito que nos foi devolvido em 1974, que presenciei!, tal como o direito à igualdade e justiça PARA TODOS! Mas liberdade de expressão não significa poder acusar, difamar, fazer insinuações a nosso belo prazer. Liberdade de expressão é, no fundo, responsabilidade.

Se não é moderador deste forum, nem funcionário da MEO, tenho que reconhecer a sua capacidade de defender a MEO desinteressadamente e tão “a peito”. Ou é mesmo funcionário da MEO e já percebeu que se eu fizer uma reclamação à MEO com as mensagens deste dia, a vida não lhe vai correr bem.

Também tenho um conselho a dar:

Acalme-se, peça desculpa, e deixe de responder “chapa 3” a quem tem um problema real

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boas

 

existe sempre nos fóruns o que se chama de mensagens privadas...em que manda a mensagem para a pessoa que pretende sem os outros saberem…

 

dou vários conselhos:

  1. retirar o numero de telefone para todos deixarem de ver, depois ainda se vai queixar que lhe telefonam e culpa a Meo mas não se culpa a si própria pela partilha publica.
  2. Enviar a pessoa pretendida por PM pode ser que ela tenha interesse. 
  3. Ler e saber o que escreve...eu não ofendi/difamei...só o usei as palavras que usou...ofereceu serviços do seu advogado, certamente ele deve trabalhar de graça e come do ar.
  4. acima de tudo ver o que significa um fórum…não é um apoio ao cliente garantidamente.
  5. estou desejoso que avance com uma queixa em tribunal…quero ver o fundamento.
  6. um super user, não é um moderador...e os que há são funcionários.

por vezes temos pessoas que aqui aparecem armadas em espertas, a prepararem armadilhas de modo que seja dito alguma coisa por alguém para usarem contra a Meo...como não sou funcionário passa-me ao lado e da Meo mais ainda pois não tem qualquer responsabilidade da minha opinião, ainda temos a liberdade de expressão…

 

outra coisa a ANACOM não trata de reclamações dos clientes vs operadoras...acho que convém consultar o advogado antes de lançar ameaças vãs...pelo que parece ele até trabalha de graça...em vez de dar o numero pessoal se calhar deveria era dar o do advogado, assim não iria parecer que tem um negócio paralelo e vem buscar clientes aos fóruns das operadoras.

 

para que saiba, um cliente pode fazer a queixa diretamente num centro de conflitos sem ter de pagar um advogado para o fazer.

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Cum catano, está abanar a barraca.

Basta uma cruz a mais ou a menos para os dados poderem ser vendidos, (depende do point of view).

Onde está a dúvida em tanta esperteza!?

 

Peço desculpa mas não percebi o que pretende dizer/realçar

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Exmo MeoPayne Super User

Como não sou indefesa, de todo!, dei o meu número de telemóvel a uma pessoa que precisa de ajuda. Ajuda que o moderador deste forum não deu, limitou-se “à chapa 3” típica da MEO.

Tenho altas qualificações na área de telecomunicações (é a minha área profissional há mais de 30 anos), dispenso os sermões de RGPD, principalmente de quem está ao serviço da MEO (ou qualquer outro operador de telecomunicações). O meu telemóvel está devidamente seguro, acredite.

A parte boa é que toda esta desconversa está por escrito e nem  a ANACOM vai poder ignorar, quanto mais um tribunal.

 

 

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Cum catano, está abanar a barraca.

Basta uma cruz a mais ou a menos para os dados poderem ser vendidos, (depende do point of view).

Onde está a dúvida em tanta esperteza!?

 

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Caro NeoPrayne Super User

Eu não sou uma “ovelhinha indefesa”, acredite-me. Nem lhe dou o direito de me atacar sem conhecer os antecedentes, pois as situações foram alvo de queixa no livro de reclamações electrónico.

Agradeço que me telefone para podermos tratar, com o meu advogado, de levar esta situação de difamação do meu bom nome a tribunal.

Só como nota: eu tenho um mail da MEO a dizer que vai fazer todo o possível para não haver mais “fuga” de dados pessoais. Vai ser divertido no tribunal

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boas

 

se não do domínio publico...passou a ser...😒

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boas

 

tens de provar que existe essa suposta divulgação de dados porque é crime...mandar falsos testemunhos também é crime...principalmente sem provas...

 

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desejo que seja feita alterção ao meu contrato  só quero no meu contrato Internete,telefone, televisão sem seporte TV porque  eu sou reformado não consigo pagar 200.96 por mês  é impossivel todos os outros telefones e mais coisas que seja possivel sejam reteridas  caso não fassam irei procurar outros que fasssam  nº de cliefnte 112 1198300 joão olgario mirrado algarvio rua barrancões 12   7090-021 alcaçovas nº contribuinte 105205940 obrigado por alguma informação

 

Eu não percebo bem como paga 200€ por mês. Eu tenho um pacote quase “topo de gama” , com 3 telemóveis, e pago pouco mais de 100€ por mês. A única explicação é que foi levado a aderir a extras por comerciais que não o informaram devidamente dos custos. Esta má prática comercial já foi proibida mas, infelizmente, a MEO (e outros operadores) são peritos em arranjarem formas de torcer a lei. 

Veja se tem algum contrato assinado. Peça o apoio da DECO (não precisa de ser sócio) para levar o seu caso a um Julgado de Paz caso a MEO não altere as condições do contrato.

Efectivamente, não deve pôr dados pessoais nestes forums. NÂO DEVE MESMO!. Qualquer um, até um moderador deste forum, é capaz de, com os dados que deu, lhe arranjar uma grande dívida. É triste que o mesmo moderador não lhe tenha dado boas sugestões para mudar o contrato.

Como o meu número de telemóvel já é domínio público (por culpa da MEO), pode ligar-me para o 962758508 para ver se eu, ou o meu advogado, o podemos ajudar.

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boas

 

não foste ru que metes-te todos os teus dados visíveis para todos...foi @algarvio1950-103029 ...
 

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Os nossos dados pessoais já são do domínio público, até mesmo quando acaba a fidelização. Tenho a certeza pleas inúmeras chamadas que recebo, nessa altura, para mudar de operador. Até recebi uma de alguém que angaria novos clientes para todos os operadores!

Quanto a ligar  para o 16200 (número pago), escolham uma altura em que tenham a certeza de ter as próximas horas livres. Já cheguei a estar 1h só para ser atendida. Depois, o assunto nunca é com o departamento com que estou a falar e, nas sucessivas transferências para outro departamento, a chamada cai . Ou seja, pago a chamada, perco hors e tudo PARA NADA!

Quanto a ir à loja, informem-se que loja pode tratar do assunto que pretendemos. A maior parte das lojas não trata quase de nada. Na minha zona, tenho aí umas 10 lojas perto mas só 1 é que trata de tudo

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@algarvio1950-103029 

Tantos dados pessoais a partilhar com toda a gente…

Esses assuntos nunca podem ser tratados num fórum. Tem que ligar 16200 ou ir a uma loja.

desejo que seja feita alterção ao meu contrato  só quero no meu contrato Internete,telefone, televisão sem seporte TV porque  eu sou reformado não consigo pagar 200.96 por mês  é impossivel todos os outros telefones e mais coisas que seja possivel sejam reteridas  caso não fassam irei procurar outros que fasssam  nº de cliefnte xxx obrigado por alguma informação

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Feito:slight_smile:

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Boas

 

ABEI, Associação de Bem Estar Infantil... 

 

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Como conflito de consumo, está resolvido. E é de notar que a MEO nem deixou que fosse o CACCL a decidir, decidiu por si reembolsar-me “excepcionalmente” para que não fosse lavrada uma sentença. Mas há outras formas de conseguir fazer publicar a opinião dum jurista sobre este assunto.

@NeoPayne  Como o prometido é devido, se me indicares uma associação de solidariedade social reconhecida, ela receberá os 25€ (24,22€ é uma quantia muito esquisita). Não estou nisto pelo dinheiro. E só vim a este fórum para mostrar como os clientes podem fazer valer os seus direitos.

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Eu já tenho o contrato renegociado. Quase todos os capítulos desta saga de reclamações foram com o contrato já renegociado. E, ao contrário das renegociações em anos anteriores, desta vez mandaram-me as condições específicas (costumavam mandar só as contas do quanto eu ia poupar durante o período de fidelização). Vou ficar a pagar -1€ do que anteriormente.

Portanto, a única coisa que vai haver é o crédito de 9,84€ referido na resposta da MEO:slight_smile: .

Ah….toda a minha família diz que sou muito teimosa.

 

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boas

 

a saga vai continuar...é uma típica tática para os clientes mais “teimosos” (nada pessoal :grinning: ) dar um bombom para ver se se esquecem…

 

iremos ver as cenas dos próximos capítulos...vai haver uma conversa ou um argumento tipo “não eramos obrigados mas fomos boas pessoas e demos um desconto (temporário)...”

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Aqui vai o meu feedback, transcrição dum mail recebido esta tarde do Centro de Arbitragem que contém a resposta da MEO:

 

Exmos. Senhores,

Na sequência da exposição enviada relativa ao processo supra citado, a qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que de acordo com informações já prestadas à Cliente pelos n/ serviços, o desconto que era aplicado à faturação do serviço MEO nº 214359707 terminou a 01/05/2021, assim como a respetiva fidelização, pelo que, desta forma consideramos a faturação corretamente emitida

Mais informámos que, verificamos contacto telefónico por parte da nossa linha de apoio comercial, tendo sido efetuada proposta comercial e contratual, designadamente em 17/06/2021, tendo a mesma sido aceite pela Cliente.

Não obstante a faturação emitida na fatura de JUN/21 (A744562906) se encontrar correta, excecionalmente, efetuámos um crédito no valor de 9,84 Eur relativo à diferença entre o valor debitado nessa fatura (24,22 Eur) e o valor mensal que era aplicado à Cliente (14,38 Eur).

 

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

 

Ana Paula Brás

Gabinete de Satisfação do Cliente

 

Eu ainda vou tentar que a MEO admita que não é só “excepcionalmente” que se decidem a cumprir os contratos que eles próprios definem. Mas, de qualquer forma, parece-me que já consegui abrir, pelo menos, um caminho para um precedente.

Caso alguém queira/precise continuar a trilhar este caminho, o processo em causa é o 

2618/2021 do CACCL (Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa)

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boas

 

fico curioso em ver como isto acaba...vai dando feedback...

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Esta espécie de lotaria a que os clientes da MEO estão sujeitos é mesmo a razão pela qual estou a levar esta reclamação muito a sério.

Sou cliente há mais de 30 anos (TLP-> PT->TMN->MEO) e os serviços têm vindo a piorar ao longo dos anos, os direitos do clientes cada vez mais desrespeitados. Afinal de contas, somos nós que damos os lucros à MEO, não o contrário. A MEO esqueceu completamente a sabedoria popular portuguesa que diz “o cliente tem sempre razão”. Penso que nenhum cliente da MEO pode ser considerado como sortudo.

Eu tive um contrato M5O (mais exactamente, M4O + Banda Larga) de 2013 até 2017 (com descontos) sem qualquer alteração e sem eu ter tido que fazer nada. Tal como o contrato de telefone fixo de 2004 até 2017.

Entretanto percebi que havia sempre melhores condições para clientes novos e comecei a renegociar os contratos. Aí começou esta espécie de “feira da ladra” em que tenho que andar periodicamente a pedinchar, como se não fôssemos nós, clientes, quem mantém a MEO. Também percebi que os comerciais, que nos inundam regularmente com chamadas para contratarmos mais algum serviço, não têm qualquer conhecimento técnico do que nos estão a vender. Só como exemplo, um tentou convencer-me que um pacote M4O sobre linha ADSL tinha a mesma performance que sobre Fibra Óptica (tive que “puxar dos galões” da minha licenciatura em telecomunicações para ele desistir). Não estou contra os comerciais, a quem não é dada a formação devida. Só estou a realçar as más práticas de gestão da MEO.

Não acredito na sorte, acredito em consumidores informados que fazem valer os seus direitos

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boas

 

@nmm as vezes acontece...erro no sistema...

Ainda ha pessoas com sorte 🤣

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