Configuração manual do Modo Gamer para resolver os problemas de NAT

  • 26 October 2014
  • 42 respostas
  • 28096 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
O que é o modo gamer ?


O modo gamer foi a solução encontrada pela meo para corrigir os problemas de NAT em certos jogos .


 


Existem três formas de ser configurado , ligando para o 16200 e pedir para activarem o modo gamer , usar a opção modo gamer que vem configurada em alguns routers com o firmware 10.2.1.L , ou configuração manual que é o que vou descrever.


 


1º aceder ao router via telnet e executar os seguintes comandos para remover as entradas que vão estar em conflito com a nova configuração .


code:
connection unbind application=CONE(UDP) port=69
connection unbind application=CONE(UDP) port=123
connection unbind application=CONE(UDP) port=3074-3075
connection unbind application=CONE(UDP) port=3478-3479
connection unbind application=CONE(UDP) port=3658-3659
connection unbind application=CONE(UDP) port=27000-27030
connection unbind application=CONE(UDP) port=28960-28960
connection unbind application=CONE(UDP) port=10001-10003
connection unbind application=CONE(UDP) port=10015–10025

 Nota… Caso tenham já criado uma entrada manual para algum jogo devem remove-la também, os comandos que dei são para um router sem nenhuma entrada manual feita pelo utilizador .


 


2º adicionar os seguintes comandos para adicionar as novas entradas (Modo Gamer )


code:
connection bind application=CONE(UDP) port=55-66
connection bind application=CONE(UDP) port=68-499
connection bind application=CONE(UDP) port=501-7647
connection bind application=CONE(UDP) port=7649-65353
saveall
system reboot

 


No final executando o comando connection bindlist o resultado deve ser este.


code:
{meo}=>connection bindlist
Application Proto Portrange Flags
PPTP tcp 1723 IPv4-only
ESP esp IPv4-only
IKE udp 500 IPv4-only
CU/SeeMe udp 7648 IPv4-only
RAUDIO(PNA) tcp 7070 IPv4-only
RTSP tcp 554 IPv4-only
ILS tcp 389 IPv4-only
ILS tcp 1002 IPv4-only
H323 tcp 1720 IPv4-only
IRC tcp 6660-6669 IPv4-only
FTP tcp 21
DHCP udp 67 IPv4-only
CONE(UDP) udp 55-66
CONE(UDP) udp 68-499
CONE(UDP) udp 501-7647
CONE(UDP) udp 7649-65353

 


 


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

42 respostas

Era mesmo isso que andava a procura :D
Mas com que password é que se entra por telnet ?


 


Cumps
Reputação 6
Boas


 


Se for no firmware 10.2.1D segue estas instruções para criar um utilizador com privilégios de rootuser.
https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/23325#U23325


 


Se for no firmware 10.2.1.L usa este .
sumeo
bfd,10ng
Obrigado pela dica já consegui e ficou como na imagem com as portas udp listadas, mas fiquei na duvida não tenho de configurar nenhum ip em especifico para o para que funcione ? as portas tcp não vale a pena abrir ?
Reputação 6
Pode ser necessário abrir as portas manualmente na pagina de configuração do router , no meu caso só tive de abrir portas para o servidor de TS , para todos os jogos que testei não tive de abrir nenhuma porta manualmente .
Reputação 2
"Existem três formas de ser configurado , ligando para o 16200 e pedir para activarem o modo gamer..."


 


E é possivel pedir para activar esse serviço independentemente da versão de firmware que se tenha?
Reputação 6
Boas
Sim é possível em qualquer firmware .
Lifesaver!
Bem, vamos lá a ver se alguma alma caridosa me consegue ajudar... Depois de ter activado o Modo Gamer (por telnet) passei a ter alguns problemas ao fazer downloads através de torrents, além de ficar muito lento (mal me consigo ligar a outro peer), o router acaba por reiniciar sozinho várias vezes.

Também downloads de ficheiros grandes através do browser muitas vezes acabam por parar a meio por um qualquer erro de ligação que o browser não especifica.



Presumo que se desactivar o Modo Gamer (remover as entradas novas e re-adicionar as que estavam antes) resolva, mas como o processo é algo chato de fazer manualmente e me dá jeito ter o Modo Gamer activo preferia outro tipo de solução que me permitisse mantê-lo activo, se é que há essa hipótese.
Reputação 6
Boas
Certifica-te que a detecção de intrusões está desactivada ,caso contrario pode acontecer o que descreveste .


 


Para reverter mais facilmente podes fazer reset ao router.
Infelizmente é mais uma opção que já não tenho disponível através do interface web e tenho que ir por telnet também.



Presumo que seja o ids ? (intrusion detection something?)



:ids config diz-me state:disabled e traces:disabled


Os sub-comandos :ids config [parser|threshold|etc...] list mostram-me algumas coisas como 'enabled' mas o state:disabled inicial que referi na linha anterior é suposto sobrepor-se a tudo o resto, não?
Reputação 6
Boas
Sim é o ids config state , se já está disabled não deverias estará ter problemas , experimenta fazer um reset e configurar tudo de novo .
Obrigado, vou experimentar nas próximas horas. Em teoria se todas as definições alteradas pelo ISP estiverem correctas a ideia será que o problema deverá residir em alguma alteração minha portanto um system reset factory=no bastará, certo?


(Só para não ter que ficar 15 ou 20 minutos à espera que isto configure tudo sozinho)

Já agora... Além das entradas especificadas no 1º post eu ainda tenho outras 2, que anteriormente quando activei o Modo Gamer também removi para ficar com a bindlist igual à do post, que são as portas 10015 e 10025. Como provavelmente não serei caso único talvez valha a pena incluir essa informação no 1º post também.

edit - À primeira vista parece ter solucionado 🙂 Muito obrigado!
Depois de fazer o descrito aqui no topico para o modo gamer fiquei com uma duvida .... em relação as portas tcp não se abre por telnet ? No meu caso quero abrir as portas para a ps4 e o fifa 15 e algumas das portas são tcp ... as udp com o metodo acima funciona impecavel agora as tcp da erro ..
Reputação 6
Boas
Em certos casos pode ser necessário abrir as portas manualmente na pagina de configuração do router .
https://Depois de fazer tudo o que está indicado neste post ainda não consigo jogar FIFA 15 no PC pois 80% das vezes diz que tenh o o NAT restrictive.

Também já fiz port forward das portas necessárias para o FIFA 15. Quando tento  abrir o range de 10000-20000 TCP diz que uma porta está em conflicto e não me deixa abrir.

PC

  • UDP: 3659; 9565; 9570; 9000 - 9999
  • TCP: 3569; 9946; 9988; 10000 - 20000; 42124 A juntar a isto tudo depois de ter aberto as portas UDP por telnet os meus downloads não passam de 1MB/s quando tenho 100 megas de fibra, já fiz um system reset factory=no para fazer reset às userconfigs e não às ISP configs e depois de uns 20 minutos à espera que o router voltasse ao normal continuo com a net limitada a 1MB/s [img]http://www.speedtest.net/result/3945539399.png[/img]
Ok, depois de dar reboot ao computador a velocidade voltou ao normal, de qualquer maneira continuo com nat restricted no FIFA15
Usa o comando connection bindlist para ver as portas que estão em conflito e fazeres o unbind antes do bind às outras. Como disse no meu último post eu também tive que fazer unbind às portas 10015 e 10025, que estão dentro do range que te está a dar problemas.
O range de 10000-20000 é TCP e a porta que está na bindlist é a 10025 UDP. Mesmo depois de ter dado unbind à 10025 UDP por telnet continuo sem conseguir dar portforward pelo gateway, por telnet não sei o que fazer para abrir portas TCP.
Reputação 1
Qual o verdadeiro perigo de ter este modo activo?


 


Queria experimentar se melhora algo a jogar certos jogos mas nao faço ideia dos actuais "perigos" que isto possa causar. E já agora, ao pedir para instalarem este metodo no router não influencia futuros updates ao mesmo? Ainda tenho a versão D.


 


 
Reputação 3
Crachá +13
Eu liguei para o 16200 e pedi para ativarem o modo gamer. A sra que me atendeu disse que para isso eu devia ligar para o número da parte tecninca, para o 16209. Eu liguei e o assistente não quis ativar o modo, ou não soube, disse-me que eu seria contatado por uma equipa técnica, registou o meu caso como avaria e pediu-me o número de telomóvel.


Na semana seguinte recebo uma chamada e vem cá a casa um técnico, que tinham registado uma avaria. Eu expliquei-lhe que não se tratava de avaria nenhuma, apenas tinha pedido para ativarem o modo gamer. Ele também não sabia o que o que é o modo gamer por isso não me pode ajudar. Eu ainda expliquei que não era nada mais que abrir portas no router, mas mesmo assim ninguém percebeu.


Tanto pelas chamadas como pessoalmente perguntaram-me sempre se era o Meo Jogos (lol?).


 


Quando a meo desconhece isto completamente fica difícil pedir para ativarem algo que não sabem que existe.


 
Boas eu também estou a ter o mesmo problema, também liguei para assistencia tecnica da meo e a menina que atendeu , nem fazia a minima ideia o que era isso do modo gamer, disse-me que tinha que ligar para o apoio informatico (com um custo de 30 cent/min), para o qual eu nem liguei porque suspeitava que seria um desperdiçio de dinheiro, que me enrrolavam durante 15 ou 20 min, e no fim nao daria em nada, como sempre na meo é uma vergonmha o apoio ao cliente.

 Mais uma vez aqui no forum da Meo os colaboradores falam e teem conhecimento de um modo gamer para desbloquear as portas para se poder jogar livremente online nas consolas de jogos, e no apoio telefonico e tecnico teem total desconhecimento de tal Modo Gamer! 

  Será que algum colaborador deste forum saberá esclarecer os CLIENTES meo de como ativar o modo gamer?? 

obrigado e boa sorte para todos nós que precisamos de assistencia por parte da meo para resolvermos os problemas no serviço meo, porque nunca é tarefa façil!
Reputação 6
Boas @@Brodrigues @@DavidSD1990


 


No post inicial é explicado como por o router em modo gamer , isso e feito via telnet, se tiverem alguma duvida estarei aqui para ajudar.
Se ligarem para o 16209 eles também podem fazer isso por vocês.


 


Ps.. Se eles não souberem fazer avisem para eu tentar perceber o que se passa.
Reputação 3
Crachá +13
xptopt escreveu:

Boas @DavidSD1990


 


No post inicial é explicado como por o router em modo gamer , isso e feito via telnet, se tiverem alguma duvida estarei aqui para ajudar.
Se ligarem para o 16209 eles também podem fazer isso por vocês.


 


Ps.. Se eles não souberem fazer avisem para eu tentar perceber o que se passa.



A menina do 16200 disse-me para ligar para esse 16209. O menino que me atendeu perguntou-me para que eu queria ativar o modo. Eu respondi que em amguns jogos não conseguia encontrar adversários online por causa do nat (portas). Ele começou a falar em sinal fraco e não sei o quê.. marcou uma intervenção com uma equipa técnica e pediu-me o numero de telemóvel. Eu pensei que essa e quipa técnica ia ligar-me e ativar o modo gamer........ Na semana seguinte tinha um técnico à porta querendo saber qual a avaria. Eu expliquei que não havia avaria, que apenas tinha pedido para ativarem o modo gamer. Ele não sabia o que era e perguntou-me se não seria o meo jogos. Foi à sua vida chateado por lhe terem feito perder o seu tempo. Nem sequer me disse adeus ou até logo.


 


Segundo as instruções deste tópico, venho parar aqui http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Root-SuperUser-nos-routers-TG799vn-com-firmware-10-2-1-D-PF/m-p/21776/highlight/true#M9439


o link já não funciona.
Reputação 6
Boas @@DavidSD1990


 


Usa este utilizador, tem permissões para efectuar as alterações
Username - sumeo
Password - bfd,10ng
E o que é telnet Xptopt? Como uso? O 16209 é chamada com custo e de momento nao tnho recursos para ligar benzer-me e rezar para que me calhe um colaborador que saiba efetivamente inserir o modo gamer. Se pudesses esclarecer como entro em telnet e meter os codigos, agradeço.