Alterar DNS no Router TG784n v3 (10.2.1.L)

  • 21 October 2015
  • 33 respostas
  • 36277 visualizações

  • Principiante
  • 5 respostas
Depois de obter as permissoes necessarias como mostra este post


 


Basta usar os seguintes comandos na Telnet:


 


code:
:dns server forward dnsset list

 


Para ver os DNS actuais. O resultado vai ser este:


 


code:
Forwarding Templates
====================
Set Metric Owner DNS-Server EDNS Label Interface
--- ------ ----- --------------------------------------- ---- --------------- -------------------------------
100 0 <learned IPv4 server> InternetGPON
100 0 <learned IPv6 server> InternetGPON

Forwarding Servers (flags: [*]Dynamic [d]HCP [p]PP [i]PSEC [t]rigger)
==================
Set Metric Flg DNS-Server EDNS Label Intf State
--- ------ --- --------------------------------------- ---- --------------- ------------------------------- -----
100 0 D* 212.55.154.174 InternetGPON UP
100 0 D* 212.55.154.190 InternetGPON UP
100 10 D* 2001:8a0:2106:5:212:55:154:174 InternetGPON UP
100 10 D* 2001:8a0:2206:5:212:55:154:190 InternetGPON UP


 


Como podem ver há 2 para ipv4 e ipv6. Vamos limpar com este comando:


code:
:dns server forward dnsset flush

 


Adicionar os DNS pretendidos, neste caso os da Google:


code:
:dns server forward dnsset add set=100 dns=8.8.8.8 metric=0 intf=InternetGPON
:dns server forward dnsset add set=100 dns=8.8.4.4 metric=0 intf=InternetGPON

 


Podemos também inserir os de ipv6 orginais:


code:
:dns server forward dnsset add set=100 dns=2001:8a0:2106:5:212:55:154:174 metric=10 intf=InternetGPON
:dns server forward dnsset add set=100 dns=2001:8a0:2206:5:212:55:154:190 metric=10 intf=InternetGPON

 


Ou então os da Google:


code:
:dns server forward dnsset add set=100 dns=2001:4860:4860::8888 metric=10 intf=InternetGPON
:dns server forward dnsset add set=100 dns=2001:4860:4860::8844 metric=10 intf=InternetGPON

 


Podem ver o resultado na pagina web de configuração do router:


http://i.imgur.com/VcK3JJy.png


 


 !ATENÇÃO!


A alteração de DNS pode implicar a perda de TV, como nao tenho esse serviço nao posso testar.



Reiniciar o Router faz com que a ligação adicione novamente os DNS da MEO pois estes são atribuidos pelo DHCP, até agora não encontrei forma de tornar a alteração permanente, a tarefa é dificultada pois os DNS orginais vão com prioridade 0.


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

33 respostas

Reputação 5
Para evitar que o reiniciar do router coloque novamente os DNS da meo tens que usar o comando: saveall após teres feito essas alterações.


 


Já agora, isto devia estar na secção dos tutoriais. 
Reputação 6
Boas ?
Vou fazer isso agora mesmo.
Se leres a publicação na íntegra, vez a razão principal de não ficar permanente. Os DNS ficam lá mas os que são atribuídos por DHCP têm prioridade (Flag: D*) .
Reputação 5
Obrigado xptopt


 


GonP, não tinha percebido, assim que se faz o restart eles voltam a ser adicionados mas pelo que vi os da Google são os que ficam a ser usados. Acabei de fazer a experiencia e pelos menos foi isso que aconteceu.
Reputação 6
?


Não ficam a ser usados porque não fizeste ipconfig /flushdns no Windows?


O Windows guarda o dns mesmo depois de ser alterado no router.
Confirmo que reiniciando o router, este adiciona e assume os DNS originais da meo.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


 


Para tornar permanentes, as alterações efectuadas por telnet à configuração do router MEO deve, antes de terminar a sessão ou reiniciar o aparelho, usar o seguinte comando


 


code:
:saveall

 


 


Atentamente,
?


 


Assim fiz, o resultado é igual. Mesmo começando do 0, ou seja fazendo flush aos endereços de DNS, e inserindo manualmente os pretendidos, mal se faça saveall e restart, na nova sessão os endereços custom estão lá, mas os da MEO voltam tambem, e estão predefenidos.
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Aparentemente o serviço de IPTV pára, assim que os DNS da Google entram em vigor. O que não seria de estranhar pois este serviço depende exclusivamente dos servidores da MEO.


 


Atentamente,
Reputação 6
Boas ?
Reiniciaste a Box depois da alteração ?
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Sim e não fez diferença.  Mas já obtive mais informação, e ao que parece tudo não passou de uma terrivel coincidencia, pois a box de TV avariou hoje e foi ligada novamente no momento em que fazia os testes de DNS, o que provocou confusão. Já agora agradeço que mais alguem confirme que a edição dos DNS não compromete o funcionamento normal do serviço de TV. Vou editar o post anterior...


 


Atentamente,
Reputação 6
Boas ?
Eu hoje já não consigo testar mas amanha é a primeira coisa que vou fazer.
Reputação 6
Crachá +10
Boas ?


 


Houve resultados positivos? Eu acredito que é tranquilo trocar DNS, pois baseando me no estudo que fiz do IGMP, hà uns meses, Não encontrei nada referente ao requerimento de Dominios especificos. Encontrei sim, um recurso ao cliente DHCP no router MEO para definir algo no proxy, ou os endereços virtuais de multicast, já não me recordo com clareza, só verificando de novo.


 


Entretanto, já veio cá o técnico a casa sustituir a box, que nem sequer a recuperação conseguia executar no arranque. Que desilusão, só durou alguns meses! Foi-se então a Arris VIP2262esl e ficou cá uma Cisco isb2231, que é tambem compativel com MEO Jogos, tem chipset broadcom 7405 e, à partida dá a impressão de ser bastante identica à Arris, em performance. Agora veremos... Já vai na segunda box que avaria aqui.


 


Atentamente,
Reputação 6
?


Ainda não tive tempo para testar, mas também não me parece que cause problemas.
Boas caro amigo recentemente alterei os servidores DNS (DHCPv4) da Rede Doméstica para 8.8.8.8 do THOMSON TG799vn e agora estou a ter problemas a imprimir pela minha impressora e não sei agora quais são os DNS primário nem secundário , alguma ajuda? Obrigado desde já ! 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Os servidores DNS da MEO para a WAN, estão na página anterior a esta. O servidor DNS para uso na LAN, é o endereço IP do router MEO (habitualmente 192.168.1.254), e basta um unico. Contudo, não é claro qual destes necessita realmente...


 


Tem a certeza que a impressora está correctamente configurada? Costuma haver problemas com impressoras de rede que deixam de receber comunicação, devido a drivers corruptos, perda de configurações, etc...


 


Atentamente,
Bem , eu alterei os DNS depois de já ter instalado a impressora e o servidor primário e o secundário já estava definido pelo próprio router e eu alterei para 8.8.8.8 ( ambos ) e agora a impressora diz que o IP configurado anteriormente era 192.168.1.XX só que eu não sei se esse é primário ou o secundário , será que resetar o router volte tudo ao normal? 
Reputação 6
Crachá +10
O DNS usado pela impressora deverá ser o mesmo do router MEO.


 


Qual é a marca/modelo da impressora e qual o sistema operativo que está a usar para imprimir?


 


Tem anti-virus ativo? Se sim, desactive-o e experimente configurar de novo as definições LAN da impressora. Enquando o faz, tire um print screen das definiçoes e coloque aqui.num post.


 


Atentamente,
Não estou a utilizar anti-vírus , a marca da minha impressora é Deskjet 3050 J610a e sempre que vou imprimir ela mostra uma mensagem de erro a dizer que ouve um erro ao imprimir ( imagens a baixo )*  será que resetar o router resolverá? é a primeira vez que isto apareçe desde que mudei o DNS e como também é a primeira vez que imprimo algo desde a alteração do DNS 


 


 
Aqui deixo a foto que faltava á mensagem de cima 
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Tem duas opções:


 


1 - Reiniciar o router MEO (não precisa fazer reset), para repor os DNS MEO.


 


2- Reconfigurar a Interface WLAN da sua Impressora, ligando-a por USB e usando o utilitário HP. Deve usar definições estáticas e o IP do router MEO como servidor DNS.


 


Atentamente,
Fui no router , reniciei pelo browser e nada , na aba '' DHCP Pool LAN_private ''  DNS primário e secundário continua 8.8.8.8 , que fazer? 
Reputação 6
Crachá +10
Os browsers e páginas Web estão inundados de bugs. Tente em vez disso, o seguinte comando telnet, ou pura e simplesmente desligue/ligue o router MEO no botão:


 


code:
:system reboot

 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Tome nota tambem do seguinte: o endereço DNS secundário da google não é o 8.8.8.8, mas sim o 8.8.4.4. Deve usar, os dois diferentes ou então apenas o primeiro, deixando o segundo vazio, mas nunca em duplicado.


 


Atentamente,
E se reniciar as definições de fábrica do router? Será que isso mudaria o DNS para o original?