Faturação do voice mail em roaming! Cuidado com os roubos!

  • 12 November 2014
  • 10 respostas
  • 2706 visualizações

No passado mês de julho, estive de férias na Tunísia, tendo utilizado o serviço de roaming disponibilizado pela MEO. Antes da viagem consultei a página na internet do operador para saber dos tarifários em vigor, situação que consultei sem qualquer problema. Acontece que quando recebi a fatura no dia 17 de agosto, esta apresentava um valor absurdo de roaming (cerca de 200€). Após vários contactos com o serviço de apoio ao cliente, finalmente no dia 19 de setembro consegui ter acesso à fatura detalhada das comunicações em roaming. Após análise cuidada da fatura (da qual envio cópia em anexo), verifiquei que existem 11 chamadas recebidas, que, não tendo sido atendidas (após verificação nos telemóveis, que apresentam duração 00:00H) estão faturadas em duplicado (chamada efetuada e recebida em simultâneo). Assim, por cada chamada recebida não atendida, foi faturado o preço em vigor para as chamadas em roaming da Tunísia – 1 minuto de chamada recebida (€2,89) mais 1 minuto de chamada efetuada (€5,42), fazendo o total de €8,31 por cada chamada não atendida!!! Efetuei uma reclamação por escrito para o operador no dia 22 de setembro, contestando esta faturação, tendo recebido a resposta no dia 17 de outubro, com um "seco" - As comunicações estão corretamente faturadas. Voltei a contactar o serviço de apoio ao cliente, tendo conseguido falar com um supervisor da faturação, que pela 1ª vez me informou que as 2 chamadas cobradas em simultâneo (efetuada e recebida) era o procedimento adoptado por uma informação interna. Tendo eu questionado onde estava essa informação disponível para o cliente, foi-me dito que estaria no site do operador (meo.pt) Estivemos os 2 vários minutos em simultâneo a pesquisar no site, não conseguindo descobrir essa informação chegando apenas ao local com o tarifário de roaming: http://www.meo.pt/telemovel/tarifarios/roaming/cobertura#bloco(navegacao) O supervisor informou que ia procurar a informação entrando depois em contacto comigo. Esse contacto aconteceu 2 semanas depois (31 de outubro), a informar que essa informação estava disponível na página das perguntas frequentes!!! https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/telemovel/roaming
Pedi ajuda à DECO, que entrou em contacto com a PT, baseando-se na Lei 12/2008 de 26 de Fevereiro que diz o seguinte:
Artigo 4.º
Dever de informação
1 - O prestador do serviço deve informar, de forma clara e conveniente, a outra parte das condições em que o serviço é fornecido e prestar-lhe todos os esclarecimentos que se justifiquem, de acordo com as circunstâncias.
2 - O prestador do serviço informa directamente, de forma atempada e eficaz, os utentes sobre as tarifas aplicáveis pelos serviços prestados, disponibilizando-lhes informação clara e completa sobre essas tarifas.
3 - Os prestadores de serviços de comunicações electrónicas informam regularmente, de forma atempada e eficaz, os utentes sobre as tarifas aplicáveis aos serviços prestados, designadamente as respeitantes às redes fixa e móvel, ao acesso à Internet e à televisão por cabo.
Qual o meu espanto quando recebo uma chamada a informar que para a PT a informação foi devidamente prestada e as chamadas foram devidamente cobradas!!!
Ou seja, para a PT, que nada informa no tarífário disponibilizado na internet, que nada informa nas Lojas MEO (fui a 2 diferentes, e nunca me informaram disso, apenas chamadas recebidas e efuetuadas, SMS e MMS...) basta ter uma informação nas perguntas frequentes para legitimar esta cobrança DUPLA!!!


Apenas encontro uma palavra para definir isto: ROUBO!!!


Luis Rodrigues

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

10 respostas

Boa tarde @@@lupero , pedimos que nos indique o nº de telemóvel em questão, associado às taxações de roaming mencionadas de modo a que possamos averiguar a sua exposição. Envie-nos estes dados através de mensagem privada, colocando o nº 3-51633107693 no assunto da mesma.
Boa tarde,


Não sei enviar mensagem privada.


Diga-me como fazer.


Obrigado.


Luis Rodrigues
Reputação 2
Regra de ouro: quando se vai para o estrangeiro, desactivar o Voice Mail, porque o mesmo não é mais do que um reencaminhamento para um número Português, que no caso de se estar no estrangeiro, dá origem a duas chamadas, a que recebe (que é paga) e depois o reencaminhamento para o Voice mail que também é paga.


 


Isso é a primeira coisa que faço antes de ir para o estrangeiro.
Boa tarde @@@lupero Estamos a verificar a situação exposta.


Contactá-lo-emos com a maior brevidade possível
Após 3 meses de luta e muita insistência a MEO reconheceu que a informação prestada não era a mais correta e objetiva, pelo que me vai creditar o valor em causa.


Cumprimentos,


Luis Rodrigues.
Boa  tarde,

 

Vou aproveitar este tópico pois tenho um problema muito parecido. É o seguinte:

 

Em 2009 adquiri uma banda larga móvel na PT e como vivo numa zona fronteiriça, o sistema de rooming apanhava uma rede espanhola e apareciam facturas com valores muito altos e bem diferentes do que eu tinha contratado pagar...
Avisei a PT que não queria mais aquele contrato e desiti em 2010. A seguir, a advogada da PT enviou-me uma carta onde me penalizarem com mais de 400,00€ por incumprimento do contrato.

Quando recebi a carta telefonei-lhes e disse que não pagava esse valor porque não não tinha consumido os serviços e a net móvel não me interessava por causa de de estar numa zona fronteiriça.

 

Fui verificar no arquivo de 2010 e reparei que tenho no contrato de adesão do MEO TOTAL 10 uma declaração do comercial que me vendeu esse serviço que diz :" o cliente adere ao MEO TOTAL 10 anulando os serviços anteriores assim como os planos".

Ora, ao abrigo da Lei 12/2008 de 26 de Fevereiro que diz o seguinte:
Artigo 4.º a PT não me deveria avisar que o facto de eu residir perto de uma fronteira os consumos iriam disparar???

Cumprimentos,

RG

 
@@@DCT 


Talvez seja uma pergunta idiota noob, mas explica-me pf como se desactiva o voice-mail.


Obgd e cumpts
Reputação 2
Ou ligam para o apoio ao cliente, ou desativam no telemóvel os reencaminhamentos de chamadas em caso de não atendimento.
Costumam estar nas configurações de chamadas no telemóvel.
 


 


Parece que a ganância é uma carateristica da MEO, por isso eu só espero o fim da fidelização para passar para outra operador, apenas o faço por não quererem saber dos clientes. Fiz um contrato com a MEO através de um seu representante que me aldrabaou, de seguida eu quiz alterar o contrato para um outro que não prejudicava de forma alguma a MEO. Não valeu de nada o dinheiro falou mais alto e o cliente como já tinha assinado o contrato nada podiam fazer. É esta a lógica da MEO. Nem sequer estou a falar dos serviços que prestam porque eu só e simplesmente me recuso a falar com esses senhores e até podiam ter o melhor serviço do mundo, mas não lhes perdo-o a ganância!
MEO = ONE BIG SCAM!
This most expensive network in the World!
So remember when you are traveling outside Euro zone to live you phone home!
Or remove SIM card before you activate your Phone!
I was traveling to Mexico so I know that MEO will try to rob me! thi is why i have remove sim card for one month from my phone at Madrid Airport!
I have been to Switzerland and I did not know that they are not in free EU romig.
So I did not switch off data on my phone, during maybe 10 minutes i was charged with 50 Euro bill and fro 800KB!
my account has a limit of 50 euro (Meo is clever and you can not set it to 0 or 5 euro Only you can roam off that means free roaming in I will not be working as well as I travel this bit not an option)

And then someone from Meo called me trying to sell something and asking if everything is ok (weird that MEO never call me when i'm in free foaming area)
Yes it looks like the only way to use MEO service is not to use this all for billionaires!
there are other trick moe is using to steal money when you are in roaming area they will call you and try to sell some other crappy service kipping asking if you are ok you can hold on line
and after that they will charge you for that call - pure robbery.
Local Authorities dont hive sh..t that citizens are robbed by MEO
Plese report complain to European consumer committee
https://ec.europa.eu/consumers/odr/main/index.cfm?event=main.home.chooseLanguage
Also write review on
https://www.trustpilot.com/review/meo.pt
So people will be worn and avoid MEO!


This company should be closed!