Não consigo configurar o DNS dinâmico

  • 31 January 2015
  • 19 respostas
  • 18204 visualizações

  • Dinamizador Júnior
  • 11 respostas
Bom dia,


 


Gostaria de saber porque é que agora não consigo configurar o DNS dinâmico no router MEO?


Este problema não surgia há uns tempos atrás antes de me ser alterado o router.


 


À conta deste problema não consigo aceder ao meu computador a partir do exterior por meio de um hostname, coisa que conseguia fazer.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

19 respostas

Reputação 1
Boas !

Também tenho esses dois problemas ... Mas são dois problemas distintos !

Uma coisa é não conseguir configurar o DNS dinâmico ... O meu também dá sempre erro. Outra coisa é não conseguir aceder aos equipamentos a partir do exterior, o que agora também não se consegue ... mesmo utilizando o IP externo da MEO ou seja directamente sem a utilização de um serviço de DNS dinâmico.

Tudo isso foi causado pela brilhante e excelente actualização que a MEO fez no firmware do router ! Maldito firmware L !

Abraço !
Reputação 6
Boas @@@nunex70  @@@NunoMG 


 


Qual é o serviço de DDNS que estás a tentar configurar , eu tenho o NO-IP e está a funcionar sem problemas .


 


Quanto a aceder remotamente ao router experimenta fazer esta alteração .
https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/porta-ssh-22-outbound-bloqueada/m-p/59536#U59536


 
Reputação 1
Boas xtopt !

O que eu tenho ... ou por outra ... tinha ... era o dtdns ! Posso experimentar com o no-ip ... Mas o dtdns nunca me deu nenhum problema até ao exacto dia em que o firmware passou para o L.

Quanto ao que referes sobre o tópico da porta 22 o meu problema está no bloqueio do inbound não do outbound ... Mas pelo que li no tópico também resolveu para alguns problemas de inbound ... Vou experimentar a ver se ajuda no meu caso ... Obrigado pela sugestão !

Abraço
Boas xptopt


Eu também tenho no no-ip, este problema surgiu recentemente.


Vou tentar resolver o problema através do link que me sugeriu!!!! Depois reporto.


Obrigado!


 
Reputação 1
Boas,


 


Penso que esse problema foi originado pela actualização do firmware.


Estando já configurado o dns dinamico na versão D ao passar para a versão L o router "produz" algum bug e o dns dinamico não fica a funcionar.


 


Fazer assim:


 


1º entrar num prompt de DOS


2º fazer telnet 192.168.1.254 (ou o ip do router technicolor)


3º logar com user "sumeo" e password "bfd,10ng"


4º escrever no telnet "dyndns" e dar enter


5º escrever no telnet "list" e dar enter ... vai aparecer listada a vossa ligação que não funciona ...


6º escrever no telnet "delete" e dar enter ... vai ser pedido o nome da ligação a apagar ... escrever o nome que aparece quando fazem o "list" (passo 5) ... normalmente o nome é "dyndns_0" ... mas pode ser outro


7º depois de apagada a ligação escrever no telnet "saveall"


8º agora podem desligar o telnet e recriam a ligação ao dns dinamico (isto já pode ser feito no interface do router por web)


 


No meu caso (utilizo o dtdns) ainda ficou a dar um erro de actualização (diferente do que dava inicialmente) mas ao fim de 1/2 dias a ligação "estabilizou" e agora já dá tudo OK !


 


Abraço,


Nunex
Crachá
nunex70 escreveu:
Boas,

 

Penso que esse problema foi originado pela actualização do firmware.

Estando já configurado o dns dinamico na versão D ao passar para a versão L o router "produz" algum bug e o dns dinamico não fica a funcionar.

 

Fazer assim:

 

1º entrar num prompt de DOS

2º fazer telnet 192.168.1.254 (ou o ip do router technicolor)

3º logar com user "sumeo" e password "bfd,10ng"

4º escrever no telnet "dyndns" e dar enter

5º escrever no telnet "list" e dar enter ... vai aparecer listada a vossa ligação que não funciona ...

6º escrever no telnet "delete" e dar enter ... vai ser pedido o nome da ligação a apagar ... escrever o nome que aparece quando fazem o "list" (passo 5) ... normalmente o nome é "dyndns_0" ... mas pode ser outro

7º depois de apagada a ligação escrever no telnet "saveall"

8º agora podem desligar o telnet e recriam a ligação ao dns dinamico (isto já pode ser feito no interface do router por web)

 

No meu caso (utilizo o dtdns) ainda ficou a dar um erro de actualização (diferente do que dava inicialmente) mas ao fim de 1/2 dias a ligação "estabilizou" e agora já dá tudo OK !

 

Abraço,

Nunex


Boa tade como posso colocar o dns xxxxxx.dynip.sapo.pt se no router thomson no Serviço DNS dinâmico: não aparece o dynip.

 

 





 
Reputação 2
Viva,


Eu uso dyndns.org para o DNS dinâmico, e parece-me que a razão principal para o erro é o protocolo de comunicação com o dyndns.org agora requerer uma chave encriptada... que aparentemente ainda não é suportada pelo Thomson.


Seja como for, o que me aparece sempre como erro é "O host já existe!" quando na realidade nem no interface Web, nem no telnet, vejo lá o meu host configurado... isto funcionava lindamente até há umas semanas atrás.


Mas não tenho a certeza disto. De qualquer das formas, segui esta sugestão aqui apresentada pelo @@@nunex70, mas para mim não funcionou — sim, posso apagar a entrada via telnet, e até acrescentá-la à mão, mas não tenho forma de acrescentar o meu host 😛
Bom dia,

Acontece que também tenho o mesmo problema do DNS dinâmico, tentei a estratégia do [user=4816]@@nunex70[/user] mas mesmo assim continuo sem conseguir configurar o DNS, pois continua a dar o erro de "O host já existe!", mesmo tendo eu apagado tudo e feito a configuração do host de raiz.
Boas, estou com o mesmo problema, não consigo de maneira nenhuma em nenhum HOST, dá sempre erro, diz que o HOST já existe, qual a solução para isto? ninguém dá uma dica? se isto já trabalhou nas perfeições não entendo o porquê de agora não funcionar.

Obrigado.
Reputação 6
Boas @@lhopes


 



A solução é fazer é fazer reset ao router .
Boas [user=25559]@lhopes[/user] , depois de uns penosos 20 minutos e de 5 euros mais pobre com o apoio informático ao telefone, fui informado que foi feita uma atualização do Firmware do Router MEO, e agora a opção do DNS dinâmico foi movida da configuração do Router em si para uma secção na Área de Cliente MEO, dentro do pacote Internet - Serviços, e lá está uma opção "


DYNIP".


Parece que agora é assim que o DNS dinâmico funciona.


Espero ter ajudado.
Boas, esse serviço na area de cliente já existia, o problema não é só esse, eu já criei um HOST ai na area de cliente, e não consigo aceder às aplicações que acedia anteriormente, ou seja não consigo do exterior nem com o HOST da meo entrar no router com as portas abertas, é isso que me está a dar cabo do juizo, será que fazendo um reset ao router fica bom?, queria ter a certeza, porque voltar a configurar tudo de novo vai ser duro...


Deve de haver algum bug no firmware, para estar a provocar tantos erros, já pedi ajuda mesmo no apoio a cliente e até agora não me deram cavaco nenhum.
Sendo assim acho que se calhar mais vale arriscar e dar reset no Router, a mim mal configurei o host na Área de Cliente passou tudo a funcionar a 100%, as aplicações funcionaram na perfeição e tanto de fora como eu próprio consigo ter acesso a tudo como antes. Não te consigo garantir que com o reset vás conseguir fazer com que a configuração dê certo, mas como já tens as coisas configuradas na Área de Cliente e continua sem dar acho que o melhor seria arriscar com o reset, mas isso é decisão tua claro.
Eu vou ver então.. tiveste o mesmo problema?, se fizer reset ao router ele não vai actualizar o firmware de novo?


Já procurei várias respostas sobre este problema e também acho que pode ter a haver com o própio DNS configurado na placa de rede, como uso o Team Viewer, o DNS está em 8.8.8.8 e deveria estar em 222.222... ..., mas não sei já o que pensar. tenho de procurar solucionar o problema.
Reputação 6
Boas @@lhopes


 


 


O problema foi causado pelo update de firmware , um reset resolve o problema .
Ok, vou fazer reset então. obrigado depois informo se funciona ou não.
Bom dia, assunto resolvido!, (em parte) não foi necessário fazer reset, andei a pesquizar aqui no fórum e resolvi através desdes POSTs:


1º:


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-restaurar-acessos-RootUser-e-permiss%C3%B5es-num-router-TG784n/td-p/68474


 





http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Portforwarding-TECHNICOLOR-TG784n-V3/td-p/24343


 


Com estes dois metodos consegui resolver a minha situação,a configuração do DNS dinâmico no Router continua a não dar, mas com o DNS dinamico que a meo ofereçe na area do cliente já consigo aceder.


muito obrigado pela ajuda e respostas.


 


 


 
Reputação 1
Faço gestão de três centrais telefónicas à distância, duas delas estão por trás de routers Meo e passei o mês de Abril às turras com a porcaria dos problemas de desbloquear o SSH. Nem quis acreditar quando vi que já estava tudo perdido agora com o DNS dinâmico a falhar... é que eu não estou no local para configurar, andei a obrigar os meus clientes a meterem-se em telnets e a dar comandos obscuros, agora vou ter de fazer isto de novo? Parece que estão a gozar com as pessoas...

 

Quando se diz que fazer um "reset" ao router resolve o problema, isso quer dizer um "desligar e voltar a ligar", mantendo todas as configurações, ou quer dizer limpar tudo e começar de novo?

 

Muito obrigado aos pacientes e dedicados membros deste forum, sem vocês isto seria bem pior...
Crachá +1
"O HOST JÁ EXISTE"

Serve esta resposta para ajudar quem recebe a mensagem de erro "O host já existe", mesmo quando acha que apagou a configuração de DNS dinâmico e nunca mais consegue criar/activar um novo serviço, devido ao erro.

E não, não é preciso fazer nenhum reset ao router nem upgrade de FW.

O problema acontece quando o host antigo fica guardado, mas o serviço a que pertencia foi apagado, quando andaram a fazer reconfigurações no serviço dinâmico DNS.



 


Para fazer o router esquecer o vosso host e deixar de dar o erro "O HOST JÁ EXISTE":
1º entrar num prompt de DOS


2º fazer telnet 192.168.1.254 (ou o ip do router technicolor)


3º logar com user "sumeo" e password "bfd,10ng"
4º escrever no telnet "dyndns" e dar enter


5º escrever no telnet "host" e dar enter
6º (opcional)  escrever no telnet "list" e dar enter. Vão ver o tal vosso host que já existe..daí o erro :P
7º escrever no telnet "delete"


8º escrever no telnet o nome do tal host que já existe 


9º escrever no telnet "saveall"

E pronto, o malfadado host foi apagado, e podem criar de novo as vossas novas ligações DNS.