Box E.A. (Estupidez Artificial)

  • 14 May 2022
  • 2 respostas
  • 60 visualizações

Reputação 1
Crachá +1

 Será assim tão complicado criar uma interface e telecomando simples  e intuitivos, sem mistura de funções e redundâncias geradoras de confusão e que faça uso das boas invenções que já EXISTEM? Porque é que alguns fabricantes gostam de recriar o EPG, quando o clássico EPG funciona bem e recomenda-se?! Porque é que a tecla de retorno ao canal prévio com um simples toque, agora, na Android box, exige vários passos, isto se tivermos a sorte de não ter feito, por exemplo, uma pausa no programa que estávamos a ver porque, aí nada feito. E porque c#&@£π° é que a numeração dos canais foi suprimida na dita box?!!!! Gostava que alguém me conseguisse responder a isto com uma explicação lógica.
Se uma pessoa subscreve dezenas de canais de televisão (broadcast), não deveria ser dada prioridade ao mecanismo de navegação pelos mesmos de maneira fácil e intuitiva? Porque uma pessoa quando finalmente tem um momento de descanso após um longo dia stressante de trabalho, a última coisa que quer é ter que fazer (mais) um esforço intelectual para conseguir manusear uma box que, nos espeta com um tutorial para o fazer. Ter que haver um tutorial para navegar e gravar entre canais e programas, é a assumpção da incompetência de quem concebeu e programou esta valente porcaria de box. É o falhanço pré assumido!!! É a desistência de lutar pela simplificação. É presumir que todos são geeks e nerds que gostam de vasculhar os meandros do sistema. Não são!!!! A maioria das pessoas tem uma vida para além da televisão. Custa assim tanto perceber isto?!!!


2 respostas

Reputação 1
Crachá +1

Box ideal.

Para não me acusarem de hater ou ser soy destrutivo, deixo aqui a minha visão de uma box decente.

Como disse anteriormente, se é para subscrever 500 canais, há que tornar a coisa fácil para, sem grandes misturas, redundâncias ou confusões, os selecionar, navegar e programar/gravar. Uma tecla impõe-se logo à partida. A tecla [OK]. Esta corresponderá ao 'ENTER' dos PCs. Uma vez pressionada (do nada ou após o [ON]), uma lista semi-transparente (gradação definível no [MENU]) de 10 ou 11 canais, LEGÍVEL, surgiria centrada no canal em visualização, mais os cinco anteriores e posteriores. As teclas do [CURSOR] fariam o óbvio.

Portanto, [OK], [ON] e [CURSOR] bastam para recriar de maneira fácil o que era a navegação nos antigos televisores. Mas 500 canais exigem algo mais expedito. As teclas da [ESQUERDA] e [DIREITA] do dito cursor, podem servir (a partir da tal lista) para avançar ou recuar 10 canais de cada vez. Só após pressionar o [OK], é que se mudaria de canal por esta via. Outra via será mais directa ainda, com a tecla clássica de [UP/DOWN] dos canais, que ficaria do lado direito do [CURSOR]. A par desta, agora do lado esquerdo, teríamos a tecla do som[+/-]. Uma terceira via seria através de um [TECLADO NUMÉRICO] ou do[EPG], sendo que este, como o nome indica, serviria para Programar Gravações Electrónicas (gravações manuais). 

A teclas [CIMA] cursor, poderá servir para, do nada, fazer aparecer a info do canal e sinopse com [OK] posterior.  Com a tecla [RETURN] sai-se daí. A de [BAIXO] serviria para o timeline do canal do canal, com as tais thumbs que os programadores tanto gostam. 

Até agora parece-me tudo simples, sem grandes invenções. Mas temos que lidar com as definições, as gravações (manuais e automáticas) e restante tralha que as operadoras insistem em misturar nas boxes (a APP de TVs do YouTube é a coisa mais impraticável que alguma vez vi, tirando uns jogos do tempo do ZX Spectrum, e esta android box da meo, mas adiante...).

Para a restante tralha, e para não haver muitas misturas, ou acrescentar muitas teclas, uma de [MENU] abriria duas opções: 'DEFINIÇÕES' e 'MEDIA'. A primeira serviria para o óbvio, não me vou alongar muito mas a definição de canais a aparecer na tal lista pop-up da tecla [OK] será feita aqui. Os Sportings Canais, SIC Caras/Mulheres/Passadeiras Vermelhas e TVIs/Memória podem ser rejeitados ou escolhidos aqui, para quem gostar. A opção MEDIA, essa é que daria acesso às gravações, aplicações, vídeo clubes, etc. 

E não é preciso mais teclas, com cores ou logos, que só servem para aumentar a confusão, mesmo sem serem pressionadas acidentalmente, o que acontece com frequência quando se está num ambiente escuro. 

Espero ter trazido alguma luz a futuros programadores, não é preciso inventar mais nada.

Eh pá, não compliquem, por favor!...

Reputação 1
Crachá +1

 

Peço desculpa pelo três em linha, mas, por uma questão de clareza, resolvi dividir este meu post em três partes.

Nesta última debruço-me em exclusivo à tecla [RETURN], que na parte anterior apenas aflorei ao de leve.

Porque é onde a Android Box da meo mais mete água, além da imbecilidade de suprimir a numeração de canais e inventar no EPG, merece uma atenção mais detalhada. 

Nem sempre é claro ou óbvio o que uma tecla de retorno, ou regresso ao passo anterior, deve fazer. Duas opções surgem: ou se recua efectivamente um passo, ou se "limpa" tudo. Há situações em que a primeira faz mais sentido, outras é a segunda.

No caso do visionamento de canais, um pressionamento deve fazer o que sempre fez (até este traste da android box aparecer), ou seja, voltar ao canal visionado anteriormente. UM passo, não é preciso mais. Na Android box aparece primeiro um menu e mais um banner e meio (a coisa continua por ali abaixo) que tapam 50% da imagem (!). Depois temos que selecionar o canal pretendido, que não é aquele que pensávamos (o primeiro de um dos banners). Tentamos corrigir, mas a ordem com que os outros surgem não é necessariamente a cronológica. Temos que estar atentos! Mais para baixo tentam impingir o clube de vídeo, aumentando a confusão. Também surge "A Minha Lista", o que me levanta preocupações de privacidade. Se, por engano carregar no Sporting Canal, quem vir "A Minha Lista" até pode ficar a pensar que sou sportinguista (cruzes, credo!). Simplesmente não quero que vasculhem a minha vida, ok? Odeio cookies e quejandos! O máximo que admito é um retorno ao canal anterior, com um clique apenas, sem menus dúbios e ter que fazer três cliques. Quando muito, nas definições, poder optar por mostrar mais canais com a tecla [RETURN], talvez cinco, através de um long press.

Depois temos as situações de retorno às páginas anteriores dos menus vários. Ou quando se navega pelo EPG (Electronic Programa Guide). Neste caso, é importante que se recue apenas um passo. Limpar tudo pode levar a ter que repetir muitos passos. As únicas situações em que faz sentido limpar tudo, ou recuar até às primeira página de um menu (outro press limparia tudo), é quando acabamos de preencher um formulário ou password e, após um [OK], queremos é sair dali para fora sem ter que carregar mais três ou quatro vezes no [RETURN]. Como alternativa, se carregarmos nas teclas [EPG] e [MENU], isso leva sempre às suas primeiras páginas, independentemente de onde estivermos. Outro press, e sai-se de lá.

Na Android Box, nada disto acontece. Não há maneira de se limpar os menus e banners com a tecla de retorno ou outra qualquer. É uma IMPOSIÇÃO, aquilo que a meo nos oferece. Não uma escolha. Ou por outra, são escolhas encapotadas! A alternativa é desligar o aparelho, mas nem assim resolve tudo, porque aparece logo o mesmo menu, assim que se volta a ligar a box. Neste preciso momento estou a ver RTP3. No canto superior esquerdo temos o logo do canal, sobreposto ao banner do resultado do resumo dojogo de futebol (com um 'bwin' abaixo do logo); no canto superior direito, três diferentes banners, uns a tapar outros, com um enigmático WEST HAM X MAN CITY. Enigmático porque o resumo pareceu-me ser o do SPO 4-0 STA. Mais abaixo, à esquerda, outro logo, desta feita um estilizado 360° com um relógio com data adjacente. Por fim, em rodapé, um banner com texto corrido das notícias repetidas infinitamente ao longo do dia (a única novidade é que o Ministério Público Sul-Africano mantém a sessão de extradição do João Rendeiro para o dia 20, apesar de ele não poder comparecer, por motivos óbvios, o que me faz lembrar que não é só em Portugal que se complica). Ou seja, aquilo que importa ver quando se vê televisão, acaba quase sempre por ser vítima de uma enxurrada de banners, menus e confusão, situação para a qual a meo reforça com mais menus, banners e confusão caótica. Não é isto que eu quero quando vejo televisão. Acredito que a maioria também não.

Digam de sua justiça. O que querem quando vêm televisão?

 

Responder