Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
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@Andre_Maia Conseguia partilhar uma captura de ecrã (escondendo ou borrando o(s) número(s) voip e passwords) de forma a compreender como estão os campos e configurações?. O que sei é que o freepbx tem um nível de funcionalidades e opções que não são como nas app’s móveis. 

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Boas @CidiRome, por aqui o problema continua e sinceramente já nao sei que mais possa fazer.
Ja alterei configurações para experimentar e nada.

Assim que puderes comenta como foi o resultado na Gigaset ip sff

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Bom dia.

Eu nem percebo o que é que o erro tem a ver com DNS, eu verifiquei e em ambos os sistemas o nomes resolvem correctamente para o mesmo IP:
sip.sapo.pt.            202     IN      A       213.13.145.45
proxy.sip.sapo.pt.      103     IN      A       194.65.2.241

 

Ao contrário do que o @Andre_Maia disse, estamos a usar DNS: ao usar um nome de servidor, o serviço de DNS é invocado para o converter num IP que é usado no final para estabelecer a comunicação.

No entanto não acredito que o nosso problema seja de DNS porque até no log aparece um IP e não um nome de servidor e além disso para todos os efeitos a chamada é feita com sucesso a única coisa é que em vez de ser ligada ao destino pretendido é ligada a uma gravação que diz “não é possível estabelecer a sua chamada ”.
É possível que a siglna DNS queira dizer outra coisa diferente no VoIP? Ou que haja verificações efectuadas por DNS que vão além da resolução de nomes?

 

PS: fui novamente contactado pela MEO por causa desta avaria e dizem que não detetam nada.

Quando tiver uns minutos já vou configurar a conta na minha GigaSet IP e ver se também funciona como no X-Lite.

 

Entretanto tive uma ideia relacionada com os DNS que vou explorar, depois dou notícias.

 

Cumprimentos.

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Nao usamos DNS, usamos é estes parametros outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt e host=proxy.sip.sapo.pt

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Boas @OmicronPersei8 , mas algo deve ter mudado na configuração deles, porque ate ha uns dias sempre funcionou corretamente, so agora é que deixou de dar


Sim eu reparei no comentário inicial. Poderá é ter sido alterado algum parâmetro. O que sei é que via app móvel o voip está operacional. Usa algum DNS na configuração voip?

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Boas @OmicronPersei8 , mas algo deve ter mudado na configuração deles, porque ate ha uns dias sempre funcionou corretamente, so agora é que deixou de dar

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"chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070".

 

Isso deverá problema de configuração. Como é uma aplicação freeware, acho que a MEO não vai conseguir ajudar. As contas voip estão a funcionar

 

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Conseguiste ter resposta da parte deles? A mim ainda nao me disseram nada e o problema continua..

Crachá +2

Não fiz mais nada.
Não uso o número para receber chamadas, mas nos testes que fiz está a funcionar.

Estou à espera da análise deles.
Tenho que ver se consigo testar um destes sistemas noutro acesso internet: por exemplo, testar o sistema MEO que está a funcionar num acesso NOS.

Crachá +1

@CidiRome , conseguiste chegar a mais alguma conclusão? Ja experimentei de varias formas e alterando alguns parametros e o resultado é o mesmo. Ate foi notificado que está a dar problema nas chamadas entrantes, so a partir de alguns telemoveis funciona, de fixos diz que nao é possivel ligar para o número.

Crachá +1

Será que nao ha aqui ninguem da Meo que nos consiga ajudar neste sentido?

Crachá +2

Eu testei no X-Lite (do mesmo acesso que o FreePBX) e funcionou.

No entanto do FreePBX no mesmo IP não funciona (onde sempre funcionou até este dia 2).

Entretanto já confirmei que o outro sistema num acesso MEO que tenho também com um RasPBX (que é idêntico a uma dos dois primeiros) consegue fazer chamadas sem problemas.

Que é estranho, é.

Crachá +1

Duvido que seja bloqueio para IP que nao seja da Meo, porque eu testei tambem no x-lite na rede nós, inclusive, numa IP de espanha e deu sem problema. O problema esta mesmo na configuraçao feita no freepbx

Crachá +2

Eu Abri uma avaria na MEO e fui contacto há pouco.

O operador foi bastante rude e disse que não detectava problema nenhum.

 

Entretanto estive a analisar os registos e verifico que em ambos os sistemas que estão a dar problemas não tinha aparecido a mensagem "chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070". A primeira vez que apareceu foi no dia 2 de Fevereiro.
Além disso, apesar de não ter testado directamente, tudo indica que num terceiro sistema a Trunk do MEO esteja a funcionar correctamente, a única diferença é que esse sistema está ligado num Acesso Fibra da MEO e o outros dois estão em acessos da NOS.
É possível que a MEO esteja a fazer bloqueio a FreePBX/Asterisk cujo IP não seja MEO.

 

Cumprimentos.

Crachá +1

Bom dia, eu estou exatamente igual. Liguei para a PCmedic disseram que era problema da Meo.
Quando liguei para o apoio tecnico da Meo, referiram nao ter qualquer conhecimento sobre esta causa mas que iriam reportar o problema e até à data continuo sem resposta

Crachá +2

Boas.

Estive a olhar para o Log do FreePBX e o erro “ Bad DNS Request” só aparece no final da chamada ser desligada, já depois de se ter ouvido a mensagem “Lamentamos, mas neste momento não é possível estabelecer a sua chamada...” .

E não há nenhum erro óbvio no log até esse momento.

Isto pode querer dizer que para o FreePBX a chamada se estabeleceu correctamente, apenas o sistema do Sapo/MEO está a negar a chamada por alguma razão.

 

Ideias?

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