Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
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91 respostas

Reputação 7
Crachá +21

@marco75 

 

Apaguei-lhe o secret. que por algum eventual lapso deixou no post ;) 

Reputação 1
Crachá +5

Bom dia @marco75 , tentei fazer como disseste e não consegui. quando tento fazer uma chamada out aparece a dizer “all services are busy now”. 

podes colar aqui a configuração que tens para cada trunk sff?

Boas, @Andre_Maia

MEO_IN

username=+3512XXXXXXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=ZZZZZZZZZ
registername=+3512XXXXXXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
keepalive=45
insecure=port,invite
host=proxy.ims.iptv.telecom.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+3512XXXXXXXX
allow=ulaw&alaw

 

MEO_OUT

username=+3512XXXXXXXX
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=*BLIP*
registername=+3512XXXXXXXX
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+3512XXXXXXXX
allow=ulaw&alaw

 

Continuo a achar que isto nunca vai ter um comportamento a 100% porque o que se está a fazer é usar uma sip line como se fosse um sip trunk. tem funcionado até agora. o que noto é que a qualidade da chamada é inferior ao que era antes. já tentei com outro codec (g729 e g722), mas não funciona com estes codecs.

POdes colocar as tuas configs aqui?

 

 

Crachá +1

Bom dia @marco75 , tentei fazer como disseste e não consegui. quando tento fazer uma chamada out aparece a dizer “all services are busy now”. 

podes colar aqui a configuração que tens para cada trunk sff?

Reputação 1
Crachá +5

Caros colegas, não sei se a vossa situação será identica à minha mas eu também deixei de poder fazer chamadas no meu freepbx (a correr num Rpi). após alguns testes, como já tinha sido dito aqui, a conta sip funciona perfeitamente num telefone ip ou num softphone, no entanto no freepbx, nada de chamadas de saída, apenas o “lamentamos...”.

consegui resolver a minha situação criando 2 trunks, um para in e outro para out. a unica diferença na configuração entre os dois é que no in o host=proxy.sip.sapo.pt (ou proxy.ims.iptv.telecom.pt), enquanto no out o host=sip.sapo.pt. desta forma fico com 2 ip peers e tem funcionado bem até agora, a ver vamos se se revela estável.

 

Na realidade, penso que o problema não está no operador, mas em nós clientes, que estamos a tentar usar uma sip line como um sip trunk….

Reputação 1
Crachá +5

Boas. tenho um rasp a correr freepbx e estou com o mesmo problema: regista o peer aparece mas nas chamadas de saida “lamentamos mas neste momento não foi possível estabelecer a sua chamada”. alguém já sabe porque está a acontecer e/ou como resolver.

Crachá +2

Boas.

Em resposta ao jmramalho:
Tenho um telefone GrandStrem em que configurei a conta Sapo e funcionou bem. Também configurei hoje para testar novamente numa Gigaset IP e funcionou bem. Talvez não tenha as configurações bem.

O problema permanece tal e qual nos FreePBX.

 

Em resposta ao Andre_Maia, eu uso e tenho a Lets Call e a G9 em alguns clientes até ver sem grandes problemas. Se quiser fazer contrato, eu posso fazer propostas e dar esclarecimentos.

Cumprimentos.

Crachá +1

Bom dia, visto que esta não há solução por parte da Meo para este problema, alguem consegue dizer-me outros operadores voip que conheçam e estejam a funcionar bem e que valha a pena mudar?

 

Crachá

Também estou a tentar configurar na grandstream no telemóvel e no zoiper no pc. Já os tive a funcionar há 1 ano. Hoje não consigo nada.

Olá a todos,

 

Aqui confirmo o mesmo.

Há 2 meses que tenho vindo a fazer despistes, mas agora vejo que a minha suspeiçao é efetiva. Deixei de conseguir usar o número nómada. Ele regista, mas depois não é aceite no proxy. Ou seja, não se consegue efetuar ou receber chamadas. A chamada entra no PBX e cai.

Criei várias máquinas para teste em Portugal, França e Inglaterra. Usei base Asterisk e Freeswitch. Em todos o mesmo resultado. Apenas funciona com softphones.

O suporte não passou qualquer feedback. Depois de apresentar dados mais técnicos passaram a chamada, passaram a chamada e nunca mais contactaram.

É cada vez mais claro. Foi introduzido um barramento. O mais provável é que estejam a impedir que se utilizem serviços de EPBX não adquiridos à empresa. 

Estamos a analisar outras ofertas de operadores onde tudo funcione bem e migrar para lá todas as contas da empresa. Entretanto iremos também proceder a uma reclamação no livro.

Boas,

 

Continuamos com o mesmo problema de sempre, a altice decide alterar alguma configuração interna e não avisa ninguém…..

Desde 2012 que ciclicamente vão aparecendo alguns problemas com as ligações voip a centrais, nunca é problema deles e dado que são equipamentos particulares não existe qualquer suporte da parte deles… aceitável não fosse o facto de não existir nenhuma alteração e o serviço deixa de funcionar parcialmente… chamadas de outros operadores entram sem problemas, só originadas na rede altice, fixo ou móvel não se consegue receber… 

 

P:S. acabei por ter de mudar de operador voip, mas ainda tenho 2 números da altice para backup que neste momento é como se não tivesse nada…

 

Continuando a despistar, os logs para ver qual foi a alteração da altice !….

 

 

 

Crachá +1

Obrigado por partilharem o link, já la vou escrever tambem, para ver se serve de alguma coisa...farto desta situaçao

Crachá

Boa tarde.

Boa ideia a do portal da queixa.

Deixe aqui o link da sua queixa para ir lá colocar um comentário.
Quando tiver um bocado também faço uma.

 

Cumprimentos.

Aqui fica o Link da reclamação no portal da queixa

https://portaldaqueixa.com/brands/meo/complaints/meo-pacote-de-servicos-56574821

Fiz adicionalmente a mesma reclamação no livro de reclamações Online

Crachá +2

Boa tarde.

Boa ideia a do portal da queixa.

Deixe aqui o link da sua queixa para ir lá colocar um comentário.
Quando tiver um bocado também faço uma.

 

Cumprimentos.

Crachá

Espero que consigas obter reposta, por que a nós, só nos disseram que da parte deles está tudo bem.

Cumprimentos

Boa noite,

Efetivamente e após 15 dias de abertura do ticket nada foi feito por parte da MEO para resolver o problema.

Como já foi referido anteriormente, este problema está a acontecer em sistemas/centrais ASTERISK, o que penso ser a esmagadora maioria de casos.

 

Esta situação e tão ridícula que eu tenho o numero registado com sucesso, consigo receber chamadas de alguns telefones da rede fixa, testei com um numero de uma empresa e funcionou, testei com um numero residencial já não funcionou, se ligar de telemóvel da rede MEO não funciona, se ligar por exemplo do operador 91 recebo a chamada perfeitamente, e não consigo fazer nenhuma chamada do numero voip.

 

Registei o mesmo numero num telefone voip e não tive qualquer problema.

 

das duas uma ou a MEO fez alterações que ficou a provocar inadvertidamente este problema, e assim sendo pelo tempo e pela inação de resolução do problema, demonstra amadorismo, o que é muito mau em  meu entender para uma empresa como a MEO, ou então esta situação e propositada para sistemas ASTERISK o que ainda é pior porque trata-se de uma decisão unilateral da MEO alterar uma funcionalidade que em lao nenhum a MEO informa que os números 30, não podem ser usados em sistemas ASTERISK.

 

dado que a MEO nem sequer se digna a responder ao meu ticket, vou abrir uma reclamação no portal da queixa sobre esta situação. Sei que será só mais uma  nas milhares que a MEO tem, mas o apelo que eu faço a todos os lesados e que reclamem também e desta forma não será apenas uma mas garantidamente algumas milhares.

 

Esta situação até se pode enquadrar em meu entender publicidade enganosos por parte da MEO.

Apresenta um serviço onde diz que pode ser registado o numero em outro equipamento que não da MEO e o mesmo neste momento com esta situação não está a corresponder à verdade.

 

 

 

Crachá +1

Espero que consigas obter reposta, por que a nós, só nos disseram que da parte deles está tudo bem.

Cumprimentos

Crachá

Tenho exatamente o mesmo problema. tenho o numero configurado numa central ZYCOO e nunca tive problemas. recentemente tenho….

Se ligar para o numero voip por exemplo da operadora vodafone a chamada é recebida. Se ligar de um telemóvel MEO da chamada falhada. Se ligar para fora através do numero da voip MEO da sempre a mensagem referida, sem sucesso.

 

Só pode ser problema interno da MEO.

 

Abri uma avaria, aguardo resposta.

Crachá +1

Bom dia, ja consegui fazer com que as chamadas entrem normalmente, mas para fazer continuo exatamente com o mesmo problema, nao é permitido.

 

Crachá +2

Boas.
Para mim continua tudo igual:
- Consigo receber;
- Não consigo fazer com a mensagem “Lamentamos, mas de momento….” e com o erro no log «chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 040351915" back from 194.65.2.241:5070»

 

Visto que tenho 3 sistemas* distintos com o mesmo problema, não pode ser problema só meu.

* 2 RasPBX e 1FreePBX em equipamento x64 Intel com Sistema Operativo CentOS.

 

Cumprimentos.

Crachá +1

Boas, conseguiste chegar a mais alguma conclusao?  agora já nem consigo receber chamadas nao sei por que. Ha uns dias recebia de alguns numeros e de outros nao, agora já nem da para ligar

Crachá +2

Fiz mais um teste:

Coloquei nas configurações os IPs dos servidores em vez dos nomes e dá erro de autenticação:
chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from '<sip:+3513020xxxxx@213.13.145.45>;tag=xxxxxxx'

Penso que o servidor obriga os pedidos a irem com o nome do servidor e não admitem o IP…

(Há vários erros diferentes consoante se trate do registo ou de uma tentativa de chamada)

Cumprimentos.

Crachá +1

Pois eu acho que sinceramente isto é um problema da Meo/Sapo, porque até agora sempre funcionou.
Eu verifiquei e nao exisitiu nenhuma alteraçao no Freepbx em termos de módulos

Crachá +2

É difícil dizer.
Eu vou mais por uma qualquer alteração deles que não foi imediata para todos os clientes.
Também é possível que tenha havido alguma alteração no FreePBX, mas teria que ser mesmo no FreePBX ou respectivos módulos, porque a nível do Asterisk não há actualizações automáticas.

Ainda assim, tenho trunks de outros 3 operadores a funcionar correctamente e só o do Sapo é que está a dar problemas.

Cumprimentos.

Crachá +1

Entao achas que o problema está mesmo no Freepbx @CidiRome ?

Crachá +2

Actualização muito importante.

 

O sistema que eu tenho no acesso MEO já começou a dar o mesmo problema.

Sendo é assim é plausível que este problema comece a aparecer como cogumenlos em outros utilizadores de FreePBX.

 

Cumprimentos.

Crachá +2

Boas.

Testei na Gigaset A580IP e funciona (leva bastante mais tempo a estabelecer a chamada, mas acaba por fazer).

As configurações de trunk que uso são (exactamente iguais a um sistema que tenho num acesso MEO que funciona bem):

username=+3513020xxxxx
type=friend
secret=secret_password
registername=+3513020xxxxx
qualify=yes
port=5070
nat=force_rport,comedia
insecure=very
host=proxy.sip.sapo.pt
fromuser=+3513020xxxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-pstn
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+3513020xxxxx
auth=+3513020xxxxx:secret_password@sip.sapo.pt
allow=ulaw&alaw

 

Registry String: +3513020xxxxx@sip.sapo.pt:secret_password:+3513020xxxxx@proxy.sip.sapo.pt:5070/+3513020xxxxx

Cumprimentos.

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