Pergunta

VoIP MEO deixou de conseguir fazer chamadas em FreePBX

  • 2 February 2021
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91 respostas

Crachá +1

já consegui descobrir o problema com o meu freepbx tinha um problema no DNS server. Ainda assim só consigo realizar chamadas e continuo sem conseguir receber. Anexo aqui o log caso alguém saiba como resolver isto, sff. O telefone não chega a tocar quando me ligam mas o número que me está a tentar ligar fica registado no log. Logo acho que é algo que está a impedir a ligação a ser feita à minha extensão.

 

[2021-07-28 23:06:52] NOTICE[1339][C-00000006] chan_sip.c: From address missing 'sip:', using it anyway

2[2021-07-28 23:06:52] ERROR[1339][C-00000006] chan_sip.c: Empty domain name in FROM header

3[2021-07-28 23:06:52] NOTICE[1339][C-00000006] chan_sip.c: Unexpected error for device tel:XXXXXXXXXtag=p65539t1627510012m713297c50654s1_875381070-269987270 for INVITE, code = -100

Crachá +1

Infelizmente já nada funciona. Estou a obter a seguinte msg de erro na consola de registos.

 

[2021-07-10 04:33:18] NOTICE[1353] chan_sip.c: -- Registration for '+35130200XXXX@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #77)

 

Alguém sabe como solucionar o problema? Obrigado.

Crachá +1

Pena este grupo estar tão parado…. Eu ontem tentei configurar no meu freepbx e agora já nem consigo fazer chamadas mas anteriormente conseguia… Se alguém quiser tentar fazer troubleshooting seria interessante podermos reunir e tentar solucionar o problema.

Alguem já consegui resolver isto? Eu tentei configurar o freepbx mas estou a ter o mesmo problema. Consigo receber chamadas mas não consigo fazer.

Crachá +1

Eu até tenho o serviço Voip a funcionar no FreePbx conseguindo realizar chamadas. Só não consigo que o telefone toque quando me ligam para o número Voip. Segundo parece alguns utilizadores do fórum conseguem receber também.

Crachá

Esta empresa, MEO,  está a ter uma postura vergonhosa na prestação deste serviço. Eu chamo-lhe mesmo engodo.

Tem este como mais um serviço prestado, mas na realidade não prestam o serviço. Vou demonstrar isso de seguida.

 

Como referi em posts no inicio, eu sempre tive estes números configurados em freepbx. Finais de Janeiro simplesmente deixei de conseguir fazer chamadas, recebo e não consigo fazer chamadas ….

Funciona este serviço da MEO a 50%.

 

Criei o primeiro Ticket sobre este assunto na MEO em finais de Fevereiro, 2 meses e após varias reclamações , inclusive no livro de reclamações online,  a MEO dignou-se a responder-me.

 

Para surpresa minha, a resposta foi:

Após analise ao seu pedido pelo departamento técnico é necessário confirmar se o equipamento que tem, foi vendido pela MEO ou se está certificado/homolgado pela MEO , no que concerne a chamadas que tenta fazer para números Voip.Após analise ao seu pedido pelo departamento técnico é necessário confirmar se o equipamento que tem, foi vendido pela MEO ou se está certificado/homolgado pela MEO , no que concerne a chamadas que tenta fazer para números Voip.

Neste intervalo, entre a primeira reclamação por diversas vezes por contactos da MEO expliquei a situação onde referi que sempre tive este serviço a funcionar e que deixou de funcionar, inclusive referi-lhe que eu tenho formação académica nesta área, entendi esta resposta da da MEO, como um insulto à minha inteligência.

Decidi entrar no jogo da MEO, abri novo ticket onde solicitei à MEO que me facultasse a lista de equipamentos, como eles referem, que “está certificado/homologado pela MEO” para que eu possa responder à pergunta que me foi colocada comparando eu o meu equipamento com os supostos equipamentos certificados/homologados pela MEO.

Posterior a isto perdi a conta aos tickets que abri e que a MEO fechou sem que esta lista me fosse fornecida. O modos operandi da MEO em todos o Tickets que abri, onde como referi anteriormente apenas fiz uma questão legitima, era ligaram-me e começavam a passar as  chamadas internamente por vários  operadores, posso partilhar que num desses últimos contactos passaram-me por 8 operadores que nunca era com eles o tema….

 

Hoje e após ter sido rude com o operador que me voltou a ligar com a mesma estratégia, esta novela teve mais um desenvolvimento, recebi um email da MEO.

Decidi partilha-lo para a  comunidade, porque entendo que merece partilha.

 

Como se pode ler na pagina da MEO, e neste email reforçam-no, o serviço VOIP poderá ser usado em qualquer equipamento compatível, e na pagina web acrescentam em qualquer ligação com Internet.

De seguida informam a configuração, o que não é novidade nenhuma e o melhor deste email vem de seguida.

Continuam sem fornecer a lista de equipamentos certificados/homolgados pela MEO que já solicitei inúmeras vezes, e informam alguns dos equipamentos  compatíveis. 4 equipamentos :grin:  sendo que destes 4, apenas 1 (Siemens Gigaset C470 IP)  permite configuração SIP para usar este serviço voip, os outros 3 são telefones analógicos que não permitem qualquer configuração SIP, até nisto demonstram estrema incompetência.

 

Deixo a Partilha da minha experiencia com a MEO, que garantidamente não será a empresa com a qual irei contratar novos serviços sejam eles de que âmbito forem.

 

 

 

 

Crachá +1

pena este grupo já não ter atividade...

Crachá +1

Estou a tentar configurar as duas trunks mas não tou a conseguir. A outbound trunk tá a funcionar agora a incoming trunk não funciona. Alguém tem input? Obrigado.

Crachá +1

vocês conseguem também receber chamadas usando o freepbx? eu não estou a conseguir...

Crachá +1

Uso a configuração que coloquei acima num dos meus posts. Estou a usar numa rede diferente.

Crachá

Eu com o Freepbx tou a conseguir fazer chamadas mas não consigo receber. Quando ligo de outro número nem chama e a chamada termina logo. Na PBX não toca sequer.

Qual é a configuração que usas para conseguir fazer? Estás a usar a mesma rede MEO onde foi registado o numero voip?

 

Crachá +1

Eu com o Freepbx tou a conseguir fazer chamadas mas não consigo receber. Quando ligo de outro número nem chama e a chamada termina logo. Na PBX não toca sequer.

Crachá

vocês conseguem receber chamadas usando o freepbx?

Eu uso o 3CX apenas e embora os numeros 30 fiquem registados, dá erro:

Call or Registration to 21******@(Ln.10009@+3513020*****) has failed. 194.65.2.241 replied: 403 Forbidden; from IP:194.65.2.241:5060

Crachá +1

vocês conseguem receber chamadas usando o freepbx?

Crachá

Apenas consigo usar no Zoiper.

No 3xc regista mas não faz nem recebe chamadas

Crachá +1

@marco75 obrigado. eu já tentei sem isso mas as chamadas não entram. quando tento ligar para o meu 30200 simplesmente dá impedido. consegue receber chamadas?

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Crachá +5

@biomedica no incoming apenas tenho a reg string. Mais nada.

Crachá +1

Obrigado. Neste momento já tenho outgoing calls. @marco75 a tua sugestão funcionou logo, mto obrigado. Ainda assim agora não consigo ter incoming calls. Tenho a seguinte configuração:

 

Incoming:

User Context: +35130200xxxx

User Details:

 

username=+35130200xxxx
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxx
registername=+35130200xxxx
qualify=yes
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
keepalive=45
insecure=very
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200xxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200xxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+35130200xxxx
allow=ulaw&alaw

 

Obtenho o seguinte erro:

 chan_sip.c:19688 send_check_user_failure_response: Unexpected error for device tel:91xxxxxxx;tag=p65539t1618618203m195057c92152s1_3943135164-2014894223 for INVITE, code = -100
 

Reputação 1
Crachá +5

@biomedica  tenta: retiraport=5070 e colocar outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070

Crachá +1

Okay, continuo a não conseguir. Tenho a seguinte configuração para número 30200…

 

username=+35130200xxxx
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxx
registername=+35130200xxxx
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
insecure=very
host=sip.sapo.pt
fromuser=+35130200xxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+35130200xxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
authname=+35130200xxxx
allow=ulaw&alaw
qualify=yes

 

Incoming: tenho tudo vazio

 

Register string: +35130200xxxx@sip.sapo.pt:xxxxxxx@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200xxxx

 

Alguém me consegue ajudar?

 

Obtenho o seguinte na consola:

Sapo_OUT/+35130200xxxx    213.13.145.45                               Yes        Yes            5070     UNREACHABLE
 

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Crachá +5

@CidiRome https://tadeubento.com/2020/meo-voip-telefone-fixo-no-computador/  (não sei se continua a funcionar, ou se o isp mudou algo)

Para nomada, outbound proxy proxy.sip.sapo.pt

Continuo a achar que isto não é um sip trunk mas uma sip line.por isso funciona bem num softphone ou tlf voip  mas falha quando configurado em freepbx ou trixbox.

Crachá +2

Boas pessoal.

Nas configurações acima notei algumas coisas: parece que alguns parâmetros da configuração se destina a uma ligação de número fixo 2xxxxxxxx (outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt), eu apenas estava a configurar para um número nómada 3020xxxxx.
No entanto nessa configuração também aparecem dados que parecem ser de número nómada (host=sip.sapo.pt).

Ainda assim podia ser útil conseguir configurar o número do acesso Fibra, onde se obtém a password?

É possível?

Cumprimentos.

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Crachá +5

@biomedica, sim deves colocar a registration string. será algo como (já tinham indicado aqui!) :

+351XXXXXXXXXX@sip.sapo.pt:SECRET@proxy.ims.iptv.telecom.pt:5070/+351XXXXXXXXXX

para verificares:

sessão de ssh ao freepbx;

asterisk -r

sip show peers

 sip show registry

Crachá +1

Alguém me pode ajudar a fazer o setup? Já configurei a trunk e a extensão e as inbound e outbound routes mas por algum motivo continua a não dar. Será que devo colocar algo na registration string? Agradecia imenso se alguém me pudesse auxiliar. Obrigado.

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Crachá +5

@marco75

 

Apaguei-lhe o secret. que por algum eventual lapso deixou no post ;) 

@Andre_MEO muito obrigado.

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