Resolvido

Tamanho da imagem da RTP menor que os outros canais

  • 13 April 2014
  • 5 respostas
  • 1390 visualizações

  • Principiante
  • 4 respostas
Desde a ultima actualização do app MEO GO para iOs que a dimensão da imagem da RTP Informação durante os noticiários fica mais pequena, depois em outros programas volta à dimensão de ecran cheio. Alguma razão para tal?
icon

Solução por Paulo.Santos 13 April 2014, 13:17

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

Reputação 5
Olá https:///t5/user/viewprofilepage/user-id/5295, bem-vindo ao MEO Fórum!

Não tenho iOS, pelo que não consigo reproduzir o 'problema', mas pela descrição acredito que a razão seja o formato da RTP Informação, os noticiários são emitidos em 4:3 enquanto que o resto da emissão é emitida em 16:9, por isso ao passar da publicidade para o noticiário existe uma mudança do aspect ratio que faz com que a imagem passe a ser mais pequena.


 


Isto acontece na maioria dos canais RTP, e como a app está programada para respeitar o aspect ratio nota-se esta diferença, nas MEOBoxes praticamente todos nós temos, erradamente, a imagem como Esticado o que faz com que o 4:3 seja esticado para 16:9 e assim não se note a passagem (porque a imagem enche sempre o ecrã). Na app, isso não acontece.


 






Imagem: truvumonitorsinc


 


 
Parabéns a Paulo Santos pela qualidade da resposta!
Entendo a explicação, contudo na versão anterior, isto não acontecia.
Reputação 6
Crachá +10
JP escreveu:
Entendo a explicação, contudo na versão anterior, isto não acontecia.

Isso podia acontecer pela razão da imagem ser esticada. Por acaso não reparaste se anteriormente os objectos e pessoas no ecrã ganhavam forma ligeiramente achatada, ou inchada?

No entanto a aplicaçao da MEO, não pode controlar, quando a emissora decide transmitir o, já clássico formato 4:3 sob a forma de um falso 16:9, esticado. É comum gerar-se até alguma breve confusão, quando algum programa televisivo ou totalidade do canal, é passado para o 16:9 real, o que já sucedeu comigo. :)

 
Reputação 1
Crachá +3
 

Olá a todos

Não estou completamente seguro se o que refiro a seguir será  um pouco off topic contudo necessito dar esta informação que se relaciona com formatos …desajustados

A transmissão do canal RTP 3 – versão  standard melhorado (retransmitido no caso pela meo 1080 i 25 via rf  posição 38 e iptv posição 806 com a designação rtp3 upscale) passou a ser feita com uma relação de imagem incorrecta levando a que a imagem se apresente muito distorcida e sem qualquer relação com a realidade. Aparentemente  a causa pode ser  a utilização de um formato Stretch numa imagem 169 ou a retransmissão de um sinal 43 a 169 + esse Stretch.

O problema começou  entre :no máximo 2 dias e desde ontem à noite

Não faço a mínima ideia da responsabilidade da anomalia- se da rtp se da meo . Por isso alerto ambos e deixo aqui tb essa informação

Porto Santo 19 Janeiro 2018

João Alves

Ps-Não consigo encontrar um link para contactar a meo