Resolvido

O serviço VoIP já não está disponível para os clientes

  • 6 December 2022
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Após de várias chamadas telefónicas e mensagens no My MEO hoje recebi uma resposta telefonicamente oficial do suporte da MEO.

 

Foi me informado que o serviço já não está aceitar novos número VoIP. Apesar de conseguirmos criar um número VoIP o mesmo não pode ser utilizado e é rejeitado. Por este motivo é que poderão receber o erro 500 quando se faz o registo.

 

Tentei utilizar vários sotphones, telefone IP da Yealink incluindo a configuração do suporte aqui: https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet-em-casa/outros-servicos#aplicacoesvoip (clicar em Dados de configuração nas aplicações VoIP) e até experimentei a configuração do router da MEO fibra.

{
    "generalInfo": {
        "enableService": "(invalid_read: variable)",
        "pad": null
    },
    "sipConfiguration": {
        "boundInterface": "(invalid_read: variable)",
        "sipDomainName": "sip.sapo.pt",
        "useSipRegister": "",
        "sipRegisterAddress": "sip.sapo.pt",
        "sipRegisterPort": "5060",
        "useSipProxy": "",
        "sipProxyAddress": "sip.sapo.pt",
        "sipProxyPort": "5060",
        "useSipOutbandProxy": "",
        "sipOutbandProxyAddress": "proxy.ims.iptv.telecom.pt",
        "sipOutbandProxyPort": "5060",
        "pad": null
    },
    "sipAccountsNumber": "1",
    "sipAccount": {
        "status": " Up",
        "enable": " 1",
        "extension": " +35…..",
        "displayName": " ",
        "authName": " +351…..",
        "password": "",
        "physicalTerminal": " 0",
        "pad": null
    },
    "pad": null
}
 


Questionei porque que a MEO não coloca este aviso na página de suporte e a resposta foi nula. Não sabem responder.

 

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Solução por omicronpersei8 6 December 2022, 14:06

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Tópico fechado, já não permite mais respostas.

3 respostas

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Está especificado nas notas - Nota: Para além da utilização dos números nómadas em smartphones (via aplicação compatível), nos routers MEO Fibra apenas é possível se for feita com um telefone IP ligado na porta ethernet ou utilizado softphone. Não é assim possível a utilização do número nómada nas portas FXS do router. ​ 

não está a por os dados conforme. tal como  "sipProxyAddress": "sip.sapo.pt",  o indicado é proxy.sip.sapo.pt conforme especificado https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet-em-casa/outros-servicos#aplicacoesvoip.

 "sipOutbandProxyAddress": "proxy.ims.iptv.telecom.pt",  nunca vai funcionar isso é do voip geográfico.
 

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Olá @OmicronPersei8 não pretendo utilizar o números nómadas (VoIP) internamente no router da MEO Fibra e o dispositivo telefónico IP está ligado a um a porta Ethernet do router.


Sobre o proxy, estou a utilizar o indicado conforme o link que mencionou que é o mesmo que está na minha publicação.

Sobre o proxy proxy.ims.iptv.telecom.pt, já sabia das limitações porque já tinha sido mencionado noutras publicações, mas obrigado pela partilha que pode é útil para outros membros neste fórum.

A publicações das configurações do router MEO fibra era apenas para demonstrar as diferenças e vai ao encontro com o que disse. Para quem quiser saber como obtive a configuração foi apenas a resposta do router para o navegador de Internet através de JSON. O que achei piada é que o router MEO  fibra tem imensas opções que não estão ativas para os utilizadores finais (clientes). Por exemplo  é possível exportar as configurações do router, o JavaScript, ficheiro de idoma e template contem essa informação.

O que pretendia fazer a seguir era utilizar um Session Border Controller (SBC) mas já desisti da ideia.

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É a primeira vez que estou a utilizar este fórum e um post não devia ser marcado como solução sem questionar o autor se realmente foi resolvido ou se não houver atividade do autor.

 

Pretendo questionar os administradores deste fórum se conseguem facultar a mesma informação que me foi fornecida no serviço no 16209 em que a MEO já não ativa o serviço VoIP para novos clientes e/ou ativação de novos números VoIP.