MEO Kanal

  • 9 February 2012
  • 60 respostas
  • 5353 visualizações

Reputação 1
  • Estagiário Sénior
  • 46 respostas
http://www.meo.pt/conhecer/maisMEO/meokanal/PublishingImages/topo1.jpg

Através do botão verde do comando MEO, que agora se aciona, os clientes MEO têm acesso a um novo universo de televisão, com canais personalizados. O botão verde surge, deste modo, como uma porta de entrada para a democratização da produção de conteúdos em televisão, passando os clientes MEO a participar desta revolução.

Rápido, simples e intuitivo. São estes os três adjetivos que qualificam o processo de criação do próprio canal no MEO, o qual implica apenas três passos, em meo.pt/kanal:

1. criação do canal: escolher o nome, atribuir um novo número, conhecer e aceitar os termos de utilização;
2. disponibilização de conteúdos: transferir vídeos e criar slideshows de fotos;
3. agendamento dos conteúdos: selecionar conteúdos e arrastá-los para o espaço de programação do canal, podendo mesmo ser escolhidas a data e a hora pretendidas e, por fim, guardar programação e colocar o canal “no ar”.

O MEO Kanal de Comunicação permite criar gratuitamente canais privados, com acesso através de PIN apenas partilhado entre familiares, amigos ou qualquer outro grupo pretendido, e canais públicos, acessíveis a toda a comunidade MEO.

Para aceder aos canais privados ou públicos, basta premir o botão verde do comando MEO acedendo de forma mais fácil e direta e digitar de seguida o número do canal (a cada canal está associado um número). O acesso aos canais públicos é ainda possível através do MEO Interativo, que integra a nova aplicação MEO Kanal de Comunicação. Nesta aplicação sobressaem os canais em destaque, os favoritos, o top dos mais vistos, o catálogo de canais organizado por categorias e a possibilidade de pesquisa de canais.

O lançamento do MEO Kanal de Comunicação assenta em cinco pilares fundamentais que atribuem ao MEO o estatuto de case-study internacional e sem os quais não teria sido possível revolucionar, como o MEO o fez, a forma de ver televisão em Portugal:

1 .rede de fibra ótica verdadeiramente até casa dos clientes, cobrindo 1.6 milhões de casas – eleita a melhor da Europa pelo FTTH Council;

2. funcionalidades únicas que dão total controlo ao utilizador sobre a sua experiência de TV: opções avançadas de gravação (Gravação Remota, Pause e Restart TV, entre outros);

3. conteúdos exclusivos e inovadores (pioneirismo no HD e no 3D, lançamento de vários canais nacionais, entre outros);

4. interatividade (aplicações úteis e serviços temáticos em áreas âncora, como desporto e música);

5. capacidade interna de inovação, como é o caso do SAPO, que permite assegurar o desenvolvimento de conteúdos e canalizar o know-how e a experiência de tecnologia para projetos “made in & made by” Portugal.

De recordar que, recentemente, com o lançamento do MEO Go, a experiência já disruptiva do MEO ganhou uma nova dimensão: a multiplicação de ecrãs dentro de casa e a extensão da experiência de TV para fora de casa. O MEO saiu fisicamente da TV e saiu, também, da tradicional cultura de TV. Hoje, com o MEO Kanal de Comunicação, o MEO volta a revolucionar a forma de ver televisão, possibilitando a cada cliente partilhar os seus próprios conteúdos em televisão.

O serviço de televisão por subscrição da PT tem vindo desde o lançamento em 2008 a contribuir para alterar profundamente o modo como se vê TV em Portugal. O ano de 2012 continuará a trazer grandes desafios nesta área e acima de tudo será um ano de consolidação da extensão da TV e dos seus conteúdos a uma série de outros equipamentos com os quais a PT proporciona experiências de visualização de TV únicas que, agora, ganham uma dimensão ainda maior com a criação e partilha do próprio canal no MEO.


Fonte: Portugal Telecom

Site: http://kanal.meo.pt/

Dica – Aprenda como criar o seu MEO KANAL

No inicio do mês de Fevereiro, a Meo disponibilizou um novo serviço que permite aos seus clientes criarem o seu próprio canal de TV. Com este novo meio de comunicação, os clientes do serviço Meo passam a dispor de uma área, onde podem descarregar as suas fotografias e vídeos, podendo estes conteúdos serem posteriormente visualizados por qualquer cliente Meo. Este serviço pegou moda, e são muitos os que já criaram o seu próprio canal.

Mas como criar o nosso próprio canal? O Pplware dá uma ajuda, disponibilizando um pequeno tutorial, passo a passo.

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/meo_004_thumb.jpg

Para criarem o vosso próprio kanal, devem ser clientes do serviço MEO e seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Aceder ao site do Meo Kanal aqui

Passo 2 – Carregar em CRIAR CANAL

Passo 3 – Introduzir as suas credenciais da Área de Cliente PT ou do site MEO. Caso não tenha conta deverá criar uma através do botão REGISTAR.

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/meo_001_thumb.jpg

Passo 4 – Depois de entrarem na plataforma (Área de Cliente), devem carregar em ACEDA AO MEO KANAL

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/kanal_00_thumb.jpg

Passo 5 – Indicar o seu e-mail e o seu nome

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/kanal_02_thumb.jpg

Passo 6 – Neste ponto vamos proceder à criação do canal propriamente dito. Para isso, devem indicar o nome do canal, indicar se é publico ou privado e gerar um numero que será o numero que irá identificar o vosso canal.

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/kanal_03_thumb.jpg

Passo 6 – Depois podem fazer o upload de uma imagem de marca do Canal, escolher a categoria, indicar uma pequena descrição, indicar algumas tags (até 5), definir o distrito e o concelho.
Nesta página podemos também controlar se o canal está já “No Ar” e definir o tipo de privacidade.

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/kanal_04_thumb.jpg

Passo 7 – Depois no separador PROGRAMAÇÃO podemos começar a fazer o upload dos nosso conteúdos. A nível de vídeo a MEO:

Recomenda:

  • Formatos .avi, MPEG (.mpg), MPEG-4 (.mp4 ou .m4v) ou QuickTime (.mov).
  • Resoluções de 1280x720p (16:9) para HD ou 720x576p (4:3) para SD, a 25fps.

Ficheiros com resoluções superiores poderão demorar mais tempo a processar.

Não recomenda:
  • Ficheiros em formato Flash vídeo (.flv ou .f4v) e Windows Media (.wmv).
  • Resoluções inferiores a 720×576
http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/meo_002_thumb.jpg

Feito os passos anteriores, e caso o canal esteja no estado “NO AR” e definido como publico, este passa a estar disponível para todos os clientes do serviço MEO. Para tal, os clientes apenas têm de carregar na tecla verde do comando e depois inserir o numero do canal a visualizar. De referir que no menu da TV, os utilizadores podem também escolher canais por categoria, com base nas tags, etc. Cada cliente pode criar até 6 canais!

Aproveitando o tutorial, procedemos à criação do canal Pplware com o numero 805399 onde iremos depositar alguns conteúdos.

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/meo_000_thumb.jpg

Depois cada utilizador poderá controlar o numero de acessos ao seu canal.

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/meo_003_thumb.jpg

O serviço de televisão por subscrição da PT tem vindo desde o lançamento em 2008 a contribuir para alterar profundamente o modo como se vê TV em Portugal. O ano de 2012 continuará a trazer grandes desafios nesta área e acima de tudo será um ano de consolidação da extensão da TV e dos seus conteúdos a uma série de outros equipamentos com os quais a PT proporciona experiências de visualização de TV únicas que, agora, ganham uma dimensão ainda maior com a criação e partilha do próprio canal no MEO. Experimentem e digam-nos qual o vosso canal.


Fonte: pplware

Novidades do Meo Kanal

Play/Pause

Já estava previsto, mas face à quantidade de pedidos que nos chegaram, desse lado, decidimos agilizar o desenvolvimento desta nova funcionalidade, a possibilidade de poder fazer "pause" a meio da programação, retomando mais tarde, bastando para o efeito que prima o "Play".

Veja o Vídeo

Fonte: Blog Meo Kanal

Lista de Canais

Um pedido de muitos utilizadores que vê agora a luz do dia. No site, a possibilidade de consultar a lista de canais (públicos, evidentemente).

Permite uma ordenação por número de canal, nome, classificação e número de visualizações e, dentro de cada um dos anteriores, por categoria.

Uma forma mais fácil de conhecer novos canais.
Fonte: Blog Meo Kanal

60 respostas

Boas,

Como este serviço acabou de ser lançado ainda não existem hacks e scripts, mas queria saber se é possível automatizar o carregamento de imagens para o canal através de um script e coloca-las em programação. Pergunto isto porque não tenho nenhuma experiência em linguagens web, e não sei se o tipo de programação usada no site MEO Kanal dá para fazer o pretendido.

A ideia era ter um scirpt que fizesse upload de uma imagem (por exemplo de uma webcam) e publicasse no meo kanal. Era de um certo modo, um live stream de webcam.

Se existisse uma aplicação oficial do género, ou se desse para fazer streams, é que era! :cool2:
Existe sim, vai ao www.veetle.com
Existe sim, vai ao www.veetle.com

:sarcastic: a intenção é incorporar um serviço de streaming no MEO Kanal
Crachá +1
E depois que posso fazer a "ponte" entre o verrtle e o meo?
Reputação 5
Movido para o primeiro tópico criado sobre o MEO Kanal!
A ideia era fazer algo desse género, ou usar um script para fazer o carregamento das últimas imagens.
Mas falei com um dos developers, e disse-me que fazer carregamento automatizado das imagens não era possível devido a necessidade de criar slideshows.
Reputação 5
(...)
Se existisse uma aplicação oficial do género, ou se desse para fazer streams, é que era! :cool2:
Por acaso era mesmo bom, fala alguém de Audiovisuais.
Por acaso era mesmo bom, fala alguém de Audiovisuais.

Pelo que percebi do uso, os vídeos levam um processamento em cima depois de serem carregados. Suponho que sejam convertidos e descodificados/codificados.
As fotos depois de serem carregadas, só são possíveis de incluir na programação após criação de um slideshow, que demora muito tempo.

Sendo assim, creio que a única maneira de incluir streams, é fazendo upload de um vídeo dummy com "link" para um stream existente. Isto se os vídeos não forem tratados no processamento.
Algum insider ou outro pode explicar como apagamos as fotos que ficam retidas e porque demora uma eternidade a fazer um slideshow de uma foto com 100k?

Cumps
Crachá +3
Boas, suponho que este serviço não tem encargos adicionais.
Crachá +7
Correcto é de borla.
Vai aumentar o lixo visual! E claro copy paste do youtube 😃
Nos termos de utilização diz isto:
8. Preços
Pela prestação do Serviço será(ão) devido(s) o(s) preço(s) publicado(s) no website do Serviço, o(s) qual(is) inclui(em) IVA à taxa legal em vigor.

site

Será que futuramente será pago? Tipo como o meo go começou de borla e depois passará a pago.
Crachá +3
Da para incluir qualquer tipo de vídeo?
Reputação 5
Da para incluir qualquer tipo de vídeo?

Recomendamos:
?Formatos .avi, MPEG (.mpg), MPEG-4 (.mp4 ou .m4v) ou QuickTime (.mov).
?Resoluções de 1280x720p (16:9) para HD ou 720x576p (4:3) para SD, a 25fps.

Ficheiros com resoluções superiores poderão demorar mais tempo a processar.

Não recomendamos:
?Ficheiros em formato Flash video (.flv ou .f4v) e Windows Media (.wmv).
?Resoluções inferiores a 720x576p.

Estes formatos podem não ser convertidos correctamente ou não ter a qualidade desejada em televisão.

Nota: Cada ficheiro deverá ter até 4GB.
In: http://kanal.meo.pt/conteudo/videos/upload-simples
Crachá +3
In: http://kanal.meo.pt/conteudo/videos/upload-simples

Obrigado 😉 .
Em relação ao stream não me parece que a PT vá arriscar deixar estes tugas malucos colocarem qualquer coisa no ar sem existir um prévio "consentimento" da parte da mesma.
Bem isto se tornava no meo XXX num instante ..hehehe.
Em relação ao serviço,bem,logo eu que estava a um passo de resolver o meu contrato acabo por descobrir isto ontem e fez-me dar um passo atrás.
É-me extremamente util visto ser administrador de um espaço de simulação automovel virtual e como tal,melhor para apresentar resumos das nossas corridas não poderia haver.
Quem estiver interessado em participar numas corridas online pode passar pelo nosso espaço-CPSA (Comunidade Portuguesa Simulação Automóvel): Comunidade Portuguesa de Simulação Automóvel

Algumas coisas no meu entender deviam ser melhoradas (tenho a certeza que alguns interessados lêem este forum):

-Aquando do upload de videos deveria existir uma barra de percentagem,ficamos sem saber se ainda vai em 10% ou 90%
-Deveria existir a possibilidade de aceder directamente ao canal sem necessitar de passar pelo botão verde (compreensivel pela parte da publicidade)
-Informar os clientes do espaço disponivel para upload (até pode existir alguma informação mas fui muito calão para ir procurar),porque penso que deve existir um limite de espaço em disco no servidor para cada canal.
-A qualidade do som aplicado nos slideshows é miserável
-Poderia existir a possibilidade de ser aplicado um link (youtube,vimeo,etc) ao invés da necessidade de upload directo dos videos para os servidores meo.Se bem que a PT perderia algum controle sobre os conteudos e ficaria dependente de terceiros...mas era optimo especialmente quando a empresa que nos apresenta este projecto nos serve com as miseráveis velocidades de upload de 512Kb ou 1 Mb (na maior parte do país).

Mas no global acho uma excelente inovação.
Crachá
e porque não visualizar sem ser em casa na Meobox e usar um complemento Meo Go, podia-se criar um menu Meo Kanal programar e visualizar em outra plataforma seria uma mais valia para todos
Alguém tem alguma informação sobre conteúdo copyrighted? É que se isto não tiver este tipo de limitações, eu estou a pensar em criar canais por exemplo 24h de filmes de terror, ou 24 de simpsons. Alguém acha uma boa iniciativa?
Reputação 5
Alguém tem alguma informação sobre conteúdo copyrighted? É que se isto não tiver este tipo de limitações, eu estou a pensar em criar canais por exemplo 24h de filmes de terror, ou 24 de simpsons. Alguém acha uma boa iniciativa?

18. Que conteúdos posso disponibilizar?
O MEO Kanal é destinado à partilha de fotos e vídeos pessoais ou da autoria direta ou indireta do titular do serviço. Não é permitido disponibilizar, entre outros, conteúdos publicitários de terceiros, difamadores, enganadores ou fraudulentos, que incitem à violência ou sejam discriminatórios face à raça, credo ou ideologia, que tenham conteúdo sexual ou sejam impróprios para menores, bem como materiais para os quais não possua os direitos de autor ou de divulgação.

19. Posso colocar vídeos e fotos que não sejam da minha autoria?
Deverá disponibilizar exclusivamente conteúdos da sua autoria ou para os quais tenha os devidos direitos de uso e divulgação. Em caso de denúncias de violação de direitos de autor ou outras questões legais, a Portugal Telecom poderá ser obrigada a facultar os seus dados de faturação às entidades legais do foro correspondente.
In: Perguntas frequentes - MEO Kanal de Comunica

Se colocares a referência ao local onde tiraste os conteúdos, ou aos seus criadores, penso que nao existam problemas. não sei.
Alguém tem alguma informação sobre conteúdo copyrighted? É que se isto não tiver este tipo de limitações, eu estou a pensar em criar canais por exemplo 24h de filmes de terror, ou 24 de simpsons. Alguém acha uma boa iniciativa? não faças isso, vais ter problemas.
Recomendam boa resolução nas fotos ... 10 MP e o slideshow fica um nojo além de ser ultra lento a fazer o mesmo ... mesmo com fotos de 2MP.

Mais um serviço que é apenas fogo de vista se continuar como está...

Criem é uma app para todos os SO que permita ver os nossos videos e fotos alojados nos nossos PC/Mac. Stream caseiro era por onde deveriam começar .. a meu ver claro.
Boa tarde a todos. Sou novo no forum e registei-me por causa desta novidade do meo, o meo kanal.

No entanto, tambem me parece que isto não terá grande utilidade e que o serviço está ainda bastante debilitado.

Tentei por várias vezes carregar videos mas sem sucesso. Aparece-me sempre o erro E003. Alguem me pode explicar o que é isso?

Outra questão. Posso carregar documentarios que não reclamam direitos de autores visto que os autores dos mesmo os disponibilizam de graça na Internet?

Os videos que tentei carregar foram esses documentarios, será que esse erro se refer a alguma restrição de conteudo, pois os formatos que uso são os recomendados.

Se alguem me puder esclarecer ficaria grato.

Cumprimentos
Boa tarde a todos. Sou novo no forum e registei-me por causa desta novidade do meo, o meo kanal.

No entanto, tambem me parece que isto não terá grande utilidade e que o serviço está ainda bastante debilitado.

Tentei por várias vezes carregar videos mas sem sucesso. Aparece-me sempre o erro E003. Alguem me pode explicar o que é isso?

Outra questão. Posso carregar documentarios que não reclamam direitos de autores visto que os autores dos mesmo os disponibilizam de graça na Internet?

Os videos que tentei carregar foram esses documentarios, será que esse erro se refer a alguma restrição de conteudo, pois os formatos que uso são os recomendados.

Se alguem me puder esclarecer ficaria grato.

Cumprimentos


Os erros de upload estão a ser resolvidos, em princípio hoje deixarão de acontecer :)

C
Eu vou lançar hoje à noite um canal de curtas-metragens de terror.

Existem algumas dúvidas sobre o "copyright" mas acredito que a maior parte, senão todas as curtas que vou disponibilizar ( e são muitas) não têm valor comercial. No fundo acho que acabo por fazer duas coisas importantes, divulgação do cinema de curtas metragens no âmbito do fantástico e publicidade para os realizadores que fizeram as curtas. Acabo por dar mais visibilidade (e de borla) aos filmes.
Eu não vejo mal nenhum nisso mas não mando na PT. :)

Obviamente que se existir algum problema, alguma queixa sei que o canal pode vir a ser apagado.

O Canal de Curtas de terror vai ter curtas de quase todo o lado, de Portugal também, e até curtas de animação de terror.

Responder