Pergunta

Velocidade Wi-Fi 5ghz no router TG789vac v2


Reputação 2
Crachá +1

Viva!

Alguém me sabe dizer a velocidade máxima de download em Wi-Fi 5ghz no router TG789vac v2?

Tenho contratado na Meo 500/100 e por cabo tenho em testes 518/118mbps. Tudo ok.
Mas o router não passa em Wi-Fi 5ghz dos 280/117.

Liguei para a MEO a perguntar pq razão só conseguia 280mbps no TG789vac v2 usando a rede wi-fi 5ghz?
Para meu espanto foi-me dito que o máximo normal deste router em Wi-Fi 5ghz era na casa dos 250mbps!

Alguém aqui com um router igual me confirma isto? Não estou minimamente convencido que um router con norma AC 5ghz não passe disto!
Testei num iPhone 11, num Poco F3, num tab S7 e num A72. Todos aparelhos Wi-Fi AC e todos barram o download nos 280mbps.


11 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

está fantastico...

Reputação 2
Crachá +1

boas

 

está fantastico...

 

O quê,  não entendi?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

com essa velocidade está fantástico… não percebo porque achas que tem de dar mais...

Reputação 2
Crachá +1

boas

 

com essa velocidade está fantástico… não percebo porque achas que tem de dar mais...

Pq a norma AC 5ghz dá muito mais e pq tenho pessoas com o mesmo router a dar os 500mbps!

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

cada casa é um casa…

 

todas as normal wifi dão muito mais do que na realidade acontece na casa do cliente...simplesmente porque os testes são feitos em ambientes limpos de ruido e sem qualquer interferência…

 

Basta viveres num predio com algumas redes wifi na zona e já se foi as velocidades de muito altas...basta viveres numa vivenda em que foi contruida com muita malha de ferro cruzada e lá se vão as velocidades...basta um micro-onda com maus isolamentos/velho e lá são mais interfentecias...um lampada de baixo consumo dos chineses e claro mau isolamento e lá se vai a velocidade...são tantas as interferências possivels que não vejo qual é o problema de ter “só” 280Mb de velocidade wifi…

 

até estas mesmo muito bem e melhor que 75% dos clientes...

Reputação 2
Crachá +1

Compreendo isso tudo mas nada desses cenários se aplicam ao meu caso:

> moro em vivenda isolada

> os testes são feitos a 1mt ou menos do router sem qualquer parede pelo meio

> fazendo scan às redes Wi-Fi com apps para tal em Android, não tenho mais nenhuma rede que possa interferir quer em 2.4Ghz quer em 5Ghz

 

A conclusão que já cheguei é que pura e simplesmente este router não dá mais do que 280mb/s!

 

Segundo me foi dito noutro fórum, ao contrário do Fiber Gateway, neste router não podemos escolher frequências de canal 80/160Hz e por isso não conseguimos passar a barreira dos 300mb/s.

 

É uma pena e confesso que fiquei desiludido pois todos os meus aparelhos móveis (telefones, tablet e portátil) têm a norma AC com 5Ghz e vão ficar em sub aproveitamento com este router. 

 

Em comparação tenho um amigo com os mesmos 500/100 contratados mas na NOS e consigo na casa dele ter  Wi-Fi 5Ghz a chegar aos 500mb/s no meu telefone! E atenção ele nem tem o melhor router da NOS. Tem um equivalente a este TG789vac v2.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

vamos ser honestos...num equipamento normal não vais sentir qualquer diferença de 500 ou 280...chega a uma certa velocidade e a mesma deixa de ter importância e passa a ter importância o ping...

Reputação 2
Crachá +1

Não é uma questão de se sentir a diferença ou não …. é uma questão de usar pelo o que se paga ;)

 

É que tendo eu em casa 4 pessoas todas a usar Wi-Fi lá se vão os 280mbps num instante.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mas o pagas é para ter 500Mb por cabo, não por wifi...e isso já confirmas-te que tens mais...

Reputação 2
Crachá +1

boas

 

mas o pagas é para ter 500Mb por cabo, não por wifi...e isso já confirmas-te que tens mais...

 

LOL por essa ordem de ideias podíamos ter Wi-Fi de 1mbps que então estava tudo OK.

 

Temos de ser um pouco mais racionais ;)

Reputação 7
Crachá +24

A verdade é que não há em parte nenhuma do contrato velocidades garantidas de Wi-Fi.

Eu também tenho 500/100 por cabo (fibergateway) e por wifi à beira do router não passa dos 240MB. 

Responder