Novo aumento de preços 01/11/2016

  • 30 September 2016
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111 respostas

Crachá +1
 

 

Caros consumidores dos serviços MEO 

 

Infelizmente tem vindo a ser procedimento normal ao longo dos anos nas companhias telefónicas, este tipo de procedimento, utilizando-o com a maior da normalidade e atirando ao que chamo literalmente o barro à parede. Clientes não atentos, que não queiram se aborrecer, que não se importem ou mal informados, "comem" literalmente com estas medidas.

Por ser um procedimento normal e no meu entendimento a forma como processam a divulgação do aumento aos seus clientes ser totalmente incorreta e crónica, aconselho a todos apresentarem queixas na ANACOM, expondo a situação e aguardar que esta entidade em função das reclamações que vá recebendo consiga de vez dar termino a estes procedimentos de abuso extremo das companhias telefónicas. O facto de conseguirem chegar a um acordo com a companhia telefónica, com atribuição do crédito do aumento que foi feito, rescisão do contrato sem custos associados, ou outra, não deverá invalidar a vossa queixa que deverão apresentar na ANACOM na esperança que um dia este tipo de procedimento acabe. Mais recomendo apresentação de queixa na DECO como forma de reforçar a insatisfação. Sabermos dos nossos direitos e atuarmos por forma a evitar este tipo de procedimentos completamente abusivos, mais do que nosso dever, é nossa obrigação para que algo mude!! Assim espero que todos que leiam este post, assim atuem!!
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Boa tarde,
no passado dia 18-11 recebi a factura da Meo como de habitual no meu email, qual não foi o meu espanto quando reparei que tive um aumento de 4,20€.


Dia 21 falei para a linha de apoio da Meo e depois de exposto a situação do valor acrescentado na factura ,mesmo quando me garantiram que durante os 24 meses de fidelização isso nunca iria acontecer , a resposta do operador foi uma espécie de "temos pena", limitou-se a dizer que é politica de empresa e tenho de pagar,pois avisaram na factura de Setembro que iam fazer esta alteração....como assim na factura?? quando querem vender e promover um serviço entopem os emails ,telemoveis e caixas de correio com publicidade mas para enviar um aviso não dá?? uma sms??qualquer coisa que nos dê a nós clientes a possibilidade de contestar esta alteração dentro de 15 dias se não concordarmos com ela...como aliás vem mencionada no ponto 19 do contrato, sinto-me enganada,e extremamente descontente com o serviço , e respectivos operadores que lidam com estes assuntos.


Já reclamei junto da ANACOM,não sei se vai adiantar,mas tudo vale para acabar com este abuso por parte deste serviço.


Não vejo a hora de poder cancelar este contrato ou no máximo ter de fazer todo este periodo moroso de fidelização e nunca mais quero serviços da MEO nunca mais .... desaconselho a todos os familiares ,amigos,conhecidos .... MEO é um engano!
"Meo: Futebol leva a aumento dos preços dos pacotes de televisão

As contas do quarto trimestre da PT já vão incluir os custos com o acordo de partilha de conteúdos desportivos. O que levará a um aumento de preços na Meo e nos rivais, segundo o CFO da Altice." JORNAL NEGÓCIOS


Aqui está o porque do aumento de preços da Meo.

Eles fazem os contratos e nós, clientes pagamos. Será que nem as entidades reguladoras veem isto?

Que culpa tem os clientes pelos contratos que as operadoras fazem?

Pessem nisto.

Se a MEO não resolver tirar o aumento que aplicou na minha fatura mediante a reclamação que efetuei, vou rescindir o contrato nem que va parar ao tribunal.

Cliente nº 125 075 63 44
Boa noite, Nº Cliente: 110 762 23 67, venho aqui deixar uma reclamação que já efectuei na área de cliente e a qual foi já respondida com um resumido "paga e cala pois praticamos os preços que quisermos ao abrigo da Lei da Concorrência".
Assim, deixo aqui a foto comparativa do aumento de preços.
De referir que a Inflação irá situar-se no máximo nos 1,5%.




 
Essa foi tambem a resposta que me deram....depois de estar horas a aguardar que me atendessem... É vergonhoso termos de ligar para efectuar uma reclamação, aguardarmos horas que nos atendam e pior de tudo isso é ainda a chamada nos ser cobrada.

Tenho um aumento de 8€ na factura, e ainda têm o displante de me darem a entender que se não reclamei quando recebi a factura em Setembro....problema meu.....agora é pagar e não bufar! 

Nada mais me resta do que me dirigir a uma loja e reclamar por escrito.... e já que lá estou, tentar demover os clientes que estão na loja  e não tenham contrato que desistam da ideia de o fazer, pois correm o sério risco de ser tambem enganados.
Crachá
Boa tarde,


 


Reclamei no livro de reclamações várias vezes, até voltarem ao valor antigo.


A lei diz que o cliente deve ser informado DEVIDAMENTE, ora como a meo disse ".. no mês X irá haver alterações de tarifários..."  isto não é ser informado devidamente, porque a alteração podia ser uma redução no valor, um aumento ou alteração aos produtos no pacote e mantinham o valor. Com isto o cliente não foi devidamente informado das alterações de tarifários.


Reclamem no LIVRO de RECLAMAÇÕES e aqui também....


A meo agiu de má fé, é como começa a minha reclamação....


Boas festas e vamos pagar todos o anúncio do Ronaldo...
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Crachá +23
boas


 


? agradeço que escreva sem o "CapsLock" activo...alem de não estar a cumprir com as regras do forum é como se tivesse a gritar...


 


não é verdade que tem de ser enviado uma carta com essa informação...o cliente tem de receber essa informação e a mesma veio na factura 2 meses antes da alteração...concordo que a informação vem de uma maneira muito discreta e quase que passa despercebida...mas está lá...


 


após receber essa informação o cliente podia ter desistido do contrato com justa causa no prazo de 15 após receber a informação...
Reputação 7
Crachá +23
Boas

Avisou de qualquer das maneiras....a lei obriga a informar que vai existir alterações... Agora como devem ser a lei não explica...

Concordo que podia e podem informar de maneira mais directa.... Mas a lei não o obriga a especificar no momento em que dão informação quais as alterações...

Todas as operadoras fizeram o mesmo e de igual maneira... Logo na minha opinião o que está mal é a lei que permite fazerem isto... A ANACOM é que passa a ser responsável... Isto já sem falar dos 3 operadores agirem de maneira concertada no aumento dos preços...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


concordo que a informação deve ser clara e transparente...mas a lei não o diz como fazer...diz "por escrito", "forma adequada"...mas não diz por exemplo...por escrito de forma ligivel e transparente e não misturada com outras informações, mas numa carta especifica com essa informação e as condições que iram ser alteradas descriminadas...


 


se assim fosse de certeza que as coisas poderiam ser diferentes...para todos os efeitos estão a cumprir a lei...tal e qual como mostras-te...é pena que a maioria das leis podem ser interpretadas de modos diferentes e não são explicitamente fechadas e descritas de forma a que não possa existir outras interpretações...
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Crachá +6
Boa tarde.


Venho  aqui alertar os mais incautos para tomarem atenção ao que vos é dito e prometido no apoio ao cliente, que


depois na prática não se verifica. Resumindo: Nunca pensei que uma empresa com esta dimensão conseguisse descer tão baixo na relação com o cliente. Enquanto esta empresa não mudar de postura, não recomendo a ninguém.  


 
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Crachá +6
DECISÃO DA ANACOM


http://www.anacom-consumidor.com/-/medidas-corretivas-relativas-a-alteracoes-contratuais


 


 


"Neste contexto, a ANACOM, por decisões de 17.03.2017, determinou a adoção de medidas corretivas, que envolvem o envio de novos avisos aos assinantes com informação sobre a concessão de novo prazo de rescisão sem encargos ou, em alternativa, a reposição das condições contratuais existentes antes daquelas alterações. Estas decisões estão agora em fase de audiência prévia dos operadores em causa."


 
Boa noite,


Tamb?m fiquei preplexo quando recebi a fatura da MEO, de Novembro/2016, liguei para o SAC 16200, depois de mais de 30 minutos e de ter falado com 2 operadores, nada se alterou, os operadores jå estavam formatados para responder não tendo argumentos para justificar os aumentos de preços.


Enviei uma reclamação ao provedor do cliente MEO, mas confesso que n?o esperava grande ajuda deste provedor (pois dificilmente alguém terá uma posição contrária à empresa que lhe paga o salário). Como resposta recebi uma carta que confirmou as minhas expetativas.


Enviei tamb?m uma reclamação à ANACOM, mas ainda não obtive resposta.


Estou também à espera de uma resposta do centro de arbitagem do consumo, ao qual aleguei a nulidade da notificacão "camuflada" enviada na fatura de setembro.


Para terminar estou revoltado pelo facto de terem aumentado o valor da mensalidade em 2,00 € (Total 100 com 200 Canais - 51,99 €) quando o valor comercial do pacote é de 49,99 €.


Fico a aguardar os desenvolvimentos, mas estou-me a sentir roubado.
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Felizmente já não me falta muito mais tempo para me livrar destes **bleep**.... é acabar o período de fidelização e bye bye!
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Crachá +1
Podias colocar aqui onde está isso, (pois no contrato tambem esta estipulado que a resolução do contrato dentro da fidelização implica a devolução dos valores oferecidos)


É que a lei é muito clara na questão de rescisão pela não aceitação de subida de preços, (sem penalizações) 


Portanto nunca deverias pagar esses 25€.
Reputação 2
Crachá +1
Pois compreendo a tua situação, também não é por 25€, que te chateavas, mas vamos ser claros, não tinhas de pagar nada.


Porquê


O primeiro princípio do Direito português é que a Constituição, e depois a Lei, prevalecem sobre todas as coisas.
Se uma Lei e um contrato forem contraditórios, o que vale é sempre a Lei.
Se um contrato não tiver enquadramento legal, essas cláusulas são inválidas.
O que falas aí é numa rescisão normal, por iniciativa do cliente.


Portanto refiro aqui mais uma vez a LEI, para não restar duvidas a ninguém.





Redação vigente da Lei n.º 5/2004 (LCE)
Artigo 48.º
Contratos
 E atentem no ponto 16:


16 - Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício dos assinantes.




Reputação 1
AMIGOS(AS) AS OPERADORAS SÂO OBRIGADAS A COMUNICAR AOS CLIENTES COM 30 DIAS DE ANTECEDENÇIA SE AÇEITAM OU NÂO AS ALTERAÇÔES FEITAS E SE O CLIENTE NÂO AÇEITAR PODE RESCINDIR DO CONTRATO SEM CUSTOS PORQUE NÂO FORAM AVISADOS POR ESCRITO  (( Contatem a ANACOM )) 
Reputação 1
Boa noite Ex.mos Sres. - Lhes vou descrever a carta que recebi da ANACOM e que se encontra em meu poder. - (( Sem prejuizo ,cumpre exclareçer que o seu prestador pode alterar as condiçôes contratuais nomeadamente os preços, os serviços forneçidos, as condicôes de pagamento, e.t.c. Caso as alteraçôes nâo sejam vantajosas, o prestador deve informa-lo por escrito e no minimo com 30 dias de antecedênçia da proposta de alteraçâo e do seu direito de cancelar o contrato sem qualquer custo caso nâo açeite as novas condiçôes. 
Reputação 1
 A mesma informaçâo? -- Eu é que a dei tim  tim por tim tim, nada como a Meo que pôe em letra pequena para os otários nâo conseguirem lêr. - mas se precizo fôr escrevo no Facebook em letra grande para todos lerem bem (( até a carta da ANACOM para eles perceberem melhor )) 


 
Reputação 1
Eu gosto de escrever em letra grande para que os clientes se apercebam do que se passa e nâo comprarem LUPAS para lerem as faturas porque já no facebook  o faço em letra grande e recebo bastantes elogios porque vai bem explicado e com boa visâo. 
 


Bom dia, vou também cancelar o meu contrato apesar de estar no período de fidelização. O motivo é simples, nos últimos 11 meses a minha factura da Meo já subiu várias vezes.


 


Já fizeram as contas aos aumentos?


  • - No pacote TV mais internet, o preço subiu 8,1%
  • - Nos telemoveis os preços subiram 22,5%.
 


Em menos de um ano e com uma inflação entre 1 e 2% estes aumentos estão completamente fora do razoavel.


 


Vou procurar outro serviço.
Reputação 1
Crachá
Ou seja, em Janeiro 2016 me aumentaram 2€, passaram só 10 meses e me voltam aumentar outros 2€, tudo no mesmo ano!!! 


E o mais é irritante é que para cumprirem com a lei só enviam na fatura do mes de setembro 1 linha quase imperceptivel a dizer que entravam em vigora a 1/11 novas condições mas que só em Outubro poderia consultar quais são... e só no site.. 


Agora chega a fatura de Novembro e pumba!! Toma lá e paga!


Devia ser OBRIGATORIO as operadoras COMUNICAR POR ESCRITO quais as ALTERAÇÕES, e não usarem estes estratagemas para abusar dos consumidores.


Lá vai mais uma queixa para as autoridades competentes por esta pratica da MEO e só espero chegar ao dia do fim da fidelização e MEO NUNCA MAIS!
Reputação 1
Crachá +4
Há aqui bastante ambiguidade e informação inconcreta.
Eu estive a ver TODAS as facturas pdf de Janeiro a novembro e em nenhuma há *na zona destinada a isso* qualquer aviso pelo que tão certo como certo ter 5 letras, não irei pagar mais e este será devolvido o montante de aumento na factura e é-me completamente irrelevante se é muito ou pouco, não admitirei qualquer roubo ao meu dinheiro e muito menos por razoes de futebol que não vejo.
Reputação 1
Crachá +4
Boa tarde,


Caro Diogo, não é preciso ir a centros arbitrais, isso é o mesmo que um assaltante nos roubar, deixar cair o dinheiro enquanto foge e nós vamos formalizar queixa à psp e não apanhar o que ele deixou cair, exemplo meio parvo, admito.


Quero eu dizer que antes disso, que deverá ser usado caso a meo insista em manter a sua postura, mas antes, deverá ser uma reclamação normal para o operador, é errado, é manhoso, é incorrecto, é uma grande lata, mas julgo que se de resto está tudo bem com a operadora, como é o meu caso, devemos esperar pela resposta à reclamação.


Os meus pais já tiveram a solução acima, crédito de 2eur nas facturas durante determinado tempo, e pedido de análise à possibilidade de crédito dos 2eur deste mês ou antes do débito directo ou em dezembro.


 


Falto eu.


 


Tranquilizem-se mesmo, porque o operador ficou sem palavras, depois de perceber que "não avisaram adequadamente das mudanças que iriam fazer, ao cliente, e muito menos explicitaram a possibilidade de rescisão sem custos acrescidos".


 


Cumprimentos.
Realmente não se entende como se pode andar entre as gotas da chuva, neste caso da lei. As leis são feitas mas sempre com a possibilidade de serem contornadas. Recebi a resposta da ANACOM que vem esclarecer que podemos rescindir. O mais grave nisto tudo é a propria ANACOM não agir em conformidade e se existe um prevaricador este deve ser altoado. Mas não, vamos sempre no sentido de, se se sente lesado deve recorrer ao centro de arbitragem, etc. Está correcto mas se a pratica é geral porque não agirem como entidade reguladora???


imagino os mais idosos ou os mais incautos que com isto acabam por ser lesados e ninguem os protege. É o salve-se quem puder! É triste que assim seja.


 
Reputação 1
aqui deixo o link dos contratos.

Móvel: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Contratos-Adesao/Mod.C1001261.pdf - Ponto 19) do seu contrato

Fixo: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Contratos-Adesao/Mod.C1000600.pdf - Ponto 19) do seu contrato

M4O/M5O: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Contratos-Adesao/Mod.C1001328.pdf - Ponto 20) do seu contrato

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