INTRUM
Recebi recentemente uma sms da Intrum Justitia a pedir que efectue um pagamento referente a uma dívida para com a MEO. Terminei recentemente o meu contrato com a MEO e saldei todo e qualquer pagamento devido à operadora. Como tal dirigi-me a uma loja MEO para esclarecer a situação. Foi-me dito pela funcionária da MEO que a Intrum é uma burla a que deveria ignorar qualquer contacto.
No entanto, depois de receber mais duas sms da Intrum e de pesquisar online, fiquei com a impressão de que a MEO estaria a fornecer dados de clientes (ou ex-clientes) à dita empresa para efectuar determinadas cobranças. Como acredito não ter qualquer valor em dívida para com a MEO e não tendo em algum momento dado autorização à MEO para divulgar os meus dados pessoais, venho aqui tentar escalercer se tal (divulgação dos meus dados à Intrum) efectivamente aconteceu.
A Meo fornece os contactos pessoais dos seus clientes ou ex-clientes a terceiros, nomeadamente à Intrum, para efectuar cobranças de dívidas?
Cmps,
MA
Como V.Exas certamente não desconhecem, a mesma Lei dos Serviços Essenciais (Lei nº 10/2013, de 28 de janeiro) estipula que “o direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação” e que “o prazo para a propositura da ação ou da injunção pelo prestador de serviços é de seis meses, contados após a prestação do serviço ou do pagamento inicial, consoante os casos”.
Mais uma vez informo da irregularidade,ilegalidade face à prescrição da dívida!
Já não sou vossa cliente há uns bons pares de anos,e assim solicito o encerramento desta dívida e informar essa empresa extorsionista da extinção da mesma!!!
A referência do processo é 12988679
Att
Voltei a contactar a MEO (devido às mensagens que recebi da Intrum no dia a seguir a ter falado com a MEO) e disseram-me que nada tinha ficado acordado e que eu tenho que pagar a dívida na totalidade. Mas andamos a brincar com as pessoas? THANK GOD que depois de pagar o raio da dívida me vejo livre de vocês, ainda se admiram de perder para a concorrência.
Muito obrigada pelo desrespeito e tempo perdido. 😃
O facto de outras instituições o fazerem não implica que seja aceitável e não legitima o comportamento da empresa para a qual trabalha.
O facto de haver algum buraco legal que permita à MEO não contactar os seus clientes/ex-clientes para resolver uma dívida (real ou não) e vender essa mesma dívida, com os dados pessoais associados, a uma empresa que actua no limiar da legalidade não legitima o que a empresa para a qual trabalha fez. A MEO não em contactou para resolver o assunto!
O facto de não ser ilegal, não significa que seja não imoral e que não deva ser condenado. E, a actuação da MEO foi claramamente condenável e não teve o menor respeito pela pessoa à qual prestou um serviço.
Engraçado, mais uma vez nesta história toda, é perceber que mesmo depois de feito o pagamento, a MEO não se digna a comunicar à Intrum a boa cobrança ou o engano que cometeu. Deste modo mais uma vez o cliente/ex-cliente fica esquecido e desrespeitado.
Dá para perceber pereitamento o respeito e valor que a MEO tem pelos seus clientes/ex-clientes. Se este é o caso para com aqueles que lhe pagam e dão sustento (clientes), como será para com aqueles que si trabalham (funcionários).
não é uma pratica abusiva...fazem o mesmo com os bancos...é uma situação prevista na lei...se compras uma divida tem de ter os dadosdo devedor...se nao tens dados não a compravas...
espero que no teu caso seja um engano...mas para isso tens de ter o trabalho de provar que não tens divida...para todos os efeitos a Intrum tem dados suficientes para avançar com o pedido de pagamento dado pela operadora...mesmo que ja tenhas pago a operadora não dá essa informação a Intrum logo ficas prejudicado por uma divida inesistente...é o problema de demasiados departamentos e a falha de comunicação entre os mesmos...
Desde já agradeço o esclarecimento.
Confirma-se então que a MEO vende dívidas, e com elas os dados pessoais confidenciais de clientes/ex-clientes a uma empresa desconhecida (Intrum) dos mesmos clientes/ex-clientes, empresa com a qual estes nunca tiveram qualquer contacto ou ligação de natureza alguma.
Tenho que lhe confessar que dadas as minha limitações me sinto incapaz de compreender como é que, tendo a MEO acesso a dados confidencias de contacto dos clientes/ex-clientes, opta de livre vontade por vender dívidas (reais ou talevez não) com dados confidenciais dos seus clientes/ex-clientes a uma empresa desconhecida dos mesmos. Talvez optar por uma solução directamente junto do cliente seja pedir demasiado. Talvez simplesmente a MEO não tenha os recursos técnicos para o fazer. Talvez seja simplesmente uma empresa (a MEO) que trata de forma desrespeitosa os seus clientes/ex-clientes. Como é que tendo a MEO transmitido os meus dados à Intrum, não se dignou em contactar-me primeiro? Mais, enquanto o contarto que tinha com a MEO vingou, recebi vários sms da mesma (MEO) com várias comunicações de diferente natureza. Diz o NeoPayne... ai e tal que o sistema que lá temos é automatizado...
A decissão de transmitir os dados confidenciais de clientes/ex-clientes foi tomada por alguém (sujeito individual ou conjunto de pessoas). A MEO é um grupo de pessoas que toma decissões, independentemente de onde venham na MEO. As decisões da MEO são as decisões dos que mandam nela e, aparentemente, estas decisões que os senhores e senhoras da MEO tomam não visam o melhor interesse dos seus clientes/ex-clientes.
Infeliz é perceber, pelas suas (NeoPayne) próprias palavras, que esta prática abusiva na divulgação de dados confidenciais dos clientes/ex-clientes por parte da MEO parece ser comum e recorrente... Talvez o melhor é deixar de ter net em casa para não ter que levar com situaões tão inacreditávelmente surreais.
Onde param o bom senso e a decência?
Cmps,
MA2
para começar não é nenhuma burla, essa é uma empresa que compra as dividas que as operadoras tem e faz a cobrança aos clientes que não pagam...
sugiro que peças um comprovativo a Meo que não tens qualquer divida, e enviar esses dados para a Intrum...eles podem avançar para penhora por uma divida que nem deve existir...
por vezes é uma questão do sistema, ao terminar o contrato pode ter ficado alguma factura com registo de não paga e passaram a info para a Intrum, erradamente...ja aconteceu algumas vezes mas costuma ser resolvido...
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