Facturação de SMS Internacionais para nº 00447786205094 (Apple)

  • 29 Julho 2014
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Reputação 1
Apercebi-me hoje de que tanto o meu nº de telemovel como o da minha mãe estão a ser facturados por uma SMS internacional (cada um) para o nº 00447786205094.


 


Após alguma pesquisa, verifico que se trata de SMS enviadas sem conhecimento do utilizador na altura de novas configurações ou restauros de iPhones (neste caso um 3GS e um 5S) para activar o Facetime e iMessage. 


 


Verifiquei em muitos foruns da Apple e não só que há muita gente a queixar-se do mesmo e em alguns casos não é só 1 SMS mas sim 10 ou 15 o que a cerca de 0,30€ cada um, é um abuso. 


 


Há algumas operadoras que já tinham conhecimento desta situação e automaticamente não cobram as SMS para este numero porque são necessárias e as que não sabiam estão a devolver esse valor aos clientes que se têm queixado.


 


O que é que a MEO vai fazer a este respeito?! Espero que pensem em devolver esse valor também!


 


Obrigado.

80 respostas

Reputação 2
Estou neste momento com um processo contra a meo relativamente a este assunto, no mes passado a MEO barrou-me o cartao durante um mes sem me dar qualquer aviso, e ainda dizendo durante esse mes que da parte deles estava tudo bem. Conclusao da historia, esse barramento fez com que o imessage e o facetime deixassem de funcionar, e durante esse mes tanto o facetime como o imessage estiveram a tentar ativar-se de dois em dois segundos, ou seja, enviaram DUAS MIL CENTO E QUATRO SMS para o numero de ativacao da apple, o que me da uma fatura de QUINHENTOS E VINTE E CINCO EUROS... Valor esse que a MEO quer que seja eu a pagar.. O que acham deste serviço? Grande jogada nao? MANIPULAÇAO DE VALORES É CRIME!!!!
Reputação 1
Sorte a sua! A mim, a primeira resposta foi negativa. REiterei reclamação...a aguardar neste momento
Tenho exactamente o mesme problema, no dia  22 de Julho entre as 18:42 e as 20:44 o meu iPhone enviou 123 sms para esse numero!!! Será que ainda não há solução à vista?

Obrigado
Reputação 1
Boa tarde,

 

Eu tenho o mesmo problema. Ou seja, o mês passado fui debitado por cerca de 70 sms para o referido número.

Questionei a Meo e devo dizer que imediatamente resolveram o problema emitindo uma nota de credito. Gostei da atitude pois foi resolvido de um dia para o outro.

Este mês já "escaldado" tenho acompanhado os consumos on-line e tenho neste momento mais 65 sms para o tal número.

Questionei a Apple e a resposta foi que não há maneira de apagar o número mas que a maioria das operadoras sabe isso e como tal não debita ao cliente.

O que não ficou claro da minha troca de mensagens com a MEO foi se creditavam o valor dos SMS apenas naquele caso especifico ou se efectivamente reconheciam que o cliente não consegue controlar esse envio de sms e não os voltariam a debitar.

Será que alguem me pode esclarecer?

Obrigado
(Nota : Já envie este texto hoje para o Apoio)


Já tive vários contactos telefónicos de horas para me tentarem resolver o problema da activação do FaceTime e do IMessage.


Resumindo, de cada vez que tendo activar este dois serviços ele diz que pode ser cobrada uma SMS. Até aqui tudo bem. Tenho IPhones faz muitos anos e sempre foi assim. O problema é que ele não activa e esta sempre a enviara SMS para o número 00447786205094.


Como tenho conta com carregamentos a mesma deixa de enviar até esgotar o dinheiro que tenho na conta. Ora já lá vão uns euros que carrego e desaparecem sem os utilizar.


Dos contactos que tive todos me dão razão, pois sei que se paga uma SMS para activar o serviço, agora centenas!!!!!!!


Pensei que era do telefone, comprei um Iphone6 a vocês e o problema continua. Também não é do cartão pois com o Iphone6 vem um cartão novo. Também não é do telefone, pois o anterior Iphone4s foi para a minha esposa e o mesmo activou sem problemas.


Bom resta ser alguma configuração, bloqueamento eu sei lá!


Como o meu número era da Optimus, vejam se pode ter a ver com isso.


Já falei com a Apple e eles dizem que é um problema de bloquei vosso.


Li no vosso fórum um cliente vosso que tinha a conta de 500 e tal euros para pagar em virtude deste mesmo problema e ficou resolvido. Diz o cliente que era um bloqueamento.


Estou satisfeito com o vosso serviço e não tenho tido problemas excepto com isto.


Agradeço uma rápida resposta, pois já lá vai um mês e tal e nada me fazem para o resolver. Do departamento técnico até disserem que era má configuração, enfim…. 


Depois de analisar todas as variáveis penso estar mesmo num bloquei qualquer na minha conta.


Não queria pensar que comprei um IPhone6 a VOCÊS e não o posso usar nas suas melhores potencialidades


Agradeço rapidamente a sua resolução e estarei ao dispor para quaisquer esclarecimentos


Agradeço também que me informem quando posso carregar o cartão pois sempre que o carrego, desaparece o dinheiro.
Reputação 1
Pois...ainda não sei como vão solucionar problema. 


Como postei, tentei ativei o imessage e dei conta de que estavam continuamente a ser enviadas sms para um n.º estrangeiro, que vim a apurar ser o do servidor q ativa este serviço da apple. 


A MEO levou vários dias a tentar perceber o q se passava. Garantiram q não existia nenhum barramento no tarifário de que disponho. Dias depois e após o envio de centenas de sms num total de 100 e tal euros, descobriram que havia um barramento...


Fiquei sem palavras...


Aguardo resposta por parte de MEO de quem vai assumir este valor....a culpa não foi minha...


 
Reputação 1
Não lhe chamaria sorte. Apenas e nuito justamente o reconhecimento de que a culpa não é do cliente e o cliente nem sequer sabe da existencia desses sms. Até chegar a conta. Obviamente a culpa não será da Meo, mas tem que existir uma possibilidade de bloqueio ou pedido de autorização para os referidos sms. E aí a MEO não pode fugir às responsabilidades. Aceita o envio dos sms sem questionar o cliente. Mais, não existe nenhum registo desses sms, excepto na factura da MEO.


E aí eu posso também questionar a legitimidade dos mesmos uma vez que não tenho provas do envio dos mesmos.


Espero que a MEO resolva este problema para todos e de vez.


Vamos esperar uma resposta breve da MEO.
Reputação 1
 


Apesar de todos estes contratempos tenho que reconhecer a pronta e amavel resposta dos colaboradores da MEO.


é de saudar que respondam e reponham justiça num espaço temporal de 12h. não conheço muitas empresas que assim procedam.


Desta vez, além de assumirem que erradamente são debitados sms a mais (um deveria ser o suficiente para activar o serviço do facetime e imessage), e consequentemente creditarem os mesmos, ainda apontaram o caminho para a resolução através do contacto com a linha tecnica.


PArabéns MEO pelo excelente serviço ao cliente.
Boa Noite,
Acabei de fazer a actualização do telefone para o IOS 8 é recebi a informação de que tinha gasto a totalidade do plafond. Liguei para a linha de apoio e não sabiam o que podia ter sido. Acedi ao portal de cliente Meo e verifiquei 34 sms para o número referido. Não tenho qualquer registo no equipamento d terem sido enviados. Posso pedir a vossa ajuda? Muito obrigado
Ola


Claro que até à data a MEO nada me disse, nada me informou, e o problema continua. Ainda não percebi porque alguns clientes tem o problema resolvido e outros não. Enfim, parece que nunca o irão resolver ou pelo menos dar uma “tentativa de resolução” “Uma ideia qualquer”, contactar o cliente….qualquer coisa… Não, deixam-nos ficar a ganhar dor de estomago…


 


Bom, eu também não fiquei quieto e liguei mais uma vez para o apoio e gentilmente um senhor da parte técnica pela primeira vez me tentou ajudar. Foi o primeiro e por isso deixo aqui o meu agradecimento. Fico a pensar que também no contacto telefónico temos de ter sorte em quem nos calha.


O senhor (não me lembra o nome) deu algumas ideias e voltou a repor o meu salto. Disse também para ir a uma loja e com um cartão de testes da loja fazer as operações e se não volta-se a cobrar sms tínhamos a prova em que o problema era da MEO. Ainda não tive tempo. Um dia farei isso. Ainda não o fiz porque com a última actualização do IOS 8.1 em vez de colocar o número de telefone coloquei apenas o meu endereço de mail. VOILÀ…. Esta a funcionar tudo… A diferença é que nas massagens para quem enviamos sms aparece o nosso email e não o numero de telefone. Mas isso é o menos heheheh. O FaceTime também esta a funcionar na perfeição.


Tentem esta abordagem que pelo menos ficam com o IMessage e o FaceTime a funcionar.


Quando for a uma loja por causa do cartão vos digo como correu.


Espero ter ajudado… a vocês e à MEO…. Pelo menos já tem uma opção para dar aos clientes…
Estou precisamento com o mesmo problema! Fica a aguardar ativação e daí não sai! Apenas recebo mensagens que atingi o limite do do extra plafond, o meu serviço é M4O.

 

O que faço?
Boas mfgc


 


A situação não é bem como diz, é claro que a meo não é culpada até um certo ponto.


Pois a meo fez negocio com a posição de poder comercializar e dispor dos apples para os seus clientes. Se for ler as condições na apple para a correção das configurações nos iphones , é por questões de segurança e nada diz sobre cobraça de sms no serviço, e todas as operadoras tem conhecimento disso e não são cobradas as taxas de actualização para bem dos clientes, talves por isso a mac seja tão seguro.


Agora afirmar "deixem de comprar Apple" é muito forte, já pensou nas consequencias dessa afirmação.


penso que não seria do agrado da PT/Meo e Apple em saber desta afirmação. Claro que somos e temos livre experssão, mas pode ser considerado difamação contra.


 


Um Abraço 


M


 


 
Reputação 1
Cheguei a uma conclusão...ninguem da Meo lê estas reclamações, pois ninguem responde a nada. Infelizmente.
Reputação 6
Crachá +22
Exponham a situação directamente no formulário disponível na Área de Cliente.
Reputação 1
Ainda não há uma resposta?


 


Obrigado.
Reputação 1
Estou com o mm problema... tenho mais de 400 SMS enviadas para este numero...
Reputação 1
O imessage diz estar a aguardar ativação, embora já esteja a funcionar, mas  a enviar SMs constantemente..
Reputação 1
Pois...


No meu caso até é, no meu entender, mais grave, pois garantiram não haver nenhum barramento e afinal existia...E quem paga a fatura?


 


 


 
Reputação 2
Deixo-vos aqui o link do meu "caso" para que compreendam melhor o que a MEO nos anda a TENTAR fazer... Espero que o meu exemplo sirva de alerta para todos, e que nos faça pensar em mudar de operadora JÁ

https://forum.meo.pt/t5/Faturação/FRAUDE/m-p/45323#M1296
Estou na mesma situação.
Boa tarde,


 


Estou na mesma situação que alguns dos users do forum . Enviei a seguinte exposição à MEO, 


 


"Boa noite,

(...) verifiquei o detalhe de comunicações e confirmei o que já suspeitava; fui cobrado pela activação do serviço FaceTime através do nº 447786205094. Acontece que, pelo que pesquisei na internet, há várias pessoas na mesma situação. Segundo me informei, a MEO é um operador suportado pela Apple ( http://support.apple.com/en-gb/HT1937 ) pelo que não deve haver lugar a qualquer cobrança como a Apple afirma “On iPhone, SMS messaging is required to activate FaceTime and iMessage for use with your phone number. Depending on your carrier, you may be charged for this SMS.”( http://support.apple.com/en-is/HT201422 ).
As cobranças aconteceram X vezes:
0x.10.14 18.37
0x.10.14 19.12
0x.10.14 01.40
0x.10.14 03.34


Isto é estranho por vários motivos:
1) Nunca fui notificado que estava prestes a enviar uma SMS
2) A activação pressupõe uma única SMS e não N
3) O envio parece ser automático pois numa das vezes a SMS foi enviada às 03.34, hora em que estava a dormir
4) Como já afirmei, a MEO é parceira da APPLE pelo que tais cobranças são indevidas.
Sugiro que me esclareçam em relação a isto e que seja reembolsado se verificado que houve erro. Caso não haja erro, há alguma maneira de evitar ser cobrado (uma vez que o utilizador não tem qualquer controlo no envio das mesmas)?

Cumprimentos,
XXXX XXXX"


 


A MEO respondeu que as SMS eram internacionais e que portanto deviam ser cobradas. Em relação ao contrato com a Apple e a legitimidade da cobrança, nada me foi dito.


Segundo li nesta mesma thread, há vários clientes a quem a MEO reconheceu razão. Podem dar-me o mesmo tratamento? Aguardo contacto.


 
Obrigado Vera.


 


O meu problema foi prontamente resolvido pela MEO


 


Cumprimentos
Reputação 1
Estive tentado a colocar um ponto final neste assunto e agradecer a boa resolução do mesmo, através deste mesmo forum.


Mas como em Outubro tive mais 78 sms internacionais (sim setenta e oito), decidi aguardar para:


1- ver se o problema estava resolvido


2 - seguir-se o mesmo procedimento e serem-me creditados estes SMS.


Como não tomei nenhuma acção só posso constatar:


1- o problema não foi resolvido, ie, não foi encontrada uma solução.


2 - ninguem creditou os referidos SMS e aí estão eles para pagamento.


Depois de mais leituras constato que efectivamente é a activação do Facetime e I-message, mas que segundo a Apple basta um SMS. Logo deduzo que a MEO tenha algo a ver com estes 78 sms, que ainda por cima não conseguiram activar os referidos programas.


Lamento que a MEO não encontre uma solução para que se possa usufruir de todas as potencialidades do aparelho e continue a debitar incontaveis SMS quando efectivamente e em justiça deveria debitar um e apenas uma vez.


E fica a questão: Vão encontrar uma solução e creditar os sms a mais?


Obrigado
Meus Caros,
Foi ontem contactado pelos serviços tecnicos da MEO que me informaram ser um problema da actualizacao de software da Apple, e que objectivamente não podem assumir a responsabilidade neste tema. Acabei de enviar um email a solicitar o cancelamento da minha conta MEO com quase 10 anos. Pago mais do que na concorrência (e como estou a tanto tempo, acham que não mudo ou que já lhes dei a ganhar todo o que queriam), com menos serviços e ainda obtenho esta resposta dos serviços tecnicos. De facto a resposta tecnicamente está correcta, mas julgo desadequado, nesta relação também entre a MEO e a Apple, penalizando um Cliente. Adeus MEO
Reputação 4
 


 


Boas,


 


         O operador é culpado de muita coisa existem muitos problemas de infrastruturas e de incompetencia tecnica ,mas não me parece que o operador tenha culpa dos já habituais disparates e bugs da Apple , reclamem com a Apple, deixem de comprar  Apple, até pode ser que a PT/MEO venha a assumir os custos disso , mas tem alguma culpa ? Não!

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