Facturação de SMS Internacionais para nº 00447786205094 (Apple)

  • 29 July 2014
  • 80 respostas
  • 21502 visualizações

Reputação 1
Apercebi-me hoje de que tanto o meu nº de telemovel como o da minha mãe estão a ser facturados por uma SMS internacional (cada um) para o nº 00447786205094.


 


Após alguma pesquisa, verifico que se trata de SMS enviadas sem conhecimento do utilizador na altura de novas configurações ou restauros de iPhones (neste caso um 3GS e um 5S) para activar o Facetime e iMessage. 


 


Verifiquei em muitos foruns da Apple e não só que há muita gente a queixar-se do mesmo e em alguns casos não é só 1 SMS mas sim 10 ou 15 o que a cerca de 0,30€ cada um, é um abuso. 


 


Há algumas operadoras que já tinham conhecimento desta situação e automaticamente não cobram as SMS para este numero porque são necessárias e as que não sabiam estão a devolver esse valor aos clientes que se têm queixado.


 


O que é que a MEO vai fazer a este respeito?! Espero que pensem em devolver esse valor também!


 


Obrigado.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

80 respostas

Boa tarde @@@Marioski , envie-nos o seu nº de telemóvel via mensagem privada para averiguarmos a situação que reporta. No assunto da sua mensagem coloque o nº 3-44742014804.
Estou precisamento com o mesmo problema! Fica a aguardar ativação e daí não sai! Apenas recebo mensagens que atingi o limite do do extra plafond, o meu serviço é M4O.

 

O que faço?
Ola


Claro que até à data a MEO nada me disse, nada me informou, e o problema continua. Ainda não percebi porque alguns clientes tem o problema resolvido e outros não. Enfim, parece que nunca o irão resolver ou pelo menos dar uma “tentativa de resolução” “Uma ideia qualquer”, contactar o cliente….qualquer coisa… Não, deixam-nos ficar a ganhar dor de estomago…


 


Bom, eu também não fiquei quieto e liguei mais uma vez para o apoio e gentilmente um senhor da parte técnica pela primeira vez me tentou ajudar. Foi o primeiro e por isso deixo aqui o meu agradecimento. Fico a pensar que também no contacto telefónico temos de ter sorte em quem nos calha.


O senhor (não me lembra o nome) deu algumas ideias e voltou a repor o meu salto. Disse também para ir a uma loja e com um cartão de testes da loja fazer as operações e se não volta-se a cobrar sms tínhamos a prova em que o problema era da MEO. Ainda não tive tempo. Um dia farei isso. Ainda não o fiz porque com a última actualização do IOS 8.1 em vez de colocar o número de telefone coloquei apenas o meu endereço de mail. VOILÀ…. Esta a funcionar tudo… A diferença é que nas massagens para quem enviamos sms aparece o nosso email e não o numero de telefone. Mas isso é o menos heheheh. O FaceTime também esta a funcionar na perfeição.


Tentem esta abordagem que pelo menos ficam com o IMessage e o FaceTime a funcionar.


Quando for a uma loja por causa do cartão vos digo como correu.


Espero ter ajudado… a vocês e à MEO…. Pelo menos já tem uma opção para dar aos clientes…
Reputação 5
Crachá +15
 


 


Boas,


 


         O operador é culpado de muita coisa existem muitos problemas de infrastruturas e de incompetencia tecnica ,mas não me parece que o operador tenha culpa dos já habituais disparates e bugs da Apple , reclamem com a Apple, deixem de comprar  Apple, até pode ser que a PT/MEO venha a assumir os custos disso , mas tem alguma culpa ? Não!
Boas mfgc


 


A situação não é bem como diz, é claro que a meo não é culpada até um certo ponto.


Pois a meo fez negocio com a posição de poder comercializar e dispor dos apples para os seus clientes. Se for ler as condições na apple para a correção das configurações nos iphones , é por questões de segurança e nada diz sobre cobraça de sms no serviço, e todas as operadoras tem conhecimento disso e não são cobradas as taxas de actualização para bem dos clientes, talves por isso a mac seja tão seguro.


Agora afirmar "deixem de comprar Apple" é muito forte, já pensou nas consequencias dessa afirmação.


penso que não seria do agrado da PT/Meo e Apple em saber desta afirmação. Claro que somos e temos livre experssão, mas pode ser considerado difamação contra.


 


Um Abraço 


M


 


 
Boas,

 

Estou com mesmo problema todos meses estão faturar com estas mensagens, gostaria de saber como posso fazer para bloquear.
Meus Caros,
Foi ontem contactado pelos serviços tecnicos da MEO que me informaram ser um problema da actualizacao de software da Apple, e que objectivamente não podem assumir a responsabilidade neste tema. Acabei de enviar um email a solicitar o cancelamento da minha conta MEO com quase 10 anos. Pago mais do que na concorrência (e como estou a tanto tempo, acham que não mudo ou que já lhes dei a ganhar todo o que queriam), com menos serviços e ainda obtenho esta resposta dos serviços tecnicos. De facto a resposta tecnicamente está correcta, mas julgo desadequado, nesta relação também entre a MEO e a Apple, penalizando um Cliente. Adeus MEO
Bom dia @@@MiguelAlbuq , solicitámos esclarecimentos acerca deste assunto à equipa que acompanhou a análise do mesmo. Entraremos em contacto com a maior brevidade possível.
Bom dia @@@rasnm_2010 , necessitamos quie nos indique o seu nº de telemóvel, via mensagem privada, para podermos ajudar. Envie este dado, via mensagem privada, colocando o nº 3-49410662882 em assunto.
Reputação 1
Estive tentado a colocar um ponto final neste assunto e agradecer a boa resolução do mesmo, através deste mesmo forum.


Mas como em Outubro tive mais 78 sms internacionais (sim setenta e oito), decidi aguardar para:


1- ver se o problema estava resolvido


2 - seguir-se o mesmo procedimento e serem-me creditados estes SMS.


Como não tomei nenhuma acção só posso constatar:


1- o problema não foi resolvido, ie, não foi encontrada uma solução.


2 - ninguem creditou os referidos SMS e aí estão eles para pagamento.


Depois de mais leituras constato que efectivamente é a activação do Facetime e I-message, mas que segundo a Apple basta um SMS. Logo deduzo que a MEO tenha algo a ver com estes 78 sms, que ainda por cima não conseguiram activar os referidos programas.


Lamento que a MEO não encontre uma solução para que se possa usufruir de todas as potencialidades do aparelho e continue a debitar incontaveis SMS quando efectivamente e em justiça deveria debitar um e apenas uma vez.


E fica a questão: Vão encontrar uma solução e creditar os sms a mais?


Obrigado
Boa noite,

 

Ontem ao receber o extrato também confirmei  oque já duvidada...

Contactei hoje a MEO, que me confirmou que trata-se de uma anomalia com actualização do IOs do Iphone.

Transmitiram-me que já detecteram o problema e que deveria contactar a Apple para solucionar o problema.

De qualquer das formas, não me foi passada a informação de que procederiam ao reembolso das ditas mensagens.

 
Reputação 1
 


Apesar de todos estes contratempos tenho que reconhecer a pronta e amavel resposta dos colaboradores da MEO.


é de saudar que respondam e reponham justiça num espaço temporal de 12h. não conheço muitas empresas que assim procedam.


Desta vez, além de assumirem que erradamente são debitados sms a mais (um deveria ser o suficiente para activar o serviço do facetime e imessage), e consequentemente creditarem os mesmos, ainda apontaram o caminho para a resolução através do contacto com a linha tecnica.


PArabéns MEO pelo excelente serviço ao cliente.
Estou na mesma situação.
Boa tarde,


 


Estou na mesma situação que alguns dos users do forum . Enviei a seguinte exposição à MEO, 


 


"Boa noite,

(...) verifiquei o detalhe de comunicações e confirmei o que já suspeitava; fui cobrado pela activação do serviço FaceTime através do nº 447786205094. Acontece que, pelo que pesquisei na internet, há várias pessoas na mesma situação. Segundo me informei, a MEO é um operador suportado pela Apple ( http://support.apple.com/en-gb/HT1937 ) pelo que não deve haver lugar a qualquer cobrança como a Apple afirma “On iPhone, SMS messaging is required to activate FaceTime and iMessage for use with your phone number. Depending on your carrier, you may be charged for this SMS.”( http://support.apple.com/en-is/HT201422 ).
As cobranças aconteceram X vezes:
0x.10.14 18.37
0x.10.14 19.12
0x.10.14 01.40
0x.10.14 03.34


Isto é estranho por vários motivos:
1) Nunca fui notificado que estava prestes a enviar uma SMS
2) A activação pressupõe uma única SMS e não N
3) O envio parece ser automático pois numa das vezes a SMS foi enviada às 03.34, hora em que estava a dormir
4) Como já afirmei, a MEO é parceira da APPLE pelo que tais cobranças são indevidas.
Sugiro que me esclareçam em relação a isto e que seja reembolsado se verificado que houve erro. Caso não haja erro, há alguma maneira de evitar ser cobrado (uma vez que o utilizador não tem qualquer controlo no envio das mesmas)?

Cumprimentos,
XXXX XXXX"


 


A MEO respondeu que as SMS eram internacionais e que portanto deviam ser cobradas. Em relação ao contrato com a Apple e a legitimidade da cobrança, nada me foi dito.


Segundo li nesta mesma thread, há vários clientes a quem a MEO reconheceu razão. Podem dar-me o mesmo tratamento? Aguardo contacto.


 
Boa noite,


 


Estou a sofrer do mesmo problema, comprei um iPhone 6 no dia 21 de Outubro de 2014, e:


- 1ª factura tive esse problema, contactei a MEO e os valores individamente cobrados foram-me creditados na factura devido a um barramento Internacional que a conta tinha sem o meu consentimento e aí o equipamento tentava e tentava a activação e não conseguia.


- 2ª factura, novamente o mesmo problema, desloquei-me à loja da MEO(sede-Picoas) e apresentei reclamação pois voltaram a debitar valores relativamente à mesma questão, coisa que ficou resolvida no mês anterior com a Smart(iPhone Expert) Daniela e cujo os valores foram creditados e que desde a data que tenho usado o iMessage sem qualquer problema. 


 


Posto isto queria saber como vão resolver a questão pois não faz qualquer sentido a MEO ser a única operadora móvel que cobra a utilização deste Apple Service.


 


Mais informo que anteriormente à minha deslocação à loja das Picoas, expus a questão no Facebook e a Sra. Maria Santos informou-me que os valores foram devidamente cobrados...mais uma vez pergunto, como é possível isto acontecer e ainda por cima existem centenas de clientes com este problema, inclusive aqui neste mesmo forum e que alguns desses foram restituídos dos valores.


 


Obrigado pelo esclarecimento.


 


Cumprimentos
Crachá +1
Bom dia,

No dia 17/01/2015, fiz um restauro no meu Iphone4S, e pedi ativação do serviço imessage, no qual é despoletado uma SMS automática via bakgroud pelo o IOS.
Não sei porque razoes, mas foram envidas 24 SMS para ativação do mesmo serviço (ou seja 24SMSx30centimos) três SMS por minuto. E o serviço de imessage nem ficou ativo.
O envio constante de SMS só parou porque tenho um plafom extra de 5€ se não o mesmo serviço continuava a enviar SMS sem parar.
Agora a MEO quem me cobrar esse valor, 
Contactei a Apple e obtive como resposta que a MEO tem a responsabilize de não cobrar esse serviço de SMS, pois houve algum erro de comunicação entre o serviço deles e os servidores da Apple

00447786205094

17 jan 2015

19h24

-


00447786205094

17 jan 2015

19h24

-


00447786205094

17 jan 2015

19h24

-


00447786205094

17 jan 2015

19h18

-


00447786205094

17 jan 2015

19h18

-


00447786205094

17 jan 2015

19h18

-


00447786205094

17 jan 2015

19h12

-


00447786205094

17 jan 2015

19h12

-


00447786205094

17 jan 2015

19h12

-


00447786205094

17 jan 2015

19h06

-


00447786205094

17 jan 2015

19h05

-


00447786205094

17 jan 2015

19h05

-


00447786205094

17 jan 2015

18h59

-


00447786205094

17 jan 2015

18h59

-


00447786205094

17 jan 2015

18h59

-


00447786205094

17 jan 2015

18h53

-


00447786205094

17 jan 2015

18h53

-


00447786205094

17 jan 2015

18h53

-


00447786205094

17 jan 2015

18h47

-


00447786205094

17 jan 2015

18h47

 
 

00447786205094

17 jan 2015

18h47

-


00447786205094

17 jan 2015

18h41

-


00447786205094

17 jan 2015

18h41

-


00447786205094

17 jan 2015

18h41

 

Registo do envio da SMS do meu numero MEO

ALGO de errado ocorreu entre serviços da MEO e APPLE e AGORA A MEO QUER QUE EU PAGUE ESTAS SMS.
Agradeço a resolução deste meu problema.
Boa noite!

 

Sou cliente Meo há vários anos e nunca tive motivos de queixa. 

No passado mês, decidi alterar o contrato para M4O e incluir o tlm no tarifário, que antes era da Vodafone. Hoje recebi a primeira factura, onde me foram debitadas 22 mensagens internacionais. Tenho um iPhone... Pelo que aqui li, está tudo dito! Nunca tinha tido este problema com a concorrência. O que posso fazer para o resolver? Desligar o iMessage e o Facetime? 
Mesmo problema comigo e ainda nao tenho isto resolvido.


 


Pelo que li, queixas na area de cliente dao resposta da Meo a dizer que devem ser cobrados.


Resta queixa no Provedor da PT. 
Resolvido. Tem de ligar para a Meo a pedir activação do Roaming. Depois a activação do Imessage funciona. 
 Agora é resolver o problema da facturação.




PS: ficava bem à Meo, já que este é um problema comum, informar os operadores da linha de apoio. Ainda ontem um operador me disse que nada tinha a ver com o serviço roaming e afinal tem... Fácil de resolver, se quiserem... 
Reclamação feita, a meo ligou a dizer que vai uma nota de crédito. Céleres na resolução, menos mal.

Conclusão: é necessário roaming activo para evitar esta situação e a activação do iMessage e FaceTime ser feita sem problemas.
Reputação 1
Tinha um iPhone 4S até principio deste mês. Ao consultar CONSUMOS na área de cliente vejo que já me foram cobrados vários SMS internacionais, conforme tantos que neste fórum se pronunciaram.


 


Tenho agora o 5S e continua o mesmo problema! Só em fevereiro já vão 4 SMS internacionais!!


 


Aguardo resolução URGENTE, visto que o atendimento ao cliente NÃO sabe como resolver! (LOL)


Mas o saldo desse chamada ficaram. Impressionante.
Boa tarde,

 

Deparei-me com a mesma situação. O mês passado (janeiro), quando o meu iphone veio da reparação, ao ativá-lo, foram-me descontados 0.22€ no extra plafond. Este mês, a mesma coisa. Não faz muito sentido, uma vez que são serviços associados ao equipamento e não há qualquer informação de taxação extra.

 

Como devo proceder??
Reputação 1
Boa tarde equipa da Meo
Venho por este meio mostrar publicamente o meu total desagrado com a situação que me tem estado a acontecer, e ao contrario do que imaginava não ocorre só comigo mas com imensos clientes vossos. Acho lamentável colocarem a culpa na Apple qdo na verdade talvez não seja bem assim e como tal agradeco que resolvam este assunto de uma vez por todas. Tambem eu no mês passado fui vitima deste erro que me era completamente alheio, e a Meo nem sequer teve a dignidade de me contactar a descrever a anomalia. Tambem a mim que cobraram a volta de 76€ por essas mesmas sms internacionais, que depois de duas reclamações "gentilmente" me dizem que afinal não vão cobrar o valor por "boa fé" de acreditarem que os clientes desconhecem a situação. Quem é que no seu perfeito juizo ia gastar estes valores??? ainda assim depois deste episodio que muitas dores de cabeca me deram, decidi desligar o Imessage e o facetime (é surreal não poder usar aplicacoes gratuitas a que temos direito!) no entanto um familiar pediu me para ligar o facetime e aceitei a chamada, qual não é o espanto quando verifico que tenho outra vez 42 sms internacionais para pagar este mês e a Meo manda me levar o iPhone para arranjar...!!!! Um iphone novo. Afinal em que é que ficamos senhores da Meo? O erro é meu em ser vossa cliente desde sempre? O erro é da operadora que cobra estes valores absurdos apercebendo se obviamente que é um erro? tenho um iPhone novo e tenho de ficar sem ele por um erro de operadora??? Pelo que li em cima a operadora resolve alguns casos e outros não??? Falam em ligar o roaming a uns e a outros não??? Agradeco ser contactada com a maior brevidade possível pois não estou para enviar o meu iphone para uma assistencia tecnica se o PROBLEMA FOR DE FACTO DA OPERADORA MEO.
12/02/2015 AGUARDO RESPOSTA URGENTE
Reputação 1
Cheguei a uma conclusão...ninguem da Meo lê estas reclamações, pois ninguem responde a nada. Infelizmente.
Reputação 4
Bom dia, pedimos desculpa pela demora na resposta a este tópico, a explicação para este comportamento do equipamento/cartão é a seguinte:


Para se poder usar o serviço FaceTime ou o serviço iMessage este obviamente tem que ser ativado. A ativação é feita pela Apple após o utilizador ter dado o ok às condições do serviço. Sempre que há uma ativação de um destes serviços, é enviado pelo iPhone automaticamente um SMS internacional. Este SMS, que não é visualizado pelo utilizador, nem fica registado no relatório de envio de SMS, contém informações sobre o iPhone e sobre o nº de telefone do utilizador, e funciona como uma segurança para a Apple de que o utilizador quer ativar o serviço naquele equipamento.


Para que a ativação do serviço tenha sucesso, é necessário o cumprimento das seguintes condições:


  • Ter o serviço de chamadas e SMS internacionais ativo
  • Ter saldo
  • Ter a data e hora na time zone correta
 


Se estas condições não estiverem reunidas, o iPhone irá continuar a tentar ativar o serviço, até obter sucesso, o que irá implicar o envio de vários SMS internacionais. Se notarem que está a ser constantemente cobrado o envio deste SMS, deve ser desligado imediatamente o FaceTime e/ou iMessage até cumprir todas as condições mencionadas em cima. Há mais informações sobre este tema em https://support.apple.com/en-us/HT204380


 


O MEO não é responsável por este SMS e a cobrança do mesmo é feita de acordo com o tarifário do cliente/utilizador.