Aumentos de factura para 2016

  • 31 October 2015
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Reputação 1
Bom dia. 


 


Após expor esta situação em privado e ter obtido uma resposta nula vamos tentar em público. 


Gostaria que me respondessem directamente a algumas perguntas. 


 


Primeiro vão aumentar os preços dos pacotes em 2016? Sim ou não? E facil de responder... Caso assim seja com que brevidade o são obrigados a informar o cliente? Em que local do site irão dar essa informação? Dizem sempre que está no site mas aonde exactamente? Já o ano passado me fartei de procurar e não encontrei em local nenhum. Mais, ha quase dois anos estou a espera de receber a copia do meu contrato. Já a pedi inúmeras vezes  as continuam a recusar-sé a enviar, como tal continuo a não ter acesso a informação legal. Vamos lá a uma pergunta directa.  Quanto tempo antes da entrada em vigor dos aumentos de preço a vossa empresa exige que, no âmbito da lei portuguesa, o consumidor vos informe que não aceita e como tal procede à rescisão por justa causa dos serviços contratados (sobre os quais não há provas de contrato...). 


 


Após expor estas questões recebi um email a dizer que a haver algo a dizer tal seria feito a partir de 1 Dezembro no site. Acontece que ano passado, a própria meo me  deu a entender que para poder fazer valer os meus direitos legais teria de o fazer até ao início de Dezembro.  


 


Vamos lá.  Respostas concretas alguém é capaz de dar?

90 respostas

Já percebi. O que tu queres é reclamar e pronto. Hoje com a Meo, amanhã com a NOS os Vodafone. Porque as três aumentam os preços no início do ano.


Quanto ao facto de a concorrência ser "maravilhosa", algum tempo depois de estares lá falamos. 
Estares a fazer de advogado de defesa da MEO vale de pouco.

 

O que a lei diz é que os aumentos têm de ser comunicados no seu valor por escrito no teu quote não há indicação de valores. Além do mais os operadores são obrigados a comunicar, também por escrito, que caso o cliente não concorde tem o direito de rescisão sem penalizações. Esta última não aconteceu de todo.

 

Há justa causa para rescisão de contrato é só as pessoas darem-se ao trabalho.
Esclareçam-me se faz favor, em termos práticos, a minha fidelização só termina em Julho de 2016 (devido ás trafulhices da MEO) e de acordo com a legislação se não concordar com o aumento dos preços para 2016 posso rescindir o contrato sem ser penalizado seja de que forma for?

Resposta com fundamento legal se for posssível, porque estou desejoso de os poder mandar dar uma curva!
Reputação 1
Gosto de dar feedback das reclamações que faço opr isso aqui vai:


 


Após ter criado este tópico e ter ressubmetido o pedido na área de cliente (pedido esse que foi unilateralmente cancelado por parte da MEO sem qualquer resposta) lá consegui alguma informação.  Fui então contactado por uma colaboradora que me prestou os esclarecimentos acerca doq ue sabia e, ou, tinha autorização para prestar.


 


Primeiro foi-me confirmado que este ano a informação sobre alteração de condições contratuais viriam na factura de Novembro. O que se verificou uma vez que a mesma vem com tal informação. Também que "não sabiam ainda" qual o valor em causa de aumento e como tal essa informação só podia ser prestada via linha de apoio a partir de 1 de Dezembro. Informou-me ainda que caso pretenda rescindir o contrato por discordar destas alterações o devo efectuar por escrito até 15 dias antes da entrada em vigor do mesmo (a 1 de Janeiro) e que o tenho de fazer via carta registada referindo expecificamente o motivo. Carta essa que terá de dar entrada em sistema MEO até 15 dias antes da entrada emm vigor das alterações. Ou seja, se enviar a carta registada dia 13 e ela chegar dia 17 já passei o prazo, se a enviar dia 10 e chegar lá a 13 mas só for inseria em sistema a 17 mais uma vez já passei o prazo legar, ou seja estamos dependentes do tempo que os funcionários levam a inserir em sistema a correspondência. Mais, não me foi capaz de informar se em loja pessoalmente se pode efectuar o pedido de rescisão por motivos de alterações contratuais (visto que a minuta não permite expessificar qualquer tipo de razão) e que tal deveria sempre ser feita por carta registada...


 


Questionei ainda se, supondo que a carta chega ao sistema durante as datas previstas eram cumpridas as normas contratuais de não serem penalizados os clientes que não concordem com estas alterações. A resposta foi que apenas via linha de apoio podem dar essas informações. Acrescento ainda que mais uma vez dizem que não é possivel sobre circunstância alguma enviarem o meu contrato (que nunca me foi entregue) nem condições gerais algumas. A resposta é sempre a mesma está disponível na internet onde podem ser alteradas a qualquer momento sem que o cliente se aperceba...


 


Portanto apenas fiquei a saber que mesmo respeitando os prazos legais corro o risco de a MEO decidir andar a passo de caracol e ser o cliente o prejudicado...


 


Basicamente o que terei de fazer é ir para uma loja exigor que me forneça na hora um documento onde me permita expor a razão para rescisão e não saio de lá sem cópia datada e carimbada da mesma. Se não tiverem há livros de reclamações para isso mesmo...


 


Agora um aparte... reparei que algumas pessoas aqui se colocaram a falar de outras operadoras. Não conheço todas mas posso dar a garantia que na NOS se o cliente rescindir devido a alterações contratuais não paga fidelizações nem promoções passadas nem futuras nem nada...
Reputação 2
meo comandante escreveu:

Acho que e estás a fazer uma tempestde no copo de água talvez por meia duzia de tostões.


O Meo é mau, ma eu vejo as lojas da NOS e da Vodafone cheias de reclamações,,,como é que é?


É como diz o ditado: "a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha".


Mas a verdade é que nem raramente isso acontece.



Viva,


A quantidade de tostões pode ser muito ou pouco, mas essa qualificação so pode ser feita pelo próprio.


"Grão a grão enche a galinha o papo" uns cêntimos aqui, outros ali... a MEO conta com a inercia do 'deixa andar' e 'dá muito trabalho' para ir ganhando uns trocos. Se todos reclamarem sempre, até as ultimas consequências, poderemos com certeza ver uma mudança de atitude por parte da Operadora.


Quanta a justificação do que do lado de la as coisas estão tão más com na MEO (ainda que muito claramente discutível) não justifica a postura da MEO que é a única aqui em discução.


 


Cumprimentos,


Romeu
Reputação 1
Caro Angelicous e outros foristas "apanhados na curva" por esta situação tal como eu estou.


Eu fiz a reclamação por escrito, mas não adiantou de nada. Se quiser posso ir para tribunal.


Agora a MEO vai-se borrar por dois euros? parece-me que sim! Fui cliente da TV Cabo (agora NOS) desde que eles lançaram o serviço satélite (mais de 10 anos) e mudei, realmente o analógico NOS (cabo) é realmente muito mau, mesmo mau demais.


É mau negócio para a MEO perder definitivamente um cliente por 2 euros, durante 12 meses? talvez. Mas para mim quando mudar para a Vodafone (e já esta decidido) ao oferecerem-me melhores condições (basicamente o mesmo serviço por 37.8 euros net a 100 + tel + 130+30 canais de tv).


Não adianta ao MEO igualarem o serviço e o preço, pois que comigo isto não foi uma questão dos 2 euros, foi uma questão de má educação.


Sorte de quem pode mudar, aos outros "paciência".


 
Crachá
Discordo, totalmente, conforme o tenho feito, desde o início deste ano. E continuo a reclamar. Fi-lo, através do Provedor de Cliernte da PT, que se limitou a repetir os ditos no call dentre. Não acredito que tenha sido o Provedor, mas a resposta veio de lá. As questões são várias, abusivas e ilegais. Vejamos: Fiz adesão em Outubro de 2014, e, para aceitar a fidelização acordei com o funcionário que agiu por conta da MEO que só a aceitaria, face à manutenção de todas as condições e preço, até ao fim do período, Outubro de 2016. De forma enviesada colocaram o aviso de aumento a partir de 01-01-2015, na factura de Novembro e, como a recebi muito tarde e devido ao débito do valor do pacote, crédito da promoção, etc., contacto, mesmo assim, atempadamente, e disseram "tinha 15 dias para rescindir, unilateralmente, sem a obrigação de indemnizar, nos termos do n° 17 do contrato", mas está ultrapassado há um ou dois dias, ao que, sempre, me i surgi, quer na área de cliente, quer com o Provedor, quer com a ANACOM. Algo se passa de anormal, para estar sujeito a tais atitudes de total desprezo pelos clientes. Alteraram designações de contrato, alteraram condições gerais e o preço e nadas se passa. A PT/MEO é dona e senhora da razão e das razões. A última discussão prende-se com a ligação à FIBRA. Imagine-se que pago o mesmo que a FIBRA, porque sou ADSL, sempre paguei, e não houve ninguém que elevasse a voz, exigindo equidade ente clientes. Agora, que tenho acesso à FIBRA exigem, pasme-se, alteração do contrato, mas a seu único favor, com nova adesão de dois anos e custo da MEO box de 5,5 euros, cuja gratuitidade tenho até Outubro de 2016. Ora, usando a Lei, é minha intenção fazer reverter toda está situação, recorrendo a tribunal arbitral para resolução do conflito, sem prejuízo de rescindir o contrato, sem obrigação de indemnizar, não só pondo cobro a uma penosa situação, que deveria ser pacífica, mas, também, beneficiando de óptimas condições que me têm sido propostas pelas operadoras concorrentes. Só não mudam os ....

Devo acrescentar que, no que respeita aos contactos, nada a referir, porque têm sido, sempre cordiais, chatos, mas respeitosos.
Crachá
Claro que não posso culpá-lo pelo que escreve, pois, como pessoa livre, pode fazé-lo, desde que não diga o que não sabe, que foi o que fez. As razões estão escritas, não as entendeu? O que me divide da MEO são legalidades ou a falta delas, percebeu? Quanto aos "tostoezinhos", o Sr. Romeu, já lhe deu a resposta. Mas eu acrescento que esses " tostoezinhos " são para ambas as partes. Vê a MEO preocupada com os clientes? Mas se puder arrecadar mais um aumento de 2 euros, por ano, em cada cliente, faça a conta. Eu não me alimento de TV, internet, telefone e telemóvel. Sou criterioso, nos meus consumos, a MEO sabe. De resto, posso retornar aos canais TDT, telemóvel pre-pago, internet wi-fi, sem problema. Estamos no século XXI, ano 15, e devo merecer a tecnologia disponível, mas não a preços e modos abusivos. Faça uma reflexão! Penso, face às suas palavras, é que é mais um no meio de milhões, nem aquece, nem arrefece. Aceita tudo! Os mais velhos, que merecem todo o respeito, de facto, dizem: Do mal o menos! É essa a sua filosofia de vida?


 
Ok, Vocês reclamam de as operadoras, sem excepção, aumentarem os preços todos os anos...

Que querem fazer quanto a isso?

Reclamarem por irem pagar mais um euro?

Se achama que não podem por uma questão financeira ou de principio, não pagar esse euro, é comnvosco.  Como disse o User anterior, cada um sabe de si.

Agora, concordo com o  "Meo Comandante" que estão a fazer uma tempestade num copo de água.

E não adiante dizer que operador A é melhor que Operador B, pois são todos iguais. Já fui cliente NOS e Jurei para nunca mais, não por preços mas por serviço
Tem sido uma saga para tentar cancelar o contrato com base na alteração contratual (aumento de preço) que a MEO unilateralmente decidiu.

De 3 funcionários (2 na loja Meo Boavista/Porto e 1 telefone) ouvi 3 respostas diferentes à mesma pergunta.

Posso cancelar o contrato sem penalização devido ao aumento de preço?

 

A MEO empata os clientes por forma a que passe o prazo para rescindir o contrato. Entratanto já seguiu a carta registada com aviso de recepção para cancelar o contrato.

 

O aumento ser muito ou pouco depende da perspectiva de cada um. Quanto mais os clientes se comportarem como carneiros, melhor para as operadoras.
A MEO vai ameçar com tudo e mais alguma coisa.


A 1ª coisa a fazer é recorrer a um centro de arbitragem do consumo:


http://www.arbitragemdeconsumo.org/


 


E a coisa costuma ficar resolvida logo aí. Se não ficar segue-se o julgado de paz, caso exista na sua área de residência.


Notem que neste tipo de conflitos devem 1º recorrer ao centro de arbitragem, pois se forem logo para tribunal mesmo que ganhem a causa têm de pagar as taxas de justiça.


 


Reparem no seguinte:


 


A MEO afirma que vai receber uma indemnização por quebra de contrato e mesmo assim alicia quem faz intenção de cancelar o contrato com preços mais baixos. Não existe aqui uma contradição?


Podiam enriquecer só com as indemnizações!!!! :p


 


NÃO SEJAM CARNEIROS!


 
Boa noite, a resposta anterior está correcta, tenho conhecimento de causa por o já ter feito anteriormente com outra operadora, existe uma lei que vem explicita em em todos os contratos que se chama LCE ou Lei das Comunicações Eléctrónicas artª48.6, ou seja qualquer pessoa pode rescindir o contrato apartir do momento em que haja alterações contratuais sem qualquer penalização. Poderá seguir o seguinte link:

 

http://bdjur.almedina.net/citem.php?field=item_id&value=1633402

 

Atenção: Qualquer operadora vai tentar derrubar a sua intenção por melhores ofertas (Retenção) ou dizer que é ilegal tentando meter medo dizendo que tem um periodo contratual a cumprir, não se deixe levar, a lei existe fassa-se valer dos seus direitos. Poderá também consultar a Deco que lhe irá confirmar o aqui citado. Coragem e prepara-se par ser incomodado com telefonemas e cartas a ameaçar. 

 

Sugestão: Se tal vier a ocorrer vá a uma loja e peça o livro de reclamações, a mesma vai directamente para a Anacom, se não surtir efeito vá de novo efectuar uma segunda reclamação. Isto não é para assustar, mas já aconteceu comigo, felizmente que aos meus clientes não. 🙂
Boa noite, os "senhores" que trabalham para a MEO sao tao maus profissionais que para vender seja o que for sao capazes de omitir informação e mentir ao cliente, que por lei,isto, é ilegal . A mim, na venda do pacote M4O em setembro o Sr David Mendes me omitiu as seguintes informações:

-perda de todos os pontos dos telemoveis que passaram para o novo pacote,

-a box iria ser cobrada com o novo pacote,

-os valores dos pacotes iria se manter durante os 24 meses de fidelização,

-o contrato iria ser enviado por correio num periodo de 4 dias estaria em casa esta documentação.

Pois, o que é verdade é que desde que aderi a este pacote de mentiras todos os meses, ate hoje tenho tido uma luta incansavel com a MEO.

A MEO acha-se correcta mas nao o é, perante os seus clientes. Além, de nao admitir os erros. Vou alertar que a MEO faz arredondamentos ilegais nas facturas e tenho provas disso. O aumento dos tarifarios também sao uma ilegalidade, pois se na realidade a MEO estivesse realmente interessada em que os vossos clientes fossem verdadeiramente informados o teriam feito como o fazem quando tem um novo produto para vender, querem saber como? Anuncio na TV. Sim, na TV. Mas, nao ate agora falei com muitas pessoas que sao clientes da MEO e nao receberam nenhuma carta ou na propria factura de novembro a informação de que haveria aumentos nos tarifarios. Além, de estarem a mentir aos clientes da seguinte informação:" Se não concordar com os aumentos tem 15 dias para renunciar ao contrato" ate hoje ninguem viu tal documento. A DECO informa que não existe uma maneira tao trivial para cancelar tal contrato de fidelização.Por isso, a MEO como empresa correcta e honesta que se diz ser, nao cobra nenhum aumento aos seus clientes. Eu  exijo que me devolvam os pontos que me foram retirados; a culpa nao foi minha, é incompetencia do funcionario da MEO. Também exijo que me enviem o tal contrato que ate hoje nunca vi e também nao assinei.Não aceito qualquer alteração aos serviços ou tarifários a não ser os acordados. Isto é, 49.99€ nos primeiros meses e 64.99€ nos restantes.Mais uma vez digo, para o pacote poder aumentar livremente, eu deveria ter que ser informado em algum lado, uma vez que o contrato telefónico dizia que pagaria aquele valor durante 24 meses (vao ouvir a gravação da chamada do dia 20 de setembro de 2015).Estou disposta a pagar apenas os valores que acordei, tenho pago e sempre paguei.

Será necessário deixar de pagar o serviço e aguardar um processo judicial onde possa expor este assunto? Porque, me parece vergonhoso por 0.51€ de aumento da factura do mes de janeiro e de 2€ nas seguintes facturas ir para tribunal só por birra da MEO.

 

 

 
Boa Tarde


 


De acordo com as condições gerais em vigor, não é considerado motivo para rescisão, o aumento de preços para 2016.


è obrigação da operadora informar no mínimo 30 dias, esse aumento mas ao abrigo das condições gerais de adesão a swrviços de comunicações eletrónicas as condições de prestação o serviço podem ser alteradas a qualquer altura.
Acho que e estás a fazer uma tempestde no copo de água talvez por meia duzia de tostões.


O Meo é mau, ma eu vejo as lojas da NOS e da Vodafone cheias de reclamações,,,como é que é?


É como diz o ditado: "a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha".


Mas a verdade é que nem raramente isso acontece.
Eu também acredito no Pai Natal, no Bicho papão e não me posso esquecer do Coelho da Páscoa ! 🙂
15 dias a contar da comunicação que foi enviada juntamento com a factura de Outubro/Novembro.


Terá de responder por carta com aviso de recepção.


Os aumentos tarifários decorrem da inflação que incide sobre todos os sectores e não apenas as telecomunicações, assim da mesma forma que a Luz/agua/gás e transportes, alimentação também as telecomunicações, independentemente do Operador actualizam os valores.


Se é mais visível os 2€ na factura que os 0,30 na factura da água, ou 0s 0,05 no bilhete de comboio, é mas daí a dizer que operador "A" "B" ou "C" está a imcumprir...Não concordo. 
A: Perca do desconto da Box.
B: Perca do desconto na mensalidade.

Verifica no verso da factura o descritivo.
O teu aumento deverá ser de 1€ aproximadamente.


Durante o contrato usufruiste de um desconto de 5€ por 24 meses.


Podes ter tido a oferta da Box. 


Compara no verso a factura anterior com a de Janeiro. Estará aí a tua resposta.
Fizeste o trabalho de casa. Muito bem. Mas, não estás a dizer nada de novo. A operadora informou o cliente com a antecedência obrigatória por lei. A partir dessa comunicação tens 15 dias para rescindir. Não o fizeste.
Agora, já não o podes fazer. Ponto. Não adianta discutir aqui o sexo dos Anjos.

Se queres um conselho de amigo, deixa acabar a fidelização e depois se quiseres cancela. De outra forma não te antevejo grande sucesso
Transcrevo a mensagem enviada a todos os clientes na factura de Outubro/Novembro conforme o ciclo de facturação:


" A 01-01-2016" entram em vigor novos preços. Informação disponível a partir de 01-12-2015 em meo.pt ou através do 16200."


 


Podes querer ter razão, podes querer ter muito trabalho porque dá mesmo muito trabalho cancelares o contrato para quê?


Aconselho-te a aguardar o fim do periodo de fidelização, ou a negociares o preço para descer.
É contigo.


 


Telefónicamente, após apresentyar a oferta e após o cliente aceitar são lidos os termos e condições gerais ao cliente e no fim questionam o cliente se compreendeu. 


As chamadas são também gravadas e ficam acessíveis por 1 ano, acho eu. Além disso, as condições estão universalmente disponíveis no site.


 
Também acho que não percebeste o que eu disse:
Se tu acordaste um negócio por telefone é depois de um ano que vais dizer : Afinal enganaram me e o pacote não é o que eu queria...depois de teres pago 12 facturas?
Anualmente o pacote pode, ou não, aumentar.
Os débitos directos são controlados pelo cliente, não pela empresa. Claro que se cancelares e a penalização for devida eles vão debitar-te o valor dessa penalização
Insistir, persistir, suor, muito suor, algumas lágrimas e conseguem cancelar o contratom. Conheço quem o tenha feito sem penalização. E ainda não tinha cumprido um ano.
Agora, mais do que isso, só quando mudarem algo na lei porque os Operadores, e sabem que não é o só a MEO vão sempre fazer valer as cláusulas descritas nos contratos de prestação de serviços.
Reputação 3
Evidentemente que se pode rescindir o contrato se as novas condições não forem aceites. O contracto com a MEO "NÂO É UM CONTRATO EM BRANCO", senão poderiam alterar o preço para 10 ou 100 vezes mais e os clientes teriam de de pagar, o que seria absurdo.


 


Mas as tabelas de novos preços para 2016 continuam invisiveis. Foram anunciadas para 1/12 mas nem sinal. Depois devem vir dizer que o prazo de 15 dias de reclamação já expirou porque foram anunciadas para 1 /12 e provavelmente só vão ser disponibilizadas a 14/12 á meia noite.   Depois devem justificar aumentos de 3% com a inflacção ( que foi de -0,3% ), ou outras imbecilidade extorsionistas.

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