Aumentos de factura para 2016

• 31 October 2015
  • 90 respostas
  • 9389 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

90 respostas

15 dias a contar da comunicação que foi enviada juntamento com a factura de Outubro/Novembro.

Terá de responder por carta com aviso de recepção.

Os aumentos tarifários decorrem da inflação que incide sobre todos os sectores e não apenas as telecomunicações, assim da mesma forma que a Luz/agua/gás e transportes, alimentação também as telecomunicações, independentemente do Operador actualizam os valores.

Se é mais visível os 2€ na factura que os 0,30 na factura da água, ou 0s 0,05 no bilhete de comboio, é mas daí a dizer que operador "A" "B" ou "C" está a imcumprir...Não concordo. 
Reputação 1
Crachá +4
Tenho de discordar (com o antepenultimo post), um mercado liberalizado é aquele em que os operadores têm e podem fazer o que quiserem para assegurar lucro ou manter clientes, portanto tal como numa feira de rua nem metem preços para dar um preço conforme a cara da pessoa, há valores oficiais e outros não oficiais, se fosse tudo igual nem havia concorrência, um dos melhores argumentos para regatear uma mensalidade é (alem de não haver fidelização nenhuma) dizer que a operadora B faz preço tal, e eles geralmente igualam, ou então perdem o cliente.

É bater o pé e avançar mesmo com o cancelamento mesmo dentro da fidelização, conforme está previsto por lei.

A deco dá apoio técnico também a não associados sobre operadoras.

Antes de cair o carmo e a trindade, há que tentar fazer alguma coisa por nós próprios e eu já estive nesses sapatos de querer dar a conhecer ao mundo a decepção que a operadora A ou B são..

Acerca do post acima, tive várias operadoras que não mexeram na mensalidade ao longo de vários anos antes de mudar para a meo..

É que nem o iva temos de aceitar.. excepto se o valor acordado clausulado e exposto em gravação mencione o valor sem iva, porque se for explicito ao ponto de indicar o valor que a factura terá (que foi o meu caso), então não ha argumentação possível.

É extremamente incorrecto aplicar aumentos de inflacção seja ao que for quando os ordenados estagnam décadas, é um pouco mais incorrecto quando a empresa que o faz tem lucros de milhoes anuais, e finalmente torna-se totalmente incorrecto quando nao se asseguram que o cliente tem conhecimento das alterações.
Reputação 2
Crachá +1
 De referir que a taxa de inflação anunciada é 0,5% logo numa factura de por exemplo 26€ o aumento seria de aprox 0.20€ e não 2€ ou 3€!!!

Por isso desculpem mas não concordo de maneira nenhuma com este ROUBO! Sou cliente VDF noutra habitação com o tarifário 25,90€ e recebi a factura de Janeiro com 25,90€ e aceito que me aumentem segundo a taxa de inflação, não ao estilo do MEO!!

E mais uma vez discordo dos preços "de amigo" até porque já fui "vitima" nos 2 sentidos, já paguei 32€ só para ter internet, quando noutra habitação pagava 20€ pelo mesmo serviço e pela mesma operadora MEO.

Da mesma forma não concordo em pagar 25,90€ (27,90€ agora) outros pagam 45€ pelos mesmo serviço.

Concordo com concorrençia livre e aberta, como fez em certa parte a VDF, fez o pacote por 25,90€ e mexeu com a concorrençia e era para TODOS, não é para o A ou B, embora tenham feito isso com a historia das boxes..

Porque estes descontos depois servem para nos casos do cliente querer desistir, jogarem em cara que temos que devolver. Chega ao cumulo do tarifário ser 100€ PVP "fazem" por 50€ mas se algo corre mal da parte deles como agora "exigem" que pagues os outros 50 dos meses todos!
Reputação 1
Exmos Srs da MEO sou cliente numero 122 950 33 52

contratei com vocês e durante 24 meses o serviço MEO a 44E99, do qual tenho cópia do contrato a informar que tenho periodo de fidelização de 24 meses, com mensalidade de 43E99 + 1E00 da box.

Após ter ligado para a linha 16200 informaram-me que poderiam aumentar a mensalidade de acordo com .....

Apenas peço a V Exas que cumpram o que foi contratado, quero pagar apenas os 44E99. Caso não receba resposta por parte de V Exas, irei contactar a ANACOM, e caso eu tenha direito a rescindir. como vos indico o número de cliente, e caso V Exas o queiram, podem contactar-me para o número da minha ficha de cliente.

De uma coisa podem estar certos, se não receber melhor proposta irei esperar pelo final do periodo de fidelização para rescindir (e nunca mais retornar) para alguem que me faz por 26E9 + 7E9 e durante os 24 meses.

Melhores cumprimentos
Reputação 1
Crachá +4
Como é óbvio, quem discorda, pode resolver ,quem não discorda (formalmente) o que certamente será a maioria, é só fazer umas continhas por alto a 2eur a multiplicar pelos milhões de clientes, x 12 meses.

Caro xpto2 , esse texto deveria ser fomalizado à operadora, seria melhor que por aqui pelo forum, digo eu.

Experimente os pedidos na area de cliente, fica registado e formalizado, e fica em aberto até obter qualquer tipo de resposta.

Concordo em absoluto que um aumento por montante e não percentual, jamais poderia ser atribuido a uma inflacção, que é exclusivamente percentual.

Mas também as anuidades dos cartões do BES e CGD aumentaram uns 20% .. que é quando a própria inflacção é brutalmente inflaccionada :P

Cumprimentos.
boa tarde

venho por este meio solicitar justificaçao de 11 % de  aumento na factura .

serviço satelite ; de 21.65 para 24.09 =11 % de aumento,um escandalo
A: Perca do desconto da Box.
B: Perca do desconto na mensalidade.

Verifica no verso da factura o descritivo.
Boa tarde

agradeço a sua rápida  resposta,mas á aqui algo que não bate certo :

fiz um contrato de fidelização por 2 anos com essas condiçoes ( admito aumentos anuias ,mas não neste percentual escandaloso ).

Mais informo que nas condiçoes gerais em meu poder,não fala sobre essas situações que voçe mencionou.
O teu aumento deverá ser de 1€ aproximadamente.

Durante o contrato usufruiste de um desconto de 5€ por 24 meses.

Podes ter tido a oferta da Box. 

Compara no verso a factura anterior com a de Janeiro. Estará aí a tua resposta.
Boa tarde a todos.

Tenho, ou melhor, tinha uma mensalidade de 48.99€ ora para janeiro de 2016 este valor vai passar para 51.49€ o que se torna um aumento de 2.50€.

Como é que se pode justificar um aumento deste valor?

Cumprimentos.

Miguel
Isto é uma autêntica palhaçada. Eu tenho as minhas faturas e pagamentos tudo automático.

Hoje fui consultar que vêm a factura a 39,99€, quando fiz o contrato, à 1 ano e meio, foi estabelecido o preço de 36.50€ (40 e tal cêntimos)

Como é que em menos de 2 anos, se recebe um aumento de 10%?!

Querem saber o mais engraçado? Tenho outra casa, exactamente na mesma cidade, e sou o titular em ambas as contas, e pago menos uns 8€... Ligo para lá para saber porque a diferença e só me dão desculpas esfarrapadas, que não me podem alterar o tarifário.

Já dei baixa de uma conta em Novembro, depois de ter andado mais de um mês a dizer que me estavam a oferecer fibra a 200mb a 25,9€... Disseram-me sempre que não era possível... Disse que queria cancelar, no dia de confirmar a baixa da linha, perguntam-me se não queria os 200mb a 25,9€. Sou cliente à mais de 10 anos, com zero reclamações desta empresa, mas nestes últimos tempos é uma vergonha. Só estou à espera de uma razão, ou do final do contrato para dar baixa de outra casa e vodafone aqui vamos nós...
Reputação 2
Crachá +1
É mesmo, isto chegou a um ponto onde não tem por onde se pegue, pelo mesmo tarifário chegam a cobrar 3 e 4 preços diferentes!

Quando terminar a minha fidelização, nem que me ofereçam a mensalidade, com esta empresa não quero mais qualquer tipo de contracto.

Os telemóveis já mudei o resto é logo que terminar a fidelização.
não é bem assim fui cliente da vodafone durante 6 anos e nunca me subiram o valor da factura, paguei sempre o mesmo valor, e quanto a vodafone devo dizer que foi a melhor operadora com quem trabalhei durante o contrato e aquando a rescisao que foi efectuada apenas com um telefonema, neste momento sou cliente meo e predento rescindir o mais rapido posivel
Reputação 2
Crachá +1
Após consulta com um advogado vou rescindir, já que o MEO não cumpriu com a lei em vários pontos, entre eles:

Artigo 48 alínea 6 da Lei das comunicações eletrónicas:
6 - Sempre que a empresa proceda a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de um mês, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer penalidade, no caso da não-aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato.
Artigo 406 n.1 do> Código civil:
Artigo 406.º - (Eficácia dos contratos)
1. O contrato deve ser pontualmente cumprido, e só pode modificar-se ou extinguir-se por mútuo consentimento dos contraentes ou nos casos admitidos na lei.
A MEO informou-me que poderia efetuar ajustes nos preços dos pacotes,
A Cláusula do contrato que preveja um aumento do preço do serviço sem qualquer limite é proibida - cfr. artigo 22.º, n.º 1, alíneas c) e e), do Regime das Cláusulas Contratuais Gerais, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 446/85, de 25 de Outubro, que prescreve:
"1 - São proibidas, consoante o quadro negocial padronizado, designadamente, as cláusulas contratuais gerais que:
c) Atribuam a quem as predisponha o direito de alterar unilateralmente os termos do contrato, exceto se existir razão atendível que as partes tenham convencionado;
e) Permitam elevações de preços, em contratos de prestações sucessivas, dentro de prazos manifestamente curtos, ou, para além desse limite, elevações exageradas, sem prejuízo do que dispõe o artigo 437.º do Código Civil (...)".

Ou seja informou mál os clientes numa nota de rodapé numa factura mensal.

O aumento é superior á variação homóloga do IPC de 2015.

As alterações efectuadas são alheias á vontade dos clientes.

Etc, etc.

Fizeste o trabalho de casa. Muito bem. Mas, não estás a dizer nada de novo. A operadora informou o cliente com a antecedência obrigatória por lei. A partir dessa comunicação tens 15 dias para rescindir. Não o fizeste.
Agora, já não o podes fazer. Ponto. Não adianta discutir aqui o sexo dos Anjos.

Se queres um conselho de amigo, deixa acabar a fidelização e depois se quiseres cancela. De outra forma não te antevejo grande sucesso
Reputação 2
Crachá +1
Uma nota de rodapé numa factura mensal, não me pareçe que se enquadre numa comunicação adequada ao cliente, de resto essa mesma nota remete para mais esclarecimentos no mês seguinte, coisa que não aconteceu.

Por outro lado o contrato que tenho comigo é de pagina frente e verso e só tem 5 cláusulas e em nenhuma delas é referido possiveis aumentos. 

Qualquer produto pode e deve, se o vendedor o entender, ajustar o preço se houver alteração no valor do IVA (atenção, tanto aumenta como diminui, nos operadores só aumenta) ou a cada ano referente ao valor da inflação. Como no dia a dia, pão, arroz, etc...

Mas os aumentos não podem ser "ao calhas" como diz a lei:

A Cláusula do contrato que preveja um aumento do preço do serviço sem qualquer limite é proibida - cfr. artigo 22.º, n.º 1, alíneas c) e e), do Regime das Cláusulas Contratuais Gerais, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 446/85, de 25 de Outubro, que prescreve:
"1 - São proibidas, consoante o quadro negocial padronizado, designadamente, as cláusulas contratuais gerais que:
c) Atribuam a quem as predisponha o direito de alterar unilateralmente os termos do contrato, exceto se existir razão atendível que as partes tenham convencionado;
e) Permitam elevações de preços, em contratos de prestações sucessivas, dentro de prazos manifestamente curtos, ou, para além desse limite, elevações exageradas, sem prejuízo do que dispõe o artigo 437.º do Código Civil (...)".

De qualquer forma fiz alguma pesquisa e já vários clientes em anos anteriores resolveram os contratos com MEO e NOS devido aos factos relatados, claro está que as operadoras tentam is ao limite e ameaçam com penhoras e afins, mas no final acabam por ceder porque sabem que o cliente tem razão.

Mas o que interessa nisto tudo é que da minha parte e de todas as pessoas que eu poder aconselhar MEO NUNCA MAIS, não só por este aumento, mas por outras "trafulhas anteriores".
Transcrevo a mensagem enviada a todos os clientes na factura de Outubro/Novembro conforme o ciclo de facturação:

" A 01-01-2016" entram em vigor novos preços. Informação disponível a partir de 01-12-2015 em meo.pt ou através do 16200."

Podes querer ter razão, podes querer ter muito trabalho porque dá mesmo muito trabalho cancelares o contrato para quê?

Aconselho-te a aguardar o fim do periodo de fidelização, ou a negociares o preço para descer.
Reputação 1
Crachá +4
Não digam a ninguém, é segredo, mas tanto a minha operação de cancelamento como algumas que conheço de familiares, que acompanhei em 1ª pessoa, foram "depois do prazo estipulado para o efeito", aliás, já em Janeiro, e em todas as situações os operadores (já no departamento final de desistências) esclareceram que não haveria quaisquer penalizações por desistirem antes do término da fidelização (presumo que tenha alguma coisa a ver com a lei, que embora as pessoas teimem em não reconhecer, salvaguarda melhor o cliente do que a operadora? talvez porque a comunicação do aumento tem de ser comunicada por escrito? talvez por haver tantas falhas na comunicação, eles nem coloquem em causa exigir seja o que for?).

Todos os meus casos conhecidos, incluindo o meu, resultaram numa carta proforma que falava do pagamento de mais de 700eur resultante do não cumprimento da fidelização, situação previamente alertada pelos operadores que prontamente esclareceram que deviam ser ignoradas.

A minha sugestão obviamente que não passa por "aguentar" até ao fim, pois a MEO como qualquer operador, tem deveres e não só direitos, tal como o cliente tem direitos e não só deveres, mas como o cliente não é uma empresa, não tem advogados que o representam, capital social e balanços com um monte de digitos, é natural que do lado do cliente as coisas sejam mais simples no que toca ao desconhecimento. A minha sugestão passa por levar a situação a bem (ninguem vai propor nada se houver a certeza inabalável que se quer cancelar o contrato), na máxima tranquilidade, e acertar nas pessoas e departamentos certos. Se nada funcionar, o que eu seriamente duvido, basta esperar pelo aumento de 2017 e iniciar a lenga lenga toda outra vez, mas dessa vez, dentro dos prazos todos..
Reputação 1
Crachá
Mais um a indignado asomar-se a este abuso e atropelo de aumentos. Recebi ontem a factura de Janeiro por 27,90€, ou seja, um aumento de 2€.
A metade do ano passado finalizado o prazo de fidelização desloquei-me a uma Loja MEO (não agente) para rescindir . Eles ligaram diretamente e puseram-me ao telefone com Dto de Retenção. Fizeram-me uma proposta de 25,90€ FIXO x 24 meses (o "FIXO" foi bem frisado na gravação telefónica e reiterando várias vezes) . Ou seja, equipararam à proposta que tinha da Vodafone. Eu aceitei as condições.
Agora aumentam? O cliente só se apercebe ao receber a fatura. Se acham que uma linha de texto disfarçada na fatura de Novembro que nada diz sobre o montante é forma correcta de informar, estão enganados.
Ligo para o At.Cliente, e depois de me tentarem impingir uma nova fidelização de 24 meses para obter as mesmas condições que já tinha, eu recuso, só quero que cumpram o acordado no valor e período que tinha contratado, ou denuncio o contrato por incumprimento da MEO.
Ora, para rescindir tenho de enviar carta o deslocar-me até uma loja MEO. Engraçado, podem renegociar, vender, alterar contratos por telefone, ora quando o assunto é rescindir...
La vou ter de ir pessoalmente, é já para à semana.

Nem que tenha de levar esta situação até as últimas consequências, já chega de comer e calar.
Temos de fazer todos o mesmo, a ver se começam a respeitar aos clientes...
Sabes o que te vão fazer Pedro?

Meter-te ao telefone com alguém do departamento quando chegares à loja.

Eu quando cancelei o de uma casa minha, fizeram a mesma coisa. Fui à loja, meteram-me ao telefone com o departamento, levas a lavagem a tentar convencer-te a ficares e eu disse simplesmente "olhe vou mudar para uma casa onde já tenho o serviço" ao que me respondem, "Pelo que disse hoje à tarde ao ligar aqui para o departamento a razão era outra"... Ou seja o departamento é o mesmo, eles só te obrigam a ires a uma loja para te desmotivarem a desistires, porque eu acho que nunca apresentei cartões, nem enviei cartas para lado nenhum.

Ah e melhor, depois ainda tens net durante 15 dias, os quais és obrigado a pagar.

Eu acho que vou fazer o mesmo. Estive a falar com o departamento, e a minha primeira factura é referente a 22 de Abril 2014. Dizem-me que estou fidelizado até 14 de Junho 2016... Quando foi para pedir a justificação do aumento, responderam em menos de 24h. Quando foi para pedir como poderia pedir uma cópia do meu contrato, até agora nem ver.

E é assim esta palhaçada.
Já agora, alguém sabe como é que se pede o contrato?

É que o meu foi feito telefónicamente e não me lembro de me terem dito para verificar os termos e condições, nem onde, nem me lembro sequer de ter assinado alguma coisa a não ser a instalação do técnico... Pode ser que arranje ai buraco já.
É contigo.

Telefónicamente, após apresentyar a oferta e após o cliente aceitar são lidos os termos e condições gerais ao cliente e no fim questionam o cliente se compreendeu. 

As chamadas são também gravadas e ficam acessíveis por 1 ano, acho eu. Além disso, as condições estão universalmente disponíveis no site.

Certo, mas essa não era bem a minha questão...

Eu já fiz uns 2 ou 3 contratos telefónicos com a MEO e sinceramente não me lembro de me dizerem/perguntarem se o cliente(eu) concordava com aumentos da factura. Não me lembro, mas posso estar enganado como disse.

Não me parece, que uma linha mascarada numa factura enviada por e-mail em Novembro seja válida.

Aliás, contratos telefónicos só são guardados 1 ano? Estás a brincar certo? Então o cliente que não recebe nenhuma cópia desse contrato, pede o contrato para se defender e não consegue? É que se não existe registo do contrato, não existe contrato!

O meu único medo para não mandar já isto ao ar, é que eu tenho tudo tratado de forma digital. Sejam facturas sejam os débitos, que são directos. Não sei se eles me mandam a notificação a cobrar os meses todos ou se se vão "servir" na minha conta.
Reputação 1
Caro Angelicous e outros foristas "apanhados na curva" por esta situação tal como eu estou.

Eu fiz a reclamação por escrito, mas não adiantou de nada. Se quiser posso ir para tribunal.

Agora a MEO vai-se borrar por dois euros? parece-me que sim! Fui cliente da TV Cabo (agora NOS) desde que eles lançaram o serviço satélite (mais de 10 anos) e mudei, realmente o analógico NOS (cabo) é realmente muito mau, mesmo mau demais.

É mau negócio para a MEO perder definitivamente um cliente por 2 euros, durante 12 meses? talvez. Mas para mim quando mudar para a Vodafone (e já esta decidido) ao oferecerem-me melhores condições (basicamente o mesmo serviço por 37.8 euros net a 100 + tel + 130+30 canais de tv).

Não adianta ao MEO igualarem o serviço e o preço, pois que comigo isto não foi uma questão dos 2 euros, foi uma questão de má educação.

Sorte de quem pode mudar, aos outros "paciência".

Também acho que não percebeste o que eu disse:
Se tu acordaste um negócio por telefone é depois de um ano que vais dizer : Afinal enganaram me e o pacote não é o que eu queria...depois de teres pago 12 facturas?
Anualmente o pacote pode, ou não, aumentar.
Os débitos directos são controlados pelo cliente, não pela empresa. Claro que se cancelares e a penalização for devida eles vão debitar-te o valor dessa penalização

Responder