Resolvido

Energia verde vs impostos.

  • 7 September 2021
  • 2 respostas
  • 93 visualizações

  • Principiante
  • 1 resposta

Sou recém cliente da energia Meo e hoje recebi a minha primeira fatura. Agora fiquei com algumas dúvidas sobre como podem garantir que a minha energia é 100% verde.

Primeiro, se realmente é 100% verde porque tenho de pagar o imposto IEC? (imposto sobre produtos petrolíferos)

Segundo, esta pergunta pode ser verdadeiramente disparatada mas deixa-me intrigado. Os meus vizinhos utilizam energia fóssil e eu energia 100% verde, mas como é que a energia é separada quando ela vem do mesmo poste de electricidade?

icon

Solução por omicronpersei8 7 September 2021, 11:28

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

2 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

excelentes questões a fazer a distribuidora de energia, não ao vendedor...era EDP distribuição que passou a ser E-Redes.

Reputação 7
Crachá +23

Olá,

 

A questão é pertinente, deduzo que em cenário normal a quota parte dos clientes do MEO energia / PTlive os contratos de sub contratação vem das renováveis https://www.ptlive.pt/rotulagem no entanto neste momento estamos em uma crise energética tal como tem saído nas noticias https://www.dn.pt/dinheiro/especialistas-alertam-subida-do-preco-da-luz-e-inevitavel-14088958.html no entanto pelo que vi este imposto já é cobrado desde sempre, o imposto como sempre é imposto pelo Governo.

 

Consta na própria fatura a explicação: O IEC é o imposto sobre os produtos petrolíferos, cobrado pelo Estado aos consumidores de eletricidade. Perguntar a MEO energia ou PTlive ou mesmo EDP não vai resultar em nada que não seja essa explicação, digo eu de que… 

Competia ao Governo, esclarecer porque temos 100% de eletricidade produzida pelas alternativas e mesmo assim ainda pagamos imposto IEC.