Resolvido

VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

  • 8 October 2018
  • 54 respostas
  • 11091 visualizações

Reputação 3
Serviço VOIP Nómada > reconfiguração de acesso


 


Devido a migração de plataforma técnológica e dada a necessidade de reconfiguração dos acessos VoIP Nómada a partir de 8 de outubro de 2018, os clientes que tiverem números VoIP Nómada ativos (3020xxxxx) deverão efetuar os seguintes passos:



a) Dirigir-se à sua Área de Cliente (e.g https://cliente.meo.pt ) e entrar na gestão do seu pacote em [NET FIXA[ e [Números VOIP] > [gerir]


encontrará a seguinte mensagem:



Voz sobre IP (VoIP):


Por atualização tecnológica a partir de 08/10/2018 para poder continuar a utilizar o serviço deverá alterar a password e configurar novamente os seus dispositivos, consultando a Ajuda e suporte do site MEO - Como posso configurar o VoIP? (https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet/servicos#utilizarvoip), se já o fez o seu serviço está a funcionar corretamente para efetuar e receber chamadas. Com o VoIP pode fazer e receber chamadas dentro e fora de casa, para todas as redes nacionais e internacionais usando a internet.



b) Consultando a Ajuda e Suporte no link acima indicado poderá obter mais informação sobre a configuração dos seus dispositivos, mais concretamente a saber:



Dados de configuração nas aplicações VoIP:


Endereço Registar (Host): sip.sapo.pt [porta: opcional 5070]
Endereço Proxy (Outbound Proxy): proxy.sip.sapo.pt
Porta Proxy: 5070
Utilizador (Username): +3513020xxxxx(*)
Password: [de 6 a 8 carateres]
Transporte Rede (Network Settings): UDP [opcional]
SIP URL: +3513020xxxxx (*)
(*) Número VoIP criado.


 


Pode fazer e receber chamadas VoIP através de:


-Uma rede WiFi de acesso à internet;
-Uma rede de dados móveis 4G.



Os preços e condições mantém-se inalterados, ver em: https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet/servicos#voip



Em anexo, podem encontrar imagens de configuração de área de cliente MEO e de aplicações para smartphone (CSIP SImple e Zoiper).
icon

Solução por gilaraujo 16 October 2018, 18:20

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

54 respostas

Reputação 1
Crachá +3
Boa Tarde

Tinha, até ontem, o servico Nomada a funcionar perfeitamente na plataforma FreePbx

 

Será possível, esclarecer quais as peer settings a registration strings para fazer a migração para a nova plataforma?

Por outras palavras, SIP ou pjsip? e quais os settings por favor?

 

Obrigado
Reputação 3
  escreveu:

Boa Tarde


Tinha, até ontem, o servico Nomada a funcionar perfeitamente na plataforma FreePbx


 


Será possível, esclarecer quais as peer settings a registration strings para fazer a migração para a nova plataforma?


Por outras palavras, SIP ou pjsip? e quais os settings por favor?


 


Obrigado



Boa tarde,


 


Tem de fazer primeiro o registo de password na Área de Cliente (MEO ou PT Empresas, conforme seja o caso, na tab NET FIXA do seu produto MEO). Se não tiver Área de Cliente e fôr uma Empresa deverá ligar o apoio técnico empresarial.


 


Indicação do que mudou:


 


host: onde estava voip.sapo.pt: 5060 passa a estar sip.sapo.pt: 5070


proxy: onde estava proxy.voip.sapo.pt: 5070 passa a estar proxy.sip.sapo.pt: 5070


 


Penso ter respondido à sua questão.


H.


 
Reputação 1
Crachá +3
Boa Tarde

Obrigado pela resposta rápida.

Infelizmente tal alteração não é o suficiente

Explico (dados protegidos por **bleep**)

Anteriormente as settings eram as seguintes:

 

Trunk SIP:

General Tab

Trunk Name: MEO

OutBound Caller ID: +351302xxx

 

Sip Settings Tab Outgoing

username=+351302000xxx
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxxx
registername=+351302000xxx
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
insecure=port,invite
host=voip.sapo.pt
fromuser=+351302000xxx
fromdomain=voip.sapo.pt
from=+351302000xxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+351302000xxx

allow=ulaw&alaw

 

Incoming

Register String apenas

+351302000xxx@voip.sapo.pt:password:+351302000xxx@proxy.voip.sapo.pt:5070/+3513020001xxx



 

Contudo, alterando apenas os host. ou seja voip.sapo.pt e proxy.voip.sapo.pt para os respetivos sip.sapo.pt não permite a autenticação

 

O status é: 

code:
proxy.sip.sapo.pt:5070                  Y      +351302000xx       120 Request Sent   
Ou seja, houve uma alteração mais profunda no processo ade autenticação.

 

Aguardo instruções

 
Reputação 3
  escreveu:

Boa Tarde


Obrigado pela resposta rápida.


Infelizmente tal alteração não é o suficiente


Explico (dados protegidos por **bleep**)


Anteriormente as settings eram as seguintes:


 


Trunk SIP:


General Tab


Trunk Name: MEO


OutBound Caller ID: +351302xxx


 


Sip Settings Tab Outgoing


username=+351302000xxx
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxxx
registername=+351302000xxx
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
insecure=port,invite
host=voip.sapo.pt
fromuser=+351302000xxx
fromdomain=voip.sapo.pt
from=+351302000xxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+351302000xxx


allow=ulaw&alaw


 


Incoming


Register String apenas


+351302000xxx@voip.sapo.pt:password:+351302000xxx@proxy.voip.sapo.pt:5070/+3513020001xxx




 


Contudo, alterando apenas os host. ou seja voip.sapo.pt e proxy.voip.sapo.pt para os respetivos sip.sapo.pt não permite a autenticação


 


O status é: 


code:
proxy.sip.sapo.pt:5070                  Y      +351302000xx       120 Request Sent   

Ou seja, houve uma alteração mais profunda no processo ade autenticação.


 


Aguardo instruções


 



Boa tarde,


 


O primeiro passo é re-registar a password VoIP na Área de Cliente. Tenho que confirmar consigo que já efetuou este passo. É esta ação que recria o seu número na plataforma.


 


Se já o fez e não consegue efetuar o registo SIP e/ou efetuar/receber chamadas envie-me o seu número por mensagem privada aqui no Forum.


 


H.
Depois de fazer as alterações deixou de funcionar:


 


code:
[2018-10-09 23:16:37] NOTICE[1243] chan_sip.c:    -- Registration for '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #2)
[2018-10-09 23:16:37] NOTICE[1243] chan_sip.c: -- Registration for '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #2)

code:
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
host=sip.sapo.pt
username=+351302000XXX
authname=+351302000XXX
secret=XXXXXXX8
AGora que li o que escrevi... vi que ele ainda está a tentar o proxy.voip.sapo.pt e devia ser proxy.sip.sapo.pt ...


 


vou averiguar mais...
Reputação 1
Crachá +3
Sim ha que fazer as alterações no inbound e no outbond 


Contudo não funciona simplesmento alterando os dominios voip -> sip.


Nem qualquer outra lateração referenciado no artigo no site.


 


Algo mudou essencialmente no handshake. mas não sei o que exatamente.


Tentei todas as combinações que consigo imaginar mas sempre com o mesmo resultado.


"Registration Sent" mas não passa dai.


 


 
Se bem que hoje de manhã já dá:


code:
Failed to authenticate on REGISTER to '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt'

Devo ter-me enganado a por a password...


max 8 carateres certo?
Reputação 3
  escreveu:

Se bem que hoje de manhã já dá:


code:
Failed to authenticate on REGISTER to '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt'

Devo ter-me enganado a por a password...


max 8 carateres certo?



Bom dia,


 


Sim, 6 a 8 carateres. As novas configurações após ter reinserido a password na área de cliente proxy são "proxy.sip.sapo.pt" e o host é "sip.sapo.pt". portos: 5070
Tanto para proxy.sip.sapo.pt como sip.sapo.pt dão timeout:


code:
[2018-10-10 11:03:55] NOTICE[1185] chan_sip.c:    -- Registration for '+351302000XX1@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #129)
[2018-10-10 11:03:55] NOTICE[1185] chan_sip.c: -- Registration for '+351302000XX2@sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #129)
[2018-10-10 11:03:55] VERBOSE[1185] chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 010461931" back from 194.65.2.193:5060

 Erro 502 no sip.sapo.pt


 


ok, porta errada... mudara para 5070 ....


Format:
register => user[:secret[:authuser]]@host[:port][/extension]



 
Parece que é esta a registrarion string:


code:
+351302000XX1@sip.sapo.pt:PASSWD88@proxy.sip.sapo.pt:5070/+351302000XX1

porque neste numero dá:


code:
[2018-10-10 11:21:07] WARNING[1185] chan_sip.c: Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER for '+351302000XX1' to 'proxy.sip.sapo.pt'

Embora já tenho confirmado a password e esta está correta 😶
Reputação 3
A nossa área técnica reproduziu o FreePBX com a configuração abaixo, com sucesso:


 


Trunk SIP:


General Tab


Trunk Name: MEO


OutBound Caller ID: +35130200ABCDE


 


Sip Settings Tab Outgoing


username=+35130200ABCDE


type=peer


t38pt_udptl=yes


secret=xxxxxxxx


registername=+35130200ABCDE


qualify=yes


port=5070


outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt


insecure=port,invite


host=sip.sapo.pt


fromuser=+35130200ABCDE


fromdomain=sip.sapo.pt


from=+35130200ABCDE


dtmfmode=rfc2833


disallow=all


context=from-trunk


canreinvite=yes


call-limit=2


authname=+35130200ABCDE


allow=ulaw&alaw


 


Incoming


Register String


+35130200ABCDE@sip.sapo.pt:xxxxxxxx:+35130200ABCDE@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130200ABCDE
Obrigado!


 


Vou confirmar!
Ok, uma delas já ligou...


 


A outra continua a dar:


code:
Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER

Suponho que quando se muda a password no site demore a mudar efetivamente?


 
Reputação 3
  escreveu:

Ok, uma delas já ligou...


 


A outra continua a dar:


code:
Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER

Suponho que quando se muda a password no site demore a mudar efetivamente?


 



Bom dia,


 


Ainda bem que já conseguiu ligação.


Sim poderá haver alguma demora, mas não mais de uns minutos. 


 


Caso fique resolvido, peço-vos para considerarem aceite a solução.


H.
Reputação 1
Crachá +3
A solução dada funciona


 


Contudo para utilizadores do freePBX (ou outros) que usem a firewall interna uma solução adicional poderá ser introduzir


sip.sapo.pt


proxy.sip.sapo.pt como Trusted na firewall


 
Embora a 2ª linha tenha exactamente a mesma configuração da primeira....


 


está-me a dar:


code:
Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER

por muito que mude a password no site da meo e na configuração...


 
Reputação 3
  escreveu:

Embora a 2ª linha tenha exactamente a mesma configuração da primeira....


 


está-me a dar:


code:
Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER

por muito que mude a password no site da meo e na configuração...


 



Boa tarde,


 


Peço-lhe que configure uma password simples de teste de 6 a 8 carateres. Deve contar com um período de alguns minutos até efetuar o registo SIP.


H.
Reputação 1
Crachá +3
Hoje algo novo começou a acontecer no PBX


 


Tentando fazer uma Outbound call, mesmo com o Trunk autenticado perfeitamente, há a seguinte resposta:


[2018-10-15 18:54:25] WARNING[2072][C-00000000] chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from '<sip:+351302000xxx@sip.sapo.pt:5160>;tag=as6d9653f8'
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] app_dial.c: Everyone is busy/congested at this time (1:0/0/1)
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx.c: Executing [s@macro-dialout-trunk:31] NoOp("PJSIP/412-00000000", "Dial failed for some reason with DIALSTATUS = CHANUNAVAIL and HANGUPCAUSE = 21") in new stack
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx.c: Executing [s@macro-dialout-trunk:32] GotoIf("PJSIP/412-00000000", "0?continue,1:s-CHANUNAVAIL,1") in new stack
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx_builtins.c: Goto (macro-dialout-trunk,s-CHANUNAVAIL,1)
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx.c: Executing [s-CHANUNAVAIL@macro-dialout-trunk:1] Set("PJSIP/412-00000000", "RC=21") in new stack
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx.c: Executing [s-CHANUNAVAIL@macro-dialout-trunk:2] Goto("PJSIP/412-00000000", "21,1") in new stack
[2018-10-15 18:54:25] VERBOSE[4065][C-00000000] pbx_builtins.c: Goto (macro-dialout-trunk,21,1)


 


Inbounds funcionam normalmente.


Contudo, usando un softphone a chamada sai normalmente


 


Algo mudou nas últimas 24horas?
Tb me está a acontecer em outbound calls


 


code:
[2018-10-15 20:17:14] WARNING[22417][C-00000011] chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from '<sip:+351302XXXXXX@sip.sapo.pt>;tag=as38779536'
[2018-10-15 20:17:14] VERBOSE[27970][C-00000011] app_dial.c: Everyone is busy/congested at this time (1:0/0/1)

btw, a minha segunda linha já liga (thanks Henrique_MEO)


 


Inbounds funcionam
Reputação 1
Crachá +3
Será que o Herique ainda le este topic como já foi marcado como resolvido?
Reputação 3
  escreveu:

Será que o Herique ainda le este topic como já foi marcado como resolvido?



Bom dia,


SIm, tenho estado a seguir o tópico. As configurações de outbound estão a ser analisadas.


H.
Reputação 3
Boa tarde,


 


Quando testámos inicial o FPBX fazia chamadas e hoje (tivemos de reinstalar) tinhamos um problema similar ao indicado nos posts acima.


 


O que se passa é que não obstante se registar para o porto correto (5070) obtém-se um erro, quando tenta efetuar uma chamada o FreePBX envia o INVITE para o porto 5060 o que leva a que seja rejeitado com 403 Forbidden.


 


Conseguimos efetuar chamadas alterando na configuração do trunk forçando o parâmetro do porto outbound proxy para proxy.sip.sapo.pt:5070, e.g.;


 


username=+35130200xxxx


type=peer


t38pt_udptl=yes


secret=Secret


registername=+35130200xxxx


qualify=yes


port=5070


outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070


insecure=port,invite


host=sip.sapo.pt


fromuser=+35130200xxxx


fromdomain=sip.sapo.pt


from=+35130200xxxx


dtmfmode=rfc2833


disallow=all


context=from-trunk


canreinvite=yes


call-limit=2


authname=+35130200xxxx


allow=ulaw&alaw


 


Confirmem pf que esta alteração resolve o tema, e caso afirmativo aceitem como solução aqui nesta thread pf.


 
Reputação 1
Crachá +3
Caro Herique, era mesmo essa a situação.


 


Confirmo que consigo fazer chamadas apenas mudando a linha


outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt -> para  -> outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070


 


 


Muito Obrigado desde já pela prontidão de suporte!


 


Cumprimentos
Confirmo, também já funciona


 


Thanks!