Resolvido

VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

  • 8 October 2018
  • 54 respostas
  • 11098 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

54 respostas

Crachá +3
Para usar no PC podem usar o zoiper:

username/Login:+3513020xxxxx@sip.sapo.pt
Password
->login
Hostname.sip.sapo.pt
->next
yes to "Optional Authentication and Outbound proxy"
Authentication username: +3513020xxxxx
Outbound proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070
->next

se o SIP UDP deu verde é só selecionar e clicar next.

Se não funcionou, selecionem SIP UDP e sigam os passos abaixo:
-> skip
->Yes
->Create account
Account Name. +3513020xxxxx@sip.sapo.pt
SIP
----> Carregar em +3513020xxxxx@sip.sapo.pt
domain: sip.sapo.pt
username: +3513020xxxxx
Password:password
Use auth. username: +3513020xxxxx
Use outbound proxy, outbound proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070

-> no canto superior direito ir a advanced:
Domain: sip.sapo.pt
Username: +3513020xxxxx
Password:password
Use auth. username: +3513020xxxxx
Use outbound proxy, outbound proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070
Caller ID Name: +3513020xxxxx

->ao lado de advanced clicar em register ou cancel e depois register
Crachá +3
O microsip funciona só depois de correr o zoiper. não compreendo.
Crachá
Após as recentes mudanças e problemas de configuração o serviço SIP anda a funcionar muito estranhamente.

Consigo fazer 1 ou 2 chamadas, mas aleatóriamente recebo esta mensagem de erro em algumas chamadas

Sendo que a unica forma de resolver é fazer um reload do servidor

[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE
[11525]
[C-0000001a] app_dial.c: Called SIP/Meo - xxx- Out/258xxxxx

[2019-07-25 11:10:33] WARNING
[5626]
[C-0000001a] chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from ';tag=as5a77e76f'

[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE
[11525]
[C-0000001a] app_dial.c: Everyone is busy/congested at this time (1:0/0/1)
[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE
[11525]
[C-0000001a] pbx.c: Executing [s@macro-dialout-trunk:31] NoOp("PJSIP/412-00000027", "Dial failed for some reason with DIALSTATUS = CHANUNAVAIL and HANGUPCAUSE = 21") in new stack
[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE
[11525]
[C-0000001a] pbx.c: Executing [s@macro-dialout-trunk:32] GotoIf("PJSIP/412-00000027", "0?continue,1:s-CHANUNAVAIL,1") in new stack
[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE
[11525]
[C-0000001a] pbx_builtins.c: Goto (macro-dialout-trunk,s-CHANUNAVAIL,1)

Será que há algum do suporte técnico MEO que possa verificar o que se passa com a autenticação dos peers?

Cumprimentos


Está a acontecer-me o mesmo. Cheguei á conclusão que a linha telefónica não tem conhecimentos suficientes quando o assunto é VOIP Nomada, pois dizem que não podem dar os servidores corretos de autenticação. Alguem sabe alguma solução?
Crachá
A linha telefónica de apoio ao cliente não faz a menor ideia do que o SIP é.

Costumave haver um técnico que andava aqui no forum, o Henrique, que tinha bons conhecimentos, mas penso que já trabalha para ou com a meo.

A não ser que alguem da equipa técnica consiga acompanhar este topico, nada nunca irá acontecer.

Parece-me no entanto que é erro de autenticação no momento da chamada do lado do servidores deles. Contudo o apoio técnico telefónico não faz menor ideia do que estamos a falar.

Enviei ticket de apoio na area de cliente apontando para este post. Sugiro que faça o mesmo


Quer me passar o conteudo do ticket, para poder ter uma base do que lhes dizer? Sendo que nao me entendem por telefone?
Reputação 1
Crachá +3
Basta ir à area de cliente.
https://cliente.meo.pt/perfil/mensagens/abrir-pedido
Criar um pedido de ajuda.

Apontar para este link no forum.

Penso que será a forma mais facil
Crachá +3
E para windows alguma coisa?
Depois de fazer as alterações deixou de funcionar:


 


code:
[2018-10-09 23:16:37] NOTICE[1243] chan_sip.c:    -- Registration for '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #2)
[2018-10-09 23:16:37] NOTICE[1243] chan_sip.c: -- Registration for '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #2)

code:
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
host=sip.sapo.pt
username=+351302000XXX
authname=+351302000XXX
secret=XXXXXXX8
AGora que li o que escrevi... vi que ele ainda está a tentar o proxy.voip.sapo.pt e devia ser proxy.sip.sapo.pt ...


 


vou averiguar mais...
Se bem que hoje de manhã já dá:


code:
Failed to authenticate on REGISTER to '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt'

Devo ter-me enganado a por a password...


max 8 carateres certo?
Tanto para proxy.sip.sapo.pt como sip.sapo.pt dão timeout:


code:
[2018-10-10 11:03:55] NOTICE[1185] chan_sip.c:    -- Registration for '+351302000XX1@proxy.sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #129)
[2018-10-10 11:03:55] NOTICE[1185] chan_sip.c: -- Registration for '+351302000XX2@sip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #129)
[2018-10-10 11:03:55] VERBOSE[1185] chan_sip.c: Got SIP response 502 "Bad DNS Request 010461931" back from 194.65.2.193:5060

 Erro 502 no sip.sapo.pt


 


ok, porta errada... mudara para 5070 ....


Format:
register => user[:secret[:authuser]]@host[:port][/extension]



 
Parece que é esta a registrarion string:


code:
+351302000XX1@sip.sapo.pt:PASSWD88@proxy.sip.sapo.pt:5070/+351302000XX1

porque neste numero dá:


code:
[2018-10-10 11:21:07] WARNING[1185] chan_sip.c: Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER for '+351302000XX1' to 'proxy.sip.sapo.pt'

Embora já tenho confirmado a password e esta está correta 😶
Obrigado!


 


Vou confirmar!
Ok, uma delas já ligou...


 


A outra continua a dar:


code:
Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER

Suponho que quando se muda a password no site demore a mudar efetivamente?


 
Embora a 2ª linha tenha exactamente a mesma configuração da primeira....


 


está-me a dar:


code:
Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER

por muito que mude a password no site da meo e na configuração...


 
Reputação 1
Crachá +3
Como esperado eis a resposta da MEO

"A nossa equipa enviou-lhe um SMS com o texto:
"No seguimento do pedido, informamos que não identificamos nenhuma anomalia com o serviço voip. A questão reportada poderá estar relacionada com os programas de terceiros utilizados para config do serviço voip. Obrigado pelo contacto.".

Obrigado,"

Ou seja. Funcionava, agora não funciona. mas a culpa é sempre nossa.
Inacreditável
Tb me está a acontecer em outbound calls


 


code:
[2018-10-15 20:17:14] WARNING[22417][C-00000011] chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from '<sip:+351302XXXXXX@sip.sapo.pt>;tag=as38779536'
[2018-10-15 20:17:14] VERBOSE[27970][C-00000011] app_dial.c: Everyone is busy/congested at this time (1:0/0/1)

btw, a minha segunda linha já liga (thanks Henrique_MEO)


 


Inbounds funcionam
Confirmo, também já funciona


 


Thanks!
Reputação 3
  escreveu:

Boa Tarde


Obrigado pela resposta rápida.


Infelizmente tal alteração não é o suficiente


Explico (dados protegidos por **bleep**)


Anteriormente as settings eram as seguintes:


 


Trunk SIP:


General Tab


Trunk Name: MEO


OutBound Caller ID: +351302xxx


 


Sip Settings Tab Outgoing


username=+351302000xxx
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxxx
registername=+351302000xxx
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
insecure=port,invite
host=voip.sapo.pt
fromuser=+351302000xxx
fromdomain=voip.sapo.pt
from=+351302000xxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+351302000xxx


allow=ulaw&alaw


 


Incoming


Register String apenas


+351302000xxx@voip.sapo.pt:password:+351302000xxx@proxy.voip.sapo.pt:5070/+3513020001xxx




 


Contudo, alterando apenas os host. ou seja voip.sapo.pt e proxy.voip.sapo.pt para os respetivos sip.sapo.pt não permite a autenticação


 


O status é: 


code:
proxy.sip.sapo.pt:5070                  Y      +351302000xx       120 Request Sent   

Ou seja, houve uma alteração mais profunda no processo ade autenticação.


 


Aguardo instruções


 



Boa tarde,


 


O primeiro passo é re-registar a password VoIP na Área de Cliente. Tenho que confirmar consigo que já efetuou este passo. É esta ação que recria o seu número na plataforma.


 


Se já o fez e não consegue efetuar o registo SIP e/ou efetuar/receber chamadas envie-me o seu número por mensagem privada aqui no Forum.


 


H.
Reputação 3
  escreveu:

Se bem que hoje de manhã já dá:


code:
Failed to authenticate on REGISTER to '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt'

Devo ter-me enganado a por a password...


max 8 carateres certo?



Bom dia,


 


Sim, 6 a 8 carateres. As novas configurações após ter reinserido a password na área de cliente proxy são "proxy.sip.sapo.pt" e o host é "sip.sapo.pt". portos: 5070
Reputação 3
  escreveu:

Ok, uma delas já ligou...


 


A outra continua a dar:


code:
Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER

Suponho que quando se muda a password no site demore a mudar efetivamente?


 



Bom dia,


 


Ainda bem que já conseguiu ligação.


Sim poderá haver alguma demora, mas não mais de uns minutos. 


 


Caso fique resolvido, peço-vos para considerarem aceite a solução.


H.
Reputação 3
  escreveu:

Embora a 2ª linha tenha exactamente a mesma configuração da primeira....


 


está-me a dar:


code:
Forbidden - wrong password on authentication for REGISTER

por muito que mude a password no site da meo e na configuração...


 



Boa tarde,


 


Peço-lhe que configure uma password simples de teste de 6 a 8 carateres. Deve contar com um período de alguns minutos até efetuar o registo SIP.


H.
Reputação 3
  escreveu:

Será que o Herique ainda le este topic como já foi marcado como resolvido?



Bom dia,


SIm, tenho estado a seguir o tópico. As configurações de outbound estão a ser analisadas.


H.
Reputação 1
Crachá +3
Após as recentes mudanças e problemas de configuração o serviço SIP anda a funcionar muito estranhamente.

Consigo fazer 1 ou 2 chamadas, mas aleatóriamente recebo esta mensagem de erro em algumas chamadas

Sendo que a unica forma de resolver é fazer um reload do servidor

[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE[11525][C-0000001a] app_dial.c: Called SIP/Meo - xxx- Out/258xxxxx

[2019-07-25 11:10:33] WARNING[5626][C-0000001a] chan_sip.c: Received response: "Forbidden" from ';tag=as5a77e76f'

[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE[11525][C-0000001a] app_dial.c: Everyone is busy/congested at this time (1:0/0/1)
[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE[11525][C-0000001a] pbx.c: Executing [s@macro-dialout-trunk:31] NoOp("PJSIP/412-00000027", "Dial failed for some reason with DIALSTATUS = CHANUNAVAIL and HANGUPCAUSE = 21") in new stack
[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE[11525][C-0000001a] pbx.c: Executing [s@macro-dialout-trunk:32] GotoIf("PJSIP/412-00000027", "0?continue,1:s-CHANUNAVAIL,1") in new stack
[2019-07-25 11:10:33] VERBOSE[11525][C-0000001a] pbx_builtins.c: Goto (macro-dialout-trunk,s-CHANUNAVAIL,1)

Será que há algum do suporte técnico MEO que possa verificar o que se passa com a autenticação dos peers?

Cumprimentos
Reputação 3
  escreveu:

Boas


 


Estive a repor as configs no asterisk por causa desta alteração e com o post das configs originais, consigo fazer chamadas para fora.


Quando faço chamadas para o numero nomada o asterisk rejeitas a chamada, com o seguinte log.


 


[


code:
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [+351302001194@from-sip-external:1] NoOp("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "Received incoming SIP connection from unknown peer to +351302001194") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [+351302001194@from-sip-external:2] Set("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "DID=+351302001194") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [+351302001194@from-sip-external:3] Goto("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "s,1") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx_builtins.c: Goto (from-sip-external,s,1)
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:1] GotoIf("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "1?setlanguage:checkanon") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx_builtins.c: Goto (from-sip-external,s,2)
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:2] Set("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "CHANNEL(language)=pt-br") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:3] GotoIf("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "1?noanonymous") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx_builtins.c: Goto (from-sip-external,s,5)
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:5] Set("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "TIMEOUT(absolute)=15") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] func_timeout.c: Channel will hangup at 2018-10-20 19:32:27.877 UTC.
[2018-10-20 19:32:12] VERBOSE[25059][C-00000009] pbx.c: Executing [s@from-sip-external:6] Log("SIP/ims.telecom.pt-00000009", "WARNING,"Rejecting unknown SIP connection from 194.65.2.193"") in new stack
[2018-10-20 19:32:12] WARNING[25059][C-00000009] Ext. s: "Rejecting unknown SIP connection from 194.65.2.193"

 


Se ativar a opção de permitir chamadas anoninas nas Asterisk SIP settings, a chamada entra, mas o que leio pelos foruns de asterisk ou freeBPX, isso não é boa prática e se para as chamadas funcionarem é preciso isso é derivado a um erro de configuração do trunk.


 


Portanto pergunto se os que conseguiram por o trunk a funcionar, têm isso desativo ou não e se está desativo, se há mais alguma setting que esteja a falhar do meu lado.


Ou se têm alguma sugestão adicional.


 


Cumprimentos


 


Nuno Reis


 


EDIT: tenho um trunk de saída para telemvel que estava a ser usado, portanto nem para fora consigo fazer chamadas via o trunk do meo.



Bom dia,


 


A equipa técnica utiliza Asterisk para alguns testes e de facto para receber chamadas de entrada a forma mais comum de ter chamadas de entrada é ativar a opção “Allow anonymous Inbound sip calls” (sem esta opção ativa  a chamada é entregue ao PBX mas este não a encaminha para a extensão (ou outro destino) que tenha configurado e responde com um anúncio a dizer que o número marcado não está em serviço.)


 


No entanto conseguiu-se receber chamadas com aquela opção desativada alterando, na configuração dos SIP Settings, a configuração do transport UDP para “Não “ na opção “udp – 0.0.0.0 – All” e “Sim” na opção “Udp **bleep**.**bleep**.**bleep**.**bleep** –eth0” (ver figura):


 


H.


 
Reputação 3
  escreveu:

Boas. Eu tenho "allow anonymous inbound SIP Calls" em YES


 


Desde que o trunk tenha o DID corretamente configurado é possivel fazer o routing das incoming calls sem qualquer problema.


Não sei até que ponto fazer o disable das chamadas anonimas, é importante. Contudo será importante manter o olho na firewall "just in case"


 


 Alterar as definições PJSIP quando se usa um SIP trunk. Poderá funcionar mas não é criar um maior problema?


 


 


 


 



Bom dia,


A configuração das definições PJSIP asterisk terá de ser aprofundada pelos users nas suas situações concretas. O método "allow anonymous" é aquele que tem sido usado, também com os devidos cuidados.


H.


H.