velocidade wireless com 100mb

  • 22 August 2014
  • 30 respostas
  • 3886 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 24 respostas
Bom dia,gostava de saber se estas velocidades sao normais:


ao aderir ao m4o light ofereceram-me 100mb de velocidade,trocaram-me o router antigo por um TG874N V3,as velocidades sao as seguintes:


ligado com o cabo - down=90mb  up=21mb


wireless                 - down=20mb   up=21mb


A velocidade wireless em download tá igual quando tinha só 30mb e router antigo só o upload é que subiu,acham normal?penso que em wireless que é o que utilizo devia ter mais.os testes foram realizados no qos,no speed test é +-igual.

30 respostas

Reputação 2
A primeira coisa a fazer é alterar o canal da rede sem fios. Poderá ficar resolvido de imediato. Consulta a página 113 do manual do equipamento se não souberes como fazer. Podes consultar aqui: https:///kptuy52666/attachments/kptuy52666/EquipamentosInternet/11726/1/Technicolor%20TG784nv3.pdf Mas permite-me que te diga que o Technicolor é conhecido pela sua fraca capacidade sem fios. É uma espécie de ADB do serviço MEO IPTV.
Já testei varios canais e as diferenças sao minimas,meti o que estava o 13,existe mais possibilidades para melhorar  a velocidade?é que +- 20mb em wireless parece-me muito pouco,pensava que podia chegar aos 40/50mb,já vi ai que existe uma actualizaçao de firware como se faz isso?obrigado.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


só uma duvida...quantos equipamentos ligados por wifi e quantos sao os que teem placa com norma N? se por acaso tiveres um smartphone ligado a grande maioria só tem placa com norma G logo o router só irá funcionar com norma G e explica a velocidade que tens...ou mesmo o teu pc poderá só ter norma G...só irás ter velocidades maiores se for ligaçoes compativeis com norma N...


 


consegues confirmar se tens alguma situaçao destas?
Reputação 2
@@@ren se tem 100 Mbps de velocidade de internet por cabo de rede, não haverá nenhum motivo para não ter a mesma velocidade através da rede sem fios, excluindo obviamente a possibilidade de existir alguma anomalia técnica no HGW ou nos dispositivos que estão a utilizar o serviço, como apontou e bem o membro @@@NeoPayne
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


Dogzilla , só uma correcção por wifi nunca terá 100Mb...talvez chegue as 70Mb mas mais que isso dificilmente mas nao impossivel...


 


a norma N vai ate 130Mb mas com condiçoes 100% perfeitas...sem qualquer "ruido" basta ter um motor na zona como maquina de lavar ou frigorifico...tv's...transformadores...rede electrica...tudo que possa fazer qualquer interferencia electromagnetica...ate um carregador de telemovel ou pc pode fazer a diferença...por estas todas razões e mais algumas nenhuma operadora garante as velocidades por wifi...


 
Reputação 2
Peço imensa desculpa mas não vou concordar.


 


E digo isto apoiado em centenas de casos semelhantes que tenho tratado ao longo destes anos.


 


Uma outra questão antes que exista uma grande confusão neste caso... eu considero os 90 Mbps por cabo como se fossem 100 Mbps (até porque é essa a velocidade configurada, e num serviço de fibra bem sabemos que não existem oscilações semelhantes às de ADSL, a menos que algo esteja muito errado), porque obviamente os testes de velocidade costumam ter sempre percas.


 


Assim sendo, não indico que tem que ter impreterivelmente 100 Mbps, mas sim ~90 Mbps. 


 


Já testemunhei casos no entanto em que o teste ficou a rondar os 96 Mbps (através da rede sem fios).
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


cada um tem directo a sua opiniao...disso nao vamos discutir...pela experiencia que tenho raramente passa dos 70Mb...mesmo mt raramente...


 


se ja tiveste casos que tiveram velocidades melhores ainda bem...
Obrigado pelas respostas,vou entao de seguida apresentar os aparelhos que estao ligados via wireless:


-tablet samsung tab3


-telemovel samsung s3


- sony vaio norma 802.11 g


 


o tablet e telemovel nao sei a norma mas já deve ser a n certo?entao secalhar o problema está no portatil,será isso?


como disse anteriormente ligado o cabo 90mb de download por wireless 20mb,só o upload é que se mantem sempre +-20mb.


Já agora essa acualizaçao para este router como posso fazer?foi instalado ontem mas ainda tem a versao anterior,obrigado.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


sim o problema esta mesmo no portatil...só tem norma G...com essa placa nao teras mais do que tens actualmente...


 


sinceramente no S3 acho que ja seria norma N...
Reputação 2
De facto, segundo esta página:


 


www.gsmarena.com/samsung_i9300_galaxy_s_iii-4238.php


 


O S3 já tem norma N (Wi-Fi 802.11 a/b/g/n).


 


Porque não realizar um teste de velocidade com o telemóvel e mais nenhum equipamento a consumir internet? Existe inclusivamente uma aplicação específica para o efeito (até existirá mais do que uma, claro), por exemplo:


 


play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest&hl=pt_PT
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


em teoria se desligares todos os equipamentos wifi e usares so o telemovel iras ter velocidades superiores...


 


essa aplicação nao conheço mas nada como testar...e ja testei...gostei da parte de fazer teste a um servidor um PT e nao fora do pais...ja dá para ter um velocidade para real...
Reputação 2
Normalmente até utilizo o Speedmeter ou o QOS mas como grande parte da população prefere o Speedtest foi essa a aplicação que sugeri (até porque desconheço se outros serviços de teste de velocidade têm ou não aplicação para Android).
Mas para fazer isso tenho de desativar a rede no pc e testar só nos outros equipamentos ou basta desligar o pc?já agora a questao da versao do firmware do router,a minha é a 10.2.1.D esta á antiga certo?poderá melhorar o wireless com a nova versao?e como posso instalar?obrigado.
Reputação 2
@@@ren é apenas necessário desligar o computador. Em alternativa, podes desligar apenas a placa de rede sem fios. Os computadores por norma tem um botão para isso mesmo.


 


No meu HGW tenho a mesma versão (10.2.1.D) mas eu não tenho um acesso fibra nem um Technicolor (mas sim um TG784n). Funciona tudo bem por aqui, no entanto.
Ok,desativei o pc instalei o spedtest android no telemovel e tablet,os resultados:


down=+-32mb up=+-23mb nos dois dispositivos,é o melhor que se consegue com internet a 100mb?no cabo td bem consegue-se 90 mb,mas no wireless...obrigado
Reputação 2
Não é de facto o melhor que se consegue.


 


Experimentaste desligar a STB, o HGW e o ONT e ligar pela ordem contrária (não sendo absolutamente necessário ligar de novo a STB a menos que se queira ver televisão e convém que esteja desligada no decorrer dos testes de velocidade).
fiz isso agora,com a box desligada +-38mb de down o up continua igual(tablet e telemovel)
Reputação 2
Falta o habitual restauro das definições de fábrica do HGW.


 


Não o aconselho caso não exista já experiência adquirida nestas situações porque se foi feito e não for correctamente configurado com os dados de acesso à internet (asXXXXXX@3p.sapo.pt e respectiva palavra-chave) cria-se um problema maior do que aquele que existe.


 


Não é que seja difícil, mas são necessários os dados correctos.
enviaram-me o mail para responder sim para finalizar o acordo do m4o light,lá vou ter de responder apesar de nao estar contente com esta velocidade wireless,que é o que eu utilizo,para 100mb deixa muito a desejar....vou ver se consigo que me actualizem o firmware do router a ver se melhora um pouco,tem de ser eles remotamente,certo?nao podemos ser nós a atualizar?obrigado.
Reputação 2
De facto essa actualização é feita remotamente pelos serviços de apoio ao cliente PT.


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


mesmo assim tenho duvidas que exista alguma melhoria significativa...no entanto entra na pagina do router e verifica a quanto esta configurada a rede wifi...
NeoPayne escreveu:

boas


 


mesmo assim tenho duvidas que exista alguma melhoria significativa...no entanto entra na pagina do router e verifica a quanto esta configurada a rede wifi...



nao sei se é isto,PONTO DE ACESSO WI-FI:






Velocidade real [Mbps]:
54



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



Banda:
2.4GHz




 
Reputação 2
@@@ren o que eu verifico nesses dados é que a funcionalidade de rede sem fios está a funcionar à velocidade máxima da norma G e não da N.


 


A norma G tem as velocidades de 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48 e 54 Mbps.


 


A norma N tem as velocidades de 15, 30, 45, 60, 90, 120, 135 e 150 Mbps.


 


Ambas funcionam a 2.4 GHz embora a N também possa funcionar a 2.5 GHz.


 


Existem também algumas outras questões diferenciadoras mas que não terão muito impacto nesta situação, sendo que a mais importante para um utilizador regular talvez seja a distância em metros que cada uma das normas abrange (com uma clara vantagem para a N).


 


Experimenta mudar a norma.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


desculpa nao me espliquei como deve ser...e qualquer coisa nao esta correcta...


 


abre a pagina do router e na opção rede domestica...deve aparecer no meio do ecran Wlan: nome da rede...e por baixo algum valor...deve estar provavelmente a 65Mb...


 


em principio seguindo este topico deve resultar a resoluçao...


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG799vn-Solu%C3%A7%C3%A3o-para-velocidade-wireless-presa-nos/m-p/22704#U22704
NeoPayne escreveu:

boas


 


desculpa nao me espliquei como deve ser...e qualquer coisa nao esta correcta...


 


abre a pagina do router e na opção rede domestica...deve aparecer no meio do ecran Wlan: nome da rede...e por baixo algum valor...deve estar provavelmente a 65Mb...


 


em principio seguindo este topico deve resultar a resoluçao...


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG799vn-Solu%C3%A7%C3%A3o-para-velocidade-wireless-presa-nos/m-p/22704#U22704



será isto:

http://192.168.1.254/images/iwla__md.gifWLAN: MEO-A55773
(54Mbps)

Responder