Pergunta

Velocidade não passa dos 100mbps no Windows10

  • 9 April 2023
  • 24 respostas
  • 576 visualizações

Crachá

Boas,

Tenho o router TG789vac v2 , um cabo ethernet Cat6 ligado directamente ao PC, com uma placa de rede Realtek Gaming GbE Family Controller e desde há uns tempos para cá que notei que a velocidade não é a contratada mas sim fixa nos 100mbps.

Actualizei os drivers da placa e nada resolveu.

Em algumas instâncias consegui resolver trocando a posição do cabo noutra porta do router, mas volta sempre ao mesmo.

Reparei que na informação de portas ETH, que todas as portas amarelas são 100mbps FD e única 1000mbps FD é a vermelha, que não dá para ligar a um PC.

Não é suposto as portas amarelas terem velocidades até 1000mbps também? É suposto eu ter 200mbps e ninguém me consegue dar uma solução eficaz.

Gostaria de saber onde é que a MEO consegue resolver este problema e se nas definições do router consigo alterar algo para permitir a velocidade contratada.

Obrigado.


24 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Todas as portas são gb, faça um reset ao router e veja se resolve.

Veja também na área de cliente se consta a velocidade de 200 mbs.

Veja também se nas definições da placa de rede está em full duplex ou gb.

Crachá

Todas as portas são gb, faça um reset ao router e veja se resolve.

Veja também na área de cliente se consta a velocidade de 200 mbs.


Reset normal ou aquele hard reset à campeão?

Reputação 7
Crachá +22

Com o palito pressionar 10 segundos o botão .

Por descarga de consciência, experimente também outro cabo que liga ao pc .

Crachá

Com o palito pressionar 10 segundos o botão .


Ok, vou experimentar.


Nas definições da placa tenho 1.0GB Full Duplex, mas li algures que o melhor era Auto-Negociação...

Crachá

Com o palito pressionar 10 segundos o botão .

Por descarga de consciência, experimente também outro cabo que liga ao pc .

O hard reset não resultou, experimentar outro cabo é complicado porque não tenho.

Mais alguma dica? =(

Reputação 7
Crachá +22

16209 é a última dica , veja se lhe conseguem uma troca de router , mas peça com jeito um fg.

Diga que o seu não está a funcionar em condições, não consegue ter as velocidades contratadas.

Reputação 3
Crachá +8

Olá @ivo8587 

O Cat6 apenas tem capacidade em processar mais dados ao mesmo tempo, mas a velocidade é idêntica ao Cat5e.
O router Tg789vac V2, tem 4 portas Gb. Se indica que, conseguiu débitos superiores em algumas situações, nomeadamente, ao trocar de portas e\ou posição do cabo, significa que, ou o cabo não se encontra bem cravado numa das pontas, uma das portas do router está com problemas na negociação e\ou está a ter problemas de negociação na placa Realtek.
Sugiro testar com o cabo que acompanha o router (Cat5e) e caso se mantenha, contactar o nosso apoio técnico.

Crachá

Olá @ivo8587 

O Cat6 apenas tem capacidade em processar mais dados ao mesmo tempo, mas a velocidade é idêntica ao Cat5e.
O router Tg789vac V2, tem 4 portas Gb. Se indica que, conseguiu débitos superiores em algumas situações, nomeadamente, ao trocar de portas e\ou posição do cabo, significa que, ou o cabo não se encontra bem cravado numa das pontas, uma das portas do router está com problemas na negociação e\ou está a ter problemas de negociação na placa Realtek.
Sugiro testar com o cabo que acompanha o router (Cat5e) e caso se mantenha, contactar o nosso apoio técnico.

 

 

Boa noite, contactei há pouco o apoio técnico, falei com o Sr. Rui Batista, mega simpático e lá através da plataforma dele, deu um pequeno boost ao meu router.
Neste momento tenho 212 megas no meu PC com o cabo cat6 ligado na primeira porta junto à encarnada. Portanto, do cabo tenho dúvidas que seja ou até mesmo da placa de rede.

Outra questão curiosa é que o Sr. Rui, informou-me prontamente e sem qualquer dúvida que este router tem uma velocidade máxima de 500 megas, interessante sabendo que a MEO tem uma oferta para mim com net a 1giga mas diz-me que não me alteram o equipamento. Que giro.

De qualquer forma, estarei atento à velocidade actual, não vou mexer em mais cabos nem portas nem definições, vou deixar como está neste momento e nos próximos dias verificar se é estavel.

EDIT: Eu mesmo assim submeti um pedido de apoio técnico e pelos vistos tenho a equipa técnica a tratar do meu caso e a velocidade está nos 10megas, deve ser normal…

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +24

O router TG789vac v2 tem todas as portas Gigabit. Aí não há qualquer dúvida. 

Crachá

O router TG789vac v2 tem todas as portas Gigabit. Aí não há qualquer dúvida. 

 

Então qual seria o propósito de um técnico qualificado em afirmar o contrário? ele teve acesso ao meu router, viu todas as informações e afirmou com toda a convicção.

 

Reputação 7
Crachá +24

Isso não lhe sei dizer. Mas pode confirmar que todas as portas são Gigabit aqui:

https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Manuais/Routers/User_Guide_Router_Wireless_Technicolor_TG789vac.pdf

Reputação 7
Crachá +22

A meo sempre encostada às portas gb, apesar de serem routers mais que da idade da pedra .

Tem duas hipóteses visto nem porém em causa a troca , ou paga 40€ e pede a troca pelo fg 5 , ou gasta um bocado mais e compra um router de jeito , desliga a rede primária desse dinossauro e serve se pelo novo .

Reputação 7
Crachá +24

Deve ter sido grande novidade em 2016/17.

Reputação 7
Crachá +22

Pois , admira me é a meo lesar os clientes em não prestar um serviço como deve ser , esses routers já deviam ter sido recolhidos e trocados , porque paga o mesmo por um dinossauro ou por um fg.

Eu tenho o 6 desde que foi lançado, mas paguei 40€ e pago 2,99 mês , com um pacote gb e dois tlms .

Politicas , pena não ter concorrência.

Boas.

Ivo8587

Pensei que poderia gostar de saber: seguinte:

Instalação M - Cabo amarelo com 2 metros, CAT5E, 24AWG/4PRS – Box TV - Router TG784n v3  velocidade 200/100Mbps.

Em 2021 a velocidade, no PC baixou para 100/100Mbps com “cabo pessoal 5E” e como não tinha outro cabo experimentou o cabo amarelo CAT 5E que estava ligado a box da TV e continuou com os mesmos 100 megas. 

Levei um cabo CAT6 com 20 metros ligamos e passou a ter 200 megas.
.
Chegamos à conclusão que o cabo amarelo da PT estava mal cravado, levou aperto, foi medido e ficou bom.
O cabo particular estava partido.

Na minha localidade só instalam o fibergateway 5, nos clientes que fazem upgrade para Giga.

A vida humana é curta, algumas Marcas muito em breve vão lançar Wi-Fi7.
 

Julgo neste momento o IVO deve arranjar uma forma para instalar o Wi-Fi6.

Cabo que estava mal cravado duma instalação - 2014.

Com os melhores cumprimentos.
J Francisco
14.04.2023

Crachá

Update:

Voltou ao mesmo, média de velocidade 83megas, o meu PC é o único aparelho ligado à net neste momento.

 

Pode apresentar o resultado das velocidades no telemóvel em 5 GHz para tentar acabar com a novela. 

Tenho um portátil com Windows 10 com porta Giga danificada, utilizo um adaptador USB 3.0 e funcionar bem.
Comprei outros adaptadores RJ45 USB 3.0 portas GIGA, mas é falso porque não passa dos 300Mbps.

Cumprimentos
J francisco

+18 anos 

Reputação 7
Crachá +22

@j fran  está se a meter em mundos que não são o seu.

E como gosta de dizer o que tem ou diz que tem , eu digo-lhe que o meu pc , o meu Tlm , por Wi-Fi nem é por cabo , atingem basicamente o download e upload (esse passa é mt) contratado (1gb) sem perda de pacotes .

Conta no meio dessa novela como diz , as máquinas.

Cumps

Reputação 7
Crachá +22

Update:

Voltou ao mesmo, média de velocidade 83megas, o meu PC é o único aparelho ligado à net neste momento.

 

Já lhe disse que a solução é pedir a substituição do router por não estar a funcionar corretamente, nem a ter os valores de contrato.

Crachá

Mais uns updates:

No meu tlm, ligado à rede wi-fi 5ghz, tenho os 200 megas.

Cabo de rede directo no PC, na mesma, uns 91 megas.
Já falei com dois técnicos da MEO, nenhum deles conseguiu resolver o problema e disseram-me que devia ligar para a linha de retenção da MEO, o que eu fiz, e de lá disseram-me que não podiam mudar o meu equipamento porque nenhum dos técnicos deixou a nota de que o router apresenta falhas.
Da parte da minha placa de rede, não existe qualquer anomalia, tem os drivers actualizados e tendo em conta que já tive 200 megas com a mesma placa e cabo, o problema não deve ser da placa.

Vou agora tentar falar com um terceiro técnico.

Crachá

Último update:

Falei com um terceiro técnico, mais uma vez de uma simpatia imensa (nesse aspecto penso que a MEO melhorou bastante no atendimento) e teve finalmente a melhor decisão de sempre que é pedir a troca do equipamento pela nova tecnologia.

Vou aguardar que chegue, instalar tudo direito e ter uma conclusão final para depois encerrar (ou não!) este tópico.

Obrigado desde já a todos os intervenientes, é assim que uma comunidade deve funcionar.

Reputação 7
Crachá +22

A troca do equipamento é a única solução, deve ter as portas queimadas .

A troca do equipamento depende mesmo da sorte de quem se apanha do outro lado.

Crachá

3º dia com o novo router Fiber Gateway 6 e está tudo a correr como devia.

 

Agradeço a todos pelo input dado, pelas dicas e disponibilidade!

Dou por encerrado este tópico!

Reputação 7
Crachá +22

@ivo8587  e novidades !? 😂😂

Ótimo.

Responder