Pergunta

Velocidade não contratada e limitações no upload


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Há dias contactei o Apoio Técnico para pedir ajuda com um problema que estava acontecer cá em casa. Cada vez que recebia uma chamada o router reiniciava. Chamadas para fora não tinha problemas e o acesso à internet idem. Surgiram uma troca de router. Colocaram um THOMSON TG799vn. A primeira coisa que notei e referi ao técnico era que a ONT tinha e tem a led da "Lan" a piscar laranja/avermelhado, quando anteriormente tinha a piscar verde. Ele respondeu que era normal estar assim(?).

Mas passados uns dias noto o seguinte, no speedtest.net(que vale o que vale) tenho quase sempre +/- 100/50Mbps (https://www.speedtest.net/result/8284514977) com o pc ligado à porta gigabit. E noto especialmente uma limitação no envio nos torrents para trackers privados(acontece em vários), tenho as ports correctamente definidos, e também no envio de ficheiros para o dropbox via web e/ou aplicação. Com o router antigo não tinha estas limitações.

11 respostas

Bom dia

Tive esse equipamento com outro operador e a experiência não foi das melhores, para não escrever outra coisa!
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boas

qual é a velocidade de internet contratada?
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A velocidade é 100/100

Com o router antigo, que também era um thomson mas penso que era um model mais antigo(era branco, talvez um TG784n), e não tinha problemas de upload.
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Depois de muitos testes, em Windows e Linux, em portas diferentes do router, alteração e verificação dos cabos de rede, lá decidi contactar o apoio técnico. Primeiro falei com uma senhora que basicamente reinicializou o router algumas vezes e pedia para reinicializar também o pc e fazer o speedtest. Ela reencaminhou a chamada para outro departamento. O novo tecnico, Sr. Fábio Nunes, disse que o speedtest via browser não era fiável e que devia instalar a app. Voltei a frisar que antes de mudar de router não tinha valores tão baixos de upload.

Com a "app" da speedtest consigo uns fantásticos 100/119 com o pc ligado à porta gigabit. Depois disto disse que o problema afinal era do browser que dava leituras erradas e que tinha sido coincidência isto acontecer com a alteração do router. Voltei a referir as baixas velocidades que tinha no envio para a dropbox e nos uploads do torrents, coisa que não acontecia com o anterior router. Veio com o paleio do costume que depende das sementes, etc. etc. Eu disse-lhe que no dropbox não há sementes, mas simplesmente não quis ouvir Falou que podia também experimentar a "app" da netmede. Depois de umas trocas mais exaltadas de parte a parte, fiquei de ligar se o problema continuava.

Depois de desligar a chamada lembrei-me de fazer o teste com a "app" do speedtest mas noutra porta que não a gigabit. Os resultados foram 95/127 !?!?!?!?? Ou seja numa porta em que esta limitado por hardware a 100/100 consigo mais que porta gigabit. Aqui vê-se a fiabilidade da tal app. Liguei para o apoio técnico para tentar falar com o "fantástico" Sr. Fábio Nunes e pedir uma explicação para este fenómeno mas não é possível falar directamente com o sujeito. Fico aguardar uma chamada de resposta.
Bom dia @Parkam2017

Se tiver 2 PCs pode recorrer ao iperf3 para verificar os débitos de transferência nos diversos portos do router.
Entretanto estive a testar o meu acesso e verifico que o débito upstream não está famoso!
Constatei que o serviço actualmente está uma valente treta!
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Com um Technicolor TG784n v3  , contrato de 200 por fibra , nunca passa dos 30 no máximo

https://meoteste.speedtestcustom.com/result/94a0eda0-62fb-11eb-8aaf-d7078214b2d7

medido por cabo ethernet rj45 na porta giga num pc com placa até 100.

não devia medir mais ?

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boas

 

devia estar outro router instalado…

 

contactar o apoio tecnico para a troca do router por um novo, nos contratos iguias ou superiores a 200Mb tem de ser o router novo...

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pois já me disseram que por ter a velocidade contratada na porta GIGA, existe cumprimento do contrato e por isso não posso exigir a troca do equipamento.

Renovou-se o contrato em junho do ano passado, toericamente de 100 megas para 200 mas o ganho nunca se sentiu efectivamente.

Depois meço com o speed meter da meo e tenho um resultado

https://meoteste.speedtestcustom.com/result/1d24b4d0-63d9-11eb-9b19-db5fe14fbe53

se medir com o nperf dá outro

https://www.nperf.com/r/3301594548821493-0wjaVHwj

com o speedtest no site oficial

https://www.speedtest.net/result/10846467241

e o netmede.pt anda pelos mesmos valores.

Tenho pessoal a usar o wifi para videoconferências etc, e tá mesmo horrível com freezes em todas as video conferências.

Já devo ter aberto uns 6 pedidos.

Acho que terei de reclamar em outra via. 

Tribunal arbitral de consumo ?

livro de reclamações online ?

aceito sugestões com vista a melhorar a minha relação comercial com a Meo, que não pretendo rescindir contrato, mas assegurar o cumprimento mínimo do contratado.

 

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boas

 

o que estão a dizer são tretas que alguns clientes acreditam...não vás em cantigas e exige a troca do router...

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Crachá +23

boas

 

acrescentar...dizes que queres ligar 3 pc’s por cabo e só um chega a velocidade contratada...logo não estão a cumprir com o contratado...

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