Resolvido

Velocidade minima contratual fibra

  • 18 May 2017
  • 25 respostas
  • 17222 visualizações

Reputação 2
Boas, o outro dia num forum fui exposto a uma situação de um cliente MEO que tinha fibra com velocidades garantidas de 100Mbps/100Mbps, no entanto, de acordo com o mesmo, por cabo e em vários computadores a velocidade não atingia o garantido. Tenho por conhecimento que na ADSL onde os contratos são todos "ATÉ" para se poder desistir do contrato tem de se ter um minimo inferiror a 128Kbps, mas nos contratos da fibra que dispõem de velocidades garantidas qual é o minimo legal para que se possa rescindir o contrato? Apenas pergunto por curiosidade, pois como não é uma situação muito comum nunca vi nada em concreto sobre o assunto.


Cumprimentos 
icon

Solução por yEL- 18 May 2017, 00:52

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

25 respostas

Reputação 5
As velocidades em Fibra são garantidas.


 


Portanto, se tiveres um pacote de 100 MB, a ligação tem de debita-los, de 200 igualmente e assim sucessivamente.


 


Ter atenção que embora as velocidades sejam garantidas há sempre que ter em conta os equipamentos. Portanto, se tiveres um pacote de 100 MB, o teu computador tem de ter uma placa de rede gigabit para que possas ter essa mesma velocidade.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


e qual é a velocidade que tens?
Reputação 1
Crachá +4
Eu queria perguntar eu tenho contratado 200 no download e 100 no upload nós testes da velocidade da ANACOM diz que tenho 100 de upload e 100 de download aviso já que tenho um PC não muito novo e queria saber se isso pode influenciar os testes e também tenho uma sensação que a meo de propósito diminui a velocidade de internet pelo WiFi para ficar só 65mbs 
Reputação 5
Para receberes 200MB no PC este tem de ter placa de rede Gigabit. Caso contrário, só recebes os 100MB.


 


Por wifi nada é garantido, como já te foi dito noutro tópico.
Reputação 2
Crachá +6
Antes demais, verifica que realmente estás a receber os 200megas de download.
vai a 192.168.1.254/ethinfo.lp(user: meo / pass: meo) e verifica que na porta WAN, a vermelho, se encontra a 1Gbps.
Se sim, o problema está na placa do teu pc, se estiver apenas a 100Mbps, deves de ligar para o suporte técnico.

Como verificar se a placa suporta ligações a 1Gbps.
Abres o explorador de ficheiros do windows, e inseres este caminho, Painel de ControloTodos os Itens do Painel de ControloCentro de Rede e Partilha, clicando em enter para aceder.


Nessa "pasta" clicas em Ethernet e onde diz velocidade, é a velocidade máxima que a tua placa consegue transmitir com o router.

Em relação ao wifi, a meo não controla essa velocidade. Com o router da meo, esses valores que dizes são os normais. Só consegues ter velocidades superiores se tiveres um router a transmitir a 5Ghz e os equipamentes suportarem wifi a 5ghz

Espero ter ajudado 🙂
Reputação 1
Crachá +4
Ajudoume muito mas não percebi como posso ver realmente qual é a velocidade que eu disponibilizo pois na box está escrito q tenho 200 de download mas não me parese   como posso ver os número e sim a parte vermelha diz 1gb
Reputação 1
Crachá +4
É isto o que aparece é a box também diz que tem só 100 




 


 
Reputação 1
Crachá +4
Eu queria saber se é possível saber sem ser com o PC se tenho mesmo 200mbs pois não me parece muito e tmb pk o PC aguenta no máximo 100mb já sei de certeza
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


tens de pedir a alguem que tenha um pc com placa Gb...
Reputação 2
Crachá +6
Se a porta WAN, a vermelhor, está a 1gbps, então tens os 200Mbps. Se tivesses só 100, ele ficava na porta WAN a 100Mbps.
Agora a forma se realmente verificares isso, ou com um pc com placa a 1Gbps ou teres um equipamento com wifi a 5ghz.

Em relação à box, deves de estar a falar da meobox, correto? É que as imagens são moderadas e demoram muito tempo a ficar visivel. 
Mas na MeoBox, como disseste, está a 100Mbps, porque a porta de rede da box só suporta até essa velocidade(Também não precisa de mais). 

Ou seja, tudo indica que estejas com a velocidade correta, mas para tirar todas as dúvidas, ou arranjas um pc com placa de rede Gigabi, ou podes mesmo comprar uma placa Gigabit, que custa menos de 15€ e ficas a usufruir a velocidade que contrataste e futuros upgrades.
Já agora, o cabo de rede tem de ser Cat5e ou Cat6, se for apenas cat5 ou inferior podes não conseguir passar dos 100Mbps.


 
Reputação 1
Crachá +4
Obrigado ajudoume muito!
Boa noite. O serviço fibra 200/100 foi instalado na minha casa no dia 5 de outubro, e a grande parte do tempo desde aí, não atingiu a velocidade contratada. No dia 28 de outubro, comecei a guardar todos os resultados do Ookle Speedtest, e as velocidades médias de download e upload são 93 e 72 respetivemente. O meu PC tem cartão rede 1 giga e o cabo de rede é um Cat 5 novo - fornecido pelo técnico que fez a instalação. Junto anexo os resultados. A maior parte do tempo, os telemóveis não apanham o 5G no Wi-Fi, e quando conseguem o apanhar, a ligação caí. Nunca tinhámos esse problems com o ADSL!


 


O PC não vê a rede 5Ghz, apesar de ser ligado diretamente ao router por cabo.


 


Tudo isto não me parece certo - pensei que as velocidades deveriam ser mais consitentes?


 


Algém ajuda? Obrigado.
Reputação 2
Crachá +6
Em primeiro lugar, confirma se o cabo é realmente cat5 ou se é cat5e. O melhor é Cat5e que atinge velocidades gigabit, ao contrario do cat5 que atinge apenas 100megabits. 
Recumendo cabo Cat5e ou Cat6 para estabilidade e velocidade que pretendes.

Em relação ao problema do wifi a 5ghz o problema pode ser dos telemoveis. Atenção que o wifi a 5ghz tem maior velocidade mas menos alcance. 

No pc tens placa de rede wifi ou é só por cabo? confudiste um pouca as coisas neste ponto. Entretanto, se tiveres um placa de rede wifi no pc, esta pode apenas suportar o wifi a 2.4ghz(o normal). E o facto de estar ligado, o pc, por cabo, não vai melhorar em nada a apanhar rede wifi, e aqui é que estás a fazer confusão. 
Ou te ligas via wifi ou via cabo de rede, normalmente o pc dá sempre prioridade ao cabo de rede, isto se tiveres ligado via wifi ao router e depois ligares o cabo de rede ao pc.

Recomendo que faças uma breve e pequena pesquisa sobre o que é o wifi, o que é um placa de rede e como tudo funciona, porque estás aqui a confundir algumas coisas.


Já agora, pela experiencia que tive pela meo ao mudar igualmente para os serviço 200/100, o serviço ao ser instalado fica apenas nos 100/100 e a mim não atualizou automaticamente para os 200/100. Tive que ligar para lá e um operador é que atualizou depois os valores para os 200/100. Pode ser este tambem o teu caso. 
Para verificar se é este o caso, podes aceder ao router, 192.168.1.254, com o user e pass meo, clicas em diagnostico e depois clicas em Informação das portas ETH. Se na porta WAN estiver 100 Mbps é porque apenas estás a receber os 100/100, se tiver 1 Gbps é porque já tens o serviço atualizado para o teu pacote.
Falando primeiro da ligação por cabo: O cabo é 5e (eu não sabia que houve qualquer diferença). Aqui na secreatária, o PC fica ligado ao router por esse cabo, com wi-fi desligado para não conflitar. O diagnostico do router mostra o WAN com 1Gbps (o quadrado é vermelho, está certo?). Eu fiz mais do que 100 testes, e apenas em 4, foram atingidos os valores contratados para  download e também para upload.


 


Sei que o PC só suporta wifi aos 2,4Ghz, mas isto não tem nada a ver com a ligação por cabo , pois não?


 


Já compreendo o que você disse sobre wifi 5Ghz.
Crachá
Viva,


 


Instalara Fibra 1 Gbs há 6 dias na minha casa (estou aind ano período de testes dos 14 dias). Com Placa rede  PC Gigabit, ligado por cabo de rede CAT 6 (gigabit) ao Router FiberGAteway obtengo as "velocidades abaixo indicadas" . A infraestrura da cas é toda CAt6 / Gigabit. Estas velocidades fazem-me lembrar as velocidades 4G !! 😞 Já verdicadas em 3 contactos com o suporte técnico da MEO (está em verificação). Espero mais 3 dias. Caso não tenha uma resposta assertiva, não me resta outra solução que não anular o contrato.



Resultado obtidos em Speedmeter FCCN ( na meo indicam meo.speedmeter.net para realizar o teste e não especificam browser. Qualquer um serve):

1) https://www.dropbox.com/s/5moo6umg9jp2ipj/speedtest_FCCN_global.png?dl=0

2) https://www.dropbox.com/s/hl1jc42jh8su75w/speedtest_FCCN.png?dl=0

ISto é normal, ou seja, para Fibra 1 Gbs (M5O) não é pouco??

Na imagem 2, nota.se perfeitamente que a largura de bada ao longo do tempo tem muitos altos (picos ) e baixos, ou seja, não é constante como o upload. No downaload cheguei a ter 1,54 Mbs (!!) Igualmente, a distrinbuição de frequência de velocidade é muito irregular.

3 ) Meo.speedtest.net : (hoje) https://www.dropbox.com/s/zkyv852e3bhvzbw/speedtest_1.png?dl=0 (42 Mbs Download; 190 Mbs Upload)

4) Meo.speedtest.net (13 Mbs ; 200 Mbs Upload) : https://www.dropbox.com/s/8ig7yxvpr9hp1w9/speedtest__meo_meo.png?dl=0

O serviço foi instalado há 6 dias.

Algum problema? ZOna muito congestionada ( Póvoa de Varzim) ??
Crachá

Muito boa tarde gostava que me informações sobre a velocidade mínima em ADSL tendo um pacote de 24mbps??

Reputação 7
Crachá +24

@Gracabruno 

 

Crachá

Ok muito obrigado pela informação! Resumindo se durante 95%em 24 horas a velocidade terá de ser 11,5mbps ou seja o serviço garante 11,5mbps por Cerca de 20horas diárias ? Nunca em algum cas0 durante essas 24horas diárias vai atingir os 24mbps ? É que eu só posso reclamar se tiver menos 256kbps?

estou coreto ou está me algo a escapar ?

 

mais uma vez agradeço o tempo 

muito obrigado 

Bruno Daniel Rodrigues Graça

05/05/2020

Reputação 7
Crachá +24

Pode e deve reclamar antes… 256 kbps nos dias que correm é ridículo, mas é essa a base legal.

Crachá

Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento um resto de uma óptima tarde !

Boa tarde,

Caríssimos, tenho uma dúvida.

Na minha residência principal, no centro de Gaia, tenho instalado/contratado MEO fibra 100Mb e consigo usufruir por wireless de 25 a 30 mb. Contudo, na residência da “aldeia”, Vizela, tenho  NOS cabo (analógico) 100Mb e no mesmo computador com a mesma distância do router consigo usufruir de mais de 100Mb. Que se passa? Já liguei para a MEO, e o único motivo que me deram foi o de que por wireless não garantem nada, pois o contratado é 100 mb por cabo :). E agora que faço? 

Reputação 7
Crachá +24

@Bolinhol 

É verdade. Wireless não é garantido. Pode ter a ver com interferências que na aldeia não existam.

Obrigado Riardo!

 

Pode ser… em casa (VN GAIA) tenho imensos problemas com a conexão. Quando recebo algum amigo em casa para trabalhar-mos juntos ligado a rede, à sempre stress. Mas é tudo verdadeiramente mais lento. O pior é que como nunca tive outra operadora lá instalada, não consigo dissipar essa dúvida…

 

Reputação 4
Crachá +12

Pode sempre fazer o teste ligando-se por cabo

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mas este é um bom termo de comparação….na cidade o nivel de “ruido” para o wifi é consideravelmente superior que numa aldeia...faz sentido que as velocidades sejam completamente diferentes…quantos mais equipamentos e redes nas redondezas pior a qualidade de wifi…

 

mas no entanto pode ser uma avaria do router..