Velocidade Internet inferior à contratada, publicidade enganosa na v/ página cliente.

• 14 Julho 2014
  • 36 respostas
  • 3199 visualizações

Caros Srs. responsáveis do ADSL MEO (que se mantêm incognitos, sem e-mail nem telefone),

Desde Janeiro 2014 que tenho o ADSL 12Mb PT/MEO (v/ carta ref. DPR/1055238705 de 15/5/14) , e desde Janeiro 2014 que ando a reclamar sobre a velocidade deste serviço.

A vossa pág. cliente refere: 

"VELOCIDADE

A velocidade indicadas corresponde à velocidades de transmissão de dados entre a sua casa e a nossa central."

No meu caso tenho como velocidade ADSL desde Janeiro 2014 uns fracos 3,2 Mbs em download.

Considerando o Direito Português e o n/ Código Civil isto é publicidade enganosa, ilegal e punível por lei.

A ANACOM nada faz com as m/ reclamações, óbvio é o monopólio PT/MEO que lhes paga os salários, vergonhoso num estado direito democrático.

P.f digam-me se estão com intenções de a corrigir a velocidade ADSL ou se devo iniciar um processo judicial?

Cumps.

36 respostas

Reputação 1
12Mbps refere-se a velocidade de download.
Em upload só se obtem a volta de 1Mbps...
@@@Rogerio Para o ADSL os débitos não são garantidos...são "até".

Pode consultar a nota que está no site do MEO:

"As velocidades de Internet apresentadas dizem respeito às velocidades máximas para cada cliente de acordo com as características técnicas da linha."
Caro Moderador GreenHead,

Eu não vou consultar nada nem nenhuma nota escondida no universo MEO.

Já consultei antes de efectuar o contracto a página cliente que refere unica e simplesmente o seguinte:

"VELOCIDADE

A velocidade indicadas corresponde à velocidades de transmissão de dados entre a sua casa e a nossa central."

No meu caso tenho como velocidade ADSL desde Janeiro 2014 uns fracos 3,2 Mbs em download.

Considerando o Direito Português e o n/ Código Civil isto é publicidade enganosa, ilegal e punível por lei.

A página cliente é omissa no que concerne às velocidades máximas, logo é publicidade enganosa.

Cumps.
Caro Zé Bandido,

Em Upload tenho 0,42 Mbs e em Download 3,2 Mps, medidos na caixa da PT à entrada da m/ casa.

A pág. cliente MEO refere: 

"VELOCIDADE

Foi com base nesta informação que contratei o serviço ADSL 12Mbs

Cumps.

Reputação 2
Não é publicidade enganosa.

é característica da tecnologia ADSL.

No site MEO pode ler-se:

"(4) As velocidades de Internet apresentadas dizem respeito às velocidades máximas para cada cliente e podem variar de acordo com as características técnicas da linha."

Sim, as notas são para ler. Tal como os contratos.

Mas se continua a achar que tem razão, deve reclamar. 

Nenhum operador lhe irá dar os 12Mbps nessa linha.

Velocidades garantidas só é possivel com Fibra óptica.
Caro DCT, 

A publicidade enganosa que refiro está na "página cliente MEO" e não no site MEO, ver Assunto do meu post e o anexo.

Também tenho formação técnica e conheço bem as limitações do ADSL no cobre, mas isso está fora deste assunto.

Cumps
Reputação 2
Então, deixe-me ver se entendo bem.

Aderiu a um serviço com base na informação da área de cliente? Informação essa que fica disponível após o serviço estar instalado.

Está a escapar-me aqui alguma coisa. 

A informação da área de cliente não é publicidade.

Se se sente lesado deve reclamar, se bem que acho que a reclamação não vai dar em nada.

Até porque mesmo a informação que está na área de cliente (e fui ver a minha agora) não refere que a velocidade é garantida.

A informação válida do meu ponto de vista é a que está nas condições gerais do serviço e no site meo. 

A informação da área de cliente não é publicidade, isto do meu ponto de vista.
Caro DCT,

Agradeço a sua resposta e venho responder às suas informações como segue:

1-"Aderiu a um serviço com base na informação da área de cliente? Informação essa que fica disponível após o serviço estar instalado."  Correcto,Tinha préviamente consultado essa informação na página de um familiar.

2-"A informação da área de cliente não é publicidade." Correcto, pode não ser publicidade, mas são condições contractuais que a MEO/PT deve observar escrupulosamente.

3-"Se se sente lesado deve reclamar, se bem que acho que a reclamação não vai dar em nada". É exactamente o que eu estou a fazer. Se a reclamação vai resultar ou não é um problema meu. O descrédito nas reclamações é em parte a causa do desrepeito dos clientes pela MEO, detentora do monopólio das comunicações em Portugal o que também é ilegal. Mais, não esquecer a ANACOM.  

4-"Até porque mesmo a informação que está na área de cliente (e fui ver a minha agora) não refere que a velocidade é garantida." Essa é boa!! Só porque lá falta "velocidade garantida" não significa que a MEO não tenha de respeitar o que está indicado: "A velocidade indicada corresponde à velocidade de dados entre a sua casa e a nossa central", acho que mais claro não poderia ser.

5-"A informação válida do meu ponto de vista é a que está nas condições gerais do serviço e no site meo." Isso é a sua opinião que é diferente da minha e do que consta no nosso Código Civil.

Cumps.
Reputação 5
Rogerio escreveu:

4-"Até porque mesmo a informação que está na área de cliente (e fui ver a minha agora) não refere que a velocidade é garantida." Essa é boa!! Só porque lá falta "velocidade garantida" não significa que a MEO não tenha de respeitar o que está indicado: "A velocidade indicada corresponde à velocidade de dados entre a sua casa e a nossa central", acho que mais claro não poderia ser.

Mas @@@Rogerio , não deve ter percebido o sentido dessa frase. O que essa frase diz é que a velocidade contratada é a que sai da central, sendo que ela se vai perdendo quanto maior for a distância da central a sua casa. O que acontece no seu caso é que a central está muito longe e a velocidade (os 12Mb que saem da central) ao chegar a sua casa já está muito reduzida. Como já foi dito é uma limitação do ADSL, não é exclusivo do MEO.
Caro Paulo, 

Agradeço a sua resposta.

Permita-me discordar consigo, o que esta frase diz é exactamente o que ela diz e mais nada (isto é semântica básica). Os dados viajam a 12Mbs até à m/ casa. A única perda de velocidade, não imputável à PT/MEO, é a perda que ocorre dentro da m/ casa e no meu equipamento.

Cumps.
Reputação 2
Caro Rogério,

Ante de mais quero esclarecer que não tenho nada a ver com o MEO, e sou apenas um cliente como o Sr.

Como se deu ao trabalho de responder à minha resposta, vou então rebater novamente a questão.

1-"Aderiu a um serviço com base na informação da área de cliente? Informação essa que fica disponível após o serviço estar instalado."  Correcto,Tinha préviamente consultado essa informação na página de um familiar.

A Informação da área de cliente não é comercial, e não serve para publicidade. A informação válida é a do Site MEO, e do contrato e condições gerais de serviço. 

2-"A informação da área de cliente não é publicidade." Correcto, pode não ser publicidade, mas são condições contractuais que a MEO/PT deve observar escrupulosamente.

A informação da área de cliente é informativa e não condições contratuais. Essas estão nas condições gerais do serviço e contato.

3-"Se se sente lesado deve reclamar, se bem que acho que a reclamação não vai dar em nada". É exactamente o que eu estou a fazer. Se a reclamação vai resultar ou não é um problema meu. O descrédito nas reclamações é em parte a causa do desrepeito dos clientes pela MEO, detentora do monopólio das comunicações em Portugal o que também é ilegal. Mais, não esquecer a ANACOM.   

Não tenho nada a comentar, a não ser que não existe monopólio em portugal. O mercado das comunicações já foi liberalizado há muito.

4-"Até porque mesmo a informação que está na área de cliente (e fui ver a minha agora) não refere que a velocidade é garantida." Essa é boa!! Só porque lá falta "velocidade garantida" não significa que a MEO não tenha de respeitar o que está indicado: "A velocidade indicada corresponde à velocidade de dados entre a sua casa e a nossa central", acho que mais claro não poderia ser.

Olhando para o print que coloca, não posso deixar de reparar que na secção de velocidade, não tem nenhuma velocidade especificada. Portanto a que velocidade se refere essa frase?

A parte que tem 12Mbps não é a velocidade, é a designação comercial do Tarifário, neste caso MEO 12Mbps. 

5-"A informação válida do meu ponto de vista é a que está nas condições gerais do serviço e no site meo." Isso é a sua opinião que é diferente da minha e do que consta no nosso Código Civil.

Já respondido mais acima.

Espero que não interprete isto mal, mas estamos num fórum, e serve para debater ideias, e neste caso acho que não faz sentido a reclamação. Ir buscar essa frase de sentido vago num local que não serve de publicidade, para alegar publicidade enganosa é forçado.

Concordo que a frase devia ser mais clara, ou até mesmo não existir. Mas já sabemos como os operadores são.

Siga em frente com a reclamação. Se bem que acho que ninguém lhe irá dar razão, porque assinou um contrato que tem lá claro as limitações do ADSL, bem como essa informação existe no site comercial do MEO.
Reputação 5
Rogerio escreveu:

Caro Paulo, 

Agradeço a sua resposta.

Permita-me discordar consigo, o que esta frase diz é exactamente o que ela diz e mais nada (isto é semântica básica). Os dados viajam a 12Mbs até à m/ casa. A única perda de velocidade, não imputável à PT/MEO, é a perda que ocorre dentro da m/ casa e no meu equipamento.

Cumps.

Seguindo a sua lógica o que aconteceria se tivesse o tarifário de 24Mb de velocidade? A velocidade a sair da central teria de ser 30Mb (um exemplo), quando o limite do ADSL é de 24Mb, para chegar a sua casa a velocidade contratada (os 24Mb)?

Obviamente que isso não é possível, daí a velocidade a sair ser sempre a contratada e não mais alta. Percebo o que diz, até porque tenho familiares em pior situação (velocidade de 2Mb) mas tecnicamente não é possível resolver isso, a não a instalação de uma central remota mais perto de sua casa. 
Caro Paulo,

Eu nunca poderia ter o 24Mbs, antes de pedir o MEO ADSL 12Mbs solicitei uma verificação do local/velocidade e foi-me dito "telefónicamente" (a falta de ética da MEO, vender, vender a qualquer custo para o cliente) que poderia ter 10Mbs com o tarifário 12Mbs, achei aceitável.

O que faria o Paulo se comprasse um automóvel com uma velocidade de cruzeiro 120Km/h (indicada nas especificações do construtor) e depois o maldito automóvel nunca ultrapassasse os 32Km/h!!! Obviamente que reclamava.

Eu sei que há soluções técnicas para resolver este problema (central remota, novo cabo c/ menos perdas etc) mas isso não me compete a mim avaliar. Eu sou cliente, pago para um serviço com espeficações claramente indicadas na página MEO de 12Mbs e só recebo 3,2Mbs...... Logo só tenho que me revoltar. E não vou desistir.

Cumps. 
Coloque aqui os dados da sua linha ADSL que podem ser consultados na página web do seu router, ou seja atenuação, SNR, sincronismo, etc.
Reputação 1
@@@Rogerio se me permite eu gostava de lhe lembrar pelo que deve mesmo "lutar".
Se telefonicamente foi prometido a volta de 10Mbps então devia queixar-se e informar a PT disso.
Pegar numa frase desse género sobretudo quando não indica expressamente qual o valor dessa mesmo velocidade acho um bocado arriscado mas sim senhor está sempre no direito de reclamar... só acho que devia optar pela primeira opção.
Se a velocidade diz expressamente "até 24/12Mbps" e se tem outra a dizer "A velocidade indicada corresponde à velocidade de dados entre a sua casa e a nossa central" então é o mesmo que
"A velocidade até 24 ou 12Mbps corresponde à velocidade de dados entre a sua casa e a nossa central" mas isto claro é a minha leitura.
Espero que consiga resolver a situação @@@Rogerio
Caro Greenhead; aqui vai:

• Status:   Configured Current Line Status --- SHOWTIME Link Type --- Fast Path

[/list] [/list]  

• Data Rate: Stream Type Actual Data Rate Up Stream 504 (Kbps.) Down Stream 2827 (Kbps.)
[Go Top]

• Operation Data / Defect Indication: Operation Data Upstream Downstream Noise Margin 10 dB 11 dB Attenuation 47 dB 42 dB Indicator Name Near End Indicator Far End Indicator Fast Path FEC Correction 0 0 Interleaved Path FEC Correction 0 0 Fast Path CRC Error 0 1059 Interleaved Path CRC Error 0 0 Loss of Signal Defect 0 --- Fast Path HEC Error 0 0 Interleaved Path HEC Error 0 0

[/list] [/list]  

• Statistics: Received Cells 41898 Transmitted Cells 17939

[/list]
Reputação 5
Sim, está no máximo da linha... se bem que o problema aqui também me parece ter a ver com a degradação da linha, para essa atenuação a velocidade deveria ser mais alta...

Sinceramente não sei o que é que o MEO pode fazer neste caso.
Caro Paulo,

Quem dentro da PT/MEO pode tratar este assunto, a quem devo enviar estes valores do Modem?

Se com uma atenuação de 42db a velocidade deveria ser superior, então algo pode ser melhorado

Cumps.
Reputação 7
Crachá +19
boas

nao vou comentar a parte da "publicidade enganosa" pois realmente ela nao esta a existir neste caso...

agora o mais importante e isso sim deveria ser mais debatido, pois como ja foi dito realmente a atenuação nao é tao elevada como pensava por isso concordo em que realmente a velocidade deve ser um pouco mais elevada...

acredito que realmente existe uma degradação da linha ou mesmo do PD ou entao ate dentro de casa (instalação/router)...em qualquer destas suposiçoes penso que deveria ser enviada uma equipa para verificar a possibilidade de aumentar debitos..

agora a maior realidade...nao me parece que suba mais de 6Mb...e posso ate estar a exagerar...mas como nao tenho acesso a mais informaçao nao posso adiantar mt mais...acredito que os tecnicos possam melhorar mas mt pouco...
Ponto da situação:

Finalmente apareceu-me dia 17/7 um técnico da MEO/PT com conhecimentos de ADSL.

Após vários testes instalou um splitter na caixa onde chega o cabo PT e separou o sinal em 2 sinais; telefone e ADSL. 

A partir do splitter instalei um cabo de rede ( blindado 2 pares) continuo até o meu router.

Fiquei com 6Mbs no router o que ainda está muito longe dos 12 Mbs contratados.

Os niveis de sinal/ruido melhoraram mas ainda estão aquém do esperado (23 db em upload e 16 db em download).

Obviamente vou continuar a reclamar.
Reputação 7
Crachá +19
boas

com 17Bd de download...parece que pode ir ate aos 8Mb...mas só testando...e o upload pode subir ate 1Mb...

entretantto deves ser contacto para confirmar o ok da deslocaçao e fazer mais testes e de certeza que vao aumentar os debitos...mas mais que 8Mb nao me parece...

pelo menos tens a linha mais estavel comparativamente??
Caro NeoPayne,

Continuo insatisfeito e até hoje não fui contactado para nehuma avaliação nem teste suplementar.

O monopólio MEO/PT é o que dá, tratam os clientes mal e ainda têm milhões para estragar com Bancos corruptos.

Agora até estou no MEO4O 24MB contratados mas uns meros 6Mbs/0.5Mbs de velocidade.

A quem devo reclamar? 

Um amplificador de linha ADSL poderia ser uma solução?

Cumps.
Caro NeoPayne,

Continuo insatisfeito e até hoje não fui contactado para nehuma avaliação nem teste suplementar.

O monopólio MEO/PT é o que dá, tratam os clientes mal e ainda têm milhões para estragar com Bancos corruptos.

Agora até estou no MEO4O 24MB contratados mas uns meros 6Mbs/0.5Mbs de velocidade.

A quem devo reclamar? 

Um amplificador de linha ADSL poderia ser uma solução?

Cumps.
Reputação 7
Crachá +19
boas

lamento mas nao tenho competencias para encaminhar para algum departamento Meo...

mas pela urgencia aconselho contactar directamente o apoio tecnico 16209 ou entao fazer a reclamaçao pela area de cliente.
Além do 16209 pode ser feita a reclamação directamente via Área de Cliente.

Responder