Velocidade de Download baixa (MEO Fibra 100Mbps)

• 9 July 2014
  • 1 resposta
  • 1644 visualizações

Boa tarde,

venho só partilhar algo que me aconteceu a semana passada e que creio poder vir a ser útil para outros utilizadores na mesma situação.

Conforme dito no título, tenho MEO Fibra a 100Mbps/20Mbps. A semana passada ao efectuar vários testes de velocidade (speedtest.net e qos.sapo.pt) verifico que o meu downstream estava a variar entr 3Mbps e 6Mbps, mas o upstream mantinha-se normal.

Após va?ios testes; troca de switch, ligação de um único PC ao router, troca de cabos, a situação manteve-se. O apoio técnico chegou a trocar o meu router, trocou-se o ONT e tudo se manteve.

Ao fim de testar tudo o possível, chegou-se à conclusão que o problema seria no PC onde os testes estavam a ser feitos. Verifiquei se tinha virus, as configurações de rede, etc. e nada até que reparei numa opção que estava activa no interface de rede, chamada "AppEx Networks Accelerator".

Desligando essa opção a velocidade de download voltou ao normal.

Esta opção é instalada com uma das versões mais recentes do AMD Catalyst Suite, é um módulo chamado AMD Quick Stream Technology e que applica uma série de regras de QoS e como tal provoca limitação a nível de Downloads. Isto aplica-se a quem tem algum destes produtos:

• AMD Accelerated Processors for Desktop PCs[list]
  • AMD A10, A8, A6, and A4 Series APUs
  • AMD Radeon HD 7340D (E2-1800)
[/list]
  • Notebooks with AMD Accelerated Processors[list]
  • AMD A10, A8, A6, and A4 Series APUs
  • AMD Radeon HD 7340G (E2-1800)
  • AMD Radeon HD 6320G (E-450)
[/list] 

Espero que seja útil

cheers

1 resposta