VELOCIDADE DA INTERNET - Má vontade, falta de conhecimento ou apenas...


Reputação 2
  • Estagiário Sénior
  • 72 respostas
Olá a todos. 

Sou um cliente MEOSOQUISTA, como algum dos que lêem estas mensagens. Vamos ao que interessa: vivia num apartamento, a 100 metros da central e tinha velocidades de 12 megas e queixava-me. Mudei de casa (antes de mudar, fiz testes de cobertura, contactei a MEO - e outros operadores -  e foi-me garantido que tinham o serviço, com velocidades médias de 20. Pedi a transferência de casa e aqui continuam as mentiras...

 

Mudei de casa e eis que começam (continuam) as mentiras e as falhas. Primeiro, o SERVIÇO NÃO ESTÁ DISPONIVEL, depois problemas no par de cobre, depois trocar de par de cobre, depois distância...enfim. Para compensar o cliente, de todo este filme, afirma a MEO: vamos baixar a mensalidade, creditar serviços não usufruídos, mudar a tv para satélite...enfim, já se passaram 4 meses e os senhores devem andar ocupados.

 

Tenho o serviço 24 megas (aliás PAGO o serviço). Resultado: duas boxes ligadas (e nem sequer em HD) e a net baixa para uns miseraveis dois megas..se ligar um smartphone ou PC, adeus ligação.

 

Fui (agradavelmente) visitado pela NOS, e eis que surge a opção via satélite (TV, NET, TELEFONE...etc)...pelo mesmo preço!!! Dúvida: rescisão? incumprimento da meo?

 

Dúvida: qual a diferença entre um cliente residencial e um empresarial (é retórica!)? é que um cliente empresarial a 2,5km da central, em ADSL, tem velocidades de 17 megas... e eu a 1,7km, não passo dos 6....

 

O que voz apraz dizer senhores? mudem para a NOS??? A NOS tem um melhor serviço??? A NOS tem uma melhor tecnologia??? A NOS.... ou a MEO?

141 respostas

Reputação 1
Paulo.Santos escreveu:

Sendo ADSL de nada serve a existência ou não dessa alínea, a velocidade não é garantida, é de ATÉ 24Mbps.



Com o devido respeito, Não me faça rir, porque não tenho vontade!


Sem querer está a referir que eu tenho razão, ou seja mesmo que a velocidade de internet ADSL seja Zero, o fornecedor não tem culpa, o cliente tem é de pagar... Por amor de Deus!


Porque não colocam na designação dos pacotes com internet ADSL "se a sua linha o permitir tem direito a ela, caso contrário não usufrui, mas paga igualmente" e assim acaba a publicidade enganosa!


Os meus comentários acabam por aqui, num País democratico como este, a liberdade de fazer valer os direitos do cliente é dar a ganhar € a advogados. Não adianta usar outras formas porque nunca temos razão! Aqui me despeço até nunca mais!
Reputação 6
Crachá +22
ADSL até 24Mbps.


Após a adesão o cliente tem 14 dias para testar o serviço e rescindir caso não se encontre satisfeito.


Para serviço MEO TV através de ADSL, os técnicos têm por indicação de não efectuar a instalação do serviço se a linha não aguentar entre 6 a 8Mbps.


 


Existem sempre alternativas ao ADSL que neste caso é serviço satelite com Internet através de Banda Larga Móvel.
Reputação 2
@@@GreenHead discordo em absoluto do que indicou, pelo seguinte (e passo a citar informações da própria MEO): 1. o serviço mudança de casa, não altera fidelização em curso, como tal não se aplica o período de reflexão (vulgos 14 dias). 
GreenHead escreveu:

ADSL até 24Mbps.


Após a adesão o cliente tem 14 dias para testar o serviço e rescindir caso não se encontre satisfeito.


Para serviço MEO TV através de ADSL, os técnicos têm por indicação de não efectuar a instalação do serviço se a linha não aguentar entre 6 a 8Mbps.


 


Existem sempre alternativas ao ADSL que neste caso é serviço satelite com Internet através de Banda Larga Móvel.



Também tenho alternativa dos 56Kb ou das BBS's...ainda funcionam. Não será é bem a mesma coisa...


 


Essa arrogância em nada apraz a Meo e quem a representa aqui. Não tem a minima noção de qual é o problema que tenho nem sabe das condições contratuais, pelo que fica muito mal esse tipo de respostas.


 


Besides, à parte esse comentário, volto à pergunta inicial que solicita, a quem souber (porque duvido muito que a Meo ou quem a representa se digne a colocar aqui), se alguem sabe o DL e a Alínea referente ao assunto atrás discutido.
Reputação 2
@@@eXcept em contacto com a ANACOM indicam a existência, mas também ainda não confirmaram qual o DL ou L,e respetiva alínea. No último contacto verbal (30-07-2014 com a MEO, o operador JXXX VaXXXXX) confirmou a existÊncia dessa obrigatoriedade e por isso, indicou logo que no meu caso a velocidade era de débitos de 8 megas (quando de facto não passa dos 6 e se tiver as duas boxes ligadas, 1 canal "normal" e 1 HD já o HD entra em bloqueio e fico sem internet). 


 


Acredito que a partilha de opiniões, é salutar, mas pelo que tenho visto, começo a duvidar se de facto este é um forum oficial da MEO, ou apenas uma forma encapsulada, de poderem argumentar que é algo autónomo, onde decidem marcar presença (como se fosse uma "rede social") mesmo sendo um domínio da PT COMUNICAÇÔES com DNS da mesma e gestaão de domínio também da mesma...


 


A qualidade do argumentário, resume-se a ENCAMINHADO PARA ou repetir o que certos operadores PAPAGUEIAM quando a questão é formulada de forma inteligente... 



Será que existe alguém que de facto olha para estes comentários inflamados e preocupa-se de facto em resolver as questões? Mais uma pergunta por responder...



TSCHIKU
Boa tarde, a minha opinião é essa :


 


é de conhecimento comum que o ADSL é até 24 mbits. Nesse ponto, MEO informa bem :


 


As velocidades de Internet apresentadas dizem respeito às velocidades máximas para cada cliente de acordo com as características técnicas da linha.

Não a nada a dizer. Infelizmente, PT não pode instalar DSLAM/NRA na frente de cada casa.


 


Mais antes de cada subscrição ao Pacote MEO ADSL, Meo deveria informar o cliente sobre a VELCIDADE REAL em sua casa (é não ATE 24 mbps). E tambem sera mais claro e justo se havia pacotes como antigamente (2/4/8/12/24mbits) porque, da minha opnião, não é normal que alguem que tem 1 Mbits paga a mesma coisa que alguem que paga 24. Por exemple, porque hà 2 ofertas fibra (30 Mbits e 100 Mbits) quando a fibra pode ir ATE 100 (e muito mais) sem deslocação dum tecnico ?


 


 
Reputação 2
Não existe nenhuma obrigatoriedade mínima, o que te devem ter dito e isso sim, é que a MEO não instala IPTV abaixo dos 8Mbps (não confundir com obrigatoriedade de fornecer 8Mbps)


O que acho estranho é teres sequer possibilidade de ver canais HD, sendo que com 8Mbps (mínimo para IPTV) não tens acesso aos canais HD.


 


é possível ter o serviço com 6Mbps, mas por norma não o instalam,porque fica muito limitado. Só permite vizualizar ou gravar 1 canal de cada vez


 


Desconheço essa lei que obriga a mínimos de largura de banda, mas estou curioso de conhecer. Quando souberes qual é podes colocar aqui?
Muito simples, se mudares de residência e a PT/MEO não te garantir o mesmo serviço, poderás, se assim o pretenderes, denunciar o contrato. E mais não digo... 😉
Reputação 2
tenho ideia que isso já foi chão que deu uvas. Agora não é assim tão simples.
Reputação 3
  • Mesmo assim gostava de ver essa legislação... Quero ver se é tão "clara" como a sua resposta...
 


A legislação existe .


 


Imagina a Meo chegar ao pé de ti , a dizer assim :


"Pode ter velocidade até 24Megas por x preço"


e depois de ligarem tudo , afinal tu só so consegues ter 4M de velocidade  porqu estás a 3km do P.D. .


 


Em Portugal as coisas são feitas há balda por causa dos lobbies , mas existe regras minimas para cumprimento de contratos .


Em breve vos darei uma resposta clara sobre este assunto e como devem proceder perante as entidades oficiais .


Se a MEO não se põe na linha então nós pomo-la .


Aliás  eles só ficam a perder em proceder desta forma .


 


Imagina a Meo chegar ao pé de ti , e dizer assim :


"Pode ter velocidade até 24Megas por x preço"


e depois de ligarem tudo , afinal tu só so consegues ter 4M de velocidade  porqu estás a 3km do P.D. .


 



 

 


Infelizmente não preciso de imaginar! Eu sei e tenho a certeza que assim é.


 


Mas felizmente só continuo agarrado à MEO por pura necessidade. Porque felizmente a fidelização também já acabou. É só haver aqui um serviço similar (e já há movimentações a 500m, com passagem de fibra) para que digam adeus ao cliente. Definitivamente.
Reputação 3
Não querendo avançar muito na conversa  só te deixo esta dica : "Até de borla podes ter net" .


 


Continuando ...


tens essa prespectiva porque tu e  mais 90% da população engolem tudo o que vos dizem pelos operadores .


 


tou mesmo a ver : " Olhe  o contrato é de 24 , mas só chega aqui 12 porque a+b=c e a culpa não é nossa porque estamos agarrados há PT e os cabos são velhos e coisa e tál e ainda a ajudar voçê tá no limite do adsl . Realmente voçê é uma pessoa com muito azar em viver no meio do monte , assim como o seu vizinho meo e o resto da passarada até 100m de distancia do P.D."


 


Quem engole isso , é porque tá habituado a que lhe entreguem a sopa na mão .


abram os olhos zombies .


 


 
Reputação 2
Qual é a tua solução para os constrangimentos técnicos da tecnologia ADSL?


Um DSLAM à porta de cada cliente?


 


Achas mesmo que os operadores têm prazer em mandar técnicos todas as semanas reparar avarias e não gostariam de ser possível fornecer um melhor serviço a nós clientes?


 


Eu leio os teus posts e fico na dúvida se estás mesmo a "falar" a sério, ou se é só "falar" por falar.


 


Conhecendo a limitação técnica do ADSL, qual é a solução que propoes? 


Há muitos operadores no mercado. é seleccionarem um que forneça um serviço como que sirva.
Reputação 3
  • Qual é a tua solução para os constrangimentos técnicos da tecnologia ADSL? Um DSLAM à porta de cada cliente?   - Claro que não .   [list]
  • Achas mesmo que os operadores têm prazer em mandar técnicos todas as semanas reparar avarias e não gostariam de ser possível fornecer um melhor serviço a nós clientes?
-Existe muita politica interna que ultrapassa os operadores .


Os operadores são empregados como outros em outra empresa qualquer , uns percebem da coisa  outros nem muito , mas isso é uma situação perfeitamente normal , dependendo de cada problema técnico existe vários niveis internos nos serviços  de apoio , o qual a chamada pode ser reencaminhada ou não .



  • Eu leio os teus posts e fico na dúvida se estás mesmo a "falar" a sério, ou se é só "falar" por falar.
    [/list] -Claro que falo a sério , no entanto posso ter exagerado 10% no ultimo post ao qual respondeste .


    Mas só no ultimo .


     


    • Conhecendo a limitação técnica do ADSL, qual é a solução que propoes?
    • Não há nada como a honestidade , ou seja " Tivemos a fazer testes há sua linha telefónica e o sr/a tem um comprimento demasiado longo até ao Posto de Distribuição , pelas nossas medidas é aproximadamente 2,5Km , com um contrato de 24M chegará aí 10M porque será injectado 24M há saida do P.D. para a sua habitação , Se preferir o contrato de 12M chegará ae 5M .
    Perante estes valores de velocidade que lhe podemos dár de internet , ainda está interessado em adquirir o serviço ?"


     


    Ou seja , em vez de promoterem mundos e fundos , não há nada como a honestidade .


    O que é coisa que falta em demasiado em muitos operadores .


    Como ajuda ao cliente eis algo que os operadores adsl poderiam fazer :


    "Sr./a X , existe no nosso website uma tabela onde o sr/a poderá por os dados da sua linha telefónica que apareçem no modem , para isso vá ao seu browser e escreva em cima 192.168.1.254 e vá a esta secção do menu x , ponha esses valores na nossa tabela online para verificar se está de acordo com o valor que está a receber de largura de banda ."


     


    Por as coisas não serem assim como escrevi é que existem as leis .


    Imagina que o operador tem numa determinada localidade X largura de banda para distribuir por clientes .


    Onde perante as coisas como deviam de ser , X dá para 30 clientes de um determinado pacote em fibra .


    Se o operador conseguir que X dê para 35 clientes então alguem vai ficar a perder e não são eles .


    porque x era y valor , mas como ninguem liga para quanto tem de download no modem , x é igual a z valor anualmente .


    É só lucro .


     


     
  • Reputação 2
    @DCT em resposta ao seu último comentário, sugiro eu a resposta a dar-lhe: Que a MEO tão simplesmente forneça o serviço, que cobra ao cliente sem que, por motivos da sua responsabilidade e sobre os quais o cliente é alheio, este último seja penalizadao.


     


    Simplificando, para o ajudar a entender o que muitos de nós aqui andamos a dizer: imagine que vai a um supermercado, e lá diz que compra 1 saco com 5 maças e paga 1€. Quando chega à caixa e paga o 1€, dão-lhe cinco maças podres. Justificação: "as maças podres, não deixam de ser maças!"



    Caso não tenha entendido (confesso que tive dificuldade em simplificar), terei todo o gosto em tentar arranjar outro exemplo que possa ser mais claro. Obrigado.


     


    TSCHIKU
    Reputação 2
    Percebo, apesar do exemplo não ser o melhor. é que realmente se eu for comprar um saco de batatas de 20Kg, haverão algumas podres.


     


    Quanto à questão, conhecendo as limitações do ADSL, quando o instalam, cabe-nos a nós como clientes, aceitar ou não o serviço naquelas condições.


    Se aquele operador de comunicações não fornece um serviço de acordo com os nossos padrões é ir pedir o serviço a outro. Existem mais operadores de telecomunicações em Portugal. 


    As condições do ADSL estão no contrato e estão salvaguardadas os constrangimentos técnicos.


    Continuo à espera da lei que obriga a mínimos de  largura de banda.
    Reputação 3
    • Percebo, apesar do exemplo não ser o melhor. é que realmente se eu for comprar um saco de batatas de 20Kg, haverão algumas podres.
    Por isso mesmo existem as leis que protegem o consumidor , claro que os Operadores a primeira coisa que fazem é "Voçê não pode desistir sem um motivo . E no caso de ser algum problema técnico , nós mandamos o suporte há sua habitação "



    Claro que o suporte não vai fazer nada , apenas vai gastar mais tempo 3 dias , até chegar ao 14 dia deforma a que o cliente tenha de ficar com o serviço .


    Abusos dos Operadores de Internet - Claro ... MEO incluida no role


     


    • Continuo à espera da lei que obriga a mínimos de  largura de banda.
    Calma , eu tambem tenho vida propria e não posso andar aqui o tempo todo .


    No fim de semana devo ter tempo para pesquisar isso bem .
    Reputação 2
    @@@Maria_MEO @@@GreenHead  e demais utilizadores foristas do MEO (leia-se da entidade e não os visitantes)... afinal, parece que a saga continua. Mandam-se e-mails: sem resposta; colocam-se mensagens no forum: sem resposta, fazem-se perguntas: sem resposta. 


     


    Sabem quando é que o suporte do MEO, passará a ser competente e profissional e resolver de facto as avarias que criam reclamações?


     


    TSCHIKU
    Reputação 2
    Caro @@@GreenHead , num outro post onde manifestei a minha solidariedade, a outro utilizador (por ter o mesmo problema que eu tenho em deslocações profissionais), V. Exa. foi muito solícito na resposta e "provocação", sobre o "acrescentar algo benéfico". 




    Lamento, não ser alvo da sua atenção positiva, porque de facto, não me agrada ter que aqui vir indicar que nada acontece a quem reclama (além de continuar com as avarias, impossibilidades técnicas, falta de respostas, falta de esclarecimentos, pagar a fatura...entre outros!)...


     


    Permita-me a sugestão: seria mais prático, de facto, encontrar quem resolva as questões dos foristas e não fomentar provocações (para isso, existem os reclamantes que pagam o serviço!). Em democracia, somos livres de aceitar, ignorar ou recusar. Tal como eu, sinta-se Livre para escolher. Muito obrigado pela sua dedicação e disponibilidade.


     


    TSCHIKU
    Reputação 3
    Continuo à espera da lei que obriga a mínimos de  largura de banda.


     


    realmente teem razão no que toca a não haver minimos de qualidade de serviço no que diz respeito aos provedores de internet em Portugal .



    Eu lembro-me de ter visto algo sobre o assunto há alguns anos  , talvez não tenha andado para a frente na Europa .


    Mas no brazil sim e é 70% obrigatorio :


    QOS Internet Brazil


     


    No entanto na Europa o unico artigo que encontrei sobre a QOS é este :


    Net Europe providers



    Onde no segundo paragrafo diz :


    Velocidade real de Largura de Banda. Os operadores são obrigados a forneçer uma informação clara acerca velocidade de dados para download e upload , incluindo em horas de pico .


    Se a velocidade que o consumidor recebe for inferior do que o publicitado , então o operador será considerado em falta nos termos dos contratos e suas obrigações .


     


    Por isso o "Até 24Mbit"  , na realidade os operadores safam-se com o "até" e podem num contrato de 24Mbit , com um cliente a 10 metros do P.D.  dárem 1M de velocidade , porque puseram o "Até" atraz da velocidade , o que os salvaguarda .



     


    A Anacom fala quase com que muito orgulho que não existem minimos de qualidade de serviço , o que nos leva a crer que a Anacom pouco ou nenhum esforço faz para mudar a lei . Hummm... porque será ?!! lol



     


    Anacom - Q.O.S.


     


    Realmente é uma injustiça um provedor de serviços cobrar o mesmo valor de 1 contrato de 24Mbit a duas pessoas onde 1 tem 20Mbit pk está a 300 metros do P.D.  , e outra tem 8M porque se encontra a 3 Km do P.D.



    Nestas situações seria mais aconselhavel o provedor aconselhar uma ligação via satélite .



     


    No entanto quando tiver tempo ainda irei pesquisar mais sobre este assunto .



     


    Para quem quizer reclamar porque o problema nunca é resolvido ou fica temporariamente resolvido por uma eternidade , eis as entidades competentes :



    Deco


    Anacom


    Provedoria de Justiça


     


     


     


     
    Reputação 6
    Crachá +22
    Caro @@@tchiku , lamento o facto de se ter sentido provocado, não foi de todo a minha intenção.


    Sobre o seu problema em concreto, e como eu não sou funcionário MEO mas simplesmente um dos moderadores deste forúm, já foi encaminhado várias vezes para os colaboradores do MEO (tendo já obtido algumas respostas).
    Reputação 2
    Caro @@@GreenHead agradeço o seu cuidado e partilho que de facto, entendi que os moderadores pertenceriam à estrutura MEO. 



    Sobre as respostas que indica ter tido, pode partilhá-las (nem que seja por mensagem privada)? é que esta situação arrasta-se e as respostas, não aparecem...


     


    TSCHIKU
    Reputação 6
    Crachá +22
    A indicação que tenho é que a equipa do MEO já entrou em contacto consigo.


    Infelizmente eu não tenho acesso às respostas.
    Reputação 2
    Caro @@@GreenHead ora aqui está um belíssimo exemplo da FALTA DE PROFISSIONALISMO e da MENTIRA sobre a qual a MEO se rege no relacionamento com o cliente. 



    Um simples "estamos a analisar" conta como contacto com cliente? Ou, a resposta a 1 de 9 questões, conta como fecho do problema??? 


     


    SERIEDADE PRECISA-SE!!!! Qualquer bom profissioanl que se preze (a si mesmo), tem de ser ético e não MENTIR apenas e só porque recebe indicações nesse sentido. Felizmente, vou mantendo um registo (paralelo a este post) dos contactos, tentativas, falhas, etc.............


     


    TSCHIKU
    Reputação 3
    este programa é um medidor de largura de banda grátis para o windows .


    Deixem-no activo quando usarem o qos.sapo.pt .


    e depois comparem os resultados do website  com o do medidor .


    Medidor de largura de banda - Windows - Networx


    o que o serviço QOS.sapo.pt faz para medir a velocidade é enviar um ficheiro para o vosso pc e contabiliza a largura de banda em download , depois envia um ficheiro do vosso pc para o website e contabiliza o upload .


    Durante esse processo , este medidor irá contabilizar tambem a velocidade , e poderão comparar o que o site apresenta , com o que o medidor apresenta .


    Este medidor tambem dispoe de utilidades como o traceroute , ping e etc ...

    Responder