Resolvido

Velocidade Contratada vs Velocidade Real


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Boa tarde! Tenho uma promoção ativa para uma velocidade contratada de 1G de download. No entanto, o máximo que consigo ronda os 400 e qualquer coisa (não que seja uma péssima velocidade). A realidade é que se não tivesse a promo ativa teria 500Mb, ainda assim acima dos 400 e tal conseguidos. Não é suposto com 1Gb contratados ter velocidades superiores a quem tem 500Mb contratados? Suponho que sim…

 

A quem devo recorrer para verificar esta situação? Apoio técnico? Já sei quais vão ser as razões… “Está ligado por wifi?”, “Tem mais do que um dispositivo ligado?”, “Tem algum obstáculo entre o router e os dispositivos?”, etc… A realidade é que parece-me que 400 e tal Mb são despropositados para o serviço contratado. O que devo fazer?

 

Obrigado.

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Solução por David27 5 May 2021, 01:17

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21 respostas

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Pois… Mas está ligado por wifi? Fiquei sem perceber.

A velocidade contratada é por cabo.

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boas

 

parece que é mesmo por wifi...

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Então é normal. E é assim em todo o lado, quem quer velocidade e estabilidade utiliza cabo. 400Mbps por wifi já é muito bom :joy:

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Por WI-FI podes ficar muito satisfeito com essa velocidade. As operadoras criaram 1gb virtual! Na prática basta contratar no máximo 500mb, que a Meo, mesmo assim, com muita dificuldade consegue cumprir. Na publicidade é uma coisa. A realidade é muito distante. Vender "banha de cobra" 

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boas

 

@cmtuna ninguem cria 1Gb virtual...é virtualmente impossivel de o fazer...mas conseguem o fazer fisicamente...

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Boa tarde! O problema reside aí… De facto a velocidade de que falei era wifi. 400 e tal! 

 

No entanto, por cabo (com cabos cad6), a velocidade máxima que consigo é esta:

 

 

Basicamente tenho dois cabos ligado do router diretamente à minha ATI e depois 2 outros cabos ligados das respetivas portas para a box TV e para o portátil! Todos os cambos são CAD6 ou superior e as distâncias entre pontos são extremamente curtas.

 

E agora? 

 

Obrigado

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boas

 

claramente o problema não é do serviço pois se tens mais de 400Mb por wifi...agora pode ser 1 de várias situações…

 

Cabo que liga do router a ATI, a propria ATI, cabos de saida da ATI ou as saidas do router, podes tentar fazer os seguintes passos:

  • testar directamente ao router...e confirmar a saida Gb com um cabo novo…
  • Se no 1º passo der mais velocidade, o problema esta no cabo que liga a ATI (má cravação ou danificado) ou a ATI está limitada a 10/100 (acho que pode ser o mais provavel, cheira-me...)…
  • depois testar a saida directamente a ATI...pode ser má cravação dos cabos de saida….
  • por fim testar nas tomadas RJ45, podem ter sido mal cravadas…

e agora?

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Boa tarde! Tenho uma promoção ativa para uma velocidade contratada de 1G de download. No entanto, o máximo que consigo ronda os 400 e qualquer coisa (não que seja uma péssima velocidade). A realidade é que se não tivesse a promo ativa teria 500Mb, ainda assim acima dos 400 e tal conseguidos. Não é suposto com 1Gb contratados ter velocidades superiores a quem tem 500Mb contratados? Suponho que sim…

 

A quem devo recorrer para verificar esta situação? Apoio técnico? Já sei quais vão ser as razões… “Está ligado por wifi?”, “Tem mais do que um dispositivo ligado?”, “Tem algum obstáculo entre o router e os dispositivos?”, etc… A realidade é que parece-me que 400 e tal Mb são despropositados para o serviço contratado. O que devo fazer?

 

Obrigado.

Boas, ligação por wifi no máximo dá 600mbps no FiberGateway.

Ligação por cabo é possível atingir 900 e muitos, ligar o PC diretamente ao router, instalar a aplicação speedtest para Windows ou Mac e fazer o teste.

Depois diz como correu :)

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Boa tarde! Tenho uma promoção ativa para uma velocidade contratada de 1G de download. No entanto, o máximo que consigo ronda os 400 e qualquer coisa (não que seja uma péssima velocidade). A realidade é que se não tivesse a promo ativa teria 500Mb, ainda assim acima dos 400 e tal conseguidos. Não é suposto com 1Gb contratados ter velocidades superiores a quem tem 500Mb contratados? Suponho que sim…

 

A quem devo recorrer para verificar esta situação? Apoio técnico? Já sei quais vão ser as razões… “Está ligado por wifi?”, “Tem mais do que um dispositivo ligado?”, “Tem algum obstáculo entre o router e os dispositivos?”, etc… A realidade é que parece-me que 400 e tal Mb são despropositados para o serviço contratado. O que devo fazer?

 

Obrigado.

Boas, ligação por wifi no máximo dá 600mbps no FiberGateway.

Ligação por cabo é possível atingir 900 e muitos, ligar o PC diretamente ao router, instalar a aplicação speedtest para Windows ou Mac e fazer o teste.

Depois diz como correu :)



Boas! Desde já obrigado pela resposta!

Liguei diretamente o cabo do pc a uma das portas do fibergateway. O problema persiste, 90 e tal Mb no máximo.

Não sei o que pode estar a acontecer para conseguir velocidades muito melhores via wifi do que por cabo...​

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boas

 

testa em todas as saidas...e de preferencia com um cabo blindado...um que não tenha cravações manuais...e confirma se a tua placa grafica não está limitada a 10/100...

Crachá +1

O que significa ter cravações manuais? E como sei se a gráfica está limitada? Se estiver limitada também não deveria assim estar quando testada por wifi?

Desculpem as perguntas ignorantes mas pronto… é o que temos! :)

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boas

 

Cravações manuais são os cabos que os técnicos fazem a metida das necessidades e tem de cravar os terminais com alicate manual...

 

na realidade tens 2 placas de rede...uma wifi e outra RJ45...e por sua vez cada uma tem a sua configuração…

 

estou a pedir para fazeres esses testes para teres argumentos para quando contactares o apoio técnico...

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boas

 

testa em todas as saidas...e de preferencia com um cabo blindado...um que não tenha cravações manuais...e confirma se a tua placa grafica não está limitada a 10/100...

placa gráfica?

Crachá +2

Boa tarde! O problema reside aí… De facto a velocidade de que falei era wifi. 400 e tal! 

 

No entanto, por cabo (com cabos cad6), a velocidade máxima que consigo é esta:

 

 

Basicamente tenho dois cabos ligado do router diretamente à minha ATI e depois 2 outros cabos ligados das respetivas portas para a box TV e para o portátil! Todos os cambos são CAD6 ou superior e as distâncias entre pontos são extremamente curtas.

 

E agora? 

 

Obrigado

cad6 não existe, vc quer dizer Cat6… https://en.wikipedia.org/wiki/Category_6_cable

mesmo com outro cabo a velocidade não muda?

Já agora... a velocidade que vc atinge depende da Norma Wifi https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11 usada entre os demais componentes na rede, placa de rede, cabos, fichas, router, portas, etc...

Se está nos 400mbps presumo que deve ter uma Norma AC…

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boas

 

testa em todas as saidas...e de preferencia com um cabo blindado...um que não tenha cravações manuais...e confirma se a tua placa grafica não está limitada a 10/100...

placa gráfica?

:grin::grin:

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Boa tarde! Tenho uma promoção ativa para uma velocidade contratada de 1G de download. No entanto, o máximo que consigo ronda os 400 e qualquer coisa (não que seja uma péssima velocidade). A realidade é que se não tivesse a promo ativa teria 500Mb, ainda assim acima dos 400 e tal conseguidos. Não é suposto com 1Gb contratados ter velocidades superiores a quem tem 500Mb contratados? Suponho que sim…

 

A quem devo recorrer para verificar esta situação? Apoio técnico? Já sei quais vão ser as razões… “Está ligado por wifi?”, “Tem mais do que um dispositivo ligado?”, “Tem algum obstáculo entre o router e os dispositivos?”, etc… A realidade é que parece-me que 400 e tal Mb são despropositados para o serviço contratado. O que devo fazer?

 

Obrigado.

Boas, ligação por wifi no máximo dá 600mbps no FiberGateway.

Ligação por cabo é possível atingir 900 e muitos, ligar o PC diretamente ao router, instalar a aplicação speedtest para Windows ou Mac e fazer o teste.

Depois diz como correu :)



Boas! Desde já obrigado pela resposta!

Liguei diretamente o cabo do pc a uma das portas do fibergateway. O problema persiste, 90 e tal Mb no máximo.

Não sei o que pode estar a acontecer para conseguir velocidades muito melhores via wifi do que por cabo...​

Apenas digo, repare que 90Mb praticamente é uns 100Mb ou seja, vc tem uma placa de rede limitada a 100 megas? a placa de rede dos seus dispositivos é de qto?

https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Manuais/Routers/FiberGateway-Manual-Utilizador-V4.0-3.PDF

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Boa tarde! Tenho uma promoção ativa para uma velocidade contratada de 1G de download. No entanto, o máximo que consigo ronda os 400 e qualquer coisa (não que seja uma péssima velocidade). A realidade é que se não tivesse a promo ativa teria 500Mb, ainda assim acima dos 400 e tal conseguidos. Não é suposto com 1Gb contratados ter velocidades superiores a quem tem 500Mb contratados? Suponho que sim…

 

A quem devo recorrer para verificar esta situação? Apoio técnico? Já sei quais vão ser as razões… “Está ligado por wifi?”, “Tem mais do que um dispositivo ligado?”, “Tem algum obstáculo entre o router e os dispositivos?”, etc… A realidade é que parece-me que 400 e tal Mb são despropositados para o serviço contratado. O que devo fazer?

 

Obrigado.

 

Caro senhor atenção a uma coisa, vc até poderia contratar 10GB mas se no local tiver placas a 100mb ou outro dispositivo e portas que o limitem nunca atinge certas velocidades. Este é um erro de muita gente é o mesmo que vc ter um carro de fórmula 1 e querer andar em uma estrada de pedras.

“Não é suposto com 1Gb contratados ter velocidades superiores a quem tem 500Mb contratados?” 

Se neste caso o de 500mb tiver uma placa gigabit e o de 1GB contratados não tiver, não é, tudo depende do que estiver em rede.

No entanto em teoria 1GB seria sempre superior a 500Mb como é lógico.

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Boa tarde! O problema reside aí… De facto a velocidade de que falei era wifi. 400 e tal! 

 

No entanto, por cabo (com cabos cad6), a velocidade máxima que consigo é esta:

 

 

Basicamente tenho dois cabos ligado do router diretamente à minha ATI e depois 2 outros cabos ligados das respetivas portas para a box TV e para o portátil! Todos os cambos são CAD6 ou superior e as distâncias entre pontos são extremamente curtas.

 

E agora? 

 

Obrigado

cad6 não existe, vc quer dizer Cat6… https://en.wikipedia.org/wiki/Category_6_cable

mesmo com outro cabo a velocidade não muda?

Já agora... a velocidade que vc atinge depende da Norma Wifi https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11 usada entre os demais componentes na rede, placa de rede, cabos, fichas, router, portas, etc...

Se está nos 400mbps presumo que deve ter uma Norma AC…

Boas! Como sei a norma? E qual a norma que deveria ter (se é que é algo que posso alterar). Eu neste momento só queria andar perto do giga por cabo. Eheheheheh. Quando vejo que tenho melhor velocidade por WiFi do q por cabo até me arrepio todo. 🤪

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Boa tarde! Tenho uma promoção ativa para uma velocidade contratada de 1G de download. No entanto, o máximo que consigo ronda os 400 e qualquer coisa (não que seja uma péssima velocidade). A realidade é que se não tivesse a promo ativa teria 500Mb, ainda assim acima dos 400 e tal conseguidos. Não é suposto com 1Gb contratados ter velocidades superiores a quem tem 500Mb contratados? Suponho que sim…

 

A quem devo recorrer para verificar esta situação? Apoio técnico? Já sei quais vão ser as razões… “Está ligado por wifi?”, “Tem mais do que um dispositivo ligado?”, “Tem algum obstáculo entre o router e os dispositivos?”, etc… A realidade é que parece-me que 400 e tal Mb são despropositados para o serviço contratado. O que devo fazer?

 

Obrigado.

 

Caro senhor atenção a uma coisa, vc até poderia contratar 10GB mas se no local tiver placas a 100mb ou outro dispositivo que limite velocidades nunca atinge certas velocidades. Este é um erro de muita gente é o mesmo que vc ter um carro de fórmula 1 e querer andar em estrada de pedras.

“Não é suposto com 1Gb contratados ter velocidades superiores a quem tem 500Mb contratados?”

Se neste caso o de 500mb tiver uma placa gigabit e o de 1G contratados não tiver, não é, tudo depende do que estiver em rede.

Eu percebo isso... O que não percebo é porque raio ligo diretamente ao fibergateway e nem aos 100 chego . Só isso. Obrigado de qlq forma.

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Boa tarde! O problema reside aí… De facto a velocidade de que falei era wifi. 400 e tal! 

 

No entanto, por cabo (com cabos cad6), a velocidade máxima que consigo é esta:

 

 

Basicamente tenho dois cabos ligado do router diretamente à minha ATI e depois 2 outros cabos ligados das respetivas portas para a box TV e para o portátil! Todos os cambos são CAD6 ou superior e as distâncias entre pontos são extremamente curtas.

 

E agora? 

 

Obrigado

cad6 não existe, vc quer dizer Cat6… https://en.wikipedia.org/wiki/Category_6_cable

mesmo com outro cabo a velocidade não muda?

Já agora... a velocidade que vc atinge depende da Norma Wifi https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11 usada entre os demais componentes na rede, placa de rede, cabos, fichas, router, portas, etc...

Se está nos 400mbps presumo que deve ter uma Norma AC…

Boas! Como sei a norma? E qual a norma que deveria ter (se é que é algo que posso alterar). Eu neste momento só queria andar perto do giga por cabo. Eheheheheh. Quando vejo que tenho melhor velocidade por WiFi do q por cabo até me arrepio todo. 🤪

No manual de equipamento, por exemplo...

Mas já agora digo isto, se Vc tiver no Router Norma AC e no seu equipamento cliente tiver Norma N ou menos a velocidade teórica real já sabemos que é a do equipamento cliente, ou seja, vc fica limitado. E se vc tiver Norma AX que é superior vc fica com a velocidade do Router. Conclusão: vc deve ter a mesma Norma Wifi para ter a mesma velocidade. Existem mais factores influenciam ligeiramente a velocidade… canais, larguras, etc… mas no geral é isso.

Outro detalhe, se vc se ligar em 2.4Ghz ou 5Ghz  a sua velocidade Wifi muda, pq o Fiber Gateway tem duas frequências Wifi. Sendo 5Ghz mais alta a velocidade.

Outro pormenor ainda é se o sinal que chega ao seu Router/Equipamento for mau e tiver perdas pacotes IP pode alterar a qualidade transmissão pacotes do seu sinal wifi. Salto do sinal do cabo para o chip wifi do router.

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Crachá +23

boas

 

@dipacheco já testas-te nas saidas todas? podes testar com outro pc??

 

se mantem contacta o apoio tecnico...o router pode ter avariado...