Pergunta

Velocidade Contratada versus Velocidade Actual (Fibra)

  • 11 August 2020
  • 11 respostas
  • 214 visualizações

Crachá +1

Olá caros amigos;

   Venho por este meio perguntar se existe alguma forma de obter algo mais próximo da minha velocidade contratada (500megas) em relação à velocidade que a aplicação do NET.mede reporta.        Quero deixar claro que não estou a reclamar nada, a velocidade reportada de 33Megas para mim é mais que suficiente para as minhas necessidades habituais, mas assim parece que há algo que não está bem… Eu não sou nenhum expert na matéria, mas suponho que a velocidade varie consoante o tráfego que a malta aqui na minha zona está a “puxar”? Corrijam-me se estou errado, mas expliquem como se eu fosse uma criança de 5 anos… porque nestas coisas sou mesmo? Será a tal coisa que li sobre “traffic shaping” que a operadora faz?

De qualquer dos modos, agradeço desde já se puderem responder à minha questão

Cordialmente;

Hugo Daniel C. S.


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

11 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

antes de meter a carroça a frente dos bois….que router tens???

Crachá +1

Ola. É o Fiber Gateway (penso que é assim que se chama...) É aquele que li algures que foi concebido em Portugal. Ontem por acaso liguei um portatil por fio ao router, sem ser por wifi e o netlimiter que eu uso para controlar o trafego e como firewall estava a reportar velocidades astronomicas, mas nao sei se era algum erro do netlimiter... Hoje se tiver tempo vou tentar ligar ao pc de secretária para confirmar melhor.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

nunca vais conseguir essas velocidades por wifi...isso não exsite nem nenhum router o permite...por enquanto

Crachá +1

Quer dizer então que por fio atinge muito maiores velocidades?

Olá caros amigos;

   Venho por este meio perguntar se existe alguma forma de obter algo mais próximo da minha velocidade contratada (500megas) em relação à velocidade que a aplicação do NET.mede reporta.        Quero deixar claro que não estou a reclamar nada, a velocidade reportada de 33Megas para mim é mais que suficiente para as minhas necessidades habituais, mas assim parece que há algo que não está bem… Eu não sou nenhum expert na matéria, mas suponho que a velocidade varie consoante o tráfego que a malta aqui na minha zona está a “puxar”? Corrijam-me se estou errado, mas expliquem como se eu fosse uma criança de 5 anos… porque nestas coisas sou mesmo? Será a tal coisa que li sobre “traffic shaping” que a operadora faz?

De qualquer dos modos, agradeço desde já se puderem responder à minha questão

Cordialmente;

Hugo Daniel C. S.

https://www.youtube.com/watch?v=ec9O9dzD14c

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@j fran boa dica...

Crachá +1

Ok, compreendi o vídeo… Acontece que no meu computador de secretária, que já é muito velhinho a pen-drive que uso para me ligar ao wi-fi não suporta 5g… apenas 2.4g… de qq das formas obrigado pela disponibilidade, agradeço a informação.

 

Cumprimentos,

Hugo Santos

Reputação 7
Crachá +23

Olá,


Acho que a rede 2.4 não tem tanto leque de opção nesse equipamento e deduzo que não dê para muito, ou dê para fazer o que o vídeo descreve, acho que varia entre 20 e 40mhz (existe um motivo técnico que não sei explicar). A rede 5g é outra loiça e permite ir até aos 180ghz.

nota: o video é antigo e acho que já houve alterações pelo menos na rede 2.4 vide post https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/router-fibergateway-problema-com-2-4ghz-137517

Se precisa mesmo de velocidade consistente, maior largura de banda, ou seja usar o que está a pagar. O melhor cenário é cabo de rede “CAT6“ mas é necessário confirmar primeiro se a placa de rede do seu PC é com porta gigabit ou 100mb.

A rede wifi (rede sem fios) é sempre problemática em cenários de interferente (sinais de rádio AM interfere, parede interfere, outras redes no mesmo canal wifi interfe, espelhos interferem), ou seja é sempre susceptível e depende sempre do local onde é usada.

em suma, rede wifi garante mobilidade dentro de certos parâmetros. Por cabo retira a mobilidade mas dá velocidade true/true
 

Crachá +1

Ola de novo,

 

Sim, a porta do meu PC é gigabit. em relação ao cabo cat6 não sei ao certo como distigui-lo dos outros…  pensei que fossem todos iguais...

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

Tem essa informação no exterior do cabo, é bem visível... 

Boas

Hugo D com cabo CAT5E deve conseguir 500/100 Mbps. A maioria dos cabos CAT5 não ultrapassa os 100 Mbps.

Estou usando CAT 6 patch cable - S/FTP  com dez metros.

Recebi um USB adaptor AC 1300 TP Link Archer T3U Plus. 400 Mbps @ 2.4 e 867 mbps @ 5GHz (20€) para fazer testes num portátil.

https://www.speedtest.net/result/9919200611

https://www.speedtest.net/result/9919321978

Tenho Router Technicolor TG784n v3, em teoria não deveria ultrapassar os 150 Mbps (Megabits per segundo), na única banda de 2.4 Ghz. Está configurado em 20/40 MHz.

Para conseguir a largura de banda do canal de 160 Mhz (Mega Hertz) no Fibergateway é preciso passar os canais auto para manual, o canal 36 é o mais baixo. Quem tem interferências pode escolher a posição de 80MHz.

Parabéns pelos seus 62,5 /12,5 MB/s (Megabytes) e Router de Aveiro.

cumprimentos

José